Mudam-se os tempos...mudam-se as conversas!!!

JoaoPeixe

New Member
Bem já alguns meses que andava para escrever/desabafar aqui no fórum sobre certas situações que têm vindo acontecer no NOSSO btt!!
Lembro-me quando tinha os meus 13/14 anos em que os grupos de btt ainda eram muito reduzidos as maratonas eram bastante escassas e a volta obrigatória era todo o santo domingo! Lembro-me que o espírito era completamente diferente do que o é hoje. Isto é, lembro-me que antigamente cada pessoa que andava de bicicleta era um amigo, um companheiro, hoje em dia não é bem assim...a inveja e a dor de cotovelo e a competição subiu de tal forma "à cabeça" de grande parte do pessoal que anda de bicicleta que perdeu-se o espírito do amigo/companheiro etc. Das coisas que mais me irrita é ir dar a minha volta de bike para curtir uns trilhos e como educado que sou se vejo alguém a passar por mim digo "BOM DIA!!" e a pessoa nem "passa cartão"...passamos da simples frase "tens andado?!" para o "TENS TREINADO?" como se a bicicleta se limitasse a competição. Eu não sou contra a competição, aliás adoro competição (fui atleta de natação federado durante 12 anos, sei bem o que é competição), no entanto adoro a competição mas a SAUDÁVEL onde sabemos admitir a vitória ou a derrota com a maior das naturalidades, não como se vê cada vez mais "as invejas" de o outro ser melhor ou ter a bicicleta da marca X. Não suporto a ideia de o pessoal "esconder" os seus treinos, pois têm medo que descubram "o milagre" (Sendo eu licenciado em Desporto posso-vos dizer que não há milagres no treinos, há sim planeamento). Passamos dos simples amadores e amantes das bicicletas para os PSEUDO-PROFISSIONAIS das bicicletas. Gasta-se "rios" de dinheiro e produtos (barras, recuperadores, produtos X,Y,Z...) e eu digo PARA QUÊ?Chega a haver confusões por causa de medalhas de "latão", chega a haver pessoas a ATALHAR nas maratonas para acabar num melhor lugar ou mesmo em 1º lugar para quê?para o nome aparecer num site a dizer 1º classificado?E quando vamos a ver, ganhou o mesmo que o último...ou seja NADA!!
Adoro aqueles indivíduos que chegam em X lugar e depois dizem "Epá eu nem tenho treinado nada, etc", para mim isso é TRETAS, porque não sabem admitir que treinaram mas as coisas não correram bem?Porque vivem sempre com o pensamento "Eu que ser melhor que aquele ou outro" ou então o mais engraçado de todos, "Aquele ficou a minha frente vou-lhe deixar de falar" ou o "anda a tomar algo produto" (já vi muitos casos destes)
O texto vai longo mas eu tinha que exprimir este sentimento que me tem revoltado cada vez mais, este "BOOM" que houve no btt foi muito bom para a nossa modalidade mas também trouxe muitas "manias" de outras modalidades, do qual o BTT se destacava por não haver esse espírito de "superioridade constante"
Este não é o btt que eu gostava como antigamente com espírito de camaradagem, está cada vez pior devido a essas "manias"!!
Deixem-se dessas manias e sejam amigos uns do outros, sejam justos, SEJAM BETETISTA!!!

Desculpem o desabafo, mas eu tinha que o dizer!!!

Abraços
 

rmpcunha

Member
e pronto.... periodicamente voltamos ao mesmo... Penso que este tópico vai acabar como outros que já por cá apareceram mais ou menos similares.... A dada altura o pessoal vai inflamar-se, trocam-se meia dúzia de bitaites e acusações e passado algum tempo acaba por cair no esquecimento....

Votos de boa discussão / desabafo.
 

Rs14

Member
Subscrevo tudo! Hoje em dia há muita vaidade.
Por acaso no meu grupo domingueiro não existe isso, felizmente!
 

Barão Vermelho

New Member
Eheheh... Como te compreendo, João... Aqui à uns 8 ou 9 anos, fazia entre 10 e 15 maratonas/passeios por ano. Como tenho o hábito de meter conversa por tudo e por nada, metia-me com toda a gente, e o certo é que um pouco mais ou menos, lá me iam dando troco. Conheci muito boa gente enquanto dava ao pedal, e ainda hoje mantenho contacto com alguns. É claro que, com esta conversa toda, os meus resultados em termos classificativos nunca forma os melhores, mas isso para mim é secundário. O certo é que aquilo chegava a um ponto em que íamos 3 ou 4 tipos na conversa como se estivéssemos na esplanada :)
Hoje em dia tento fazer o mesmo, e acontece-me o mesmo que tu. Vamos ali a pedalar, praí na milésima centésima décima nona posição, apanhamos um tipo que até vai a pedalar menos que nós, dizemos "bom dia" ou queixamo-nos do sol que naquele dia está mais quente do que devia, e em resposta obtemos um olhar cheio de facas e navalhas, só porque o apanhámos e vamos a andar mais do que ele. Um ou outro ainda lá liberta um monossílabo ou 2, mas regra geral, nem isso ouvimos.
Por essas e por outras é que já pouco vou a esses eventos. Fico-me por umas voltas com amigos ao fim de semana, e pronto...
 

meloy

New Member
É pá! até acredito que isso possa haver! mas digo-te que as pessoas com que ando... e ando com muitas não pensa assim!
até vejo que a maior parte das pessoas que vão a eventos organizados não pense nisso da competição!
até porque muitos eventos nem têm classificações!

é claro que uma pessoa fica contente em fazer um bom tempo, uma boa média e ter uma boa classificação! o que é resultado do esforço e dedicação que tem despendido ao btt! afinal quem não fica! mas olha que muitas se não a maior parte fica é contente por terminar com um belo convívio ou desfruto de novos trilhos!

é normal que aqueles que treinam queiram ter resultados dos treinos... mas esses são uma minoria face à quantidade de betetistas...

vejo até que as provas de XC e de resistência têm muito menos adeptos que as maratonas, passeios, raids,... vê o exemplo do Alvalade Porto Covo ou a tradicional travessia de Tróia Sagres... estes dois eventos altamente concorridos não têm qualquer classificação!!!
 

JoaoPeixe

New Member
Meloy uma coisa é auto-superação, que eu defendo e muito bem pois é o meu lema, outra é atalhar para chegar em primeiro (e depois nem admitem)!! ;)
 

Jean73

New Member
João Peixe,

Texto bem interessante, tou à vontade p/ comentar pq pratico Btt há 2 meses:fpalm:, logo não tenho nem pretendo ter qq pretensão a nada, a não ser divertir-me, passear e dar uso à Bike, além de manter a forma fisica, bem dificil de conseguir c/ tantas obrigações pessoais e familiares; sou novato no Btt mas tenho 40 e mtos anos de outros desportos, e a conclusão a q cheguei é q aqueles q tanto preconizam o "espirito" da coisa, geralmente são os q mais prejudicam, têm opinião sobre tudo a toda a hora; posso-te dizer q no meu 1º passeio q fiz este ano em Abril pedi ajuda a um colega p/ resolver uma questão mecânica q p/ mim era "chinês", e antes de obter a dita cuja, levei como resposta: "Oh amigo! essa bicicleta não vale nada, você já foi enganado"...eu sorri, mandei-o à M...a mentalmente e respondi: "Sabe Amigo, eu vou-me divertir, e você??"
Sabem, por vezes parece dificil encontrar malta com um espirito saudável, que dê os Parabéns a quem ganha e a quem não ganha, mas que fica mto satisfeito com a sua prestação.
Opinião dum novato do Btt e que daí não quer passar!
Obgd
 

darckghost

New Member
eu gosto alias, adoro a competição e desde 2009 que fiz a primeira prova de xco (ainda em cadete) nunca mais parei tenho a vontade de andar mais, e muito sinceramente (embora não passem de sonhos) gostava de ser o melhor.. treino diariamente para que no momento da prova (seja xco, xcm ou xcr) consiga dar tudo e como gosto de dizer conseguir andar à morte a prova inteira mas isso não me impede de tentar manifestar alguma boa educação que me foi incutida.No caso das maratonas se for em grupo tento ir "largando" umas parvoíces de vez enquando nem que seja para acalmar ali o stress do pessoal no momento. e sim concordo em parte com o que dizes, essas vitórias "fáceis" e joguinhos sujos não são mais do que mania.
 

Lanwolve

New Member
Por isso é que o Nozes quando postou aqui "Tu não és um verdadeiro BeTeTista" caiu o carmo e a trindade...
 

Mgomes74

Member
Partilho algumas das ideias do João ...
Eu só ando desde 2007 +/- ...... e não ando a "ponta de um corno" .... como costumo dizer gosto de ir no meu "vagar" ...e normalmente meto conversa com toda a gente ... nem consigo imaginar o BTT de outra forma ... claro que cada vez mais passamos por alguns "atletas profissionais", que nem levantam os olhos para cumprimentar ...mas sinceramente é para o lado que durmo melhor ..... quanto à bike tenho uma carbónica cheia de "coisas" leves que as revistas dizem que melhoram onde eu tenho mais dificuldade ou seja a subir ... pena é que não vendam umas pernas em carbono para conseguir acompanhar na boa o resto da malta, e tenho isso porquê ?
1º posso e 2º gosto ... mas estou pouco me lixando se o meu amigo tem uma Berg com 300 kg ... o que interessa é que ele venha andar e me faça companhia para podermos dizer umas cara****as pelo caminho ... posso dar um exemplo ...tenho um amigo que anda que se farta e outro que é uma autentica arrastadeira (mais do que eu) ... mas uma manhã bem passada é quando vamos os 3 ... é que tanto insultamos o que vem atrás a dizer que não pode mais :) como insultamos o que vai na frente e está lá no alto do monte a rir-se de nós ...
Quanto às provas, já gostei mais ....agora faço poucas, prefiro saídas com o grupo onde reina a boa disposição e companheirismo ...
 

mpc

New Member
JoaoPeixe,

Concordo totalmente contigo, o BTT já não é o que era há meia dúzia anos! E que pena . . . onde dava para conversar, rir, fazer amizades, até se faziam pausas de alguns minutos para apreciar uma paisagem, um rio, etc. ou para aproveitar a sombra de uma árvore!

Hoje está mais competitivo e não tanto de lazer, perdeu espírito de convívio, quer com os amigos, quer com a Natureza! :rolleyes:
Pedala-se e quase não damos conta das bonitas paisagens e locais por onde passamos!

Parece que aquilo que interessa, é pedalar sem parar e muitas das vezes sem dizer sequer, um Bom dia, quando se passa por alguém!

Talvez este espírito, em parte, tenha sido "aguçado" pelas provas de BTT, maratonas, etc. onde por vezes se nota que quase somos "atropelados" por alguém, quando somos ultrapassados!

Para mim, o BTT continua associado ao lazer, convívio e pedalar por prazer! ;)
 

abelha2

Active Member
Isso que te referes das provas, é para o lado que durmo melhor pois não vou a nenhuma! Só me irrita ter de andar a limpar o que os badalhocos deixam para trás...

Quanto ao "bom treino" como referi noutro tópico isso irrita-me profundamente! Parece que um gajo que sai de casa com uma bike e um capacete na cabeça, já não pode ir dar apenas uma volta para descontrair, tem de ser sempre um treino...
 

