Nova Cannondale Jekyll Hi-Mod

RuiPedaleiras

New Member
Boas a todos


Como prometi a alguns membros do fórum aqui estou a partilhar convosco a análise á minha nova máquina.
Adquida recentemente, pois não é o forte da Cannondale as entregas de encomendas muito cedo, (chegou dia 24 Março mas apenas a fui buscar dia 15 de Abril pois estive a aguardar alguns componentes) venho então apresentar as minhas sensações nas 3 primeiras saídas com esta bicicleta que anunciou a entrada num novo conceito: - o OverMountain. :confused:


Deixando o fabrico de ser realizado nos EUA e passando para a China ("Made in China" é o que diz por baixo da caixa do eixo pedaleiro) vejo que não perdeu a sua grandeza em termos de acabamentos e de pintura. Os mesmos são bons e incluem os cabos de mudanças pelo interior do quadro sem falhas de tinta e contornos bem desenhados. Segundo a marca, e como todos já devem ter lido por aí, todo o quadro é realizado em carbono Ballis Tec (carbono balístico de fabrico Japonês) com inserções de aluminio nas zonas do pedaleiro, caixa de direcção, apoio do basculante e pivôs. Possui eixo passante de 12mm na traseira e o basculante também é atravessado por eixos de 15mm garantindo uma rigidez elevada do triângulo traseiro. A caixa de direcção é a tipica 1,5 polgadas ao qual adquiri umas pernas novas com tubo de direcção cónico e tratamento Kashima para a suspensão Fox, tendo de levar um adaptador na parte superior para reduzir a 1"1/8.

O curso em ambas as rodas é de 150mm o que garante o faz quase tudo. Ajudada pelo amortecedor especifico Fox Dyad RT2 e pela suspensão Fox 32 Tallas consegue-se uma posição de subida realmente boa com uma tracção excelente e muito pouca perda de eficácia devido ao reduzido ou quase nulo bombeio. O manipulo do guiador permite reduzir o curso para 90mm sendo possível ajustar o retorno tanto no modo Elevate (90mm) e Flow (150mm). Eu próprio fiquei surpreendido com a sua capacidade de trepar e mesmo no modo Flow consegue-se subir muito bem pois o bombeio não é demasiado elevado. O ajuste do amortecedor é fácil sendo apenas necessário seguir as pressões inseridas numa tabela que está colada no próprio quadro e utilizando a bomba fornecida para o efeito. Não é possivel ajustar o Sag que pretendemos, como se realiza com amortecedores normais, apenas podemos seguir a tabela subindo um valor ou descendo conforme a utilização pretendida. Pode-se atribuir um ponto negativo a este senão mas eu considero-o irrelevante uma vez que é só nos guiar-mos pela tabela. Para a mesma a marca indica um Sag entre os 33 e os 40% das pressões apresentadas sabendo que o curso do amortecedor é de 50mm. Pode-se no entanto experimentar outras pressões e jogar com as mesmas nas câmaras negativa e positiva mas quanto a mim não percam tempo pois eu perdi a fazer esse ensaio e não vale a pena. Está tudo muito bem estudado e a bicicleta tem um comportamento digno da publicidade que lhe foi feita.

Seguindo no sentido descendente e soltanto o manipulo para a posição Flow eis mais uma surpresa:eek:. Devora as pedras, as irregularidades e saltos com avontade permanecendo colada ao chão não fazendo "mola" quando afunda a suspensão mesmo tendo o retorno na posição mais rápida nem dá esticões na corrente. A traseira e a frente funcionam equilibradas na absorção das irregularidades dando confiança e vontade de largar os travões. Em repouso pareceu-me que o retorno do amortecedor era lento após o comprimir, com o rebound na recuperação mais rápida, mas no trilho apercebemo-nos que tal não acontece. Possívelmente o amortecedor terá algum tipo de plataforma, como por exemplo o propedal, a limitar o bombear em movimentos de baixa velocidade. Se tem não sei o que é certo é que funciona bem.
É uma bicicleta que proporciona um bom conforto e segundo a montagem que se fizer tanto serve para rivalizar uma bike de XC como para fazer um pouco de FreeRide Light. A minha montagem baseou-se numa linha o mais polivalente possível, não tendo componentes muito leves nem muito robustos e pesados. Possui um avanço de 90mm e um guiador de 66cm ambos FSA SL-K, a montagem de fábrica trás um de 75mm e de 68cm respectivamente sendo mais vocacionada para descer, eu procurei um melhor compromisso.

