Provas em autonomia (EpicGps, NGps etc..)- Que equipamento é necessário?

#1
Boas.

Para 2020 estou a pensar em estrear-me nos circuitos Gps...Tenho algumas dúvidas:

1: Um smartphone desenrasca para seguir um track?
2: Que aplicação usam para seguir track´s (no caso de não usarem um GPS dedicado)? O Wikiloc serve, por exemplo?
3: Temos mesmo de levar farnel às costas ou à reforços?
4: Conseguem sugerir uma coisa barata que sirva de suporte para o telemóvel no guiador? No site do Ali ou coisa do género...(não me recomendem uma câmara de ar...:eek:)
 
#2
Para esse tipo de provas acho que é melhor um bom GPS para a navegação, ainda são bastantes horas a seguir o percurso e a bateria do TLM pode não aguentar e fazer falta para situações de emergência.

Depois tens as questões atmosféricas que podem existir, chuva, atravessar rios, etc em que tens que ter uma boa bolsa para o tlm

Não digo que não seja possivel, mas continuo a preferir e a aconselhar um bom GPS para este tipo de provas

Em relação a alimentação, sim, apesar de algumas organizações terem reforços é essencial levar alguma alimentação contigo e ter muito cuidado e manter a atenção a isso.

Depois existem algumas que são autonomia total, e aí sim estás completamente dependente do que levares para comer e beber
 
#3
Eu preferia comprar um gps nem que seja um Garmin mais antigo que usar o telefone, que tal como disseram pode fazer falta para outras coisas.

Há gps em que podes ir parando nas tascas e te desentrascares, mas há outras em que deves estar prevenido porque convém lembrar que quando sentes fome já vais tarde.
 
#4
1. desenrasca, fiz uma parte da vicentina( Aljezur- Cabo s. Vicente, cerca de 72km) em autonomia. smartphone antigo + powerbank ( é um smartphone com IP65 - xperia Z5c, pelo que pode molhar-se... e é maneirinho, está de lado por problemas no ecran tátil, numa faixa de 5mm em baixo.
2. com oruxmap, é roteavel e tudo... eu gostei
3. Eu levei... um camelbak com 2l de agua + umas barritas + bidon 750ml, neste percursos daria para comprar pelo caminho, em cafés.
4. não recomendo, comprei um topeak.

PS: existe para aqui no forum um topico com esta info. Levo sempre um telemovel no bolso do jersey... que é o de "serviço", chamadas e fotos...
se fores em ritmo mais de competição, é preferivel um GPS dedicado ;)
 
#5
Para esse tipo de provas acho que é melhor um bom GPS para a navegação, ainda são bastantes horas a seguir o percurso e a bateria do TLM pode não aguentar e fazer falta para situações de emergência.
Estava a pensar em usar um tlm da DECO :)eek::D:eek:) barato para servir de Gps, com Powerbank. Não usaria o meu pessoal, que apesar de ser dos fraquinhos, é um pouco melhor do que o outro...
 
#6
Acho que com muita vontade tudo se faz :) mas está longe de ser ideal.

Por exemplo se estiver a chover ou apanhar agua torna-se complicado com esse setup. Confirmar bem que o Chip desse tlm é bom o suficiente para se navegar com o detalhe que é preciso nesse tipo de provas sem perdas de sinal, engasganços, etc, se queres ter algum tipo de sensor emparelhado para teres dados isso já não dá, E depois se quiseres ter um ritmo mais alto (algumas provas tens tempos limites, etc) esse setup na minha opinião não serve.

Serve para passeios longos guiados por GPS mas sem qualquer tipo de competitividade em ritmo passeio, paragens, sem grandes preocupações com peso, etc De resto acho que com um GPS ficas muito muito melhor servido, com um DAKOTA 20 por exemplo que encontras muito barato e é um setup muito muito melhor na minha opinião
 
Last edited by a moderator:

m.r.f.

Active Member
#7
Eu também prefiro um GPS e se vais fazer muitas provas destas é preferível, agora se vais fazer uma prova desta de longe a longe um telemóvel com uma power bank dá perfeitamente.
 
Last edited by a moderator: