Pneu UST salta da roda = sinistro

BigFoot

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Boas pessoal. Tenho umas mavic crossland UST e uns pneus maxxis larsen tt tambem UST. Ontem na minha volta aconteceu (mais uma vez) o pneu saltar da calha da roda. Explicando melhor, os pneus ao levarem um pouco de porrada, atenção que até não foi nada de mais.. deslocam se da calha da roda e perdem o ar, e depois provoca graves acidentes.. Ja antes me tinha acontecido com uns hutchinson Pyton, com estes foi a primeira vez, mas também foi com esta queda que fiquei pior. Eu não dou assim um uso muito agressivo, mas também não é por vezes muito de ser só rolar. No entanto eu gostaria de saber o que é que à a fazer.. ou se já aconteceu a mais alguém.. O tubless anda me a deixar ficar mal... :S

Nota: as pressoes que uso são preefitamente normais.

CUmps.

Bruno Atalaia
 

fire4me

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o que se estavam a referir é colocares a pressão maxima que o fabricante recomenda (podes verificar que esta escrita na lateral do pneu) :mrgreen:
vais ouvir uns estalos durante o processo mas isso é normal.

eu normalmente deixo o pneu durante 1 dia com a pressão maxima, mas não é obrigatorio.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:
pois é... se não der estes "estalos", é sinal que o bordo do pneu não encaixou correctamente no aro, logo irá saltar :roll:
a pressão máxima dos pneus recomendada pelos fabricantes normalmente é muito superior à que se deve andar... por isso não tenhas problemas de dar cabo do pneu :!:, e se não fizeres isso, é natural que eles descolem e saltem... independentemente da marca :shock:

só resta saber uma coisa... será que estás a seguir as indicações de montagem que estão no folheto que acompanha as rodas? deves colocar o pneu com a ajuda de detergente, colocado com os bordos no centro do aro e depois insuflar ar até ele dar uns "estalos"


UST TUBELESS rim and a sealed valve
1 Use a sponge to wet the surface of the rim with soapy water (ordinary water is better than nothing).

2 Follow the mounting procedure as laid out below.

3 Pump energetically at the beginning, especially if using a mini-pump.

4 The beads will lock into place behind the humps, a "popping" sound is sometimes heard which indicates this. Look carefully at the indicating line all around the tire which should be fully visible on both sides.
cd_tubeless.png

5 In order to be 100% sure that the beads are locked into place, deflate the tire and the beads should stay locked in place even with no air in the tire.

6 Then pump up to the required pressure (recommended pressure is between 2 to 4 bars or 30 to 60 psi).
montage_tubeless.gif


informações obtidas no site da mavic:
http://www.mavic.com/ewb_pages/t/techzone_fiche_456.php
 

air

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Não tenho tubless, mas já me aconteceu a camara do pneu da frente rebentar e quando dou por ela o pneu saiu fora da roda... Espetei-me contra as silvas e fiquei bem arranhado. Ia a descer a alguma velocidade, foram segundos de aflição por não conseguir parar e mal equilibrar a bike!
 

OBiklas

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faz exactamente como está no manual, e também aconselho-te a comprares Liquido Selante de pneus da marca TUFO, faz com que o pneu fique "colado" ao aro e não deixa escapar o ar e ajuda a encaixar o pneu. é mesmo muito bom. e já agora vai á tua loja e verifica se o Aro está direito!
 

BigFoot

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Obrigado pelas dicas pessoal. Mas todos os passos que referiram já os fiz antes desde que tenho as rodas, uso até uma pressao muito normal, gosto dos pneus rijos. Mas o que se sucedeu nas lojas ninguem consegue explicar. De vez enquando com as porradas mais laterais etc ele descola e perde o ar todo derepente.. :S
Quanto ao liquido selante, nunca exprementei mas é capaz de ajudar a resolver o problema. (depois em caso de querer desmontar o pneu no trilho por o furo não remendar e ter que por camera dar, como é?)

No meu caso não houve momento de aflição, eu ia a descer sai por cima do guiador sem saber porquê, e só depois de encontrar a bike numa estrada por debaixo do trilho e ter visto uma poça de luquido no meio do terreno é que precebi o que se passava. :S

A roda.. agora já esta desenpenada, como é logico ela não fikou muito direita depoisda queda.

Obrigado pelas vossas dicas malta

ah já agora. Um mecanico/dono de uma loja disse me que era por ser as crossland, porque o sistema UST era diferente e que isto numas crossmax já não acontecia.. (eu fiquei com a leve grande sensação que ele me estava a impigir umas crossmax...)

Cumps.

Bruno Atalaia
 

Navid Imani

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A função dos liquidos auto vedantes como o MagikSeal, Slime, Specialized, Tufo,
Stans no Tube, etc., não são propriamente a de colar o pneu ao aro UST de tal forma que nunca
venha a saltar como tens indicado ... se utilizassem colas tão fortes a reacção
química com o pneu e o próprio aro seria brutal (as marcas que utilizam Latex em vez de Propileno
Glicol ou Etilenoglicol são de facto uma forma de cola em vez de simplesmente
entupir, e podem ter alguma reacção química, mas mesmo esses não foram criados
para impedir o que anda a acontecer com a tua roda).

Vê bem se não tens o aro empenado, porque é de facto muito estranho. Cuidado
com a utilização de desmontas ao colocar um pneu UST visto que podes estar
a danificar o proprio pneu.

