Mitos do Btt - Verdade ou mentira?

Mach 4

New Member
Boas pessoal,

Frequento muitas lojas (fisicas) diferentes de Btt, pois apesar de toda a info que aparece na net, continuo a achar que é a melhor maneira de aprender a conhecer muito do que se passa em torno desta modalidade- falando com os proprietários, com os mecânicos e até mesmo com outros clientes.
Quase todos nós temos preferência por um estabelecimento, por este ou por aquele motivo, mas na minha óptica se forem adeptos de uma só loja se calhar não vão poder comparar algumas opiniões/informações fornecidas por outras lojas, ou seja :

Já repararam no que se fala sobre o btt?
Estou-me a referir ás coisas que por vezes nos chegam aos ouvidos e que nos fazem dizer coisas como - "A sério? Olha por acaso não sabia."
Por vezes concordámos por saber que é verdade, mas...e quando não sabemos?

Deixo aqui alguns exemplos de "coisas" que ouvi ou me disseram nessas lojas :

1º - A marca de bicicletas que actualmente vende mais unidades (Btt e estrada) em todo o mundo é a TREK...não a GIANT;

2º - Uma das muito raras marcas que ainda constrói totalmente os quadros para as suas bicicletas na Europa é a...KTM;

3º - A "CANNONDALE" foi comprada pela...GT;

4º - A melhor marca de sempre de suspensões, foi, é e será a...FOX;

5º - O melhor material para a longevidade de uma bicicleta não é o AÇO mas sim...o TITÂNIO;

6º - Uma boa suspensão de MOLA pode ser superior a uma de AR;

7º - 1kg (estou a falar de 1kg exacto) a menos numa bike de btt não faz assim tanta diferença, nem influencia tanto a performance de um atleta, como dizem;

8º - As marcas de bicicletas mais conhecidas e faladas em Portugal ainda são a SCOTT e a SPECIALIZED;

9º - Actualmente, mais de metade das provas/maratonas organizadas em Portugal são mal organizadas e visam apenas um lucro rápido em detrimento da projecção da verdadeira filosofia deste desporto;

10º - As revistas do ramo são muitas vezes pagas pelas marcas para favorecer o resultado final de um teste/ánalise a uma bicicleta sua.

Verdade ou Mentira...:roll:.

Peço esclarecimentos pois detesto ficar na :confused:.
Obrigado ;).
 
Last edited:

RUI VENTURA

New Member
Seja no BTT, no ramo automovel, imobiliário, etc. se ouve muita coisa diferente no mesmo ramo.
Só se acredita naquilo que se quer, o resto filtrasse.
Abraço
 

CEGomes

New Member
Minha opinião...se bem que mitos é em todo lado, até lá no meu trabalho...
Deixo-te a minha resposta ás perguntas de frequentar (frequento quase sempre a mesma loja de BTT).

1º - Ouvi dizer que é a GIANT;

2º - Também ouvi dizer;

3º - Desconhecia;

4º - É uma das melhores na relação preço/qualidade;

5º - Correcto;

6º - Sempre ouvi dizer que de ar é que é melhor;

7º - Falando por experiência própria notasse alguma diferença mas não se passa de 8 para 80;

8º - Concordo;

9º - Correcto. Muitas vezes é tema de conversa no grupo;

10º - Desconhecia.

Ficou a minha húmilde opinião.

Abraço
 

HaTrED

Member
3º - A "CANNONDALE" foi comprada pela...GT;

Questiono a veracidade dessa afirmação porque, e se não interpretei mal a noticia, a C'dale foi comprada pelo grupo que detem uma série de marcas de bicicletas, de entre as quais se encontra a GT, e não pela GT "per si".
Foi com esta interpretação que fiquei, e não fui o único, mas posso estar errado ;)
 

j.oliveira

New Member
1º - A marca de bicicletas que actualmente vende mais unidades (Btt e estrada) em todo o mundo é a TREK...não a GIANT; Resp: A Giant é o maior fabricante de quadros do mundo pois não fabrica apenas para a giant

2º - Uma das muito raras marcas que ainda constrói totalmente os quadros para as suas bicicletas na Europa é a...KTM; Resp: Na Alemanha há varias marcadas com fabricação lá penso eu

3º - A "CANNONDALE" foi comprada pela...GT; A cannondale foi comprada pela Dorel Industries que tambem comprou a GT, a Mongoose, Schwinn.

