Recolha das Cannondale Scapel 08

sintra

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Parece que há problemas com a nova Cannondale Scapel 08.
Pelo menos alguns modelos nos USA já estão a ser recolhidos.
Na Bélgica e na Holanda ao que parece também.
Acontece aos melhores.

SINTRA

O vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=_g4ea8JLEzw

As fotos:

scalpelcarbon1rc4.jpg



scalpelbreuk1oy0.jpg



A notícia publicada na BikeRadar 2008, referente aos USA:

The U.S. Consumer Product Safety Commission, in cooperation with Cannondale, has announced a product safety recall of 150 American-made 2008 Scalpel mountain bikes sold in the US between October to December 2007, based on six reports of frames breaking. No injuries have been reported.
Consumers should stop using the product immediately unless otherwise instructed.
The frame can break while in use, causing the rider to lose control and suffer injuries from a fall or collision. Consumers should contact Cannondale or an authorized dealer for a free replacement frame. Consumers have been directly notified. Only certain serial numbers are affected.
The 2008 Cannondale Scalpel is a cross-country racing mountain bike, made from carbon fibre and aluminium. They were sold in Black/White, Blue/Black and Black. The recall includes the following:
Model number 8AVPFR (Scalpel frameset), about US$3,200; model number 8VPO (Scalpel Team complete bike), about US$6,900; model 8VP1 (Scalpel 1 complete bike) about US$6,400; model 8VP2 (Scalpel 2 complete bike) about US$4,300.
For further information, contact Cannondale at (800) 245-3872 between 9 a.m. and 5 p.m. EST Monday through Friday, send an e-mail to custserv@cannondale.com, or visit www.cannondale.com/company/
UK bikes not affected
Those who have UK purchased Scalpels need not be concerned with the recall, however. Cannondale UK's Mike Cotty told BikeRadar, "Fortunately we discovered this issue and made the necessary production and testing improvements prior to any Scalpels being delivered in the UK. This means all Scalpel Carbon and aluminium models forecasted for the UK will be manufactured to our new standards and therefore no UK customers will be affected by this."
© BikeRadar 2008
 

andrextr

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Mas como é que ele partiu aquilo no video?
Só um toque e parte??

Bem, isso é muito perigoso, nem quero imaginar um quadro partir daquela maneira numa descida :shock: :shock:
Defeitos de fabrico acontecem, e não estou a duvidar da qualidade da Scapel, mas aquelas escoras flexiveis sempre me impressionaram um pouco... :shock:
 

Silvas

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andrextr, se reparares bem aquilo não tá partido, o gajo deve se ter limitado a "encaixar" aquilo outra vez e depois fez a filmagem.
O problema parece ser na união da escora, não sei como é que aquilo é feito mas deve ser um tipo qualquer de epoxy e o defeito deve estar precisamente aí.
 

laranjinha

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Não entendo!!

Então a Cannondale não tinha um lema que era: OBSESSIVELY TESTED ?

É que este problema parece um pouco gritante!! Má qualidade da união! Secalhar a união é feita com super cola 3.
Acho que denoto aqui alguma falta de profissionalismo.

andrextr said:
Mas como é que ele partiu aquilo no video?
Só um toque e parte??

Depois da união partir como neste caso, basta um toque para as escoras saírem novamente.
 

andrextr

Active Member
A ponteira da escora é aluminio não é? Aquilo é ligado ao carbono da escora certo?

Também não sei porque, essa coisa de ligar carbonos a outras ligas também é daquelas coisas que me impressionam um pouco eheh :mrgreen:
Mas pronto, se fossemos pela minha opinião ainda éramos da época do ferro :mrgreen:

laranjinha said:
Depois da união partir como neste caso, basta um toque para as escoras saírem novamente.
:yeah:
 

BigFoot

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é facil de preceber o que aconteceu, aquilo sao duas peças e não so uma, com o funcionamento do amortecedor tende a descolar e soltou se mesmo, nao deve ser dificil para a cannondale resolver o problema em si.. mas a scapel de 2008 já esta marcada pela negativa logo no inicio..


Cumps.

