Mudam-se os tempos...mudam-se as conversas!!!

oliana

Active Member
Claro! Isso já é raro aqui no fórum! Está cheio de gente que não sabe o que quer! Resta arranjar um fórum só para filósofos do btt, adoradores do espírito do antigamente.
São muitas palavras e poucas pedaladas!
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

...O post do nosso camarada "Klaser" está TOP. Muito bem visto. Ouve-se mesmo muito esse tipo de comentário. :D

...Malta, mais uma vez digo, deixem ser felizes toda a gente, cada um à sua maneira. Ignoremos o que nos incomoda (os outros farão o mesmo). ;)
 

Tamagotchi

New Member
Muito bem Klaser!
O espírito é esse mesmo, cada um vai p'ró que vai e entre tantos a pedalar a gente sempre encontra quem pense como nós (sejam competidores ou "passeadores"). Eu conheço um BTTista que está em todas (passe o exagero) mas vai sempre com a máquina para tirar fotos e é assim que ele se diverte e depois até partilha com os outros as ditas fotos acabando por ser prestável ao resto do pelotão, mas para isso fica sempre nos 5/10 últimos. Acaba as provas sempre com um sorriso na cara e com uma palavra agradável para os demais, ao contrário dos foram competir, geralmente muito stressados ou com as marcações ou com o percurso, etc, etc.
Divirtam-se :cool:
 

castrokid

Member
Boas!!
Pessoal, eu apesar dos meus 49 aninhos iniciei-me nestas andanças há muito pouco tempo mais ou menos 4 anos, pois antes e apesar do meu imenso gosto pelas bikes não conseguia andar, pesava 176 Kilinhos.
Comecei a andar com o meu irmão, e confesso: Fiquei maravilhado com a camaradagem que encontrei, pois para mim tudo era novidade e impressionava-me o facto de toda a gente me dizer "Bom Dia" ou quando parado: "Precisa de Ajuda?"
Notem que eu tinha começado a andar e como homem da Cidade, não estou habituado a que as pessoas se cumprimentem quando passam umas pelas outras, talvez por isso a minha admiração.
Depois o grupo foi crescendo e aconteceu que entraram alguns elementos que gostam e podem competir(Sim porque isto de gostar de competir não basta querer é preciso poder) confesso que a principio aquilo me causou alguma estranheza, mas depois vendo toda aquela juventude e pujança física a precisar de afirmação aprendi a conviver com o facto e hoje acho até graça às conversas deles.
Não sou capaz de andar de Bike sozinho por isso quando vou aos passeios, escolho sempre pessoal que conheço bem e sei que não vai competir, para fazermos o passeio juntos e sem preocupações de classificações mas, respeito e muito todos aqueles que lá estão a competir tendo sempre o cuidado de não os atrapalhar, pois como dizia um user aqui do forum Como seria um jogo de futebol em que não se passa do meio campo para não se marcar golos afim de não ofender o adversário???
Em jeito de remate: Sejam felizes à vossa maneira e respeitem a maneira de ser de cada um:cheers::cheers::cheers:
 

TiagoMAIAC

New Member
Boas,

O post do camarada Nozes é uma das melhores analogias que li nos últimos tempos. Mesmo estando à uns anos afastado do BTT consigo perceber a evolução do tema, e o porquê deste assunto estar a ser discutido.
Eu acho que simplesmente é assim no BTT como é em qualquer outro desporto que em poucos anos ganhe uma grande massa de novos participantes. Existe mais pessoas logo existem mais egos, e todos são diferentes, e alguns colidem.

cumpz
 

Mach 4

New Member
sem querer ofender ninguém, digo o que costume dizer neste tipo de tópicos:

pergunta: pagas a prestação da casa e a conta do pingo doce com o que ganhas a pedalar?

se sim, és um profissional

se não, não és um profissional...és apenas um gajo como tantos outros que anda de bicicleta (melhor ou pior) e que na 2ª feira vai vergar a mola para pagar as contas e se ainda assim tens a mania que és mais que os outros então tens um problema

acontece que (como já passei dos 40) eu não tenho problema nenhum contigo: és apenas um gajo que vem atrás de mim e diz "esquerda" ou "direita" com mais pressa que pernas...