4º - A melhor marca de sempre de suspensões, foi, é e será a...FOX; Resp: Para mim é a Rock Shox depende dos gostos. há e já andei de Fox

5º - O melhor material para a longevidade de uma bicicleta não é o AÇO mas sim...o TITÂNIO; Resp: Certo

6º - Uma boa suspensão de MOLA pode ser superior a uma de AR; Resp: Não percebo muito do funcionamento interior das suspensões mas penso que seja falso.

7º - 1kg (estou a falar de 1kg exacto) a menos numa bike de btt não faz assim tanta diferença, nem influencia tanto a performance de um atleta, como dizem; Resp: Vai tu a fundo em cima de uma bicicleta e vê se não notas. usa uma formula da Fisica Força = Massa x Aceleração, se diminuires a massa a aceleração aumenta sendo a força constante.

8º - As marcas de bicicletas mais conhecidas e faladas em Portugal ainda são a SCOTT e a SPECIALIZED; Resp: Certo

9º - Actualmente, mais de metade das provas/maratonas organizadas em Portugal são mal organizadas e visam apenas um lucro rápido em detrimento da projecção da verdadeira filosofia deste desporto; Resp: Não vou a todas para saber se é metade ou não mas que muita gente faz isso faz.

10º - As revistas do ramo são muitas vezes pagas pelas marcas para favorecer o resultado final de um teste/ánalise a uma bicicleta sua. Resp: Acredito que sim não há nada como se formos nós a experimentar
 

Taveirada

Member
1º - A marca de bicicletas que actualmente vende mais unidades (Btt e estrada) em todo o mundo é a TREK...não a GIANT; A trek em estrada esta muito forte,mas quantificar quem vende mais ou menos é complicado...

2º - Uma das muito raras marcas que ainda constrói totalmente os quadros para as suas bicicletas na Europa é a...KTM;Duvido muito....

3º - A "CANNONDALE" foi comprada pela...GT;Fazem parte do meso grupo.

4º - A melhor marca de sempre de suspensões, foi, é e será a...FOX;Isso +e muito subjectivo.

5º - O melhor material para a longevidade de uma bicicleta não é o AÇO mas sim...o TITÂNIO;O titanio é forever;)

6º - Uma boa suspensão de MOLA pode ser superior a uma de AR;è provavel...não faço ideia:D

7º - 1kg (estou a falar de 1kg exacto) a menos numa bike de btt não faz assim tanta diferença, nem influencia tanto a performance de um atleta, como dizem; Vai dar uma volta e depois mete mais um Kg na bike e vais ver que não é bem a mesma coisa.

8º - As marcas de bicicletas mais conhecidas e faladas em Portugal ainda são a SCOTT e a SPECIALIZED;Infelizmente pois há milhentas marcas e com igual ou melhor qualidade que estas marcas...

9º - Actualmente, mais de metade das provas/maratonas organizadas em Portugal são mal organizadas e visam apenas um lucro rápido em detrimento da projecção da verdadeira filosofia deste desporto;Não pago para andar de bicicleta:)

10º - As revistas do ramo são muitas vezes pagas pelas marcas para favorecer o resultado final de um teste/ánalise a uma bicicleta sua.Basta ver a quantidade de anuncios de uma certa marca numa revista e vês que por norma vem sempre algo dessa marca na capa da revista...mas não é so nas revista de bicicletas...
 

Mach 4

New Member
Ok pessoal, obrigado pelo feedback, mas a idéia era a de também vocês exporem aqui algumas dúvidas do que vão ouvindo ou lendo por aí fora de forma a todos se pronunciarem e/ou discutirem a veracidade de algum mito sobre determinada matéria do btt. Os meus exemplos, para além de dúvidas que tenho, são nada mais nada menos do que um exemplo do que vocês podem fazer - tentar saber a veracidade de um facto relacionado com o Btt.
Ninguém tem dúvidas de algo que tenha ouvido sobre esta modalidade? - Vamos lá que também eu quero opinar e aprender.
 

