motards nos trilhos - o que pensam, que opinião têm ?

nasp

Member
Pois isto ate parece um porto - benfica ou vs, mas enfim..

math 4
Gostava que o abrisses, tambem dava o meu bitaite, e olha que tenho muita area de telhado de vidro, por isso nao atiro pedras.

Falaste em superpovoamento, mas afinal tú ate moras numa zona superpovoada ou não??????

Afinal qual o teu meio de transporte pro trabalho, que combustivel usa o teu carro, como levas os miudos pra escola, etc etc etc. ???????

Bem sei que isto é off topic, mas dá vontade de perguntar.
 
Last edited:

Mach 4

New Member
...e tenho um vizinho que é um urso :sabichao: .

Desculpem lá mas parece haver aqui muito analfabeto...
Leiam com ATENÇÃO os meus posts, onde eu claramente me acuso de também fazer a minha parte do mal ao ambiente. Eu também vivo neste planeta e não abdico do meu conforto de ser humano que sou, mas pondero sempre os meus limites e tento minimizar o meu impacto na natureza.
Na cidade isso é quase impossivel de se conseguir, POR ISSO MESMO no campo ou no monte faço todos os possiveís para me redimir dos meus outros pecados.
Os engraçadinhos em vez de mandar certas "bocas" deviam era de procurar onde é que eu digo que não contribuo para a poluíção.
 
Last edited:

vitor nherf

New Member
Eu moro no campo, cultivo a minha horta, tenho as minhas galinhas e coelhos e porcos, tento produzir tudo o mais natural possível, a agua que gasto é de nascente, portanto como eu tenho uma pegada muito reduzida, alias ajudo a que a malta da cidade também tenha uma pegada mais pequena, eu posso apoiar os motards, e mais quando vou dar as minhas voltas ainda vou apanhando umas embalagens de barras e afins que a malta se vai esquecendo por estes trilhos aqui ao pé de casa, sim eu vou andar de bicicleta vou logo de casa, ando 500m de empedrado e tenho logo mato com fartura.
Desculpem o off-topic.
 

Mach 4

New Member
"Ande sempre no trilho.
Não deixe marcas da sua passagem.
Mantenha sua bicicleta sob controle.
Preste atenção em quem vem atrás e dê sempre passagem.
Tenha cuidado com o meio ambiente e não assuste os animais".

Copiei para aqui estas frases que estão na assinatura de um user aqui do fórum (Surfas).
Afinal há mais gente que pensa como eu...


E agora fiquem a pensar nisto :


Antes do pessoal das caminhadas;
Antes dos motards;
Antes dos bttistas;

Quem ou o quê é que andava nos trilhos?
Quem ocupava os montes e serras?

Isto é só para calar aqueles que dizem que muito antes dos bttistas já andava o pessoal das motas/jipes no monte a abrir trilhos.

 
Last edited:

nasp

Member
E não é por causa disso que ficamos todos f....... quando nos atravessa á frente uma raposa ou javali, ou mesmo nalguns casos uns tourozitos. Há lugar para todos. Com ou sem poluição.
Essa de nao deixar marcas da sua passagem faz-me rir, então os trilhos foram feitos por que animal?????
Mach convencete de uma coisa as bicicletas nunca mas mesmo nunca conseguem manter um trilho aberto, então durante a primavera é pra esquecer de numa semana para a outra o trilho desaparece no meio da vegetação, ou não será a assim, ou então vivo num sitio exepcional, com trilhos fora do normal.
 

Mach 4

New Member
Claro nasp, concordo com a tua opinião, mas lembra-te que os animais deixam o seu rasto na sua casa, no seu habitat.
Basta ver o que se está a passar na Amazónia...
 

andrextr

Active Member
Mach convencete de uma coisa as bicicletas nunca mas mesmo nunca conseguem manter um trilho aberto

Se forem muitas bicicletas mantêm-se aberto, se não se mantiver, uma boa enxada e um pouco de boa vontade resolve...
 

pirri

Member
Há espaço para todos, apenas tem de haver respeito. Poluição? Tudo o que tem um motor polui mais que uma bicicleta, é certo, mas acham mesmo que a destruição da natureza acontece na própria natureza porque passam lá x motas ou y bikes? Todos os dias, todos nós contribuimos para a destruição do planeta e por vezes nem nos levantamos do sofá.
 

Mach 4

New Member
Pois...
Até á pouco tempo também ninguém diria que com umas pás e ancinhos e com a vontade de muito boa gente se tivesse limpo e removido toneladas de lixo por esse Portugal fora.