:p

Com tão poucas palavras dizes tudo.
Tanta gentinha que deveria ouvir assim umas verdades na cara. É que é disso mesmo que se trata - verdades, nada mais do que isso.

GANDA POST!!!
 

tilui

Member
Gostei imenso do tópico do Nozes..Eu gosto de participar em passeios (marcados ou nao) apesar de nos passeios nao marcados o pessoal da frente ter que esperar por mim porque o meu andamento é muito fraco..
Para mim os passeios é para dar a conhecer a aldeia/freguesia e para nós passarmos um bom bocado e aliviarmos do stress do trabalho..Ainda fiz poucos passeios mas tenho visto que há pessoal que nao tem "pernas" para as maratonas e entao participam nos passeios e começam logo na frente e nem cumprimentam ninguem..No fim sao capazes de dizer que nao gostaram porque nao havia subidas dificeis,singles tracks com alguma dificuldade..Esquecem-se do essencial dos passeios btt: conviver com outros camaradas,apreciar as vistas,conhecer as zonas de passagem ou ás vezes ajudar as associaçoes com o dinheiro da inscriçao..
Como investi numa camara de filmar, gosto de ir nas calmas durante os passeios e aproveito e filmo os locais por onde passo e quase sempre vou ao lado do "carro vassoura"..De vez em quando quando meto conversa com alguem costumo levar resposta e vamos o passeio todo na conversa mas é raro..

Costumo dizer que nao me importo se acabo em ultimo..Quero é divertir-me no passeio,conhecer e apreciar as paisagens e no fim quero banhos quentes e um bom almoço..:D independentemente se acabo o passeio passado duas horas do primeiro que acabou..
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Não concordo que por ser ou não profissional alguém seja mais ou menos que alguém no BTT ou seja lá em que desporto for.
Então só porque faço mais alguma coisa na vida e ninguém me paga para andar de bicicleta não posso treinar, estar em forma, gostar de andar depressa e querer fazer melhor?

Há quem goste de andar em grupo, há quem prefira ir sozinho no seu ritmo, há quem pedale para ver as paisagens, há quem goste de subir depressa, há quem goste de arriscar nas descidas, etc... e há quem simplesmente goste de estar em forma, andar depressa e tentar fazer o seu melhor. Há espaço para todos.

Eu não gosto nada quando sou obrigado a fazer alguma parte do percurso a pé porque o colega da frente desmontou (desculpem lá, mas para andar a pé deixava a bike em casa e trazia umas sapatilhas, BTT é de bicicleta), ou quando não vou a desfrutar de uma descida porque vai um colega à frente devagar. Se poder passar pelo lado, faço-o. Se não, peço educadamente (sem gritar nem dar ordens) para passar, ou então espero mais um pouco.


Voltando ao primeiro post, a ideia de treinar "ás escondidas" é outro assunto que não tem como perceber.
Será por vergonha de dizer que se treina? Será para despreocupar a "concorrência"? Será para dar a ideia que não se está preocupado com a "competição"?
Os meus treinos (sim treinos, quando ando de bicicleta com o objectivo de alcançar uma melhor forma física, o que não quer dizer que não goste de os fazer) são tão "escondidos" que os meto no Strava à vista de todos.
 

pedro lopes

New Member
Na maioria dos nossos comentários está sempre a espressão " eu faço BTT porque quero divertir-me"

No fundo é isso que todos queremos... Mas será que os outros têm que se divertir da forma que nós achamos que é a correcta??

