PNSAC-Percursos no Reino da Pedra

SeteGu

Active Member
Se der para o fim de semana (dia 3 ou 4 de Outubro) sou bem capaz de alinhar. Posso também ver se consigo levar mais alguém.
 
Last edited:

Rui Marçal

New Member
Boas 3dmania,

Se vais fazer esses km todos com essa altimetria tiro-te o chapéu...

Embora não vás fazer pelo que descrevestes os trilhos mais difíceis a subir ou a descer, deves fazer a Costa de Alvados e depois a Diagonal...tens de ter uma preparação física acima da média e prepara-te para pedalares mais de 6h pelo menos...

Parece-me que não conheces o PNSAC...Mas 10km no PNSAC equivale a 30km nos trilhos aqui da zona, acredita no que te digo, seja a subir ou a descer...tens singles, que me parece que não vais fazer com 1 a 2 km de comprimento que muitos poucos fazem seguidos pois a pedra e a vibração é tanta que a malta rebenta com os pulsos!

É uma serra magnifica mas não é para distâncias dessas com essa altimetria. Se por aqui fazes isso, lá equivale mais ou menos a 200km com 4000m de altimetria, lol...Tens pernas?

Em breve devo lá ir terminar uma volta que por razões mecânicas não foi possível da última vez, só tive 3 avarias na bike! Pela 1ª vez na vida não consegui chegar ao fim de um track e foi logo nessa serra com 3 avarias incluindo 1 pneu rasgado. Este é o preço a pagar por uma das melhores serras que conheço para o BTT, mas também muito muito dura, para mecânica e pernas, braços, cabelos, etc...Boa volta e depois posta aqui os teus comentários.
 

SeteGu

Active Member
Quanto à vibração, mesmo não conhecendo ainda a zona da Diagonal e da Costa de Alvados (que, pelas fotos, me parecem ser as melhores zonas), confirmo.

Outra questão é o tempo... porque os pneus em pedra molhada tendem a escorregar que é uma coisa parva.

Quanto ao resto... tem de ser daquelas voltas de dia inteiro (sair bastante cedo e chegar ao anoitecer/de noite) e a um ritmo calmo para não se quebrar a meio. De qualquer forma só até chegar à serra serão uns 25 kms (+/-) o que com ida e volta abate logo uns 50 kms aos tais 120.

Eu já fiz cerca de 90 (pelo que já referi nem todos em zona de serra) com quase 2.000 de acumulado e até se fez bem. Nessa altura também estava em boa forma (provavelmente melhor do que a que tenho agora) mas também pedalei durante 6:10 (fora paragens). Com 120 kms será um pouco mais...
 

Rui Marçal

New Member
Balkaum,

Podes conseguir evitar a pedra, se andares por alguns estradões e alcatrão...é fácil. Mas ir para a Serra para isso, mais vale pegar na bike de estrada e fazer só alcatrão...
 

3dmania

Member
Muito obrigado pelos comentarios em genero de conselhos! Eu ja andei na serra de Minde e sei que a serra é dura! Esta volta vai ser para o dia todo e o objectivo é mesmo passar pelos sitios que estão neste track:

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=fihcduweyenpvavo

Não dá para passar por todos os trilhos porque a volta tem de ser circular, mas se acharem que se possa fazer alterações por forma a acrescentar melhor paisagem, avisem!!!

Também estou a apontar para sabado dia 3, mas vou estar atento a meteorologia para não ir lá com chuva!

Ah... por favor, alguem que conheça a zona pode indicar-me se no track o percurso passa por cafés ou casas de "pasto"?
 
Last edited:

Rui Marçal

New Member
Olá, bom dia,

A volta que tens é muito fácil em termos técnicos...Assim de repente (não a tens em google earth o que complica perceber onde vais passar) o mais técnico é mesmo antes da Costa de Alvados onde tens um single muito bonito entre muros, mas, com piso molhado cuidado, tens muita pedra que tens de ultrapassar e se cais para cima de um dos muros vai doer, além de destruíres os muros que são um ex-libris. Depois a Costa de Alvados não deves cair para a direita (quando chegares lá vias perceber o porquê) e leva máquina fotográfica. Se quiseres comer, podes ir lá abaixo à povoação que vês que é Alvados onde tens um restaurante chamado Flor da Serra (se não me engano) barato, numa casa recuperada antiga simplesmente fantástico, principalmente a cave. Mas para isso vais sair do teu track.
No fim da Costa de Alvados vais passar pela parte de cima da Fórnea que é fantástica. Sais de lá por outro single que molhado não é fácil mas também não é muito perigoso. Depois passas por um estradão a descer muito rápido onde se te lançares com a vibração que vais sentir começas a deixar de ver os detalhes, lol...Mais uma vez, com piso molhado e velocidade esquece. É que são vários metros seguidos de laje. No início deste estradão de pedra tens o antigo downhill a descer onde há inúmeros fósseis na rocha...

