Provas de BTT nos Caminhos de Santiago, eu sou contra......e voçes ???

NEROSTAR

New Member
Boas !

Por acaso também vi isso ontem ! ;)
CONTRA ! Não passa de uma manobra de chico-esperto que quer ganhar dinheiro sem fazer nenhum . Enfim ...

Cumps .
 
Na minha opinião foge um bocado ao que é para mim os Caminhos de Santiago.
Apesar de este tipo de apoio logístico não me dizer muito, acredito que possa interessar a alguém..

NEROSTAR, com todo o respeito não concordo ctg, é um trabalho honesto e só vai quem quer.. Não vejo que estejam a tentar enganar quem quer que seja.
 

ORANGE_77

New Member
Já fiz ponte de lima S. Tiago 3 anos consecutivos no primeiro ano fomos 7 elementos e no segundo e terceiro éramos cerca de 15 não prejudicamos ninguém, convivemos com muita gente de outros países fizemos apenas num dia e meio mas infelizmente os euro não sobram e somos obrigados a fazer mais kms por dia pois quantos mais dias maiores os custos porque lhes digo senão levaria três ou quatro dias.
Agora não sou contra o evento desde que haja o devido respeito no ano em que organizei a nossa ida não foi para ter lucro aliás ainda me devem dinheiro relativo aos custos que tive e paguei como todos.

Por exemplo eu uso os caminhos de s.tiago como o meu local de treino na minha zona porque gosto sinto-me bem são trilhos que dá para treinar a técnica etc etc, contudo sei a altura do ano em que há mais peregrinos normalmente tenho precauções porque sei que vou encontrar peregrinos aliás graças a mim duas peregrinas italianas num dia de chuva e fria ajudei as jovens a ir até ao albergue por caminhos alternativos para tomarem um banho que bem falta lhes fazia :) portanto desde que haja o devido respeito não vejo problema.
 

Joseelias

Well-Known Member
Bom, logo à partida não se tratam de provas mas sim de passeios organizados. Parece-me que se fossem provas a situação seria mais ofensiva que passeios.

E não vejo muita diferença entre esse passeio e os guias turísticos que levam grupos pelas cidades para mostrar os seus monumentos e que entram nas igrejas com esse objectivo. Também não contribuem para a manutenção das igrejas, não entram lá com o objectivo de rezar ou meditar, e estão a lucrar com o trabalho dos outros. Porque é que num caso se contesta e noutro não? Qual é a diferença?

E toda a gente que lucra com os peregrinos, tais como supermercados, cafés, restaurantes e hospedarias que não tendo nada a ver com o caminho não se coíbem de apresentar uma factura igual a toda a gente a quem é peregrino? Porque não se contesta isso? A meu ver há muita gente a comer à conta dos peregrinos mas só agora é que se incomodam.

De qualquer forma parece-me que a forma como a coisa está a ser anunciada é que levanta mais contestação. Anunciar que serão três dias de "Puro prazer" vai completamente contra a lógica de uma caminho de peregrinos. Vale-lhes a sinceridade mas não deixa de ser uma forma idiota de expressar a coisa. Se falassem de passeios organizados para quem quer fazer o caminho, experimentar a rota da peregrinação, mas que não se sente capaz de o fazer sozinho, acho que ninguém diria nada. Bastava ter mascarado a coisa. Mas como disse ao menos são honestos... ou burros... :D

Mas é-me muito difícil de entender o nível de agressividade e animosidade demonstrado por pessoas que se querem passar por cristãs. Entendo que possam não estar agradados com a questão mas acho que toda a gente se esqueceu dos valores da tolerância, de dar a outra face e de evitar a ira e a agressividade. Sim, porque estamos a falar de uma questão religiosa e de pessoas que pretendem passar por cristãs. A meu ver, mesmo não gostando deveriam de demonstrar mais calma e tentar ser pedagógicos e encarar isto como uma oportunidade de evangelização.