Giro

New Member
1º - A marca de bicicletas que actualmente vende mais unidades (Btt e estrada) em todo o mundo é a TREK...não a GIANT;
Desconhecia

2º - Uma das muito raras marcas que ainda constrói totalmente os quadros para as suas bicicletas na Europa é a...KTM;
Desconhecia

3º - A "CANNONDALE" foi comprada pela...GT;
Mentira

4º - A melhor marca de sempre de suspensões, foi, é e será a...FOX;
Até agora parece ser, mas não vai durar para sempre

5º - O melhor material para a longevidade de uma bicicleta não é o AÇO mas sim...o TITÂNIO;
Sim

6º - Uma boa suspensão de MOLA pode ser superior a uma de AR;
Depende da utilização, mas só se torna vantajoso em bicicletas de AM para cima, em que o objectivo é descer...

7º - 1kg (estou a falar de 1kg exacto) a menos numa bike de btt não faz assim tanta diferença, nem influencia tanto a performance de um atleta, como dizem;
Eu noto nem que seja efeito placebo

8º - As marcas de bicicletas mais conhecidas e faladas em Portugal ainda são a SCOTT e a SPECIALIZED;
Parece que sim

9º - Actualmente, mais de metade das provas/maratonas organizadas em Portugal são mal organizadas e visam apenas um lucro rápido em detrimento da projecção da verdadeira filosofia deste desporto;
Cada vez mais...

10º - As revistas do ramo são muitas vezes pagas pelas marcas para favorecer o resultado final de um teste/ánalise a uma bicicleta sua.
Acredito...
Respondido a vermelho
 

zanetti

New Member
Boas pessoal,





1º - A marca de bicicletas que actualmente vende mais unidades (Btt e estrada) em todo o mundo é a TREK...não a GIANT;
A ULTIMA INFORMAÇAO QUE TENHO ,A GIANT CONTINUA A FRENTE
2º - Uma das muito raras marcas que ainda constrói totalmente os quadros para as suas bicicletas na Europa é a...KTM;
TALVEZ
3º - A "CANNONDALE" foi comprada pela...GT;
A CANNONDALE FOI ADQUIRIDA PELA DOREL,ALIAS A GT SO A POSTERIORI FOI ADQUIRIDA TAMBEM

4º - A melhor marca de sempre de suspensões, foi, é e será a...FOX;
LEFTY
5º - O melhor material para a longevidade de uma bicicleta não é o AÇO mas sim...o TITÂNIO;
TALVEZ
6º - Uma boa suspensão de MOLA pode ser superior a uma de AR;
DEPENDE DA FILOSOFIA E CONSTRUÇAO
7º - 1kg (estou a falar de 1kg exacto) a menos numa bike de btt não faz assim tanta diferença, nem influencia tanto a performance de um atleta, como dizem;
CORRECTO
8º - As marcas de bicicletas mais conhecidas e faladas em Portugal ainda são a SCOTT e a SPECIALIZED;
TALVEZ AS MAIS VENDIDAS ,POR AGORA ...
9º - Actualmente, mais de metade das provas/maratonas organizadas em Portugal são mal organizadas e visam apenas um lucro rápido em detrimento da projecção da verdadeira filosofia deste desporto;
SEM DUVIDA
10º - As revistas do ramo são muitas vezes pagas pelas marcas para favorecer o resultado final de um teste/ánalise a uma bicicleta sua.
UM ESCANDALO,TALVEZ ASSIM HAJA ALGUNS QUE AINDA VENDAM POR AGORA ,NOS SABEMOS QUEM ELES SAO
 

Nozes

Active Member
1º - A marca de bicicletas que actualmente vende mais unidades (Btt e estrada) em todo o mundo é a TREK...não a GIANT; Vender é uma coisa,fabricar é outra.A Giant fabrica para "n" marcas,muito provavelmente até para a própria Trek!

