Regresso às pedaladas

btt_

New Member
Boas bttistas,
Eu estava acostumado a fazer entre 40 e 50 km por dia de treino em estrada para depois aguentar pequenas aventuras no btt. Acontece que estive cerca de 6 meses parado e agora, faço 10 km e fico com quebras. Eu sei que nunca se deve chegar a tal ponto. O que devo fazer para voltar a ter o ritmo que tinha e, talvez, melhorar ainda mais?
 

fox

New Member
Boas,

Acho que já passamos todos por situações dessas, pelos mais diversos motivos.
O melhor remédio para pedalares mais e melhor é: pedalar.
Quando chegaste ao ponto de pedalares 40/50km por dia, deves ter passado por várias etapas de progressão. Portanto é praticamente começar de novo.
Habituar o dito cujo ao selim, relembrar as pernas do esforço e ganhar ritmo novamente. Eu recomecei também há algum tempo. Já estou numa fase em que me encontro melhor, mas ainda tenho muito que andar :) e só com o andar mais e mais é que volto ao semi-empenado que sempre fui :)

Força.
 

btt_

New Member
Ok, realmente tenho de ir com mais calma e manter um ritmo constante pois andar 10 km à mesma velocidade que fazia antes é demais. Tenho que encontrar outro ritmo que me faça aguentar uma maior distância. Começar de novo como diz o Fox! :)

Obrigado pelas opiniões.
 

btt_

New Member
Estou neste momento a ter um problema: ja faço 15 quilómetros/dia a um ritmo interessante mas agora, o problema é que em vez de ter cãibras nos musculos que fazem o esforço principal, estou a ter no grupo muscular que nos ajuda a pedalar com as pernas fechadas. Nunca tive tal problema... Alguém que entenda do assunto me pode ajudar? Ja me aconselharam a ir para o ginásio mas que tipo de exercício devo fazer?

Agradeço desde já.
 

M@go

New Member
Boas, presumo que estás a falar dos adutores (músculos nas traseiras das coxas). Se for esse o caso, deves ter o selim demasiado baixo (ou outra medida que baixou). Se estiveres tudo com a tua medida, deves sentir as dores normais do esforço. Sobre o método de regressar à forma física, deves recomeçar gradualmente. 10 km, passados uns dias 15, e por aí adiante. Para quem fez desporto durante muitos anos é mais fácil. Andei durante 2/3 anos em estrada (media de 3.500 / 4.000 Km). Parei durante 9 anos (nascimento de filhota), para recomeçar, iniciei no BTT (1º dia 45 Km). Daí para afrente, foi sempre a subir. Hoje foram só 78 Km, em 3h12m. Não posso é parar, sempre que paro uma semana, tenho de retomar com treinos de 40 / 45 e só depois posso retomar as voltas maiores.
 

btt_

New Member
É exactamente nos adutores que estou a falar. Eu andava com o slim demasiado alto e, com a ajuda de um familiar que anda nestas andanças à vários anos e "afinou" a altura do selim para ficar na altura correcta. Para tal baixou cerca de 2cm e agora, quando pedalo, tenho muito menos movimento lateral e sinto que ponho melhor a "força nos pedais". Será que, por esta diferença, houve uma alteração no estilo de pedalada o que levou a um esforço maior dos adutores?
De qualquer das formas, vou continuar nos 15 km até me sentir confortável a fazê-los para, mais tarde, aumentar.

Obrigado pela tua opinião :)
 

M@go

New Member
Boas noites. Pois eu falei disso porque já passei pelo mesmo. Vai a este link --> http://btt.do.sapo.pt/ajustar.htm (ou pesquisa no Google, medidas do selim).
Tenta colocar as medidas certas e não te fies na opinião de outros. Quando o corpo se queixa, normalmente, tem razão. Sobre o treino, é isso mesmo. Como estamos no Verão (muito calor), tenta sair cedo, vai aumentando progressivamente e, tenta não estar 15 dias sem andar. Isto só tem um segredo, é sofrer, pedalar, pedalar e fazer Km´s. Vou neste momento com cerca de 2.000 (desde 15 de Janeiro) e sempre que paro uns dias, noto logo as pernas com menos força :(
 

btt_

New Member
O link é mesmo bom! Explica tudo ao pormenor! Obrigado pela informação. Vou verificar as medidas todas para ver se tem algum problema.

A mim, basta-me parar um dia que no dia a seguir já noto diferença: as pernas parece que ficam mais pesadas e as articulações "empenadas". Se parar por ainda mais tempo, com certeza terei de voltar ao início o que não é muito agradável.
 

essence_s

New Member
Boas, uma coisa que tambem ajuda bastante são os alongamentos no final das voltas, são 5 ou 10 minutos que fazem toda a diferença.Podes tambem estar a utilizar mudanças muito pesadas sem aquecer o que se traduz nessas dores;tenta pedalar mais em cadencia e menos em força.
 

btt_

New Member
Eu prefiro ir sempre "em cadência" do que em "força" apesar de nao saber se é o melhor... Agora, mais um problema :p Agora que faço jornadas maiores e tenho regressado as aventuras off road apesar de "curtinhas" mas quando estou em estrada as minhas mãos ficam dormentes a ponto que por vezes nem sinto o travão. Será advém de uma postura errada? A altura, posição do selim e inclinação do mesmo estão praticamente perfeitos agora não consegui perceber se o guiador está na posição correcta... É o que dá estar a crescer e a menina ter uns aninhos :)
 

JNR

New Member
Pode, mas poor vezes tb tem a ver com as luvas, eu tenho umas com umas almofadas de gel e 5*
 

btt_

New Member
Pois, por acaso, as luvas é o material de pior qualidade que tenho... Foram compradas no lidl... Deve estar na hora de investir numas luvas melhores...
 

OPEN

Member
Boas,

(os adutores não se encontram na parte posterior "atrás" da coxa, mas sim na zona interna da coxa, com inserção perto das virilhas)

Quanto à recuperação da forma física, não tendo existido lesão, para além do que já estás a fazer, deves incluir exercícios de força para o trem inferior.

Quando treinas, deves aquecer com exercício especificos, e alongar no fim (grande parte da recuperação é conseguida através de bons alongamentos).

Quanto à dormência, pode realmente ser uma questão de "afinação" da posição, estares demasiado inclinado, o que implica muito tempo, com demasiada pressão nas mãos.
 

btt_

New Member
Boas,
Quando me estava a referir ao adutores estava-me mesmo a referir aos musculos da parte interior da perna.
A que tipo de exercícios de força te referes? Podes dar uns exemplos?

Obrigado
 
Top