E se são verdadeiros cristãos e acreditam em Deus, seria de pensar que ao mostrarem serem tolerantes, e ao encararem isto como uma prova de fé a suportar saberiam que ganhariam uns pontinhos na caderneta da salvação quando o dia do juízo final chegasse. Chiça, se Jesus morreu pregado a uma cruz por todos aceitando o seu sacrifício, como é que os seus seguidores se transformaram tão intolerantes perante um pequeno incómodo?

Se estivéssemos a falar de um percurso criado e mantido por um grupo de amantes do Btt voluntários, sem qualquer valor religioso ou moral por detrás da sua actividade que não apenas o criar trilhos para desfrutar da prática do Btt, e depois houvessem empresas a lucrar com isso entenderia os protestos pois era apenas uma questão económica. Nessa altura teriam o direito de querer uma parte dos lucros. Mas assim...
 

ORANGE_77

New Member
90 % dos peregrinos que passam nos caminhos de s. tiago na minha zona são estrangeiros muitos dos quais vão para conhecer e apreciar as belas paisagens ponte de lima principalmente) :) então os srs "cristãos" que expulsem estes peregrinos dos caminhos também eu acho que o caminho de s. tiago as pessoas desfrutam dele não é como ir a Fátima que existe uma enorme dose de sofrimento.

Já fui a S Tiago três vezes e tive o prazer de ir bicicleta a fatima e o que constatei foi quem faz o caminho de s. tiago vai mais alegre aprecia a montanha etc. quem vai a fatima muitas vezes em promessa que muito respeito e também tenho fé em nossa senhora encara o caminho como um sacrifício logo psicologicamente a pessoa mentaliza-se que vai sofrer talvez por essa ideia crista que peregrinar é meditar etc etc e as pessoas não o fazem por prazer o que leva ao sofrimento das pessoas, quem faz os caminhos de s.tiago convive bem com todo tipo de peregrinos de bicicleta, cavalo etc etc.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Mas quem é que ainda não percebeu que o BTT é um desporto em constante crescimento?! Não há malta a explorar outras modalidades?! Surfe, canoagem, equitação, etc.. etc... etc..?!?! Qual é a diferença?!

A entidade em questão, já percebeu que está aqui (organização de eventos em BTT) uma EXCELENTE oportunidade de negócio. Passam a pedalar (à borliu) por onde querem/gostam, e ainda ganham uns trocos extra. É uma "empresa" recente (conheço alguns dos membros pessoalmente), tenho certeza que irão organizar eventos do género noutras partes do país... não vejo qualquer problema! Só irá quem quer/pode. Muita malta se calahre se não fosse nestas condições NUNCA fariam esses (e outros) trilhos.

Já agora, digam-me lá o que afinal tem de diferente os trilhos de Santiago em relação a outros trilhos que há por aí?!? Eu na posso pedalar num trilho qualquer e ir a rezar?! "Todos caminhos vão dar a Roma", por essa ordem de ideias, enquanto viajo de carro por aí, em vez de ouvir música, ouvia apenas o santo papa, missas e o terço. ;)
 

ORANGE_77

New Member
Aliás os puros cristãos que dizem que o caminho de s.tiago é santo etc etc com o devido respeito o caminho já foi alterado tantas vezes na minha zona passou a autoestrada fez-se um desvio ao caminho original ou não se deixou de fazer estradas por causa do caminho aliás o caminho é que se adapta ao tempo. então pegam com um grupo de BTT que leva 150 € para o pessoal ir a s.tiago que até é barato só a trabalheira que dá organizar, então porque raio é que existe cafés o peregrino, menus o peregrino é para quê? acção social não...
 

Jocas22

Active Member
sou ateu e nao acredito em nenhuma religião. Mas conheço quem leve estas coisas muito a sério e há que as respeitar, e parece-me que o "puro prazer" e a parte da comercialização serão ofensivos para muita gente e vão concerteza distorcer o objectivo do caminho, de quem o fez e de quem o mantem, e criar confusão, barulho e quem sabe lixo...

Com tanto sitio pra fazer estas coisas a sério que tinham de ir pra ai?

Acho que ás vezes falta a noção das coisas a certas pessoas, mas pronto é uma opinião.
 

Joana Simoes

New Member
Bem, sinceramente ainda não percebi onde está o escândalo neste evento...

