Novo Código da Estrada - Balanço - Melhorias ou não?

Jocas22

Active Member
eu acho é que se devia fazer algo. Quem fez a legislacao percebeu que existia um problema, quem tem de controlar o cumprimento da legislacao achou que a lei nao era pra levar a sério. Assim nao vamos a lado nenhum.

Por muito que se reclame a verdade é que já se começa a andar mais devagar de carro por causa do policia atras da moita com o radar. Acho que se começassem a multar quem nao cumpre o metro e meio as coisas iriam mudar tambem, passava-se a palavra, criava-se o medo ainda pra mais agora com a carta por pontos.
E nem sou um "nazi" do metro e meio, se abrandarem e passarem devagar nao me chateia, agora aqueles que nem abrandam e é como senao existissemos e segue em frente a 80, 90 ou mais as vezes com a outra faixa vazia mas nem querem saber, nem um toque no volante dao, é um perigo pra quem pedala.

É a minha luta :(

Mas prontos o tipo que fazia um cavalinho é que levou a multa. Isto tem de haver um minimo de moral nas multas. E repito acho bem a multa como achava do pessoal que passa os vermelhos. Mas depois...
 

Baba

Member
Por acaso da manobra do cavalinho não tenho grande pena, apenas porque realmente considero uma manobra perigosa, no sentido em que indo de carro, e mesmo mantendo a distancia de segurança numa ultrapassagem, se há um descuido ou uma queda de quem vai a fazer o cavalinho, pode levar a um acidente perigoso, eventualmente fatal para quem vai na bicicleta, porque dificilmente o condutor do carro vai conseguir evitar a colisão. Agora não tenho nada contra cavalinhos.... mas na via pública, além de ser proibido, não concordo.
 

Jocas22

Active Member
o que esta em causa nao é a multa do cavalinho. É a dualidade de critérios. Se o cavalinho pode por alguem em perigo o que dizer de carros a ultrapassar ciclistas com razias. quase todas as semanas ha acidentes em que obviamente se guardassem o metro e meio nao aconteciam, ainda este fim de semana foi um grupo em inteiro ceifado em palmela. Pra umas coisas tolerancia zero pra outras nem uma multa em mais de 2 anos. Custa perceber isto.
 

Baba

Member
Mas isso passa por um problema grave que existe nas estradas portuguesas, e que já vem de há muito tempo, chamado falta de civismo.... E da mesma forma que um policia, digamos por exemplo na marginal, que é a zona que conheço melhor, enchia um livro de multas sem se chatear nem sequer sair do mesmo sitio só com o não cumprimento da distância de segurança, por outro lado esse mesmo policia no paredão de Carcavelos, também enchia o livro com infrações de ciclistas... ou seja. o mal é geral, e a meu ver é mesmo falta de civismo.
 

Jocas22

Active Member
resta saber a gravidade de umas e outras. E sendo certo que idiotas continuam a passar sinais vermelhos em cruzamentos no meio de cidades (nao falo daqueles de velocidade ou na santa terrinha) que acidentes têm causado os ciclistas e com que consequencias?, e que acidentes têm causado a falta de cumprimento do metro e meio? O mal é geral, ate peoes a passar fora da passadeira ou gajos das motas que têm um problema de visao pra com traços continuos. O contexto é que é diferente, e as consequencias. E obviamente resta saber onde interessa mais actuar, impedir a enormidade de acidentes causados por carros contra ciclistas ou ver se o ciclista faz cavalinhos ou anda no passeio.
Tambem nao serve de nada a nos como ciclistas andar sempre que acontecem acidentes a desculpar as coisas com os gajos que passam o vermelho. Existe um problema digo eu e cada vez mais grave, sao acidentes com carros e bicicletas uns atras dos outros.
 

demorider

Active Member
Mas esses acidentes nem sempre são culpa dos carros que não deram o metro e meio, ainda ontem assisti a duas situações por parte dos santos ciclistas no mínimo estúpidas.. Um ia muito descancadinho quando de repente se lembra que queria ir ao café que estava na outra mão e sem sinalizar a manobra ou simplesmente olhar para trás atravessa para a outra faixa de rodagem, não levou com o meu carro em cima por um milagre e por acaso eu ia com pisca ligado e já ia a entrar na outra facha de rodagem para o ultrapassar comprindo o metro e meio sem pisar nenhuma linha contínua..