Falando da bicicleta em si, pois os componentes fazem sempre diferença, posso dizer que a Cannondale cumpre o seu prometido ao criar esta máquina de pura diversão em qualquer prova que se realize, excepto o DownHill como é óbvio. É uma verdadeira 2 em 1 cumprindo o prometido. Resta aguardar a fiabilidade do conjunto em termos de folgas e do amortecedor. O quadro de aluminio, segundo sei, apenas pesa mais cerca de 200gr que o de carbono perdendo apenas em estética não trazendo os cabos no interior e notando-se as soldaduras pelo que o bom desempenho também estará assegurado. O de carbono, segundo a marca, pesa cerca de 2600gr já com o amortecedor tendo o mesmo 580gr.


Passando aos componentes que equipam a minha versão pois apenas aproveitei o quadro, os punhos e o desviador da frente do modelo Hi-Mod 2 de cor cinza e preto, começo pelos travões. Após várias análises, inclusivé aqui pelo fórum, escolhi uns Hope Tech X2. Excelentes em potencia de travagem e doseamento. Possuem ajuste da manete e curso do toque de travagem sem ferramentas e têm um "look" muito bonito principalmente estes que receberam uns "upgrades". Infelizmente e por incrivel que pareça ainda não tirei fotos á bike, mas as mesmas irão ser colocadas logo tenha oportunidade. Dos travões apenas tenho a indicar um senão: - fazem imensa chiadeira quando estão molhados, mas não perdem a sua eficácia. Estão montados com discos flutuantes e depois de secarem tornam-se novamente silenciosos.


A suspensão, apesar de ser a mesma, sofreu melhorias. Foram colocadas umas pernas novas com o tratamento Cashima Coat da Fox, como referi já anteriormente, com tubo de direcção cónico, o de origem é de 1,5 polegadas. O modelo é o 32 Tallas RL FIT ao qual ajusta o curso de 150mm para 120mm rodando 1/4 de volta o manipulo da perna esquerda e fazendo o bloqueio na perna direita. Funciona muito bem e a sensibilidade é óptima em ambas configurações. Nota-se que existe de facto menos fricção das pernas com o tratamento especifico e dá-lhe outra vista. Estou a aguardar pelo novo cartuxo RLC que fará o "upgrade" final e que vai permitir regular a compressão de baixa velocidade bem como a força exercida para desbloquear a suspensão num impacto onde a mesma se encontre bloqueada. Regulações que dão jeito pois por vezes esquecemo-nos de desbloquear após uma subida ou estradão provocando danos na suspensão.


A transmissão foi "entregue" á SRAM com o grupo XO ficando apenas o desviador da frente de origem (X7) pois não havia disponível com o tipo de fixação necessário e não quis esperar mais. É um upgrade a fazer pois por vezes falha na mudança de pratos que são os comuns 3 com relações 22, 33, 44. Devo informar que raramente utilizo o prato mínimo pois dou mais uso á cassete 11-36t (Shimano XT) ajudado pelo baixo peso e eficácia da bike. De resto, como seria de esperar, as mudanças entram nítidas e rápidas.


Para ajudar ao comportamento polivalente da montagem dotei-a de um espigão telescópico. A escolha recaiu no novo Rock Shox Reverb. Excelente de actuar com comando no guiador, trás regulação da velocidade de recuperação, a meu ver de pouca utilidade, com acabamentos muito bons e com guia do tubo hidraulico (Sim, este não utiliza cabo). Apenas um senão é que após estas saídas começa-se a notar uma folga, não na lateral como é costume noutros do mesmo tipo, mas sim pra frente e pra trás. Aguardo a saber se necessita de um aperto interno ou se irá ser alvo da cobertura por parte da garantia. De qualquer modo não é muito notório e funciona na perfeição.