Vão a pé, vão de carro, vão de autocarro, vão de joelhos, vão descalços, etc etc etc porque não ir de bicicleta?!?!
Desde que todos se respeitem mutuamente, qual é o problema?
 

ORANGE_77

New Member
Joana, O problema ? Nenhum, os tugas é que gostam de inventar...eu treino nos caminhos de s. tiago e nunca ninguém se chateou comigo claro que quando vejo as pessoas não faço como numa prova de btt o pessoal faz esquerda esquerda esquerda, direita direita, espero que as pessoas dêem pela minha presença e calmamente digo-lhes bom caminho e vou à minha vida....aliás gosto dos caminhos pelos trilhos mas também por me sentir mais seguro como treino sozinho o facto de saber que anda sempre por ali pessoas faz-me sentir mais seguro em caso de quedas etc.
 

Joana Simoes

New Member
Até certos sítios vão, depois é "à la pata" mas mantenho a pergunta. Desde que todos se respeitem, qual o problema?

Até porque este post está errado. Prova de btt? A não ser que "tour" queira dizer prova em linguagem btt....

A outra que li...quem é alguém, para me dizer como devo de viver a minha fé? Quem é que me diz, que não posso rezar/orar, interiorizar em cima de uma bicicleta?!?!?!
Cada um vive-a à sua maneira, nem que seja a fazer o pino.
 

Joana Simoes

New Member
E outra...infelizmente a sociedade em geral, só se lembra de ser humana e solidária com 3os, em datas ou sítios que os façam relembrar que isso existe. Nem que seja darem força uns aos outros enquanto passam...

Se eu tivesse condições físicas e "bicicléticas"....ia.
 

Joana Simoes

New Member
E outra...infelizmente a sociedade em geral, só se lembra de ser humana e solidária com 3os, em datas ou sítios que os façam relembrar que isso existe. Nem que seja darem força uns aos outros enquanto passam...

Se eu tivesse condições físicas e "bicicléticas"....ia.
 

Hardskin

Well-Known Member
É óbvio que o título deste tópico está errado, e tours organizados com uma estrutura de apoio logístico, não é nem será o 1º. Basta fazer uma busca por este fórum.
Para mim fazer os Caminhos de Santiago (se algum dia o fizer, só ou em bando), será sempre por pura diversão e prazer.
Os Caminhos de Santiago são como todos os outros caminhos. A simbologia atríbuida a este, tem a importância que cada um lhe quiser atribuir, como tudo na vida.
Desde que sejam seguidas regras básicas de quem vive em sociedade, nada me choca.
O que verdadeiramente me aborrece, são os pseudo-cristãos com atitudes de não tolerância.
 

Joseelias

Well-Known Member
Ja agora só falta também fazerem uma prova de motocross, ou até mesmo fazer passar uma prova de rali.....

Primeiro, o titulo deste tópico é enganador pois aquilo não é uma organização de provas, mas de passeios.

Depois, do Btt ao motocross ou rali ainda vai uma grande diferença, sendo que a bicicleta até é um dos meios contemplados nas formas de peregrinação e como tal não está fora da lógica do percurso.
 

NC0sta

Member
Os caminhos de Santiago são frequentados por religiosos e não religiosos (eu de religioso nada tenho).
O tópico deve levar a que seja mal interpretado, mas respondendo ao assunto da realizaçao de provas nos caminhos de Santiago pode causar problemas, pois quem os frequenta não vai em busca de bater nenhum recorde.
Para levar então provas nesses caminhos, seria obrigatório "fechar" ou condicionar essa parte do trilho aos que o estão a frequentar por razões óbvias: segurança.
 

nfh

Member
O que muitos se esquecem é que os Caminhos de Santiago são mantidos e sinalizados por associações que trabalham para os Peregrinos (sejam a pé, a cavalo ou em bicicleta, independentemente se o fazer por motivos religiosos ou outros) e não para empresas que pretendem aproveitar-se das infraestruturas do Caminho para fazerem este tipo de eventos (seja prova desportiva ou "passeio de puro prazer").
 
Top