Mais a frente uns quilómetros apanho um pelotão (no mínimo uns 30) ciclistas das fininhas numa estada em que é proibido ultrapassar durante uns bons 7 ou 8km todos ao molho (4 e 5 a par, que segundo a lei só é permitido 2) à ocupar a faixa de rodagem toda, uma fila enorme atrás deles e de cada vez que alguem bozinava ainda levavam com um valente manguito ou com um sinal do tipo "passa por cima"..

Bestas e bestiais há dos dois lados por isso não defendo cegamente nem uns nem outros, mas se a polícia começar a levar as leis mesmo a sério o que não vai faltar são virgens ofendidas por esses fóruns fora..
 

Baba

Member
Quanto à gravidade de uns e outros, no geral dou razão em que os acidentes provocados por carros são são graves que os provocados por bicicletas, no entanto dou-te a seguinte situação. Tenho um miúdo com 4 anos, costumo ir com ele para o passeio marítimo. existe a possibilidade de ele ser abalroado por alguém que vem na sua bicicleta distraido ... mais depressa do que deve ir.... onde não é suposto andar.... isto para mim é muito grave. Eventualmente mais grave que o tipo que anda na estrada, que vamos assumir que é maior de idade, que tem consciência que está no meio do transito e que tem de manter uma postura defensiva, e que tem o azar de levar uma panada. Mas este sabia onde andava, enquanto que um miúdo no passeio marítimo é exatamente isso, uma criança. E se eu disser as razias que as bicicletas fazem ainda dizem aqui que eu sou mentiroso...
 

Jocas22

Active Member
longe de mim dizer que nao ha ciclistas burros ou distraidos. Mas por exemplo no 2º caso que falas, é mau irem os 5 "a par", mas imagino que nunca apanhavam as duas faixas certo? ora apesar da transgressao deles isso é irrelevante pra quem ia atras, tendo de guardar 1,5 metros tinhas sempre de ir pra outra faixa pelo que na pratica é irrelevante irem 2 a par ou 5 lado a lado ;) E nao sei onde era, mas muitos sitios simplesmente nao se pode buzinar ;)

Ainda ha pouco discutia isso noutro lado, muitas vezes andam assim por defesa. Vais na berma e levas com as bestas que seguem como senao fosse la ninguem na via, a fazer razias a 90kms/h e mais, pra te defenderes ocupas a via pra terem de abrandar e ultrapassar. È preciso ter andado "nos sapatos" de quem pedala na estrada pra perceber as coisas. Mas uma coisa é certa, nada justifica por em risco a vida de ninguem ao nao cumprir o metro e meio e nao cumprir a lei, mesmo que alguem nao cumpre com a regra dos dois a par, é uma questao de um ir dentro de um carro de 1 ou 2 toneladas e o outro ir a dar o corpo ás balas.

@baba entao mas viste-me aqui a defender quem anda no passeio? so nao percebi o que tem uma coisa a ver com a outra. Falamos dos carros que nao vao a inspeccao, dos peoes que nao passam na passadeira? ou milhares de outros assuntos? E tambem nao vejo como se possa comparar um ciclista atropelar alguem mesmo uma crianca a um carro acertar num ciclista, tinha de ser mesmo uma besta a bater koms no passeio. Quantas criancas os ciclistas atropelam no passeio e ciclistas sao atropelados na estrada? estas a ver que é mesmo comparar alhos com planetas
 