É que não sei se repararam mas há gente que se diverte de maneira diferente de nós

Se o Xico Pró precisa de passar por cima de todos e chegar na frente para se divertir... é com ele, não quero saber!!
Já o Zé Marreta para se divertir só vai a passeios sem classificações, tira fotos a tudo e fica a encher o bandulho nos abastecimento... é com ele não quero saber!! É assim que o Zé Marreta se diverte...siga!
Se o Manel Cagão vai a eventos só para andar a mostrar a sua bike XPTO com os respectivos acessórios da moda e precisa disso para se divertir... que seja,tou-me a cagar para ele!!

Qual é o problema de os outros se comportarem de uma forma com a qual não nos revemos?...Ah e tal o espirito do verdadeiro BTT... mas qual verdadeiro BTT?

O verdadeiro BTT não existe...existe o MEU BTT, que não tem de ser igual ao TEU BTT nem ao BTT DELES...

O BTT é uma extensão da vida social... há todo o tipo de gente e todo tipo de manias...

No fundo tudo se resume na frase que o klaser disse num post anterior:
"Outro erro é achar que o BTT que fazemos é que é o "verdadeiro BTT" e que os outros andam por aí a meter nojo"
 

Cjaneiro

New Member
Boas,
Li este topico de ponta a ponta e apesar de ter recomeçado a andar de bicicleta em Março deste ano, que desde os meus 18 anos que não o fazia, sinto que este topico faz todo o sentido. Começou por um desabafo de um Bttista e tantos outro expressaram a sua opinião.
Recomecei a andar por dois motivos, um forma fisica, visto que já entrei nos 30 e o trabalho é sentado então é melhor começar a mexer-me.
O segundo motivo é o companheirismo. O espirito do BTT é muito forte e comecei a ir a maratonas e passeios.
Na minha primeira maratona fiquei deslubrado pelos caminhos pela paisagem, competi pelo primeiro lugar, mas dos que ficam na conversa nos pontos de abastecimento. Resultado foi uma grande satisfação pessoal, já na grelha de resultados posso dizer que não fiquei muito mal. Fique entre os 10 primeiros, isto se vissemos os resultados a contar do fim.
Mas realmente já ouve varias vezes que só não me empurraram da frente num single track ou mesmo num estradão por muito pouco. É de louvar essas atitudes porque ficar em primeiro lugar para ganhar uma sande de presunto deve ser o maximo.
Agora já tenho uma pedalada melhor já faço 70 Km numa volta ao fim de semana, espero conseguir obter um bom resultado na proxima meia maratona, ou seja um bom resultado na boa disposição no companheirismo e na brincadeira, ficar para trás e aprender com pessoas que têm mais experiencia e como eu gostam de se divertir. Esse é o meu derradeiro prémio. Já agora consigo tirar grandes fotos em sitios que muitos não se apercebem que existem. E se alguma vez precisarem de ajuda. Esperem, esperem, esperem que eu devo estar quase a passar e dou sempre uma ajudinha caso necessitem.
Um abraço.
Boas Pedaladas.
 

bal4av

New Member
Só para deixar os meus 5 tostões!

A ideia que tenho do BTT atual é a mesma que tenho da sociedade em geral, ou seja, consumismo e egocentrismo. Felizmente não é geral e, na minha opinião, em relação ao egocentrismo até que nem há mais que há 15 ou 20 anos atrás. Apenas a comunidade ciclistica era menor, logo, mais unida.
Seja como for não concordo com as afirmações de que não há companheirismo nas provas de btt, pelo menos nas que tenho feito. Vê-se de tudo mas gente boa e gente estúpida estão em todo o lado. Quero acreditar que há mais gente boa :). Em todas as provas, sem excepção, vi situações de malta a desenrascar bttistas que não conhece de lado nenhum oferecendo até material, como câmaras ou elos rápidos, que lhes pode vir a fazer falta na mesma prova.

Se há "cromos" com a mania, gente egoista, batoteira, etc nas provas? Claro que sim, mas são muito mais os que partilham do mesmo gosto e que são gente boa. Agora, não podemos esperar que todos nos cumprimentem com um sorriso na cara. Muitos são mais reservados, outros vão em sofrimento e não têm vontade de sorrir, outros é apenas o feitio deles.

