REba SL - o que se terá passado?

sam_pnunes

New Member
Boa tarde.
TEnho uma Reba Sl e na voltinha que fui dar no domingo bloquei a suspenção quando regressava a casa visto o percursso ser por alcatrão. Até aqui tudo bem, mas com a pressa para o almoço , lavei a bike e coloquei na garagem com a reba bloqueada. Ontem quando fui andar é que reparei que a tinha deixado bloqueada mas ela estava a amortecer na mesma ( não todo o curso) . Estranhando , desbloquei e qual não foi o meu espanto que ela foi quase toda a baixo. Tornei a bloquear e continuava a fazer um curso de uns 40 a 50 mm.. quando no domingo ela mal mexia. por isso pergunto , ja aconteceu a mais alguem? qual será a causa? e já agora como resolver.
 

klaser

Well-Known Member
Primeira questão,quanto tempo tens a Reba,já fez alguma revisão ? Experimenta tirar o ar de ambas as câmaras (1º a negativa por baixo) e volta a meter com as pressões que usas,e veja se o comportamento se altera....
 

shelltox

Super Moderador
Eu também começava por tirar o ar das câmaras e voltar a por,pois assim é feito tipo 'reset'.
A colocar, sempre o ar positivo(cima) primeiro e depois o negativo(baixo)sem ultrapassar o 1bar de diferença entre pressões.(esvaziar as câmaras,vice-versa)
 

sam_pnunes

New Member
A suspenção é praticamente nova. tem 8 meses mas muitos poucos km. é que tenho outra bike com uma sid montada e só ultimamente é que tenho andado mais com a FS que tem a Reba.
Vou então fazer o "reset" a menina. Amanhã já vou buscar a bomba para proceder a isso.
 

sam_pnunes

New Member
Pois bem depois de ter postado o ultimo post fui dar uma volta para um reconhecimento do percurso das 3h da Martibgança e não é que a meio da volta voltei a bloquear a Reba para ver se fazia o mesmo e não é que bloqueou mesmo!!! faz só um ligeiro amortecimento mas de 5 mm no maximo. MAs que raio se terá passado? Bruxas , nahh , não me parece ... lolol
 

Tecnical

New Member
como Utilizador de uma Reba, o não bloquear é o primeiro sintoma para isso dar o pifo. Agarra na factura de compra e manda para a CicloCoimbroes ao abrigo da garantia! Algumas Rebas sairam de série com menos oleo numa das pernas ( pelo que me disseram) e isso desgasta de imadiato os O-rings, esses estão a deixar de vedar!

Conselho. Não andes até isso andar a bater no fundo, se isso volta a acontecer a 30 km de casa.. vai ser MUITOOO pior, para uma suspensão tão boa que irás querer manter a longo prazo.. digo eu!
 

klaser

Well-Known Member
Por experiência própria,quando o comportamento das Rebas começa a ficar meio maluco,tipo poltergeist,é sinal que tá na hora (se já não passou um bocado)de uma revisão completa,correndo o risco de se não o fizer as coisas piorarem bastante...
 

sam_pnunes

New Member
ja denunciei o caso na loja onde a comprei. para a semana vou lá deixa-la para mandarem ou fazerem a revisão.
Já agora qual o intervalo de horas de uso para que se faça a revisão?
 

klaser

Well-Known Member
O normal são 100 horas...mas claro que depende do uso e tipo de terreno,quanto mais exigente mais se deve ter atenção a esses prazos....
 

sam_pnunes

New Member
100 horas? ela não deve ter ainda umas 60 ou 70 h.. o terreno é basicamente estradões e alguma pedra . na lama fez muitos poucos km.. como disse esta suspenção é nova .. vamos ver... o estranho é que ontem funcionou na perfeição... como alguem disse tenho que deixar a bebida lolol
 

klaser

Well-Known Member
E lava-a muitas vezes ? A minha depois de 9 meses o óleo da perna direita quando abri mais parecia um leite magro que óleo realmente...branco e fino...Além do uso,deve ter entrado pequenas quantidades de água....
 

Skyforger

New Member
Este tópico despertou-me a atenção porque tenho um problema semelhante. Adquiri uma Reba SL há cerca de 6 meses e não deve ter tido mais do que 20 horas de uso. Acontece que quando a bloqueio esta não bloqueia totalmente. Se pressionar a suspensão o braço cede alguns milimetros. Se fizer mais força e apoiar o meu peso na suspensão, esta cede alguns cms. É normal isto acontecer? A suspensão devia bloquear fosse qual fosse a pressão exercida sobre a mesma? A que se poderá dever este problema?
 

klaser

Well-Known Member
A suspensão nunca bloqueia totalmente,se ficasse completamente bloqueada e por um esquecimento a deixasse assim numa descida por exemplo,num impacto maior esta poderia até mesmo partir....Sempre há "uma margem" para algum movimento. Nas Rebas,esse bloqueio é feito através de óleo e válvulas que permitem a maior ou menor passagem do mesmo.Nesse caso,na tua,há uma regulação chamada "floodgate" que numa tradução livre se poderia dizer "porta de fluxo",ou seja,na posição de bloqueada há um pequeno orifício que deixa o oleo passar...Esse orifício pode então ser regulado pra ficar mais ou menos aberto,quanto mais aberto mais facilmente a suspa vai "desbloquear"...Na SL,esse ajuste deve ser feito tirando a tampa que está na perna direita e com uma chave allen rodar pra mais ou menos...
 

shelltox

Super Moderador
Por isso é que as marcas os disponibilizam nos sites.
offtopic:
Eu compro muita coisa em 2a mão e net,consigo ter os manuais de tudo e muito aprendi com eles..até da corrente há!
 

KLUCA

New Member
pnunes, tens alguma razão sim senhor.

mas há que seguir o exemplo do sheltox. na minha opinião muitas coisas nem seriam problemas se a malta procurasse mais alguma informação.

sqalut
 

Vulcano

New Member
problema na minha reba sl

Na minha Reba SL aconteceu exactamente o contrario... passei por cima de 2 lombas na estrada ouvi um barulho na suspensao e ficou bloqueada com se tivesse engatado o poploc tentei mexer no dito poploc para ver se desbloqueava mas nada .... tenho as pressões correctas tanto na camara positiva como na negativa.....sera que alguem me pode ajudar?
 

TheTraveler

Active Member
já niguem lê um manualzito de instruções, ou o minimo de informações sobre o que compram...

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