Vais até Porto de Mós por um estradão sobe e desce interessante. Em Porto de Mós podes comer num bar que está no meio de um parque cheio de relva muito bonito onde podes ser atendido pela simpática e bonita Diana. Come-se umas tostas à maneira ou uma saladinha de atum 5 estrelas. Tudo em vidro e com esplanada. Recomendo.

Sobes à Ecopista muito giro, passas pelos túneis e por um dos melhores singles do PNSAC, o dos moinhos, que também não está contemplado no teu track.

Vais para o outro lado da Serra e parece-me que vais até ao Arco da Memória. Esta parte da serra é menos interessante em termos de singles e parece-me só estradões.

Enfim, se não tens muita técnica e estás com boas pernas avança.

Se és menino de singles, esquece, estás a perder tudo...passas por eles e nem te apercebes...Mas mesmo assim vai ser muito duro...

Ao saíres da Fórnea, vais fazer um single bastante simpático
 

SeteGu

Active Member
Atenção que este lado da serra não conheço (apenas andei na zona de Minde... subindo e descendo depois a Serra de Aire)... mas (por outro track que "tenho") parece-me, vendo no google earth, que a Costa de Alvados está a ser feita em estradão e não por aqui e que está a faltar a mítica diagonal.
 
Last edited:

Rui Marçal

New Member
Setegu,

Tens toda a razão. Vendo melhor em pormenor nem a Costa de Alvados está contemplada nem a Fórnea. O track não mostra praticamente nada de muito valor...Muito fraquito nesta zona.
 

3dmania

Member
Muito bem! O track que fiz foi uma junção de outros que encontrei e que, julgava eu, serem os mais bonitos! Talvez tenham escolhido por ser mais soft!

Vou pesquisar esse single na Costa dos Alvados para ver se altero o track!

Vou tambem com a vossa ajuda, incluir os sitios para comer qualquer coisa e tambem se der para fazer mais uns singles recomendados por vós! Muito Obrigada.
 

SeteGu

Active Member
Last edited:

3dmania

Member
Fornea alterada! Quanto ao sentido da Diagonal, tenho de confirmar se é uma subida dificil, pois como o meu track esta a ir no sentido norte ate Porto de Mós, não posso fazer a diagonal no sentido contrario...!
 

SeteGu

Active Member
paulo_mg_ribeiro said:
O piso é feito de pedra solta e protuberante, de drops pouco ou muito acentuados, que nos dão uma incessante trepidação durante cerca de um quilómetro e que nos deixa, no final, uma sensação de ardor nas mãos e formigueiro nos pulsos e os discos de travão ao rubro.

(...)







Pelas imagens parece ser será ótimo para descer descer e péssimo para subir. :D
 

3dmania

Member
No meu track alterei apenas para incluir a Costa de Alvados que é a descer! Ao fim em vez de cortar a direita para descer essa das fotos, cortamos a esquerda em direcção a CHAINÇA (não sei se ha lá algum café!)
 

SeteGu

Active Member
Não sei se há mais alguns sítios de relevo (literalmente).

De qualquer forma só de passar nesses dois (Costa de Alvados e Fórnea) já deve valer a pena.

EDIT:
Também se poderá incluir:
Rui Marçal said:
Sobes à Ecopista muito giro, passas pelos túneis e por um dos melhores singles do PNSAC, o dos moinhos, que também não está contemplado no teu track.

Track: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=lqtjerckysradcpg (não sei exatamente a que parte corresponderá)
 
Last edited:

Rui Marçal

New Member
Setugu,

Agora tocaste lá.

Esse track é das melhores coisas que já fiz até hoje...mas é bastante técnico e duro mesmo só com esses km. Mas é brutal mesmo.

Parabéns à malta que abriu todos os singles novos que agora estão aqui.

Para fazer este track é necessário um belo kit de unhas e já ter andado algumas vezes na pedra, senão, bem podem andar com ela às costas lol...
 

Nozes

Active Member
Boas malta,

Coragem para o camarada que vai de S.Vicente do Paúl a Porto de Mós e volta,vai ser sem dúvida uma boa tareia.

Como é óbvio,numa etapa longa como esta,os trilhos muito técnicos não podem ser muitos,senão um dia não chega.
Ainda assim,há trilho que "calham em caminho" e que dão para ficar com uma ideia das várias "caras" dos caminhos do PNSAC.

A rota geral parece-me bem pensada. Eu faria a ida pela Serra de Sto. António,Costa de Alvados,Fórnea,antigo DH do Serro Ventoso,e na vinda subiria também pela Ecovia,e já na zona de Alcanede desceria pelo trilho da Lusical até Mosteiros. Depois Abrã,Arneiro das Milhariças,Fonte da Pedra...e tal.

Para o conhecimento aprofundado dos trilhos mais técnicos é melhor ir conhecendo as diversas zonas do parque aos poucos,não se consegue minimamente conhecer tudo num só dia...nem 2 ou 3!

Boas pedaladas!
 
Top