Pastilhas de travão

Boas

Recentemente adquiri os travões m445 da shimano, fui andar no fim de semana e tava a chover foi uma volta principalmente de estrada sem lama. No fim da volta fui lavar a bicicleta estava tudo ok tudo a travar bem. Na semana seguinte vou usar a bicicleta vejo que não tenho quase travão de trás nenhum e aquilo fazia uma barulheira infernal(parece que os discos estão molhados). Fui à loja e disseram me que era as pastilhas organicas não serviam para inverno e que possivelmente estavam contaminadas, mesmo assim o mecanico tirou as pastilhas lixou as, limpou-as e lixou o disco. sai da loja e por 50 metros nao fazia barulho a travar mas depois voltou. O mecanico disse me para ter cuidado ao meter oleo na corrente porque pode cair para o disco (não tinha posto oleo desde que tinha os travões novos e o oleo que uso não é de spray e de bisnaga).

Se meter agua nas pastilhas eles andam o resto da manha sem a barulheira infernal e a travar bem

Acham mesmo que pode ser as pastilhas contaminadas???

Estou mesmo chateado porque passei de travoes mecanicos para hidraulicos a pensar que ia ficar bem servido e não estou :C

Ajudem me por favor

CUMPS
 

tinric

Super Moderador
Boas

Já recebi uns travões novos (DEORE) em que o da frente vinha com esse sintoma... fui a ver, tinha uma ligeira fuga de óleo pelo piston do bombito... pelo que quando se travava com mais força, mandava um bocadinho de óleo directo para a zona das pastilhas e disco.

Mas isso fácil e rápidamente irias notar pois a manete ao fim de umas travagens iria bater no punho.

Os discos também foram novos ou eram os que tinhas nos travões mecânicos?
 

kuhn

New Member
provavelmente salpicaste o disco quando puseste óleo na corrente...é preciso ter cuidado quando estas a fazer a manutenção.

No fim de cada manutenção cria o abito de limpar os discos com álcool caso uses óleo de corrente.

As pastilhas de resina dão perfeitamente para o inverno e não fazem barulho... provavelmente foi o que o teu mecanico disse...salpicaste óleo para o disco e para isso acontecer basta uma gota...


Edit:
Abito= Hábito.
 
Last edited by a moderator:

SeteGu

Active Member
Se as pastilhas são fraquinhas (não sei) quando se gastarem (ou se chatearem muito até antes) compras umas melhores e experimentas (a perder não ficas).
 

pauloreis

New Member
Boas..se as pastilhas foram lixadas e os discos limpos com alcool..por norma a mistura de pó com lama e umas valentes travagens resolvem a situação..
 
as pastilhas depois de lichadas precizam de voltar a acamar dai esse barulho
eu peso 115 kg e ele de barulho nada o disco que tenho custou 9 € e as pastilhas 12 € por isso podes ver
 
Top