Bruno Atalaia
 

madnez

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Na LDB em benfica o vendedor(Nelson) disse a um amigo meu que as cannondale eram de outra galaxia unicas , fiquei surpreso ainda não consegui decobrir em quê na inovação (Lefty ??) a qualidade dos quadros?? na investigação??em atletas campeoes do mundo equipados com a marca ?? então e a specialized a trek a scott a merida a ktm etc etc , devem ser de outro campeonato não ??.
Não se trata de inveja mas sim de constatar uma realidade que é a seguinte , as pessoas ficam babadas quando vem uma cannondale mas daí a idolatrar uma marca que quanto a mim é igual ás outras vai uma distancia , por isso bemvinda ao mundo dos comuns mortais cannondale não és melhor nem pior que os outros és igual.
 

sosbike

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Não concordo com o que se está aqui a dizer.

1º Um defeito que algumas primeiras bicicletas possam ter, não que dizer que todas as outras o tenham verdade que a Cannondale testa exaustivamente os seus produtos em laboratório, mas na verdade o maior teste é no terreno. Este problema pode ser motivado pelo processo de fabrico nomeadamente método ou tempos de secagem.

2º Não me acredito que a Cannandale não tenha tido o cuidado de testar o seu produto, por isso mesmo está a fazer a recolha de forma responsável e sem tabus, muito pior é tentar esconder um problema, muitas marcas nem se quer se dão a esse trabalho

3º A Cannondale será sempre diferente das outras, acima de tudo tem sempre o seu conceito próprio de bicicleta. claro está e neste tópico é mais que evidente que também está sujeito a problemas, mas isso é normal, nada neste mundo é infalível, nem mesmo as naves da NASA que tem tecnologia de ponta escapam a "falhanços". A Cannonadale foi a 1º marca a fazer uma bicicleta por enteiro com a sua propria suspensão e geometria. Todas as outras estão sujeitas a medidas de suspensão escapando agora a famosa Specialized e a Marverik. Se isto não é inovar então não sei.

4º Errar é humano e ter tolerância faz parte da vida, só assim é que há harmonia. Assumir os erros é um sinal de responsabilidade e respeito pelos outros e por nós mesmos, corrigir é uma obrigação


P.S Só espero que a Orbea veja bem o que está a acontecer para ao copiar este modelo de bicicleta não repitam os erros da Cannondale. Para que não perceber este aparte, vejam os modelos Oiz e Occan e comparem com a antiga Sacapel e a Rush da Cannondale.

Um bem haja
 

zanetti

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ora bem penso que aquilo que vou dizer pode ferir os mais sensiveis :trata se de uma açcao de marketing por parte da cannondale ,ao demonstrar a responsabilidade e profissionalismo ao recolher o modelo em causa ,mais a esmagadora maioria de marcas de bikes ou componentes produzidos em serie todos os anos efectuam recolha de material com defeito ,a diferença consiste de alguns o fazerem, as claras motivando uma satisfaçao por parte do clliente bem como a discussao que se esta a gerar mesmo por parte daqueles que nao compram a marca mas que olham para os seus produtos (mais um ponto ganho),e outros que tentam camuflar os problemas tecnicos ,porque ha que compreender que o material e falivel visto ser produzido pelo homem .
no caso da scalpel nao acredito que aumentassem o tamanho das escoras aumentando com isso o curso da bicicleta comprometendo o funcionamento da mesma ,a quebra das escoras deve se a um processo de uniao que esporadicamente foi mal conseguido ,porque nem sequer e aquela area que esta mais sujeita a forças ...
 

350plus

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As ligações carbono alumínio são normalmente feitas com adesivos baseados em epoxy de 2 partes (resina + endurecedor) dado que este problema só afectou um pequeno lote de produção a minha aposta é que o adesivo foi incorrectamente preparado ou curado. A superfície das peças a ligar poderá também não sido preparada correctamente.

A resistência destas ligações, embora aparente ser fraca não o é. Estas ligações foram desenvolvidas para a indústria aeronáutica com normas e regulações muito apertadas, e desde que protegidas de líquidos agressivos (solventes) e da radiação UV não há problemas de durabilidade a longo prazo.
 

