Boas pessoal
Recentemente comprei um quadro Merida Matts HFS 2000 de 2008 e montei o material que tinha na minha VAG. O resultado final foi este:
Equipamento
Andei a pesquisar bastante para comprar um quadro e estive mesmo para comprar um Zoulou Cooma mas quando vi este quadro foi quase amor à primeira vista! Achei o quadro lindo, por um preço bastante acessível e pelo que me disseram é bastante confortável dado que as escoras têm alguma flexibilidade. Realmente quando troquei o quadro troquei também o espigão por um PRO XC-R em carbono e a maior diferença que noto para o quadro anterior para além da diferença de peso é mesmo o conforto. Parece que passei de um Citroen Diane para um Audi A8 ou coisa parecida :lol: :lol:
Portanto para o quadro dou nota 5 para já (apesar de ainda não ter feito muitos kms).
Já a tenho à cerca de 5 ou 6 meses e até agora 5*. Cumpre todos os requisitos a que a Marzocchi nos habituou. É uma verdadeira máquina de guerra e funciona sempre sem qualquer problema faça chuva ou faça sol. Toda a gente conhece estas suspensões por isso não me vou alongar mais. Para mim tem apenas um problema importante que é o factor peso. É das poucas coisas que está a tornar a minha bike pesada, principalmente na frente. Noto a frente da bike muito pesada em relação à traseira.
Eu sei... São para trocar. Apesar de nunca me terem falhado e de travarem muito bem em conjunto com os meus discos XT acho que não se enquadram no restante equipamento da bike. Considero que são uma óptima opção para o preço que custam. Será o meu próximo upgrade e aceito sugestões para uns novos. Estou a pensar nuns Avid Juicy Ultimate que estão na MerlinCycles por pouco mais de 200€ sem dicos
Full XT à excepção dos manípulos que para já são uns LX. Toda a gente conhece e sabe que funciona muito bem. Até agora não tive qualquer tipo de problema com nenhum dos componentes da transmissão. Sempre funcionou muito bem apenas precisando de uma afinação uma vez por outra.
Já tive uns SPD mas desde que experimentei os CB não quero outra coisa. Devem ter cerca de 2000kms e até agora zero problemas. São muito bons para esta altura do ano em que se apanha muita lama visto que não fica nenhuma agarrada aos pedais, o que facilita o encaixe. Para além disso são uma opção muito leve para o preço (menos de 300g por cerca de 40€ na fizzbikes).
Já está mais que analisado aqui no forúm e podem ver aqui: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,16695.0.html
Bastante confortável apesar de parecer uma tábua. Note-se que eu sou bastante esquisito com os selins e achei este bastante confortável. Tem um peso bastante bom para o seu preço (220g por 40€). Neste momento estou a pensar trocá-lo por um igual mas em branco apenas porque acho que deve ficar mais bonito neste quadro.
Tal como o selim também já existe um tópico a falar destas rodas que por acaso até foi iniciado por mim. Podem ver aqui: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,41804.0.html
Neste momento têm cerca de 1700kms e nunca tiveram nenhum problema. Apenas alguns pequenos empenos sem qualquer importância e fáceis de reparar. Os cubos têm 4 rolamentos selados cada um e parecem-me ser de grande qualidade. E como já estou farto de dizer, são LINDAS! :lol: :lol: :lol:
Apenas têm um pequeno "problema" para os mais esquisitos: fazem muito barulho quando se anda sem pedalar. Para mim não tem qualquer importância, até gosto :mrgreen:
Gosto bastante destes pneus a rolar em terreno seco e também se safam muito bem com lama desde que não seja MUITA lama. Como são estreitos e os tacos são muito baixos, soltam a lama toda. Quanto ao desgaste também me parecem bons. Os meus já têm cerca de 1200kms e ainda não se nota qualquer diferença entre o da frente e o de trás. Isto também pode ser porque os utilizo com muita pressão o que os torna menos macios. Quando os trocar estou a pensar em experimentar uns Racing Ralph, uns Hutchinson Python ou uns IRC Serac XC.
Guiador: PRO MTB em carbono
Barends: Ritchey WCS
Avanço: Ritchey Pro 100mm
Espigão de Selim: PRO XC-R em carbono
Cumprem a sua função e penso que não sejam exageradamente pesados por isso para já não tenciono trocar nada.
Peso final: 11580g
Como conclusão parece-me ser uma bike bastante equilibrada e que cumpre bem a utilização que lhe dou (uns passeios e umas maratonas de vez em quando). Para o valor total do equipamento também me parece que está bastante boa (cerca de 1500€ no total). Para já, como já disse anteriormente, estou a pensar trocar os travões (em principio até ao Natal se o Pai Natal estiver bem disposto). A suspensão também será trocada por uma mais leve mas isso é lá mais para a frente porque o t€mpo não dá para tudo.
Tentarei manter o tópico actualizado à medida que a máquina vá sofrendo alterações ou aconteça qualquer outra coisa que mereça atenção :mrgreen:
Comentem e vão dando sugestões de mais coisas que trocariam na máquina.
