Boa noite.
Acabei de adquirir uma orbea oiz m50 com algumas alterações de raiz. A minha questão é, estando eu habituado a usar rígidas ( Cannondale flash 29), que me dizem da orbea a subir?
Obrigado
Partindo da base que troquei uma 27,5 rígida de 9 kg por uma Oiz M30 (FS) de perto de 11 kg (10,7)......em termos gerias estou a gostar, mas claro que sempre a acabo por comparar à 27,5 que tinha. A 27,5 era muito ágil, e rápida nas mudanças de ritmo (acelerações) e de direcção.
Não sei se é a tua primeira FS ou não, mas no meu caso é.....e a grande diferença é nas descidas e em plano com terreno irregular. Nas descidas com a 27,5 rígida tinha que escolher muito bem a trajectória a cada momento, com a Oiz pode-se ir mais "a bruta" ou melhor dito, permite cometer erros nas escolhas das trajectórias que ela consegue "absorver" tudo
Em plano em terreno irregular, antes tinha que ir de pé (e mais ainda com o selim em carbono que tinha), agora posso ir sentado (com o mesmo selim em carbono) que me parece que vá num sofá.
Ao subir, sim, tenho notado diferenças, mas acho que no meu caso é por ter passado de 27,5 32T 9-44 a um 29 com 32T 9-46, ainda estou em processo de habituar as perninhas!!.
Nas subidas por terreno roto, parece-me que a roda traseira consegue ir sempre colada ao chão, e antes na rígida ia aos saltos. Mesmo com os modos "open" das suspa e amortecedor não noto que contamine nada a pedalada.
Noto sim, que custa-me mais que antes (com a 27,5) fazer mudanças rápidas de ritmo (acelerações). No início custou-me descer por sítios mais técnicos, dava-me a sensação que tinha "desaprendido" tudo o (pouco) que sabia!! Mas já estou apanhar o jeito