JoaoPeixe

New Member
Só para dar um exemplo, no ano passado fui a 6 maratonas e o único objectivo que tinha era realizar as distancias maiores, nunca fui a uma maratona a pensar em classificação!!!
Este ano ainda só fui a 1 maratona e foi à Serra da estrela no dia 5 de maio, fui aos 75kms com o objectivo de ir passear pela NOSSA serra da estrela e sabem que mais fui o último a chegar dos 75km e cheguei com um sorriso na cara do tamanho do mundo, porque fui mesmo para passear!! :)
 

mpc

New Member
Parece que um gajo que sai de casa com uma bike e um capacete na cabeça, já não pode ir dar apenas uma volta para descontrair, tem de ser sempre um treino...

É isso mesmo, parece que temos de andar sempre a "puxar"

. . . fui aos 75kms com o objectivo de ir passear pela NOSSA serra da estrela e sabem que mais fui o último a chegar dos 75km e cheguei com um sorriso na cara do tamanho do mundo, porque fui mesmo para passear!! :)

Já me aconteceu o mesmo, em passeios de BTT de 25Km, por ir mais na descontracção, cheguei em último sem qualquer problema e na maior, os meus colegas de grupo disseram-me logo, "Então só agora?" e eu respondi, com um sorriso, "Porquê? Isto não era só um passeio de BTT? tem de haver um que chegue em 1º e outro que chegue em último" :p

Só mais uma observação, até os passeios de BTT de 25Km estão a deixar de estar na moda, cada vez mais se vê maratonas, meias-maratonas e os poucos passeios de BTT que ainda vão aparecendo já tem quase todos mais de 25Km! :rolleyes:
 

abelha2

Active Member
Aqui costumam ser 40/60/75km, e percursos duros. Por acaso noutro dia vi uma divisão pintada de 25\40km, por isso ainda não estão extintos :lol:

Mas eu percebo o porque dos percursos mais pequenos desaparecerem, quem treina e gosta de competir quer percursos mais longos\duros. Quem apenas quer dar umas voltas e descontrair, cada vez menos está disposto a pagar, chegar no fim e por vezes não ter já certas coisas nos reforços. Há GPS, telemóveis, fitas, pessoas que conhecem...
 
Este tema não é novidade no meio dos praticantes de btt. Eu falo por mim pois já nem ligo ao assunto, adoro andar de bicicleta desde puto e está para durar e já não sou um rapaz muito novo... Mas é normal este assunto, o que creio ser até uma moda para muitos praticantes deste desporto que nem sei bem o que la andam a fazer.
No meu caso chego a andar sozinho de bicicleta por simplesmente gostar de andar e não tenho problema de andar com prós ou iniciantes, quando é para andar mais a sério fico contente, mas se for para esperar por quem anda menos não tenho problema em acompanhar.
Nas maratonas se tivesse intenção podia ficar bem classificado, mas parar no reforço comer e dar dois dedos de conversa é sagrado.
 

Pedro Lima

New Member
Eu ca ja nem ligo ,tenho sempre as tardes livres lembro vou so desfruto ao maximo ... e mete me impresao ver o pessoal a puxar feito louco nem desfruta da paisagem nem do momento .
 

biciamante

New Member
Há quase 20 anos que faço BTT e comecei a andar de bicicleta de estrada uns aninhos antes, afastei-me bastante dos passeios de BTT durante um par de anos e qual foi o meu espanto quando regresso às pedaladas na terra em eventos organizados e num mero passeio no final existe contagem de tempos... Será que as organizações estão a ir atrás dos maus hábitos ou os maus hábitos estão a levar as organizações a fazerem esse caminho que me parece muito errado?

