Quais são as melhores eventos/provas de BTT em Portugal?

Hardtail Trek

New Member
Boas
Como todos sabem os eventos de BTT estão a ficar caros (pra cima dos 15 euros) e se alguns valem o dinheiro outros há que mais vale estar quieto!
Já registei alguns eventos imperdiveis, nos quais quero participar mais cedo ou mais tarde, nomeadamente a maratona de Portalegre, a de Idanha, Alvalade/Porto Covo, entre outras. Tb existem outros eventos que gostaria de voltar a participar porque me surpreenderam pela positiva e outros que ñ penso voltar a participar uma vez que me desiludiram.
Mas estou a constatar que com tantos eventos organizados semanalmente temos que ser MUITO SELECTIVOS, pois como já referi uns valem o dinheiro, mas outros são um roubo... Por isso mesmo gostaria de saber diversas opiniões e impressões com que o pessoal ficou dos vários eventos em que participaram, assim o pessoal pode ir agendando atempadamente aqueles que valem a pena participar e aqueles que devemos pensar duas vezes antes gastar dinheiro sem necessidade.

Agradeço desde já qualquer resposta
Cumpr
 
Parabéns pela escolha deste tema.

Não sou ninguém para avaliar a organização dos eventos, e sei que aquilo dá mesmo muito trabalho para se organizar.

Ando de bike á muitos anos já, e apesar de gostar do momento, acho que se está a perder o espírito da coisa. Já vi de tudo por este país fora.

Quanto a Portalegre, caro amigo, acho que deve ser das mais caras, sim,mais caras. Sei que o que pagamos pela inscrição nos dá direito a x e a y, mas se tivermos em conta os apoios que eles têm, é mesmo muito dinheio, e numa maratona em que as inscrições esgotam daquela maneira, dá espaço á organização para "fazer o que bem entende"! Vejo Portalegre/btt como Faro/motos. Vale a pena lá ir, uma vez apenas. A moldura humana é impressionante mesmo, mas deixo apenas duas fortes coisas negativas... A frieza da organização e dos "atletas". Quanto á organização, não falo porque começaria já uma guerra, quanto a nós, presentes, é triste ver o que por lá se passa!!!

Á uns anos atrás, fiz Portalegre. A 1ª vez não gostei porque foi no ano dos "famosos" 6mil inscritos. No 2º, eu e uns amigos meus fomos de bike de Porto-Lisboa, depois seguimos para lá de carro, e Portalegre no sabado. Como fim de semana, foi excelente. Íamos em dois grupos, até que nos separamos, e azar, as bombas foram todas no outro nosso grupo. Tivemos um furo, e para nosso espanto, quem passava, não fazia nada. Mas deu gosto ver aquela malta toda a passar rápida, a lutar afincadamente para um top 1000 ou top2000 mesmo!!! ;) Não é assim.

Mas isto são pormenores claro.

Se poderes, vai a Portalegre, não te arrependerás claro, vale sempre a pena. Uns amigos meus foram a Idanha a Nova este ano e disseram maravilhas acerca daquilo, mas olha amigo, fala a voz da experiência :);):);) por muito bom que seja um evento, há sempre aqueles que põem defeitos!!!

Aproveita e diverte-te acima de tudo, a assim vais conhecendo o nosso país e as suas diversas culturas ;)

p.s.: a desculpa de tomar banho em água fria, isso acontece em todas. Não percas tempo a criticar acerca disto ;)

FORTE ABRAÇO
 

Filipe

New Member
Para mim há dois eventos que não falho, maratona internacional (Idanha-a-Nova) no inicio de Maio, trilhos da Raia (Idanha-a-Nova) meados de Outubro. Portalegre... "nunca digas nunca"... confusão não quero obrigado. Para mim estes são os melhores...

Ah Imperdoável para mim não referir o Passeio integrado nas festas de Santo António em Oledo (Idanha-a-Nova), no inicio de Agosto.
São estes eventos que me obrigam a fazer "manobras" no meu horário ou tirar dias de férias de preposito para participar, fazer 600 km (ida e volta).

Eu sou suspeito em falar maravilhas destes eventos, sou natural desta terra maravilhosa, mas acreditem são eventos do melhor...

Tenho curiosidade e muita vontade de participar no BTT Maria da Fonte, para o ano não quero falhar. Assim como o de Bragança, Montesinho 101 este ano também não me vai ser possível.
 
Last edited:

Hardtail Trek

New Member
Estou a ver que Idanha tem uns bons eventos! Apesar do Filipe ser compreensivelmente "tendencioso" dada a sua naturalidade.
 