Abraços,
Navid "Fura-KungFu"
 

rotwildfun

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Oi, isso não tem nada a ver com as rodas serem esse modelo ou as CrossMax, ainda a 4 semanas saiu um pneu nas minhas CrossMAx, e estava bem montado etc, etc.
Porquê não sei, o pneu tinha um rasgo na lateral será que foi disso? não faço ideia.
Vitor
 

Navid Imani

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Grande Vitor ! :)

É quase certa que primeiro rasgaste de lado o que levou
o pneu a sair ;-)

Abraço e agora não fiques cheio de medo de voltar utilizar
Tubeless ;-) heheheheh
Se tivesses estoirado uma câmara de ar a frente a queda
não teria sido diferente :)

As melhoras,

Navid "Fura-KungFu"
 

BigFoot

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Pois é pessoalm não passou muito tempo para que a brincadeira se repetise, hoje la ia eu, para que conhece o final do singletrack das antenas de palmela, na ultima descida que é tipo "parede", saltou me o pneu novamente, tive sorte de não me magoar e de não estragar nada, apenas uns risquitos no dual control. Amanha lá vou eu fazer uma vesita a uma loja de bikes para engordar a carteira do dono para uns pneus mais adequados para descer e é claro, sem serem UST. :S

Fico com estes para as maratonas e os outros mais para a brincadeira puxar um pouco mais pela bike.

Cumps.

Bruno Atalaia
 

air

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Outra vez? Acho muito estranho.. Porque não fazer queixa dos pneus? Podem ter defeito.. Isso não é nada normal! Se for do pneu a compra de um novo resolve, senão vais ter de novo o mesmo problema...
 

BigFoot

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Ja me queixei na loja, e disseram que é porque aqueles larsen são para rolar e não para descer, como tal são mais leves, e um dos sitios onde popam peso é nas paredes latereais do pneu. O que e certo é que com os python tambem ja tinha acontecido. Eu até nem tenho uma condução muito agressiva, por vezes puxo um pouco mais por eles mas nada de especial.
Vou por outros pneus mais para descer e andar no dia a dia e guardar estes para as maratonas. E assim espero resoler o problema, até para não gastar tanto dinheiro vou por uns sem serem UST.

Cumps.

Bruno Atalaia

Se isto já aconteceu a mais alguem, já agora partilhem a experiencia.. (sei que não e bom recordar, momentos que vamos com a cara ao chão.)
 

snowbike

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BigFoot said:
Pois é pessoalm não passou muito tempo para que a brincadeira se repetise, hoje la ia eu, para que conhece o final do singletrack das antenas de palmela, na ultima descida que é tipo "parede", saltou me o pneu novamente, tive sorte de não me magoar e de não estragar nada, apenas uns risquitos no dual control. Amanha lá vou eu fazer uma vesita a uma loja de bikes para engordar a carteira do dono para uns pneus mais adequados para descer e é claro, sem serem UST. :S

Fico com estes para as maratonas e os outros mais para a brincadeira puxar um pouco mais pela bike.

Cumps.

Bruno Atalaia

Que sitio para isso acontecer :shock:

Aquilo até com os pneus no sitio mete respeito (pelo menos a mim) quanto mais com eles fora do sitio. Ainda bem que as consequências da queda não foram graves.

Espero que resolvas esse problema, a mim dava cabo da confiança a descer (e a subir, e a direito, ...) só de pensar que a qualquer momento o pneu podia sair da roda :s
 

BigFoot

New Member
Lol em 6 vezes que desci aquilo por aquele rego que la está 4 correram bem, uma a meio decidi correr a frente da bicicleta e esta fui de cabeça.. portanto está positivo.. (um segredo.. enquanto me lembrar disto não volto la a por os pedais! :p) Eu já por mim não sou grande artista a descer.. então com a fiabilidade que este pneu anda a ter.. só ajuda.. vou comprar uns high roller.. a carteira é que não anda rechiada..mas tem que ser..

Cumps.

Bruno Atalaia
 

OBiklas

New Member
BigFoot said:
Ja me queixei na loja, e disseram que é porque aqueles larsen são para rolar e não para descer, como tal são mais leves, e um dos sitios onde popam peso é nas paredes latereais do pneu. O que e certo é que com os python tambem ja tinha acontecido. Eu até nem tenho uma condução muito agressiva, por vezes puxo um pouco mais por eles mas nada de especial.
Vou por outros pneus mais para descer e andar no dia a dia e guardar estes para as maratonas. E assim espero resoler o problema, até para não gastar tanto dinheiro vou por uns sem serem UST.

Cumps.

Bruno Atalaia

Se isto já aconteceu a mais alguem, já agora partilhem a experiencia.. (sei que não e bom recordar, momentos que vamos com a cara ao chão.)

Engraçado já tive uns Python montados numas Mavic Crossmax Enduro e nunca tive problemas e agora tenho na mesma uns Python montados numas Mavic Crossmax SL e também nunca tive problemas. agora essa da loja gostei!!! as paredes laterais dos pneus onde eles encaixam no Aro são quase sempre as mesmas, variando apenas um pequeno reforço (dentro da própria marca). se isso te acontece com um maxxis então não penses que os outros te vão resolver o problema. Ao passares para cámara o problema pode continuar, se o Pneu se desencaixar pode trilhar a cámara (penso eu :roll:) e vai te acontecer o mesmo. mas pensando melhor talvez seja uma boa ideia, assim ao menos ficas a saber se o defeito é das rodas!

Boas pedaladas
 

BigFoot

New Member
Com camera de ar penso que não deve de acontecer.. porque o problema é o pneu por iinstantes descolar do ar (fracção de segundo) e perder por completo a pressão, como é logico na fracção aseguir vais de cabeça ao chão porque a bike prende a frente por completo.

Cumps.

Bruno Atalaia
 
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