Merida Matts 40

RitxPT

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Tenta confirmar se da para trocar os pratos da pedaleira.

Com 40€ deve ser difícil fazer upgrades significativos, por isso tenta ver se eé possível substituir so o parto e compra uma corrente nova.

Andares com isso assim penso que só te va danificar mais a corrente, e pode ser qUE depois te danifique roldanas do desviador, cassete. Mas estou só a supor, nao posso afirmar com certeza
 

rodinhas chamine

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Boas
Amigo isso de faltar dentes no prato maior nao te enerves muito, na minha andou assim um ano e nao existiu problemas, se neste momento podes gastar 40€ daqui a uns 2 ou 3 meses ja podes gastar 80€ e depois entao vale a pena gastar o dinheiro numa pedaleira que valha a pena tipo uma shimano slx.
 

zoidberg

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mas isso tras me um outro problema apostar numa slx

é que a minha bike é de 8v

posso trocar a pedaleira por uma de 10v e ir trocando os restantes itens faseadamente?
quais seriam as consequencias?

ou quanto seria o orçamento para mudar a transmissao toda pra 10v usando em vez de slx usar deore?
 

RitxPT

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Trocar toda a transmissão penso que por 150/200€.

Isto eixo pedaleiro, desviador da frente, cassete, desviador de trás e, muito importante, shifters das mudanças.

Penso eu de que. Podes sempre tentar arranjar nos negócios dos usados.

Podes trocar a pedaleira só, mas quando trocares para 10v tens que trocar desviador traseiro, cassete, corrente e shifter traseiro no mínimo companheiro.

Cumprimentos
 

zoidberg

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Sim mas a questão é que tipo se eu for investir numa pedaleira nao vou investir numa de 8v pois posso vir a querer mudar a transmissão toda
pois 8v ja começa a ser bastante desactualizado
 

RitxPT

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Por pedaleira estamos a falar do eixo pedaleiro certo?

Isso tu podes mudar a vontade acho, não interessa para já se tens 10, 20v. Penso eu.

A unica decisao que tens que fazer no pedaleiro é se queres 2V ou 3V. Se quiseres 2V, como deves ter 3 actualmente, tens que mudar de desviador e de shifter tambem.

Cumprimentos
 

rodinhas chamine

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Boas.
Amigo RitxPT a pedaleira entende se mesmo tudo.

Sim é isso zoidberg, a pedaleira e compativel com qualquer numero de mudanças.
Se optares por meter 10v as quais eu nem vejo grandes vantagens, onde eu vejo vantagem e usares pedaleira so de 2 pratos com cassete de 9v isso sim,pois chega e sobra e nao se é preciso ser atleta para usar esta configuraçao, mas, teras que usar na pedaleira 2 pratos, o mais pequeno de 26 dentes e no maior 40 dentes depois com uma cassete de 9 velocidades 11/34 dentes.

Em relaçao a puderes ir mudando as prestaçoes, podes sempre aproveitar deixar para ultimo a maniplo das mudanças esquerdo e o desviador da frente, este se optares por meter um pedaleiro de 2 velocidades, pois se quiseres usar um de 3 podes manter esse que tens.
O que tens que comprar tudo de uma vez sera, cassete de 9v ou 10v, desviador de tras de 9v ou 10v e corrente para 9v ou 10v e maniplo das mudanças para tras de 9v ou 10v.
 

zoidberg

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Quanto as velocidades eu falei em 10v isto porque pelo que vejo isto é tipo modas aparece um modelo novo e o velho desaparece ou vai desaparecendo.
quanto aos pratos á frente eu sinceramente nunca usei 2 pratos nao sei quais sao as vantagens (tirando o peso) sempre usei 3 e eu tanto uso a bike no meio do mato como em estrada
 

rodinhas chamine

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Boas
Para te tranquilizar ja existem 11v para btt, e agora diz me se ja desapareceram as 7v ou 8v, claro que nao.
Os 2 pratos fazem com que uses mais a transmiçao toda.
Podes usar no mato como em estrada.
 

rodinhas chamine

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Boas
O que eu queria dizer com as 7v e as 8v nao terem desaparecido queria dizer que ainda se montam em bikes, claro que as lojas online tem o que mais se vende, mas se fores a uma loja fisica tem de certeza.
Claro que agora se fores alterar a tua transmiçao deves optar por 9v ou 10v
 

zoidberg

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Secalhar vou optar por uma pedaleira slx de 10v mas ainda nao vou comprar agora
nao sei quais sao as melhores alturas pra comprar se alguém me ajudasse nesta questão

Agora outro pormenor
eu no espaço de 1 mês ja tive 2 furos
Os pneus sao demasiado finos parece me
mando bastante em estrada assim como ando no meio do mato
Aderência d velocidade o que me recomendam nestes 2 tópicos? Valores que nao ultrapassem muito os 50 euros o par
 

rodinhas chamine

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Boas
Amigo isso dos furos é relativo.
O ideal e transformares as rodas em toubless e comprares 2 pneus de kelvlar, pode ser uns kenda small block pois sao baratos e polivalentes.
 

zoidberg

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Eu ja li qualquer coisa sobre o tubless e ja pensei nisso mas se por acaso um pneu tiver um furo ele tem solução? Ou é logo pneu novo?
E se por acaso perder ar a meio de uma volta posso voltar a encher lo com uma bomba de ar normal?
 
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rodinhas chamine

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Boas
os pneus levam um liquido proprio, logo que o pneu fure o liquido tapa instantaneamente o furo.
tenta ler mais sobre o toubless, como transformar as rodas, depois ja vais começar a perceber como as coisas funcionam
 

RitxPT

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Zoidberg, acho que continuas a fazer confusão, a pedaleira é só de 2V ou 3V, ou então estamos a dar nomes diferentes as coisas :p

Isso dos furos é relativo, eu em 600km nunca tive nenhum, só espero não ter este FDS na Vidigueira.

Em relação ao Tubeless, caso tenhas um furo o liquido resolve, mas só se for um rasgo pequeno, se for mesmo corte não contes muito com isso. Pode-se reparar, mas é sempre um tiro no escuro, 50% de hipóteses.
A diferença da câmara para o tubeless é que se for câmara vaza logo todo e tubeless ainda vai aguentando, e caso fure, apenas o enches com aquelas bombinhas de CO2.
Para a câmara, o tubeless tem a vantagem de ser mais leve e de permitir as rodas levar menos ar, logo tem um rolar mais uniforme.

Penso não ter dito nenhuma mentira.
Cumprimentos
 

zoidberg

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A pedaleira é de 3v
sempre usei e nao sei se irei alterar ainda

quanto ao tubeless ja reparei que pode ser um pouco trabalhoso converter as rodas e dispendioso tambem
fazer da forma mais económica tenho sempre aquele receio de algo correr mal
 
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