A nível de rodas escolhi as novas Fulcrum Red Metal 3. Eram das poucas que têm disponivel o cubo para eixo de 12mm na traseira. Não fiquei com as originais Sun Ringlé apenas por questão estética pois observando-as pareceram-me robustas e com boa qualidade de construção. Estas já são Tubeless, são bonitas, leves, rolam bem e ainda não empenaram que é o que interessa. Pesei-as antes de serem aplicadas e apresentam 1695gr já com as válvulas o que é muito bom tendo em conta a qualidade e o preço (de tabela 465€).


Quanto a pneus fui para os que vieram a equipar a bike, apenas em medidas diferentes. São eles os Schwalbe Nobby Nic Evo Pace Star Tubeless ready 2.35 na frente e 2.25 na traseira. São leves, têm boa aderência e não oferecem muita resistência a rolar. O senão é que têm a carcassa muito fina e o da frente já tive que por câmara porque de raspar numa pedra ficou com um pequeno furo na lateral. Para condições mais agressivas é melhor escolher outra gama deste modelo ou os Snake Skin ou os UST.


O selim, como não gostei do Cannondale que a vinha equipar, coloquei um Selle Italia SLR que estava lá na loja e que ficou a condizer. É leve sim senhor mas a nível de conforto não é dos melhores devido ao baixo acolchoamento que possui apesar de ser Gel. Já estou mais habituado mas no ínicio acabava as voltas (cerca de 40Km) com o rabo bastante mal tratado. É bom para provas de 2 horas mas para passeios de 4 não aconselho. Se não me habituar mais será algo a trocar daqui a uns tempos. Apesar disso torna-se bom para FreeRide uma vez que é estreito e arredondado facilitando o entra e sai do selim.


Os pedais são uns Ritchey V5 Pro Paradigm. Modelo que saíu este ano. Até agora têm-se portado muito bem, sem folgas, com entrada e saída nítidos e uma regulação de mola boa. Tanto se apertam que custa a sair como pode-se colocar a tensão no mínimo que até saem sem querer. Funcionam muito bem com os cleats Shimano (SPD) que é o que estou a usar pois os novos ainda estão guardados. Pesam apenas 260gr e há 2 cores á escolha - preto e vermelho.


Ficam então as minhas primeiras impressões desta excelente proposta para quem quer a bike ideal do "faz de tudo" como eu procurei. Estava indeciso entre esta e a Trek Remedy mas não me arrependi nada em ter esperado e adquirido. Sem dúvida que sobe melhor e a descer não perde nada para a sua ríval para não falar que á custa do "Made in China" os preços são mais simpáticos que a concorrente também americana.

A Cannondale brindou-nos com mais um dos seus desenvolvimentos tecnológicos, continua a pecar por não dar resposta a tanta procura. As bicicletas chegaram tarde ás lojas e quem encomendar agora possívelmente não irá arranjar ou terá de esperar quase até ao fim do ano. Na loja que a adquiri as de aluminio ainda não chegaram e temos que ter em conta que o lojista já as encomendou em Agosto do ano passado.

Aguardo os vossos comentários e dúvidas que responderei se souber, claro. E já agora quem tiver uma que me corrija nalgum ponto que tenha falhado ou não concorde.


Dentro em breve colocarei fotos da montada e vou comentando um ou outro pormenor relevante
Claro que todos querem saber e já me esquecia pesa 12,3 Kg com pedais mas sem a grade do bidão. Não é nenhum peso recordista mas é muito bom tendo em conta que só o espigão pesa mais de 500gr e o que permite fazer pelos montes a baixo... e acima!!:D:D:D


Abraço a todos e boas pedaladas
 
Excelente análise :yeah:, só que sem fotos fiquei a salivar para ver a maquina :lol:. Vamos lá mal possas faz ai uma sessão fotográfica a maquina pois vai ser a primeira cá do fórum :D.