OBiklas

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:bompost:

raisparta o taiwanês que adormeceu na linha de produção...

è apenas mais uma demonstração da qualidade da marca ao fazer as recolhas e substituições do quadro.

:eek:fftopic:
sosbike said:
P.S Só espero que a Orbea veja bem o que está a acontecer para ao copiar este modelo de bicicleta não repitam os erros da Cannondale. Para que não perceber este aparte, vejam os modelos Oiz e Occan e comparem com a antiga Sacapel e a Rush da Cannondale.

:rotfl:
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Já não é a 1ª vez que as primeiras unidades fabricadas (tanto nos automoveis, motas... e bicicletas) têm estes problemas.

O problema era se eles não fizessem esta recolha e não assumissem que era defeito de produção! :roll:


Como já foi dito o problema deve residir na união carbono/alumínio da escora de um lote de produção, bem... alguém vai ser despedido em Taiwan!!! :mrgreen:
 

nunocc

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pois é as cannondale tb partem.
eu já parti um quadro em carbono exactamente pelo mesmo sítio. não vou dizer a marca pois não quero denegrir a sua imagem, visto ter recebido de pronto um quadro novinho.
a questão é que ainda não foi conseguido uma união 100% eficaz entre o carbono e outros materiais utilizados nas zonas de reforço, e este problema é comum a todos os fabricantes, até às supostas hand maid in usa!!!
apesar disso depois de usarmos uma bike com quadro em carbono não mais deixamos este material.garanto que é diferente e viciante.
boas pedaladas
 

imendes

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Boas!
De facto há uma falha, não acredito mesmo que a cannondale não tivesse testado o equipamento, ou estas cannondales, já nao são coms as de 95/96/97..... hhhhumm, feitas à mão e tal....... eu nem gosto de cannondale pelo preço, mas em design até são porreiras, mal maior era se eles não recolhecem e reconhecessem o erro! não se queixem porque a ORBEA não faz isto, limita-se a "reparar" ahhh a BH também! Comprem Decathlon (vão por mim)
 
Para consumidores de bikes, estamos todos a ficar muito aburguesados. Eu não defendo uma marca que manda para o mercado uma bicicleta quase ao preço de um carro e que parte pondo em risco a integridade do betetista.

Erros acontecem, como é claro. Mas daí a dizer que esta é mais uma prova da qualidade da marca... Quanto a mim, é simples. Este e episódios anteriores vêm abalar a credibilidade que a marca detem. Não há marcas perfeitas, mas há as que falham mais e as que falham menos.
 

350plus

New Member
Para quem quiser estudar um bocado o assunto cá está o esquemático da zona vindo do manual de manutenção da marca

scalpel1003bf4.jpg


O design parece-me muito sólido, pois mesmo sem adesivo a montagem já suporta alguma carga devido ao encaixe.
 
Tenho uma Prophet já fiz uns milhares de Klms em cima dela, não sou de mariquices e comprei-a precisamente porque não tenho nem tempo nem paciência para pormenores, e aquilo além de sólido que nem uma rocha, continua tão actual como quando viu a 1ª luz do dia. Portanto; sóbria, eficaz e resistente. Será como as outras ? não me parece :roll:
 

Zé Rok

New Member
Não há nenhuma marca de bikes que com o passar dos anos, não tenha tido um situação menos posiva, apesar dsta situação ser bastante gravosa visto que eventualmente pode pôr a integridade fisica de uma pessoa em causa. Todo este alarido só é possivel porque é a Cannondale, que sempre nos habitou a bons (fiáveis) produtos.

A diferença vê-se em que a própria Cannondale está a recolher os modelos em causa, se calhar muitas outras fujiriam às suas responsabilidades.

Como alguem disse anteriormente, e muito bem a Cannondale não é melhor mas tambem não é pior, como muita gente quer fazer crer. Se eu me der ao trabalho de fazer um :pesquisa: sobre quadro partidos, certamente que tinha pano para muitas mangas. Podem crer que há por aí muitos casos de quadros partidos... não é só a Canondale.

Abraços
 
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