A minha visão da modalidade é muiiiiiiito diferente do que por ai se vai encontrando, talvez eu esteja errado quando prefiro ir passear com miúdos com menos de 18 ou 20 anos, talvez fazer passeios guiados em vez de colocar marcações seja um equívoco meu mas de uma coia estou certo: cada vez que um miúdo me liga ou manda uma mensagem a perguntar se no domingo vamos andar de bike sei que na noite anterior não vai para os copos, que durante a semana vai ter cuidado com a alimentação, que na segunda feira vais comentar com os colegas as paisagens que viu em vez do reality show da TV. Cada vez que acaba um passeio em que eu faço parte da organização não há mais uns quilos de plástico nos trilhos nem mais uma estrada pintada com setas (de outra cor porque a branco e a vermelho já lá estavam pintados de outro passeio anterior)... Acho que daqui a mais quase vinte anos eu ainda vou andar de BTT e alguns dos miúdos que andam comigo também andarão, não sei se os BTTistas obcecados pelos resultados nos passeios e nas "maratonas" terão tanta longevidade na modalidade e se alguma vez saberão o que é a satisfação de dar uma voltinha de bicicleta...
 

Mrboss81

New Member
Eu vou andar de bicicleta. cruzo-me com muitos outros, equipados, todos XPTO a fazer o mesmo que eu. Comecei a cumprimentar todos o que passavam por mim, de todos, mais de metade, nem um aceno de cabeça. desisti, portanto, as minhas desculpas a quem passar por mim, e não responder de volta. Quando ando de mota, faço a saudação motard, e 90% respondem, quando não começaram primeiro, e por incrivel que pareça, até os gajos das scooters, acenam como se tivessem uma ganda maquina! Vai do pensamento, e se muitos vêm bicicleta como competição, eu vejo como divertimento, e uma pratica contra os meus anos de sedentarismo...
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

....Eu sou um dos tais 200% amador. Mas faço de tudo, tanto pedalo em autonomia com os amigos, como numa maratona da taça (classe promoção), para mim competição é apenas o nome.... Adapto-me muito bem...... Sou um dos que anda bem equipado, visto, calço, capacete, luvas, bike, de boa qualidade (é o que gosto, para já vou podendo), há melhor há pior, e há também malta que por ver um tipo com uma bike XPTO, já olham de lado, psicologicamente já acham que se tem mau feitio!!!!!!!! Não me sinto superior, nem inferior a ninguém...... Há betetistas com bikes que pesam o dobro das minhas, e que pedalam o triplo de mim, não me faz qualquer tipo de confusão. :D

Por onde passo cumprimento TODA A GENTE (betetistas, e pessoal, residentes da zona), se vejo alguém apeado, sou incapaz de passar e ignorar, pergunto SEMPRE se precisam de ajuda. Se retribuem o cumprimento?! normalmente sim, se não, a mim não faz qualquer diferença (mas não tenho mínima razão de queixa), talvez por viver, pedalar maioritariamente em zona "rural", (pessoal da aldeia tem fama de ter melhor feitio). :p
Tanto dou voltas de 40 como de 100, sempre com o mesmo ritmo. Certo é que mesmo chegando em último, tenho energia para pedalar mais um pouco. Termino sempre super satisfeito. Aliás, pode haver quem termine tão satisfeito quanto eu, mas mais satisfeito do que eu, hum, não creio. ;)

....Não consigo imaginar o BTT "mudo", eu sou tagarela por natureza, adoro ir a pedalar, apreciar a paisagem e a conversar. Para fazer milhares de km "mudo", bastou enquanto fazia "competição" em moto 4. Aqui sim, era obrigado a ir de bico calado, pois era sempre de capacete enfiado LOL. Só se parava nas Z´ As, para fazermos a assistência/abastecimento. Mas mesmo assim, poderia chegar em último, mas SEMPRE feliz. O meu objetivo é/foi sempre terminar sem avarias/quedas. Após tantos anos, sempre correu bem, Nunca quis, nem senti necessidade de mudar de ideia (creio que já nasce com a pessoa). ..Terminava/termino mais satisfeito do que aqueles que terminam bem classificados. É que mesmo que ganhem, não estão bem, ainda descrevem uma série de histórias/azares, verdade, ou mentira?!!? Sempre insatisfeitos. :D

Resumindo, para já ainda não senti essa "crise" de valores no BTT (e ainda bem). ;)
 
Top