2º - Uma das muito raras marcas que ainda constrói totalmente os quadros para as suas bicicletas na Europa é a...KTM; O que não falta são pequenas marcas com fabrico próprio,e para quem pensa que a KTM é uma grande marca...só mesmo no nosso país,em que a marca pegou porque a grande maior parte dos compradores pensava que estava a comprar um produto da KTM Motorcycles.A fábrica que faz as bicicletas KTM paga direitos por usar a marca e não tem nada a ver com a marca de motos.

3º - A "CANNONDALE" foi comprada pela...GT; Pelo grupo que comprou a GT há algum tempo,sim...Dorel Industries.

4º - A melhor marca de sempre de suspensões, foi, é e será a...FOX; Totalmente discutível.Em amortecedores de um modo geral estão no topo,mas em suspensões não vejo provas concretas para tal afirmação.A Rock Shox e a Magura estão ao mesmo nível se não acima em certos segmentos.

5º - O melhor material para a longevidade de uma bicicleta não é o AÇO mas sim...o TITÂNIO; Conforme a construção do quadro.Um quadro com o mesmo peso será muito mais durável em titânio,sim.

6º - Uma boa suspensão de MOLA pode ser superior a uma de AR; Superior em? Mola tem mais sensibilidade e capacidade de arrefecimento,por exemplo.Nenhuma destas qualidades é fundamental numa bike de xc. Nada é superior a nada se não contextualizarmos!

7º - 1kg (estou a falar de 1kg exacto) a menos numa bike de btt não faz assim tanta diferença, nem influencia tanto a performance de um atleta, como dizem; 1kg faz toda a diferença.Visita o "Cantinho do Peso" aqui no fórum e encontras pessoas capaz de matar para tirar 1kg à sua bike :lol:

8º - As marcas de bicicletas mais conhecidas e faladas em Portugal ainda são a SCOTT e a SPECIALIZED; É para isso que as marcas em questão enterram milhões na publicidade aos seus produtos.A Trek e a Giant também são muito conhecidas,por exemplo.

9º - Actualmente, mais de metade das provas/maratonas organizadas em Portugal são mal organizadas e visam apenas um lucro rápido em detrimento da projecção da verdadeira filosofia deste desporto; Pois será bem provável,mas quem é que contabilizou essa "mais de metade"? É apenas o resultado do estado de graça actual do desporto,o mercado pede,os "fornecedores" aparecem.

10º - As revistas do ramo são muitas vezes pagas pelas marcas para favorecer o resultado final de um teste/ánalise a uma bicicleta sua.
E quem é que vai provar isso? O melhor mesmo é continuares a aprender coisas nas lojas,e já que falas em revistas,não te fiques só pelas portuguesas,consulta uma "2ª opinião" nas revistas espanholas,inglesas,ou (na minha opinião as melhores) as francesas.

E vai pedalando e experimentando,para tirares as tuas próprias conclusões! ;)
 

HaTrED

Member
2º - Uma das muito raras marcas que ainda constrói totalmente os quadros para as suas bicicletas na Europa é a...KTM; O que não falta são pequenas marcas com fabrico próprio,e para quem pensa que a KTM é uma grande marca...só mesmo no nosso país,em que a marca pegou porque a grande maior parte dos compradores pensava que estava a comprar um produto da KTM Motorcycles.A fábrica que faz as bicicletas KTM paga direitos por usar a marca e não tem nada a ver com a marca de motos.

Essa não sabia eu! Julgava que eram divisões diferentes da KTM mais conhecida (a das motos).
 

andrextr

Active Member
Boas pessoal,
6º - Uma boa suspensão de MOLA pode ser superior a uma de AR;

As suspensões de ar levam mais vedantes/retentores, e isso faz com que haja mais fricção interna nas pernas, diminuindo a sensibilidade aos pequenos impactos. Ao ser mais complexa, aumenta também a probabilidade de avarias/fugas de ar, e requer mais manutenção. Uma mola é um simples elemento de aço que dificilmente avaria sendo extramemente fiável. Sendo um gás, o ar também varia de volume/pressão consoante as temperaturas, endurecendo a suspensão em longas descidas. Portanto, em termos de qualidade de amortecimento, a mola continua a ser superior ao ar. A desvantagem é o peso adicional da mola, apesar de cada vez mais as suspensões de mola terem um peso muito idêntico às de ar. Portanto, a mola é o ideal do AM para cima como dizia alguém. Porque nestas vertentes os utilizadores procuram mais a qualidade de amortecimento e não tanto as gramas de peso. Contudo, actualmente, cada vez mais as suspensões de ar estão se a aproximar da qualidade do funcionamento da mola. De salientar por exemplo os novos amortecedores da Rockshox 2011 "Vivid Air" a serem usados nas V10 da equipa profissional Santa Cruz Syndicate em DH.
 

