Plano Nacional de Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves

Jazz

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Essa é uma boa ideia, ajuda a mentalizar as pessoas que a bicicleta é um transporte urbano em crescimento. Isto tem de ser aos poucos, o português é casmurro e preconceituoso, o carro ainda é um sinal de status em Portugal. Em países como a Holanda, Bélgica, Alemanha (tirando Munique), etc., o parque automóvel é muito inferior (em termos de valor dos carros) ao nosso e o nível de vida, como todos sabem, é muito superior.

"Facto" continua-se a escrever "facto". Só as palavras em que as consoantes são mudas é que já não as têm. E o "c" de "facto" não é mudo.
 

jopedru

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Eu acredito que poderá não ser assim tão demorado e é mais simples do que parece.

O problema é que, situações como as que deram origem a este tópico, não passarão disso mesmo, estudos! O governo faz dezenas de estudos, coisas que saem carissimas e o fruto dos mesmos é igual a nada. Ainda por cima em momentos como os que estamos a atravessar. Esta dita crise não nos conduzirá novamente a vacas gordas de há 5/10 anos atrás. A sociedade está receptiva a mudanças até porque precisa delas. São precisos novos valores, novos conceitos, novos movimentos. E não podemos ficar sentados á espera que o governo dite a solução. Qualquer projecto que o governo queira iniciar, envolve sempre milhoes. E são esses milhoes que estão a faltar neste momento, logo não há novos projectos por mais convincentes que podessem ser os estudos.
Mas e se um projecto de base não necessitasse de milhoes e pudesse ser iniciado com pouco e sem recorrer a fundos do governo!? Aliciante não!?

Qualquer que seja a acção deve partir das bases, ou seja nós comuns mortais não politicos.
 
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Arpeggio

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Como todos sabemos, a maior parte das pessoas funciona através da imagem. Não interessa se está certo ou errado, o importante é a imagem que passa. É isso que acontece na generalidade. Se formos perguntar a pessoas escolhidas ao acaso, quais as primeiras coisas que surgem na mente quando se fala em bicicleta como meio de transporte, tenho a certeza que é cansaço, subidas, suor e mau aspecto. É sobre o que me questionam dia sim dia sim. "Não te cansas nas subidas? Deves chegar todo suado! Andas de bicicleta? Isso não dá com nada! Pareces um sem abrigo, meu."

Gostaria de vos perguntar se acham que se as lojas de bicicletas pusessem em exposição bicicletas citadinas, equipadas com guarda-lamas, guarda-corrente e luzes, algo que passasse uma imagem de limpeza, conforto e segurança, as pessoas iriam começar a aderir a este meio de transporte. É que só se vê bicicletas de estrada e de montanha à venda...
 

jopedru

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Arpeggio, é o que vende. Acredita que o pessoal das lojas apostar em stocks para depois ficar com eles é complicado.

Há que primeiro criar condições a que leve a essa procura. E não começa logo pela pura citadina, primeiro ainda veremos as "adaptadas" ( bicicletas d montanha, ou de ciclismo com guarda lamas) que poderemos considerar as hibridas até haver uma real procura pelas "puras" citadinas.
 

jopedru

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Enviei um e-mail para o IMTT (o promotor do estudo que originou este tópico), a minha intenção era saber em que pé estão as coisas, conclusões, acções, ou outras derivadas de conclusões ( uma vez que isto já data de "Diário da República, 2.ª série — N.º 130 — 7 de Julho de 2010"), eis a resposta (que surpreendentemente foi muito rápida):

"Exmo. Senhor



Acusamos a recepção do seu e-mail e agradecemos o seu interesse pelo Plano Nacional de Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves.

Informamos que o Plano está a ser desenvolvido pelo Grupo de Trabalho constituído para o efeito, existindo neste momento uma primeira versão que ainda será trabalhada e discutida.

Encontra-se em desenvolvimento uma página de internet para divulgação do Plano. Oportunamente daremos notícia da sua entrada online.