Demagogia é dizer que somente com motas e jipes se conseguem abrir km de trilhos.

Poderá ser a forma mais fácil e rápida...mas nunca a única.


Aqui o maior problema é que a preguiça e o egoísmo são os piores inimigos da boa vontade.
Só isso.

http://www.forumbtt.net/showthread.php/25535-Trilhos-da-Serra-de-Sintra

Vejam o exemplo acima e como com um pouco de organização e boa vontade se consegue fazer alguma coisa...sem sequer se usar uma moto-serra.
 
Last edited:

nasp

Member
Mach offtopic, estamos a falar de quê. Afinal ate tenho razao neste off topic, se nao ora pensa lá bem o porque daqueles trilhos fecharem com vegetação.
 

Mach 4

New Member
Desculpa nasp, mas acho que não me estás a acompanhar.

Acho que estámos a falar de manutenção, certo? - e ambos sabemos que quase tudo á nossa volta avaria se não for feita uma manutenção periódica, certo?

QUALQUER trilho, mais tarde ou mais cedo, é naturalmente coberto pela vegetação. Ninguém disse o contrário.
Basta lavrares um pouco de terra no Outono e na próxima Primavera já não consegues ver a terra se não houver pessoal a passar lá (a pé, de bike, a cavalo, de mota ou jipe, etc)...OU se não se fizer a normal manutenção do mesmo.

O que eu estou aqui a por em causa é a FORMA como se deve limpar os trilhos, pois segundo o que eu percebi do teu raciocínio somente com a ajuda das motas/jipes é que podemos ter trilhos sempre em condições para serem usufruídos pelo pessoal. Eu não concordo com isso.

Mas pensa lá agora tu, e seguindo a tua opinião, se a partir de amanhã se proíbissem os motards de andar/abrir trilhos quem é que teria de se mexer para os manter abertos?
 

nasp

Member
Não os trilhos nao se mantêm abertos só a com motas e jipes, mas ajudam muito, porque se depender apenas de bttistas ou caminheiros então eles fecham mesmo disso tenho eu a certeza.
Na minha modesta opinião que vai contraria a tua isso era o descalabro da rede de trilhos na grande maioria das zonas deste pais. Isto não é baseado na minha opiniao é naquilo que vejo desde miudo, mas tambem te dou o um exemplo: encostado a casa dos meus pais há um caminho que era frequentemente usado por tractores, jipes,motas caminheiros e bicicletas, mas por razoes que desconheço deixou de ser usado por este veiculos a motor, passando apenas a ser usado por bicicletas e caminheiros, resultado na primavera seguinte o caminho desapareceu, agora ninguem lá passa seja de que maneira for.
Já abri 1 ves com uma roçadora um single por lá fora que me deu um gozo danado mas um mes depois tinha desaparecido. Percebes agora o meu raciocinio????
Na minha zona quem abre os estradões e aceiros são as J.F. durante o inverno, na primavera vao-se tapando com vegetação no verão são mantidos por nós bttistas e claro com a ajuda das motos e jipes, e no outono e inverno a água e a vegetação vao dando lugar a trilhos cheios de adrenalina amciados depois oura vez pelas motas e jipes e assim sucessivamente ate a proxima ves que a J.F. se lembra de limpar novamente o caminho. Ou então algum fogo por a nú um outro trilho espectacular encosta abaixo, com tambem já tem acontecido.
 

nasp

Member
Pudera, com tanta bike por km2 como é que fechavam. Cá na provincia temos trilhos fantasticos onde praticamente só passa uma bike por mês se tanto, e disso que estou a falar. Respeitam tanto a Serra de Sintra que até já se levantam vozes para impedir as bikes na serra, para dar lugar apenas a caminheiros.
 

zykon

Super Moderador
Se houver meia duzia de pessoas interessadas em manter os trilhos abertos, é muito fácil. Depois de eles estarem abertos o resto é simples.
Na minha aldeia temos cerca de 10 km de trilhos que recuperamos de caminhos antigos, onde não passam jipes nem motos, e eles não fecham. Fazemos a manutenção uma vez por ano, alguns menos. 2 ou 3 manhãs, ao invés de ir pedalar e está feito. Não dá assim tanto trabalho
 

Mach 4

New Member
"A união faz a força" - É tão simples como isto.

Agora sem vontade para se fazer a dita manutenção, e com alguma preguiça a ajudar, podem crer que não existe trilho que resista.

P.S - Se em Portugal se levasse mais em conta este ditado muitas empresas se calhar nunca fechavam (basta ver o caso da Auto Europa).
 
Top