Recuperação de Bike de estrada antiga

MGanhao

New Member
Boas pessoal, tenho um futuro projecto para começar a trabalhar, devo de substituir a transmissão quase toda, só fica a pedaleira, queria meter 9v mas não sei se as rodas dão, as rodas tambem precisam de ser arranjadas pois estão todas empenadas ou então compro umas novas de gama baixa! Vou desmontar tudo para limpar e lubrificar, e a pintura vai ser a que está! :D

 
Gosto bastante deste tipo de projectos... não tivesse eu um que já correu na Volta a Portugal ;)

MGanhao, não vais conseguir colocar aí uma cassete de 9v, aliás nem cassete consegues colocar. Isso é de roda livre, e no máximo (que eu conheça) só há de 6v. Eu aconselhava-te a manteres o original...

Abre tudo, limpa (às vezes a gasolina faz milagres) e lubrifica com uma boa massa!
Arranja uns pneus tubulares (esses parecem-me tubulares). A Vittoria tem uns porreiros a bom preço, procura na Decathlon. Também precisarás de fita de tubulares, que eu considero melhor do que colocar cola. Requer um pouco de habituação colocar tubulares, mas com calma e paciência consegues por isso em 'ordem'.
Aconselho-te sim a trocares as manetes. Essas são do pior que havia! Podes optar por meter umas mais modernas tipo Tektro (que são bastante boas!) mas eu aconselhava a procurares no ebay umas da época com borracha.

Atenção também depois às roscas dos pedais (isto se quiseres colocar uns de encaixe)... pois havia umas pedaleiras que eram de rosca francesa e que não aceitam essas roscas mais modernas.
A manter os pedais que aí estão, coloca-lhe uma armação e respectiva fita para os pés. ;)
 

MGanhao

New Member
A bicicleta está cheia de ferrugem, se com gasolina der para ficar a transmissão como nova era do melhor, e depois limpava o resto dos componentes com algo para ficarem brilhantes, enquanto aos pneus penso que tambem são tubulares! As rodas é que estão em pior estado, estão muito empenada algo que depois estraga a travagem! Os manípulos se conseguir deixo esses porque os que vi tambem já eram caros. Vou meter tambem bichas novas, e tentar tirar a ferrugem ao quadro sem ter de o lixar e pintar! E devo de meter uns pedais de encaixe de btt! O selim é que vai sair de certeza e tambem a fita do guiador, cabos novos, bichas. Se o espigão for de 27.2 chego a meter o da minha de BTT para não andar com aquele!
Já agora as bichas dos travões são as mesmas das mudanças?
Que produtos devo usar para limpar todos os componentes (tirar ferrugem e deixar polidos) sem depois ter de pintar?
E que produto uso no quadro para tirar a ferrugem?
 

guerras

New Member
MGanhao, que queres fazer com a bike? E para fazer a tua bike de treinos em estrada? Se for esse o caso desmontas tudo e levas o quadro e a forqueta a decapagem/metalizaçao/lacagem(podes escolher a cor que "quizeres"), depois e colar autoculantes por cima. O resto aconselho a meter quase tudo novo, principalmente a transmição, senao ficas muito limitado. Se a bicicleta for para restaurar para sair da garagem ao domingo de pascoa, tenta manter tudo o mais original possivel, mandando na mesma fazer o mesmo trabalho ao quadro e limpando e polindo o resto dos componentes.
cumprimentos
 

MGanhao

New Member
A bicicleta é para treinar estrada, mas nao queria gastar muito dinheiro, e gostava de manter o quadro como ele está, a transmissão tambem gostava de deixar a mesma mas ela está muito suja!
Já agora que tamanho pensam que o quadro é?
 