andre_ktm

New Member
Quanto à 2ª questão, existem alguns artigos na net que põem "a descoberto" a relação que existe entre as diferentes marcas que nós (às vezes) pensamos que são rivais ou concorrentes. Um dos artigos de 2008, mas que explica um pouco esse assunto:
http://allanti.com/articles/where-was-my-bike-made-pg328.htm
Quanto à questão da marca KTM (Bicicletas) ter pegado pelo facto de ser identificada com a KTM Motorcycles, acho que não foi só essa a razão. Naturalmente foi importante (já que a KTM Motos é uma marca conhecida no mercado), porém, deve-se, também, à qualidade que tem demonstrado nos seus produtos.
Ainda em relação a este assunto, e sem estar a defender a KTM ou qualquer outra marca, acho que hoje em dia a oferta é tanta em termos de marcas e as pessoas (potenciais clientes) têm acesso a tanta informação que se torna necessário as marcas apresentarem bons produtos...
Boas pedaladas
 
7 Depende do ponto de vista.

É a mesma coisa?

Não. Porque:
Se o Kg for num componente com velocidade angular (vulgo rodas) existe uma variação do momento de inercia.
Se o Kg for num componente sem velocidade angular existe uma pequena variação do centro de gravidade.

Sim. porque
Eu não noto a diferença.Bem gostaria de ter acelerações para notar diferença no momento de inercia ou uma técnica tão apurada que a diferença no centro de gravidade fosse um factor de alteração no equilibrio.
 

Filipe

New Member
Lapierre fabrica na Europa (França)
Também ouvi dizer que a Scott é vendida nos States pelo mesmo grupo da cannondale...
Também ouvi dizer que a trek é dos maiores fabricantes de bikes a par da Giant.
As organizações de eventos que conheço são das melhores do país, maratona Internacional (Idanha-a-Nova), Trilhos da Raia (Idanha-a-Nova), passeio BTT Oledo (Oledo, Idanha-a-Nova) eheheh… cada um puxa a brasa a sua sardinha…
 

bichu du matu

New Member
Boas, só tenho duas coisas a dizer: Ride more. Work less. No teu caso Ride more, less(bike)store. não leves a mal, não há verdades absolutas, apenas absolutas mentiras.
 

jginja

New Member
Ouvi uma muito boa numa loja de Setúbal.
Entrei para perguntar se tinham cubos traseiros para disco de 6 furos. A esta pergunta a senhora da loja disse que esse tipo de produto estava em desuso e agora o que se usava mesmo era o center lock da Shimano!

Como disse?!
Em desuso?!
A mesma senhora depois acabou por "confessar" que afinal o center lock era o que mais vendia na loja e não o de 6 furos.
 

Mach 4

New Member
Boas, só tenho duas coisas a dizer: Ride more. Work less. No teu caso Ride more, less(bike)store. não leves a mal, não há verdades absolutas, apenas absolutas mentiras.

Desculpa mas estás muito enganado :

Duas coisas também para ti :

1º- Ride more...> Sabes quantos Kms marca o meu ciclocomputador?? - Sabes quantos minutos perco por ano nessas minhas visitas ás lojas??


2º- Não leves tu a mal mas NÃO acredito em clichés filosóficos como esses que enuncias no teu comentário porque na realidade existe uma VERDADE ABSOLUTA sim senhor e acredita, que mais cedo ou mais tarde, TODA a gente vai lá chegar :(...de certezinha ABSOLUTA. Até tu...

O que há também (e ainda bem) são as verdades RELATIVAS e esse ponto foi exactamente o que me levou a abrir este tópico.
 
Top