Poluição com marcações de percursos, temos de agir já!!!

_driftwood_

New Member
Só para vos dar um exemplo do que se passou na maratona de Setúbal transcrevo as palavras que o organizador do evento colocou aqui no fórum quando questionado sobre a limpeza (ou falta dela) após a prova:

JPSerralheiro said:
No que respeita as fitas e marcaçoes nÃo preciso que venham com  ameaças estupidas. Nos somos um organizador responsavel e limpámos todo o percurso. Como nÃo somos infali­veis digo a quem vem para aqui de lingua afiada que caso vejam alguma fita usem a vossa energia de uma forma positiva e a removam, nos agradecemos e a Natureza tambem.

JoÃo Serralheiro

Hoje algumas fitas amarelas e pretas ainda lá estão... porque o senhor está à espera que quem passe por lá as tire... ou então que o vento dê uma ajuda (e até tem dado porque na semana passada apanhei duas destas fitas a voar junto aos moinhos da serra do louro...

Cumprimentos,
Carlos
 

ruiviz

Member
Boas tardes a todos,

Faço parte de um clube de BTT que organiza um dos mais participados raids a nível nacional. Desde o primeiro ano que fomos ganhando experiência. Uma premissa e por auto-imposição se tomou no clube, no mínimo limpar tudo aquilo de que directamente somos responsáveis.

Antes da marcação do percurso, logo no reconhecimento, já iniciamos trabalhos de limpeza. Encontramos de tudo, é certo, mas irritantes fitas "esquecidas" predominam. Numa tentativa de acabar de vez com a situação propusemos à autarquia local um plano. Todo e qualquer evento com marcações deveria utilizar fitas fornecidas pela Câmara Municipal E DE FORMA GRATUITA, com a condição única de que a organização do referido evento OBRIGATÓRIMAMENTE deixaria uma caução recuperável após um período acordado para a limpeza comprovada do percurso.

Vocês aí receberam alguma resposta?
 

oliana

Active Member
driftwood.

Desculpa lá contradizer-te. Não há fitas dessas só na Serra do Louro. Existem mais algumas na zona da Rasca. Não são muitas, mas 4/5. Não deviam lá estar e pronto. Fui um dos ultimos que chamei a atenção dos organizadores no tópico de rescaldo. Mas parece que a barriga já foi cheia e não precisam de mais nada. É pena.

Já agora. Algumas da maratona do Barreiro tambem se encontram por aí.

Temos o direito pelo menos de chamar a atenção. Essa de sermos nós a limpar o percurso é um pouco anedótica. Vista de todos os sentidos. Eu como as minhas barras e transporto os plásticos para casa. Não peço aos outros para o fazerem.
 

_driftwood_

New Member
oliana said:
driftwood.

Desculpa lá contradizer-te. Não há fitas dessas só na Serra do Louro. Existem mais algumas na zona da Rasca. Não são muitas, mas 4/5. Não deviam lá estar e pronto. Fui um dos ultimos que chamei a atenção dos organizadores no tópico de rescaldo. Mas parece que a barriga já foi cheia e não precisam de mais nada. É pena.

Já agora. Algumas da maratona do Barreiro tambem se encontram por aí.

Temos o direito pelo menos de chamar a atenção. Essa de sermos nós a limpar o percurso é um pouco anedótica. Vista de todos os sentidos. Eu como as minhas barras e transporto os plásticos para casa. Não peço aos outros para o fazerem.

Não vejo onde é que me estás a contradizer... Eu só mencionei a Serra do Louro porque foi lá que estive a semana passada, mas como tu dizes há fitas em muito mais sítios! Até já encontrei um placar A5 plastificado da empresa "Lima Limão" agrafado a uma árvore! Nos Barris há uma cancela que tem uma mão cheia de fitas amarelas e pretas presas! Não sei quem as deixou lá (teriam sido sobras da maratona de setubal? terá sido alguém que andou a recolhe-las e depois as deixou ali... não faço ideia).

E como tu dizes não são só as fitas amarelas e pretas que ainda lá andam há também as famosas brancas e vermelhas e as umas azuis (que se a memoria não me foge dizem Orbea). Enfim é uma bonita palete de cores...

Cumps,
Carlos
 

oliana

Active Member
Foi apenas uma forma de humor negro acerca de falares só num local. :wink:
Como passo por 4 serras na minha volta, e faço vários percursos diferentes acabo por apanhar com restos de vários passeios. Esses da Orbea acho que são bem recentes.
 

grego

New Member
Re:poluição com marcações de percursos, temos de agir já!!!

Eu lamento que, por todo o nosso país, se continue a encontrar fitas, ao virar de cada esquina!

É simplesmente aterrador verificar que há muitas organizações de eventos nitidamente a " borrifar-se " para O ACTO CÍVICO QUE É RETIRAR O LIXO QUE PROVOCARAM PARA GANHAR DINHEIRO!

Farto de constactar este facto, VOU ALERTAR A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PARA INTERCEDER A QUEM DE DIREITO!!!


Pois é caro Amigo Girão!!!
Havia-mos mesmo de denunciar estes Parulos!!!
Sou O Paullinho da Batalha!!
Vistes aquela vergonha no Trevim??
Quero ajudar a Denunciar os SR.s do Montanha Clube!!
No passado dia 4 de Outubro organizaram a Avalanche, e passados estes dias ainda nem sequer uma fita tiraram da zona de Partida e acreditem que não é uma nem duas!!! mas dezenas de Fitas espalhadas pelo Chão a delimitar as linhas de Partida e não Só!!
Estes Srs que levam 20€ de incrição não são capazes de limpar a Zona!!
Porquê a Protecção Civil que percorre toda aquela Zona Até agora não fez nada???
Estamos realmente num País de interesses!! UNS SÃO FILHOS OUTROS ENTIADOS!!!
Fico mesmo muito triste!!!
 

agirão

New Member
Grande Paulo!

