Retirado do facebook do Hugo "Espigão" Carvalho...
Como o próprio diz, é apenas a sua opinião mas que dá para tirar conclusões....
https://www.facebook.com/pages/Hugo-Espigão-Carvalho/129410187182537?fref=ts
"32,33,34 ou 36T?...
Já testei os 4 e espero assim poder ajudar todos aqueles que pensam avançar para um grupo 1x11 ou 1x10 (c/ cassete 11/42 - montagem SNV/CNC).
A resposta a todas as dúvidas que me têm chegado e às que poderão vir até é simples: Depende dos vossos objectivos (XCO, XCM, lazer, travessias, etc), onde mais pedalam e como pedalam.
Antes de mais e no meu caso, devo dizer que faço maioritáriamente maratonas mais rolantes (Ex: Regional XCM Santarém, Baixo Alentejo, etc...) embora ultimamente algumas destas mais rolantes tornaram-se mais empenantes e que pedalo mais em cadências pesadas que em cadências leves.
O prato de 32T no meu caso é para esquecer. Excelente para trepar tudo e mais alguma coisa mas a rolar esgota num instante. Mas por exemplo para XCO e outro tipo de provas mais curtas e explosivas é um prato mais que indicado.
O prato de 33T (penso que só a SNV/CNC tenha) é para mim o prato que mais satifaz objectivos. Tanto serve a malta da cadência pesada como os da cadência leve porque ainda há muitos que se queixam que o 34T torna-se algo pesado em subidas. Não esgota a rolar (a não ser em descidas em estradão ou estradões com vento a favor que poderá esgotar um pouco mas nada que compremeta o tempo final). A desvantagem é que se usa mais os carretos de 10 e 11 velocidades desgastando assim muito mais os mesmos.
O prato de 34T é o ideal para a malta com força nas canetas onde penso que me possa incluir. Prato amplamente usado em maratonas quer nas mais rolantes, quer com mais altimetria. Este para o meu caso será o prato ideal. Não esgota a rolar e com ele consigo subir tudo! Como pedalo mais em força, neste caso iria igualmente desgastar os dois últimos carretos mais depressa. Só falo nesta questão do desgaste rápido dos últimos carretos porque uma cassete destas custa mais de 200€...
Prato de 36T... raramente usado mas eu uso. É o prato que vêm na foto. Um pratinho por exemplo impensável de levar para uma Maratona de Manteigas se mesmo em algumas alentejanas já fez mossa (ex: Cabeça Gorda onde se lembraram de umas quantas paredes de 25% e até 29%). Se para o 34T é preciso força, para este é preciso mesmo muita força. As subidas com maior inclinação não podem ser feitas a pouca velocidade senão perde-se tracção. É preciso acelerar com uma cadência pesada e para isto são precisos uns bons watts. . A rolar não esgota mesmo em algumas descidas e estradões com vento a favor permitindo assim impor velocidades mais altas nestas situações. Também a subir, muito sinceramente aquilo que não consiga fazer com esta relação, faço quase de certeza mais rápido a pé com a bike ao lado... A grande grande vantagem do prato de 36 é que poupo mais os últimos carretos, utilizando de forma muito mais uniforme toda a cassete permintindo assim uma maior longevidade da mesma.
Resumindo: 33T (prato SNV/CNC) penso que seja o prato que satisfaz mais objectivos. Mesmo em XCO "é bem tolerado" e em Maratonas satisfaz plenamente. 34T, o ideal para o meu caso e para todos os que se mandam a longas distância e com força nas canetas. 36T... para loucos ou então que não saiam muito da região de Santarém e Baixo Alentejo e mesmo assim...
A SRAM ainda tem disponíveis pratos de 30T e 38T mas como devem compreender não mereceram análise... hehe embora o prato de 30T tb não seja mal pensado para XCO.
Por enquanto irei manter-me com o prato de 36 e quando este se fôr, talvez venha o 34. Digo talvez porque até agora ainda não apanhei grandes empenos com este prato mas também é como disse, tenho andado mais pelo Regional Santarém, Alentejo/baixo Alentejo embora a tal questão do Alentejo ser plano seja em alguma Maratonas um autêntico mito...
Uma coisa é certa. É viciante este grupo. Nada de chupões, correntes a caírem para dentro e mesmo para fora (atenção à tensão da corrente), as vantagens (que ainda não pude ver) em lama, nada de preocupações à frente e é só "engatilhar" atrás. Rápido, preciso, leve, eficaz.
Boas pedaladas e partilhem esta informação para os mais indecisos. "