Eu pessoalmente cumprimento os companheiros de pedal sempre que passo por eles ou eles por mim. Se responderem muito bem, se não também não é o fim do mundo.

O BTT está "pior"? Não, não está! Está maior, logo cada vez há mais heterogeneidade de feitios. Respeitar cada um deles é a única coisa que podemos e devemos fazer.

Cumprimentos e boas pedaladas ;)
 

nasp

Member
Desde que haja uma tasca com umas mines a meio e um bom convivo no fim é do melhor. Quando o ritmo e para treinar, vao indo, não esperem por mim. Para mim BTT é prazer libertação da mente dos dias de trabalho semanal, aquele momento me que esqueço tudo e só penso em divertir-me. Competição não, estou farto dela durante toda a semana. RELAX.
Quantos aos outros que se amanhem façam aquilo que mais lhe der prazer que pra mim é pro lado que durmo melhor.
Comprimento toda gente, faço do BTT uma festa.
 
Houve uma altura em que ia a umas maratonas de BTT, para as fazer nas calmas e sem stress, sem ligar a classificações. Nunca liguei muito à performance individual. Não fazia treinos regulares. Bicicleta de 15kg com gastos mínimos em material, desde que funcionassem os componentes, estava tudo bem. Alimentação era um prato com massa na véspera, água com um pouco de açúcar no bidon e aproveitar ao máximo os abastecimentos. Partia sempre no fim para evitar confusões. Levava sempre ferramentas, que emprestei diversas vezes. Evitava correr riscos em zonas perigosas.

Mas essa vertente descontraída do BTT quase desapareceu das maratonas, embora ainda subsista nas meias-maratonas. Vou contar uma história curiosa que se passou comigo em 2008, numa maratona.

Era uma maratona de 70 km, com avultados prémios monetários para os 3 primeiros. Lá a fiz nas calmas, como sempre. Onde existiam membros da organização, todos estavam admirados por me ver por lá, porque há muito tempo que não passava ninguém. E dos inscritos para a maratona, a maior parte tinha optado por ir para a meia.

No fim vejo as classificações. Vencedor, 2h40m. Eu 4h30m. Todos os outros participantes tinham chegado entre as 2h40m e as 3h15m, excepto eu.

Fiquei com a nítida sensação que fui o único gajo que não foi a essa maratona para tentar sacar os prémios monetários!
 

oliana

Active Member
E não sabias para onde ias?
Porque foste?
Eu ficava em casa e escolhia outra mais divertida e com gente mais igual a mim!
E para mais essas são as mais caras de inscrição.
 
No proximo fim de semana vou fazer a minha primeira matarona aos 42 anos. Mesmo sendo daqueles que treina pouco, tenho pouca velocidade mas tenho alguma resistência e fui um dos 34 que optei pelos 70 km. Parto com a garantia que pelo menos o último lugar já é meu e a minha vitória é chegar ao fim.
A única coisa que me preocupa é saber se a comida ainda vai estar quente à hora que eu chegar.
 

oliana

Active Member
"Outro erro é achar que o BTT que fazemos é que é o "verdadeiro BTT" e que os outros andam por aí a meter nojo"

Acho que com isto se corta essas filosofias esquizofrénicas em tiras, acerca dos defeitos dos outros em cima de outra bicicleta que não a nossa, noutros trilhos que não os nossos e com outro ponto de vista que não o nosso.
 

Nozes

Active Member
Isso também é muito bonito,mas o que muita gente faz é muito mais estrada que btt. Pessoalmente,se for para andar em estradões a rolar só com o intuito de fazer kms,prefiro de longe pegar na bike de estrada e ir aí por umas estradas secundárias pedalar à vontade.
Sim,porque eu (pasme-se!) também tenho uma bike de estrada.

Só por se andar com uma bike de btt,já se está a "fazer btt"?

Então pensemos nisto: Se eu comprar uma prancha de surf e só me deitar em cima dela na zona de rebentação,e nunca apanhar uma onda,será que eu sou um surfista??
 
Top