Como é que eu podia imaginar..!!?? O mundo é mesmo pequeno..!!

Concordo contigo..!! Também reparei naquela GRANDE VERGONHA..!! É lixo e mais lixo..!!

Força, Paulo..!! Um Abraço..!!
 

proque

Member
Sábado passado fiz uma incursão de 100 kms. entre Torres Novas, Ourém, Tomar e Torres Novas.

Encontrei dezenas laregas de fitas plásticas penduradas.

Como levei a máquina fotográfica tenho muito material para aqui postar.

Daqui por umas horas volto ao contacto já com as fotos...
 

oliana

Active Member
Pois é. Ainda alguem fica espantado com situações como a da interdição dos trilhos fr da Malveira.
Outras zonas se seguirão.
 

proque

Member
No sábado passado num triângulo entre Torres Novas, Ourém e Tomar a quantidade de fitas plásticas encontradas foi fenomenal.

Ora então cá vai o relato do belo trabalho ambiental de três organizações:

SITUAÇÃO 1 - NUM PINHAL JUNTO A UM AREEIRO LOGO APÓS OURÉM EM DIRECÇÃO A TOMAR (COM O ALTO PATROCÍNIO DO STAND BOMCAR, CONCESSIONÁRIO BMW / MINI EM LEIRIA).

De referir que este concessionário fornece fita plástica em doses industriais e encontra-se desse material abandonado por toda a zona de Leiria.

4026887693_0b51330415.jpg


4026888385_118d4f6e52.jpg


4027642700_84153fb291.jpg



SITUAÇÃO 2 - JUNTO AO TROÇO VISÍVEL E MAIS AFASTADO DA CIDADE DO AQUEDUTO DE TOMAR (COM O ALTO PATROCÍNIO DOS PNEUMÁTICOS MAXXIS).

Aqui encontrei dezenas de pedaços de fitas agarrados à vegetação. Ninguém se perde por aquele local...

4027644084_77362974e3.jpg


4026889641_a0e2dbc33f.jpg


4027644710_f52246e77a.jpg


4026890321_0ccc6292ec.jpg



SITUAÇÃO 3 - JUNTO AOS MOINHOS DA PENA - CONCELHO DE TORRES NOVAS (COM O ALTO PATROCÍNIO DA C. M. TORRES NOVAS).

Notável quando é a própria edilidade a promotora do acto de agressão ambiental. Estamos conversados...

4027645432_47429847c8.jpg


4026891037_9476abb1bc.jpg
 

oliana

Active Member
Em protesto ninguem se devia inscrever no próximo evento organizado pelos mesmos que organizou esta.
E tambem noutros sítios toda a gente deveria fazer o mesmo.

E ainda pedem para assinar petições para utilizaçao de trilhos interditos. Sou o primeiro a dizer que não assino. Não se respeitando os terrenos que não são nossos, ou são de todos, é natural que interditem mais zonas se as coisas continuarem assim.
 

bilitri

New Member
Está tudo dito, e deviam ser multadas as organizações que originaram a poluição, porque se nada se fizer nesse campo a poluição vai continuar lá (porque os responsáveis nunca irão recolher) e voltarão a repetir pois sabem que nada lhes acontece.

Faz-me lembrar as eleições, ainda vejo por aqui alguns cartazes / fias e outros, quando os votos já foram há ... :shock:
 

salgado52

Active Member
Fiz a marcação do Raid do CRCC nos Carvalhais de Lavos-Fig.da Foz,e só não ficará tudo limpinho esta semana dado as condições climatéricas,mas na próxima semana não ficará nada por limpar nem que seja sózinho a fazer a recolha do lixo.

Abraço

JAndrade
 

salgado52

Active Member
Limpeza (Fitas, Setas e Placas) do Raid do CRCC em Carvalhais concluída,reparei é que pelo menos aqui na Freguesia da Vila do Paião,as marcações (setas e placas da polisport) do Mundial de Enduro,continuam pelos diversos trilhos,esperamos que não fiquem por lá até ao próximo mundial.

Abraço

JAndrade
 

proque

Member
Tal como critico quem não dá o bom exemplo ambiental acho que é digno de louvor a organização do Raid do CRCC nos Carvalhais de Lavos-Fig.da Foz.

Bem haja.
 
“Ninguém comete maior erro que aquele que nada faz, por pensar ser pouco o que pode fazer “ começa por nos .... gestos tão simples como deitar fora a embalagem da barra pode ser evitados da o mesmo trabalho por a embalagem vazia de onde se tirou... tudo esta na nossa mão ... um abraço pessoal
 

joao gonçalves

New Member
Boas pessoal.
Infelizmente ainda vamos encontrando algumas organizaçoes
um pouco "sujas" não e?... Mas se cada vez mais nós TODOS
formos tentando corrigir penso que será sempre mais um passo para termos as
"nossas serras mais limpas".
cumps
 

stuby39

New Member
Contra mim vou falar.
Nunca coloquei fitas em percursos,mas já as vi passei e não as tirei (Mau exemplo)
Claro que não vou tirar o dia para as tirar.Mas de cada vez que passar num local que as tiver vou retirar uma de certeza.Assim contribuo para a limpeza.
O meu contributo
(ASSIM SINTO-ME COM MORAL PARA CRITICAR)
 
Top