Quando a Depilação é Obrigatoria

Patitos

Active Member
A depilação é obrigatória antes dos tórridos encontros com o asfalto


As convenções sociais decretaram a ditadura da depilação à maioria da população feminina, mas cada vez mais essa ‘coisa de mulheres’ está a ser adotada pelos homens. No ciclismo, como noutras altas competições, é obrigatória.


À lâmina, com cera ou outros meios mais tecnológicos, a depilação, uma vez por semana quando se está a correr numa prova, é um ato banal entre o pelotão da Volta a Portugal para facilitar as demoradas e retemperadoras massagens, para os que creem que a ausência de pelos melhora os índices aerodinâmicos do atleta e, sobretudo, para facilitar o tratamento das dolorosas feridas do alcatrão.


«A depilação... das pernas! No fim de cada etapa, somos massajados sensivelmente 45 minutos, uma hora. É uma massagem profunda e acaba por haver a exigência de a pele ser depilada porque criava uma irritação de tal ordem que tornava a massagem pouco eficaz. Daí a obrigatoriedade de sermos depilados», explicou à Lusa Cândido Barbosa, que se retirou esta temporada.


Para o ‘Ciclista do Povo’, a remoção dos pelos “também ajuda, mas ninguém depila os braços ou outras partes do corpo por causa da aerodinâmica, é sobretudo pela massagem, mas também tem essa vantagem”.


«Não, simplesmente, no meu início de carreira, a forma de me reconhecerem como ciclista na praia era por isso mesmo (estar depilado)», comentou, divertido, quando questionado se a prática originava muitas piadas por parte de amigos e familiares.


O médico espanhol da LA-Antarte, José Paz, desvalorizou a crença de que haja maior eficácia aerodinâmica, mas sublinhou as vantagens relativamente às massagens e tratamentos.


«A aerodinâmica não tem muita importância, ainda mais pelas velocidades a que andam. Se andassem a cento e tal quilómetros por hora talvez se pudesse, eventualmente, estudar se teria resultados práticos», afirmou o clínico.


Paz especificou que «tem basicamente duas funções: a primeira é facilitar as massagens que os ciclistas recebem todos os dias, a segunda é facilitar o tratamento de algumas feridas, no caso de terem sofrido uma queda porque uma ferida numa pele com pelo é atreita às infeções».


«É importante, principalmente por causa das quedas, para a cicatrização, que é muito mais rápida, mas também por causa dos óleos e cremes que se usam nas massagens. Para que não haja tanto aquecimento da nossa pele como dos massagistas, é necessário que o atleta faça a depilação», destacou André Cardoso, corredor do Tavira-Prio.


O ‘Cholas’, como é carinhosamente tratado adiantou que «uns preferem a ‘gilete’ porque é mais prático e rápido, outros preferem a cera porque o pelo fica mais fraco e aguenta mais tempo sem necessidade de fazer».


«Há sempre umas piadinhas sobre o facto de fazermos a depilação, mas nós atletas já estamos habituados e cada vez mais já se vê também no futebol e todos o fazem. É necessário para que haja uma higiene mais regrada», concluiu Cardoso.


«A depilação é feita por dois motivos: a aerodinâmica e também por, no caso de uma queda, ser mais higiénico quando procedemos aos curativos», resumiu o massagista do Onda-Boavista, Ruben Couto.

(Por SAPO Desporto c/Lusa )
 

jginja

New Member
Eu, devido a uma intervenção cirúrgica à perna direita e posterior fisioterapia, optei por rapar os pêlos com uma máquina de cortar cabelo. Dei um pente zero às pernas! ehehehe

Realmente, os benefícios na massagem são enormes. Já recebi massagens com as pernas cabeludas e agora sem e a diferença é enormissíma!
 

Zé Rafael

New Member
massagens, e tratamento e limpezas de feridas sim! higiene (tomar banho apos provas) tb e facilitada! mas aerodinamica, nao me parece! nao sei se existem estudos sobre o caso, mas a mim parece que a diferença para bicicletas nao é significativa
 

jginja

New Member
Quer queiram quer não o principal factor para a malta depilar as pernas é o factor estético.
As massagens vêm imediatamente a seguir. Massagens vigorosas e pêlos, para mim não obrigado.

Aquando da minha operação à perna, por exemplo não raparam os pêlos. O rapar dos pêlos foi apenas feito na zona da incisão.
Tinha inclusívé uma zona que raspou no chão e não foi por ter pêlos que infectou ou demorou mais tempo a sarar.
 
É tudo verdade o que o Patitos diz no seu post:
Higiene, facilidade no tratamento das feridas e as massagens são razões fortes para se cortar os pelos no desporto em particular no ciclismo...
Mas eu acrescentava mais outra que eu tenho vindo a constatar e provavelmente para muitos homens a razão ainda mais forte para cortar os pelos...
É que Elas gostam de homens depilados... :)))
 
Top