Last edited:

Polegar

Active Member
Maratonas a não perder no meu Ponto de Vista

Trilhos da Raia (nesta ainda não vi nada, mas mesmo nada de negativo)
Maratona Alcains

Sendo que depois existem algumas acima da média como
Ponte de sor
Maratona de Penafiel
Extreme Lagares (fiz pela primeira vez este domingo e é brutal, maratona mais tecnica que fiz ate hoje)
Isto a nível de Maratonas.

depois como eventos destaco as provas organizadas pela Horizontes em que não falham simplesmente, e dão tudo do melhor pelos participantes, para alem da simpatia como organizadores.

Fica aqui dada a minha opinião
 

Skyforger

New Member
Acho que em termos de organização de eventos a Airbike é exemplar. Um nível de profissionalismo muito acima da média. Maratona do Centro, Resistência Urbana e a recente organização do Campeonato Nacional XCM em Manteigas são excelentes exemplos.
 

EKTAR

New Member
Olá Boas

tenho pouco tempo disto mas Cabeça Gorda (finais de Maio) é uma "coisa" a não perder.
Bonitas paisagens, organização 5*, apoio ao longo da prova sem falhas ... tudo muito bom! .... Um senão .... tem um acumulado de subidas nos 45 de 1300 m o que é obra :).
A conselho também qualquer uma organizada pelo pessoal dos 20km de Almerin que são 5* e a zona é muito bonita (tem areia a mais .... mas suporta-se).
 

afonso

New Member
boas

Qualquer umas das etapas do Challenger Series:#1::#1:

"lenda da Agra" Ponte Lima
"Idade da Pedra" Vermoil

afonso
 

Espigão

New Member
Um senão .... tem um acumulado de subidas nos 45 de 1300 m o que é obra :).

Elá... não assustes os futuros participantes... :lol:

1280m foi o que teve os 80km.

Mas de resto, completamente de acordo! Dos melhores eventos em que participei até hoje. No meu rescaldo dei nota 19 (0 a 20) e acho que nunca o fiz a nenhuma Organização...

Estamos a falar de um pequeno grupo muito humilde, igualmente de uma pequena aldeia, com meia dúzia de apoios e que consegue levantar um evento memorável em todos os níveis.

Maratona de Alcains...

Maratona do Barreiro...

Vidigueira...

Maratona de Óbidos...

Resistência da Arrábida...

Maratona de Arraiolos...

Maratona de Messines...

São mais do género.;)

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

telmo zt

New Member
boas , bem as melhores maratonas , passeios de btt , então vos digo , venham todas , desde que haja convívio amizade e espírito de ajuda , e não se estiquem no preço
 

jmgferreira

New Member
Gostei bue da maratona do centro (Leiria)
e tb gostei bue da 3 H resistencia nocturno em Leiria!!! Já foi no dia 12 de junho mesmo pouco tempo lol. Participei e gostei imenso!
:D
 

João Roldão

New Member
Sou da opinião do jmgferreira.

Tb gosto muito da zona de marvão e castelo de vide, onde já tive a oportunidade de participar no passeio de final de ano organizado pelos ases do pedal.

Sem duvida um dos melhores passeios até hoje
 

filipe MERIDA

New Member
boas
como eventos, destaco o SBC, um clube que tem vindo a crescer/melhorar cada vez mais os seus eventos!!
como nunca participei ainda em nenhuma maratona, ainda nao posso opinar sobre isso
;D
 

TheTraveler

Active Member
Melhor evento de BTT em Portugal, o passeio do Núcleo de BTT da Quinta do Conde. Mas tem objectivos BTTísticos ligeiramente diferentes do que o pessoal está habituado...

Em segundo, e que infelizmente só fui uma vez, a Rota dos Sabores organizado pelo Núcleo de BTT de Vila Fresca de Azeitão.
 

fernanrei

Member
Adorei participar em Alte e no Barreiro no que diz respeito a Maratonas, quanto a passeios, fiz um no dia 5 e 6 de junho (Sines- Sagres) organizado pelo clube do Porto de Sines, que me apaixonou loucamente, espero poder voltar a participar todos os anos.
 

Hellangel

New Member
Elá... não assustes os futuros participantes... :lol:

1280m foi o que teve os 80km.

Mas de resto, completamente de acordo! Dos melhores eventos em que participei até hoje. No meu rescaldo dei nota 19 (0 a 20) e acho que nunca o fiz a nenhuma Organização...

Estamos a falar de um pequeno grupo muito humilde, igualmente de uma pequena aldeia, com meia dúzia de apoios e que consegue levantar um evento memorável em todos os níveis.

Maratona de Alcains...

Maratona do Barreiro...

Vidigueira...

Maratona de Óbidos...

Resistência da Arrábida...

Maratona de Arraiolos...

Maratona de Messines...

São mais do género.;)

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
Filho da escola falaste bem essas e mais umas que nem são muito divulgadas mas que pela simpatia e bem receber que as populações poêm no evento vale bem a nossa presença.
 
Top