Problema ao afinar travões!!

#1
Como já tinha feito noutras ocasiões para afinar os travões e limpar os discos desapertei os parafusos do postmount para centrar os discos nas pastilhas,só que desta vez fiz borrada :D e experimentei primir a manete com o postmount totalmente desapertado nos discos..fazendo com que uma das pastilhas se "colasse" à outra!!!

Como resolvo este problema?....disseram-me para desapertar os parafusos e voltar a colocar a pastilha para "dentro"...só que estes mesmos parafusos estão apertados demais que até agora parece impossivel movê-los :s

Alguem sabe alguma outra técnica sem ter de desapertar os parafusos?

P.S Peço desculpa porque (aquela parte dos travões que "ligam" à suspensão não sei se se chama postmount)
 

klaser

Well-Known Member
#2
Isso chama-se pinça....se não queres tirar,vira a bike ao contrário,tira a roda,se possível tira as pastilhas da pinça....depois com uma chave de fendas larga,envolta em alguma coisa tipo cartão pra não arranhar por dentro,com jeito empurra os bombitos pra dentro novamente...
 
#3
Já consegui empurrar os bombitos para dentro...mas quando empurrei deitou um certo liquido,é normal? :shock:..
Voltei a montar as pinças na suspensão,os travões continuam a travar bem só que fazem um barulho muito estranho e a manete parece-me mais folgado em relação à manete do travão de tras ou seja vai mais para "dentro" ligeiramente.....

Eu acho que quando empurrei os bombitos para dentro...empurrei demais e ficou uma ligeira folga entre o disco e as pastilhas!!!....terá sido por causa disto?
 

klaser

Well-Known Member
#4
Sair líquido não diria que é normal....agora claro,quando empurraste os bombitos para dentro depois é necessários dar uma boas bombadas na manete,pois depende do desgaste das pastilhas...Uma das boas particularidades dos travões hidráulicos é justamente essa,a medida que as pastilhas vão desgastando,o bombito vai "acompanhado" a diferença na espessura..se não fosse assim,com o desgaste a manete ia começar a "pegar" cada vez mais próxima ao punho,como acontece com os mecânicos...
Agora se o travar se tornar esponjoso ou não progressivo,tipo começar a travar e depois sentir uma folga e voltar novamente a travar,aí é porque entrou ar no sistema e é preciso sangrar,nada também de grave e que não se faça...
 
#5
As pastilhas são novas...têm cerca de 4 meses e em termos de travagem até agora é muito boa,aquilo que me parece é que a manete do travão dianteiro(no qual estive a mexer)...vais com mais facilidade para dentro ou seja para a direcção do punho que a manete do travão traseiro.
Aquilo que não sei é o porqûe daquele barulho estranho.....se é porque deitou liquido ou porque encaixei mal a pinça na suspensão....até porque a manete dianteira vai mais para dentro que a manete traseira..(ligeiramente) porque supostamente o disco( do travão dianteiro) está mais distante das pastilhas do que em relação ao disco (do travão traseiro)....

Ninguem sabe o que deva fazer?