Last edited:

demorider

Active Member
É verdade que bozinar só é permitido em caso de emergência (ou algo assim), pelo menos quando tirei a carta era assim mas ir à 20kh numa estrada com limite de 90kh é de dar cabo dos nervos à qualquer um.. Mas a atitude de gozo deles é como deitar gasolina numa fogueira.. Quem quer ser respeitado deve respeitar os outros, com atitudes dessas só provoca mal estar entre os dois lados e depois paga o justo pelo pecador.. Independentemente de se poder ou não ultrapassar iam à infringir a lei, lei que lhes deu direitos mas também lhes deu deveres, pena em que só se veja os direitos mas neste caso refiro-me a tudo quer sejam ciclistas, automobilistas, peões, etc..

Mas agora aproveito e faço uma pergunta.. se fossem na mesma todos ao molho numa zona em que a ultrapassagem fosse permitida? Como é que eu lhes dava o metro e meio? uma faixa de rodagem só tem 2,5m e qualquer carro tem pelo menos 1,5m.. É que mal apareceu o sinal de fim de proibição de ultrapassar eles mantiveram-se na mesma a ocupar a faixa toda.. Provavelmente estão algures a destilar veneno contra os automobilistas porque dada a fila que vinha atrás deles levaram com uma valente carrada de ultrapassagens sem a distância que está imposta na lei..
 

fabio viana

Well-Known Member
Segundo o que aprendi a semana passada numa aula de código é que quem quer ultrapassar os ciclistas tem de passar obrigatoriamente para a via oposta, como se fosse a ultrapassar um carro... por isso tanto faz se vai ou não a par..

E mais parece que durante um exame de condução se o aluno não der 1.5m ao ciclista é automaticamente reprovado..

Vais na berma e levas com as bestas que seguem como senao fosse la ninguem na via, a fazer razias a 90kms/h e mais, pra te defenderes ocupas a via pra terem de abrandar e ultrapassar.


isso é bem verdade Jocas22.. pelo menos aqui na minha terra se eu for encostado a berma, o pessoal parece que não me vê :/

O único pessoal que dá 1.5m ou 1m é quase sempre um automobilista que tem alguém na familia que é ciclista ou muito provavelmente o condutor também é ciclista, porque senão levo cada razia que nem é bom :(
 

demorider

Active Member
Segundo o que aprendi a semana passada numa aula de código é que quem quer ultrapassar os ciclistas tem de passar obrigatoriamente para a via oposta, como se fosse a ultrapassar um carro... por isso tanto faz se vai ou não a par..[/QUOTE]

Não é bem assim "tanto faz" a lei diz que podem andar 2 a par, logo 3 ou mais a par já dá multinha da boa.. Mas volto a fazer a mesma pergunta.. se forem a ocupar toda a faixa de rodagem como é que posso respeitar o metro e meio? só se encolher o carro mas o meu carro ainda é dos antigos e não tem essa função
 

fabio viana

Well-Known Member
Sim é claro que os ciclistas estavam a circular a mais do que "a par" iam levar alguma multa :)

Ao que me parece o 1.5m é mais para obrigar o condutor a ter de ultrapassar como se fosse a passar um carro.. ou seja, ir a outra via.
 

demorider

Active Member
mas nesse caso a lei do metro e meio é uma "banhada de água fria" porque suponha-mos que ia um ciclista próximo da linha separadora de faixa e eu ia a outra faixa para o ultrapassar mas mantenho-me junto a linha separadora.. Ia passar na mesma uma razia.. Aliás numa situação destas era impossível um carro respeitar o metro e meio..