Cumprimentos
 

RuiPedaleiras

New Member
Viva malta

Finalmente tive tempo para tirar algumas fotos. Não são em acção mas já devem satisfazer a curiosidade.... Vou primeiro ensaiar com uma pois é a primeira vez que coloco fotos e não sei se vai funcionar bem.

[img=http://img580.imageshack.us/img580/5792/dsc06892e.th.jpg]


[URL="http://www.forumbtt.net/<a href=http://img580.imageshack.us/i/dsc06892e.jpg/ target=_blank>[img=http://img580.imageshack.us/img580/5792/dsc06892e.th.jpg]</a>"] [/URL]


Fica o link de uma imagem. Após editar a post várias vezes não consegui, apesar de tentar todos os códigos que o site das imagens fornece. Não percebo porque é que a imagem não aparece. Vou tentar ver isso amanhã.
 
Last edited:

EZrider

Member
Uma ajuda

dsc06892e.jpg



E está bem fixe.
 

Giro

New Member
Muito porreira, tira-lhe o 3º prato que não está aí a fazer nada e mete-lhe um bash+tensor de corrente8)

E vê se metes umas fotos em acção:mrgreen:
 
Fantástica :clap::clap::clap: realmente está um mimo, tinha preferência pela cor verde e branca, mas acho que acabei de mudar de ideias, essa conjugação de cores com os bling bligs vermelhos está um espectáculo. Deve dar um gozo enorme pedalar num bixinho desses :D. Depois tens de postar fotos dela com o castanho sujo de quando é utilizada.

Parabéns pela máquina.

Cumps
 

nuno faia

New Member
eu nao sou grande fã de bikes com muito curso,mas é daquelas que dá vontade de ter!
está muito fixe mesmo!parabens amigo!

saudinha da boa,para a gozares!
 

karneirovsky

New Member
Muito bonita esta tua Jekyll.. de certeza que te vai proporcionar muitos momentos de alegria :D.. Estás de parabéns..

Boas pedaladas
 

RuiPedaleiras

New Member
Obrigado pelos vossos elogios pessoal.
Giro, como descrevi na análise esta bike é muito polivalente por isso não coloquei 2 pratos, apesar de nas descidas mais agressivas fazer falta uma guia de corrente mas não se pode ter tudo...
Nuno faia, se desse para tapar os olhos e andares com ela no modo elevate (90mm) com a Talas rebaixada a 120mm de curso dizias que ías numa Scalpel e não na Jekyll. Não estou a exagerar, esta bike trepa mesmo muito bem e eu tenho pouca preparação pois só ando em média uma vez por semana. Comparo com colegas neus que são quase elites nas suas rígidas e não há "parede" nenhuma que eles façam que eu não acompanhe, aliás nas zonas técnicas quem vence sou eu a subir e a descer nem se fala...

Gostava era de conseguir colocar as fotos pois tenho várias para mostrar. Utilizei o site "imageshck.us" e todos os códigos mas as fotos não aparecem. Devo ter feito algo errado. Acho que é só carregar em "insert image" e colar o endereço dado pelo site. Mas não funcionou, vou ter de me esclarecer no tópico de como colocar as fotos. Se alguém puder ajudar vão lá responder para não estarmos a fugir ao tema deste tópico.

Mais uma vez obrigado pelos comentários e se poderem ir á maratona de Sandim neste Domingo podem sempre fazer um "teste drive" que eu deixo...!!!
 

nuno faia

New Member
o imageshack,agora está diferente.copia o link que está a seguir a "forum link",e mete no texto sem usares o "insert image"!

em relaçao ao test drive,fica um pouco fora de caminho...talvez noutra altura.por acaso conheço malta de Santa Maria da Feira,e em agosto sou capaz de dar ai um salto.conheces os Anonymous Souls?

esses hope,estao demais!nao sabia que havia esta possibilidade de personalizar.compraste cá ou foi online?
 
Last edited:

Giro

New Member
Essa do test drive, estou tentado:pipocas: mas até tenho medo de lhe tocar, mas já que és de Sta Maria Feira temos de combinar uma ida á pista de lamas:mrgreen:
 
Top