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Rodasepedal
O curso das suspensão não é muito relevante para esta questão. O que tens que saber é a medida Axle-to-Crown da suspensão que tens e da que pretendes montar. Isto é, a distância entre o centro do eixo do cubo e a base da caixa de direcção de baixo. Sei de suspensões de marcas diferentes e que tendo ambas 100mm de curso uma tem 503mm de medida A-C e outra 475mm (medidas de suspensões para rodas 26).
É fácil procurar essas medidas online. Por norma as marcas até têm esses dados nos sites ou há sempre alguma discussão onde esses dados são postos por outros Bttistas. Por norma por cada 20mm que acrescentas à medida A-C a tua direcção perde 1º.
Mas lembro-me de ler há pouco tempo atrás alguém da Specialized dizer que tirar 1º no ângulo da direcção de uma bicicleta de XC era muito substancial pois vai torná-la menos ágil. Até pode acontecer que o teu quadro esteja preparado para aceitar uma suspensão mais longa. Isto é, viria com uma direcção a puxar para o rápida com os 120mm já a pensar na montagem de uma mais longa que a torna-se apenas um pouco mais lenta mas ainda aceitável. Se contactares a marca pode ser que te dêem essa informação se não a conseguires encontrar no site.
Lembra-te que elevares a frente também vai fazer com que o espigão de selim incline para trás tirando peso na frente nas subidas e isso implica uma adaptação na técnica, e vai encurtar a distância entre o guiador e o selim.
Quanto à questão de ser perigoso para o quadro, já li muitas opiniões. Uma delas dizia que nas situações em que a suspensão irá fazer mais pressão sobre o quadro é também quando ela está a sofrer pressão. Logo se a suspensão está a sofrer pressão, comprime. Se comprime, a distância A-C reduz. Se esta distância reduz, logo a pressão não aumenta pois nesse momento a suspensão está de facto mais curta. Não sei se me fiz entender. Penso que este raciocínio tem alguma lógica desde que não se entre em exageros, mas não me responsabilizo por ele...
