Canuco
"O velocipede, como todos os outros veiculos, têm a obrigação de facultar a manobra de ultrapassagem encostando o máximo possivel á direita, se não o fizer incorre numa contra-ordenação grave.
Agora alguém que prove que fui eu que acertei no velocipede e não foi o velocipede que não me facultou a manobra de ultrapassagem provocando um acidente...."
Canuco para que um ciclista respeite essa regra tinha que saber que estava a ser ultrapassado e não tem espelhos nem é obrigado a ter, dai outra regra que tens de abrandar antes de utrapassar.
É obrigação de quem ultrapassa fazer saber que o vai fazer atravês de sinalização, e como disse o ciclista não tem olhos no cu pra saber que o vão ultrapassar, e a regra que existia de ter de ir o mais á direita possivel já não existe. Parece-me assim muito dificil que proves que o ciclista sabia que tinhas intenção de ultrapassar.
Mas por muito que me encoste como ciclista, tens de guardar 1.5m na ultrapassagem. Tens de abrandar. Como deves calcular não circulas sozinho, um peão, um automobilista atrás de ti ou que venha em sentido contrário, outros ciclistas que venham com esse ciclista,... podem servir de testemunhas e depois nestes casos existem maneiras de determinar a que velocidade o ciclista foi abalroado como se faz com os peões que são passados a ferro nas passdeiras. Podes também ter uma travagem instintiva quando bates no ciclista e ficar marcas na estrada. Tudo isto é pericia a que vais estar sujeito.
Muito dificilmente quem acertar num ciclista numa ultrapassagem se safa a não ser que ninguem o identifique, caso contrário vai lamentar por muito tempo a decisão.