Cumprimentos
Recentemente comprei um quadro Merida Matts HFS 2000 de 2008 e montei o material que tinha na minha VAG. O resultado final foi este:
Equipamento
- Quadro: Merida Matts HFS 2000
Andei a pesquisar bastante para comprar um quadro e estive mesmo para comprar um Zoulou Cooma mas quando vi este quadro foi quase amor à primeira vista! Achei o quadro lindo, por um preço bastante acessível e pelo que me disseram é bastante confortável dado que as escoras têm alguma flexibilidade. Realmente quando troquei o quadro troquei também o espigão por um PRO XC-R em carbono e a maior diferença que noto para o quadro anterior para além da diferença de peso é mesmo o conforto. Parece que passei de um Citroen Diane para um Audi A8 ou coisa parecida :lol: :lol:
Portanto para o quadro dou nota 5 para já (apesar de ainda não ter feito muitos kms).
- Suspensão: Marzocchi MX Pro Lo 100mm
Já a tenho à cerca de 5 ou 6 meses e até agora 5*. Cumpre todos os requisitos a que a Marzocchi nos habituou. É uma verdadeira máquina de guerra e funciona sempre sem qualquer problema faça chuva ou faça sol. Toda a gente conhece estas suspensões por isso não me vou alongar mais. Para mim tem apenas um problema importante que é o factor peso. É das poucas coisas que está a tornar a minha bike pesada, principalmente na frente. Noto a frente da bike muito pesada em relação à traseira.
- Travões: Shimano Alivio hidráulicos
Eu sei... São para trocar. Apesar de nunca me terem falhado e de travarem muito bem em conjunto com os meus discos XT acho que não se enquadram no restante equipamento da bike. Considero que são uma óptima opção para o preço que custam. Será o meu próximo upgrade e aceito sugestões para uns novos. Estou a pensar nuns Avid Juicy Ultimate que estão na MerlinCycles por pouco mais de 200€ sem dicos
- Transmissão
Full XT à excepção dos manípulos que para já são uns LX. Toda a gente conhece e sabe que funciona muito bem. Até agora não tive qualquer tipo de problema com nenhum dos componentes da transmissão. Sempre funcionou muito bem apenas precisando de uma afinação uma vez por outra.
- Pedais: CrankBrothers Eggbeater mxr
Já tive uns SPD mas desde que experimentei os CB não quero outra coisa. Devem ter cerca de 2000kms e até agora zero problemas. São muito bons para esta altura do ano em que se apanha muita lama visto que não fica nenhuma agarrada aos pedais, o que facilita o encaixe. Para além disso são uma opção muito leve para o preço (menos de 300g por cerca de 40€ na fizzbikes).
- Selim: BBB anatomic design
Já está mais que analisado aqui no forúm e podem ver aqui: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,16695.0.html
Bastante confortável apesar de parecer uma tábua. Note-se que eu sou bastante esquisito com os selins e achei este bastante confortável. Tem um peso bastante bom para o seu preço (220g por 40€). Neste momento estou a pensar trocá-lo por um igual mas em branco apenas porque acho que deve ficar mais bonito neste quadro.
- Rodas: Fulcrum Red Metal 5
Tal como o selim também já existe um tópico a falar destas rodas que por acaso até foi iniciado por mim. Podem ver aqui: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,41804.0.html
Neste momento têm cerca de 1700kms e nunca tiveram nenhum problema. Apenas alguns pequenos empenos sem qualquer importância e fáceis de reparar. Os cubos têm 4 rolamentos selados cada um e parecem-me ser de grande qualidade. E como já estou farto de dizer, são LINDAS! :lol: :lol: :lol:
Apenas têm um pequeno "problema" para os mais esquisitos: fazem muito barulho quando se anda sem pedalar. Para mim não tem qualquer importância, até gosto :mrgreen:
- Pneus: Specialized Sauserwind Control 26x1.8
Gosto bastante destes pneus a rolar em terreno seco e também se safam muito bem com lama desde que não seja MUITA lama. Como são estreitos e os tacos são muito baixos, soltam a lama toda. Quanto ao desgaste também me parecem bons. Os meus já têm cerca de 1200kms e ainda não se nota qualquer diferença entre o da frente e o de trás. Isto também pode ser porque os utilizo com muita pressão o que os torna menos macios. Quando os trocar estou a pensar em experimentar uns Racing Ralph, uns Hutchinson Python ou uns IRC Serac XC.
- Periféricos
Guiador: PRO MTB em carbono
Barends: Ritchey WCS
Avanço: Ritchey Pro 100mm
Espigão de Selim: PRO XC-R em carbono
Cumprem a sua função e penso que não sejam exageradamente pesados por isso para já não tenciono trocar nada.
Peso final: 11580g
Como conclusão parece-me ser uma bike bastante equilibrada e que cumpre bem a utilização que lhe dou (uns passeios e umas maratonas de vez em quando). Para o valor total do equipamento também me parece que está bastante boa (cerca de 1500€ no total). Para já, como já disse anteriormente, estou a pensar trocar os travões (em principio até ao Natal se o Pai Natal estiver bem disposto). A suspensão também será trocada por uma mais leve mas isso é lá mais para a frente porque o t€mpo não dá para tudo.
Tentarei manter o tópico actualizado à medida que a máquina vá sofrendo alterações ou aconteça qualquer outra coisa que mereça atenção :mrgreen:
Comentem e vão dando sugestões de mais coisas que trocariam na máquina.
Cumprimentos