Para saberes o tamanho tens que pegar numa fita métrica. ;) Normalmente identificam-se estes quadros pela indicação de duas medidas:

-a distância do tubo vertical (do 'centro' do eixo pedaleiro ao 'centro' do tubo horizontal)
-a distância do tubo horizontal (do 'centro' do tubo vertical ao 'centro' do tubo da caixa de direcção)

Assim à primeira vista parece-me um 54/55...
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Se fosse minha não gastava muito dinheiro a substituir peças, nem lhe metia peças actuais. Desmontava isso tudo, limpava e lubrificava o que tinha, substituía só peças de desgaste, fitas, cabos, pneus, esse selim também não parece em bom estado, e estava o restauro feito.
Ou então se a transmissão e travões não tivessem em bom estado para funcionar correctamente, tirava tudo e metia isso fixed gear.
 

MGanhao

New Member
Bruno Silva se for esse o tamanho do quadro está bom para mim! Obrigado :D

FiCaçador, eu também não queria gastar muito, uns produtos de limpeza, fitas, cabos, pneus e bichas, o selim tenho cá um em casa, mas de a medida do espigão original for de 27.2mm meto o da bike de BTT quando for andar nessa, atrás mete mudanças na frente precisa de um cabo novo mas deve meter também! Depois só falta ver se as rodas têm arranjo ou então compro umas baratinhas que estejam em bom estado! Quando a tiver em Mora começo a desmontar tudo, limpo e lubrifico, e depois vou à loja ver quanto me fica o arranjo das rodas!
 

markituh

Active Member
Pessoal, também tenho uma bike de estrada antiga e gostava de a por a funcionar, ler 21 paginas de tópicos mas gostava de saber o que mudam principalmente. O objectivo da bike sera estar disponível para umas voltas pequenas.

Abraços
 

mylastwords

New Member
tenho uma vilar speed vi 1980 não mudei nada continua tudo como está quanto menos mexer melhor apenas recuperar as peças que tem e a minha tem todas as peças originais a excepção do crenk esquerdo... Ainda me falta algumas coisas para por a rular mas já faltou mais tens é de ter mt paciencia sem isso nada feito desistes e adeus bicla de estrada old school

Cumprimentos
 

Lacalricardo

New Member
Eu nao tenho sorte nestas lides de arranjar bicicleta antiga de ciclismo, tenho um familiar que tem uma parada, e nao me vende, encontro algumas a preços interessantes, mas também nao sei o valor que elas podem valer, já que a necessitarem de um restauro eu tambbém nao queira gastar muito, já que tenho a de btt para gastar dinheiro hehe.

Existe algum site, algum sitio onde eu consiga perceber o valor que se dá ás marcas? por exemplo a peugeot, vilar e afins? :)
 
Quatro anos depois de ter sido restaurada pela primeira vez, eis como está a minha:

IMG_20140630_155648.jpg
 

Lacalricardo

New Member
Consegui arranjar uma bicicleta de estrada antiga, que nao precisa de grandes coisas, para o uso que lhe quero dar.
dei uma pequena volta, e custa me um bocado habituar à posicao da pedalada. Ainda vou tentar pedalar mais assim , contudo Estava a pensar mudar o guiador para um normal, para poder pedalar numa posicao mais natural/passeio. O avanço penso eu que seja o mesmo que maior parte destas bicicletas traz, sendo assim sabem me dizer qual tera de ser o diametro de um novo guiador?

:)
 
S

sergiockei

Guest
Boa tarde rapaziada, tenho uma bicicleta de estrada antiga e pretendo a restaurar, esta bicicleta no maximo fez 100km. no entanto com a idade algum material esta degradado, nomedamente o cromado da pedalera e nota s tambem alguma corrosao nos travoes. As manetes tambem sao muito antigas. Quanto a pintura desmanchei a bike e ja a pintei. no entantno passado 2 dias começou a descascar. Tenho de reptir o processo. vou decapar tudo novamente. Aconcelham me alguma marca de primario especicifica/tinta/verniz? queria fazer uma cena a maneira. Penso que a qualidade do material inicial nao era grande coisa.
 
Top Bottom