Com os melhores cumprimentos





Gabinete de Planeamento, Inovação e Avaliação - GPIA"

Um dos problemas conhecidos é este. Tudo que mete o Estado, demoraaaaaaaa a concluir seja o que for. Porquê? Creio que uma grande falta de interesse, motivação, sei lá. No fundo, encontrem-me lá no meio do grupo de trabalho um verdadeiro interessado na questão. Tenho as minhas duvidas. Conclusão: há vontade, mas uma má vontade.
 

oliana

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Se nesta altura eles descobrirem alguma coisa nos utilizadores de bicicleta, que dê para cobrar imposto, não devem demorar muito a fazê-lo.
No resto já estou curado e para mim é tempo perdido.
Não temos proteção suficiente para utilizar a bike no dia a dia.
Não temos uma rede de ciclovias que sejam uteis para a deslocação de pessoas nas zonas industriais. Uma ciclovia para ir á praia é do tipo para inglês ver! Isso não falta por aí.
Temos impostos na compra de uma bicicleta iguais á compra de um carro de luxo.
Por isso eu sou apenas um praticante de btt e eventualmente desloco-me de bike para o trabalho. Não o faço mais vezes porque nem sequer a empresa onde trabalho tem condições para deixar a bicicleta em segurança. Parece mentira mas é verdade.
Por tudo isto que vejo, eu acabo a rir quando vejo aqueles passeios de bike tour que incentivam a utilização da bicicleta. É apenas mais uma forma de fazer publicidade a mais qualquer coisa. Tangas
Demoram mais tempo a fazer uma ciclovia que uma autoestrada. As coisas têm de ir aos poucos, dizem alguns!
Pois!!! É muito difícil fazer alguma coisa sem entrar dinheiro em caixa. Mudar as mentaliodades das pessoas? Comecem a mudar nos governantes nacionais e regionais!
Isto é um desabafo meu e como podem comprovar nada do que eu disse é verdade e vivemos num país em que se está a fazer alguma coisa
para incentivar a utilização da bicicleta. Eu amanhã acordo e vejo que estava errado.
Baaaaaaaa!
 
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jopedru

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Oliana, não poderia concordar mais com todas as "queixas" que apresentas. Mas desculpa discordar com a atitude. Não nos podemos em momento algum dar ao luxo de esperar que as coisas nos caiam do ceu, se queremos a iniciativa deve partir de nós. Alguma vez abordaste alguém responsavel na empresa para falar da situação da segurança das bicicletas?? Infelismente a maioria dos reivindicadores limitam-se a mandar uns "bitaites" para o ar.
Ninguém pode mostrar-se indiferente a uma intervenção direta, quanto mais não seja, fica "registada" a falha e quando as intervenções até ao ponto de não ser possivel ignora-las.

Somos um povo que deixa tudo para "outros", achamos que tudo deve partir do estado. E a quantidadade de condutores com porta bicicletas nos tejadilhos a apitar a ciclistas??? Porquê? Porque a mentalidade ainda dita que a bicicleta é um brinquedo e não um veiculo para o dia a dia?

Vamos a mudar mentalidades.
 

oliana

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A resposta é afirmativa. Ainda há poucos dias numa reunião entre os responsáveis e o grupo de trabalhadores que tratam dessas questões foi falado esse problema a meu pedido. Tal como foi falado durante a construção da fábrica ao responsável da minha secção. Não deixo de utilizar a bike por isso quando posso. As mentalidades neste caso acho tem a ver com a boa vontade de quem manda não tanto de quem utiliza.
A minha mentalidade não será necessário mudar.
Quanto ao resto, é o que se vê! Continuam-se a construir parques comerciais/ centros e nada para que se possa utilizar a bike como transporte em segurança. E não vejo aqui em Setubal, rigorasamente nada que mostre mudanças no futuro. A zona industrial da Mitrena é a mostra do que eu digo.
Boas pedaladas.
Boas pedaladas.
 
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