Não estou a defender nem a "condenar" ninguém, apenas acho que isto tudo é um pau de dois bicos e se a polícia for a caça a multa vai sobrar para os dois lados.. Com certeza que haveria mais automobilistas multados do que ciclistas mas isso não quer dizer que fossem eles os mais infractores, é apenas porque por cada 10 bicicletas na estrada há milhares de carros logo há mais probabilidade de haver mais infractores dos carros..
 

fabio viana

Well-Known Member
Pois nunca tinha visto dessa maneira :confused:

Sim se a policia andar a "caça" isto vai dar barulho :/

Para mim desde que nunca me toquem, não importo que passem a menos de 1.5m.. porque pelo menos eu não gosto de estar a "estorvar" o transito naquelas estradas em que não é possivel dar 1.5m.. e nesses casos até facilito as ultrapassagens :)
 

M.Bike

New Member
Há muito que a ultrapassagem, desde que me lembro, deve ser feita pelo lado esquerda via (salvo raras excepções) destinado a transito que circula em sentido contrário. No caso de existirem duas ou mais vias no mesmo sentido, a ultrapassagem deve ser feita na via à esquerda do veículo a ultrapassar. De facto, o CE da estrada refere na alínea e) do número 2 do art. 38, que se deve deixar a distancia lateral mínima de 1,5 m relativamente ao velocípedes, mas é mais uma medida adicional, por forma que a manobra se torne mais segura para ambos. Apesar dos velocípedes já não serem obrigados a circular o mais à direita possível, não me parece de bom senso que, circulando sozinho vá no meio da via. Se circularem a par, usando a totalidade da via da direita, a ultrapassagem é feita exatamente da mesma maneira, pelo lado esquerdo da faixa de rodagem destinado ao trânsito em sentido contrário. Daí que a medida, ainda que bem, do tal 1,5 seja precisamente para reforçar a ideia ao condutores, que a ultrapassagem a um velocípede (e outro veículos de duas rodas) deve obedecer a critérios especiais, até tendo em conta a fragilidade deste mesmo tipos de veículos. Embora perceba tua pergunta @demorider, creio que não ha dúvidas quanto à forma com a ultrapassagem deve ser efectuada. Se a faixa de rodagem não tiver largura suficiente para deixar esse metro e meio, mesmo que nesse local seja permitido ultrapassar, pelo que entendi, não me parece que a ultrapassagem aos velocípedes seja proibida.

Edit: ou dê origem a multas para os condutores
 

fabio viana

Well-Known Member
@M.Bike, mas muito pessoal mais "velho" pelo menos na minha zona, ainda pensa que os ciclistas NÃO PODEM circular a par e podem fazer "razias" a passar por nós :(

Isto de actualizarem o código da estrada e "falarem na televisão" é complicado porque muitas vezes não chega a toda a gente e depois essas mesmas pessoas continuam a fazer merd* a torto e a direito.

Mas quem fala nos condutores fala também nos ciclistas que muitas vezes nem se importam se estão a fazer uma fila de 1 ou 2km, e nem sequer dão um "jeito" para o "pessoal dos carros" passar..
 

M.Bike

New Member
@fabio viana, tens toda a razão no que dizes, dai eu ter sempre defendido, por muito "chato" que isso se torna-se, que os condutores deviam ser obrigados de x em x tempo (anos entenda-se) a fazer um reciclagem sobre código da estrada. Pelo menos desculpas sobre o desconhecimento das novas regras que vão sendo introduzidas, não serviria mais de argumento.
 

demorider

Active Member
@M.bike concordo com o que disses-te, o problema é que há uma fixação com o metro e meio é ai de quem não der essa distância.. A minha intervenção foi mais no sentido de mostrar que por vezes a culpa é dos ciclistas e que por vezes por muita boa vontade que haja é impossível respeitar o tal metro e meio..
 
Last edited:

M.Bike

New Member
Sim @demorider, tens razão. Eu neste momento não estou a morar em Portugal, por isso não sei como é que as coisas estão a acontecer por aí. Mas creio que a falta de civismo por parte daqueles que andam na estrada, dos ciclistas aos automobilistas, deve continuar a ser uma verdade. Por isso...
 
Top