Quadro carbono em 2ª mão

hddolx

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Bom dia,

Estou a pensar comprar um quadro em carbono usado.
O problema é que sempre tive bicicletas em alumínio e nunca tive qualquer problema de quebras, em relação ao carbono não tenho assim tanta confiança em termos de durabilidade...parece-me bastante mais frágil do que alumínio!

Bom, mas a minha questão está mais relacionada com a "fiscalização" antes de comprar, ou seja, em que devo reparar mais em pormenor quando se compra um quadro em carbono em 2ª mão? Onde costumam haver mais problemas de fissuras/quebras?

Cumps
 

Brutus

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Basta teresatenção aos pontos mais frágeis, um bom tacto e uma lupa para ver se têmalguma lasca, fissura!!! Algumas marcasoferecem garantia vitalícia por isso tenta saber as condições da garantia, émenos uma preocupação!!!
 

voodoopt

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eu mantenho-me fiel ao alumínio.
Afinal carbono é preciso ter ter atenções redobradas e o beneficio que traz são o peso e absorção de pequenas vibrações.
Vale o que vale, quando gastei dinheiro na bicicleta optei pelo alumínio, é certo que é uma ciência já testada no BTT.
Tens também quadros em SCANDIUM, costumam ter uma boa resistência e um peso interessante.
 

0013

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atenção que o carbono tem problemas muito maiores à fadiga que o alumínio. Supostamente os quadros em carbono têm um tempo de vida limitado. Mas se a marca der garantia vitalicia, não te tens de preocupar com isso
 

0013

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Eu tenho as minhas duvidas quanto a isso. Sempre me disseram que quando 1 soldadura é bem feita, não é por ela que o material parte
 

synclever

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A ideia que tenho é que o carbono tem problemas menores que o alumínio em relação à fadiga.
Em relação ao carbono ser mais frágil que o alumínio, num bom quadro não acredito que o carbono falhe primeiro que o alumínio, em qualquer situação (ambos idênticos, para XC).
Já parti um quadro de carbono num acidente e se fosse um de alumínio de certeza que tinha ficado todo amolgado. Depois para reparar ambos duvido que alguém pegasse no de alumínio, no de carbono já há pessoas bastante boas a reparar o que quer que seja.
Neste momento tenho 3 bikes de BTT, com quadros de alumínio, carbono e titânio. Não me vou pronunciar sobre os três :twisted:
 

0013

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Só disse o que disse porque 1 das propriedades dos metais é conseguirem aguentar até certos esforços uma vida inteiro. Já os de fibra de carbono, por muito pequeno que seja o esforço, acaba por ceder ao fim de um elevado nº de repetições.

Claro que isto é 1 coisa muito geral do material. A espessura e geometria provavelmente têm muito mias influencia que isto
 

synclever

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O alumínio também vai "fadigando" até ao ponto de partir, se não me engano antes do carbono.
O aço é que tem chega a uma certa altura que já não "fadiga" mais, é o ponto onde se torna mais confortável.
 

hddolx

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Obrigado pelas vossas respostas, mas concretamente ainda ninguém repsondeu a uma das minhas questões.
Qual os locais onde se deve ter mais atenção ao comprar em 2ª mão. Será as escoras? Será por baixo para ver se está estalado?

roadinhas chamine, é como tudo na vida...porquê de comprar carros em 2ª mão? porquê de comprar casas em 2ª mão? Pela diferença de preço! Vale bem a pena comprar coisas (neste caso, quadro) em 2ª mão, desde que o negócio seja vantajoso para ambas as partes.
 

rodinhas chamine

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Boas
Estava a espera de uma resposta dessas para depois responder da seguinte forma, atençao que nao sou rico, nem por sombras, tenho um trabalho onde ganho mais ou menos ou salario medio.
Em relaçao a comprar usado por nao puder comprar novo eu penso da seguinte forma, se nao posso comprar um mercedes, bmw, audi novo compro um ford, citroen ou renaut, se nao posso comprar uma casa com 300 m2 compro com 150m2 com isto quero dizer que consegues comprar novo se analisares bem as coisas e teres em conta outras opcçoes.
E verdade que tenho amigos que preferem comprar audis com 200 000km e mais de 10anos do que comprar um fiat novo em que o carro usado chega a custar o mesmo do novo ou mais.
Com isto quero dizer que podes ter um bom quadro de carbono novo pelo preço de um usado. Existe ultimamente por algumas lojas online a rondar os 300€
 

sir_btt

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Na semana passada os Definitive estiveram a 300e na rcz..
Talvez no final de Junho, inicios de julho, com o começo do Tour apareçam ai uns bons negocios.
 

rodinhas chamine

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Boas
Certo nem mais, mas para quem acha que 1300g por um quadro de carbono de 300€ é muito, pode optar pelos AXMAN que sempre são 200g mais leves, deve de ser pela tinta pois os AXMAN nao sao pintados.
Eu nao me arrependo de ter comprado o meu e o preto ligeiramente ''escovado'' passado a lixa fica diferente e brutal.
 

abelha2

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Esta gente poe.se para aqui a dissertar como se fossem todos professores doutores em eng mecânica ou de materiais. Eu também já vi os vídeos dos testes da santacruz em que o quadro de alumínio dobra com menos esforço que o de carbono, mas não foi para isso que o autor abriu o tópico.

Também não me recordo de ele ter dito que tinha vontade ou possibilidades de comprar um novo, para o pessoal começar a mandar boquinhas (desculpem o offtopic mas isto irrita-me profundamente.

Relativamente ao assunto do tópico, acho que os cuidados que deves ter são exactamente os mesmos que um quadro de alumínio, ou seja ver se não tem nenhuma rachadela. Aliás no carbono secalhar até é mais fácil de ver, pois como não tem soldaduras é tudo mais liso. Faz uma inspecção visual cuidadosa ao quadro, com boa luz, e ve se não tem defeitos.
 

0013

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Apenas disse o que disse por achar que seja 1 informação relevante param quem compra este tipo de peças em 2º mão.

E sim, tirei eng. mecânica
 

pre_historico

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professores doutores é diferente de «tirar» mecânica: na minha altura eram apenas 5 anos

o que quero dizer é que o bom senso e conhecimento de como as coisas funcionam valem mais do que muita teoria (que normalmente pouco ou nada adere à prática)
 

jcca

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Olá, vou tentar ajudar não esquecendo que sou um leigo e curioso (só).
1º ao analisares o quadro vai com uma ordem definida, começa numa ponta e vai sempre por ordem desta forma não te escapa nada.
2º a testa é mt importante pois ao colocar as caixas de direção às x há azares e cria rachas.
3º o tubo inferior leva mts pedras (no meu caso que sou um criminoso a descer e a bicicleta é para usar), não é razão para não comprares pois é de uso normal mas há verniz/pintura lascado e mossas de quebra de fibras (notas que ao dar toques com as unhas o som é diferente).
4º as zonas dos chupões de corrente, mais uma vez uma coisa é a tinta e o verniz que riscou outra é as fibras moídas.
5º nas escoras onde é feita a colagem ao tudo do movimento pedaleiro ou do espigão deves verificar se tem rachas.
6º nas escoras o local do aperto das rodas se está ou não moído.

Acho que foi isto que solicitaste.
boas pedaladas e uma compra feliz
Para o resto da malta voltem ao tópico e ajudem no que falhei.
 
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