melhor pedaleiro do mercado!

FiCaçador

Elos Rápidos
O FRM tem aquele sistema um pouco estranho em que a talega faz de aranha, depois não é facil arranjar outros pratos compativeis.

O-Works é um Lightning, tem uma solução muito polivalente da aranha removível que o torna compatível com tudo ou quase. Gosto deste pedaleiro, mas a caixa de rolamentos é específica e os de cerâmica pelo que já lí estragam-se facilmente na lama, além de que a solução utilizada para unir os 2 cranks, com cada crank com metade do eixo, estruturalmente não me parece a melhor solução, o segmento de eixo entre os dois rolamentos devia ser uma só peça e nem é possível apertar de forma tão rígida como quando o crank aperta no exterior.

O Hollowgram está limitado a quadros BB30, mas claro que também pode entrar aqui para as contas.
 

Patitos

Active Member
Ja agora quantos kms ou horas tens de uso nisso?
Treino 2h por dia, alternando de bikes, mas ambas com o pedaleiro
O ano passado foi o que andei mais, e foram cerca de 700 horas, e até hoje nada a apontar.
Ao contrario do que seria de esperar a bike não é de exposição, anda que se farta. Já tive a oportunidade de andar com muitos users deste forum, e eles melhor do que ninguém poderam comprovar que a bike passa por cima de toda a folha.
 

emparlace

Member
O hollowgram tem eixo que se pode comprar á parte que o torna compatível com BSA, mas não é nada barato.
Devo dizer que tenho um hollowgram e estou muito satisfeito com ele, é leve, é rígido, é bonito, mas muito caro. Tive sorte de ter comprado o meu num leilão no ebay e até ficou em conta, mas comprar novo em loja fica acima de 1.000€.
 

nogueira.nuno

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Apenas a minha Opinião.

Uma Bicicleta e um Conjunto de Componentes em que eu duvido que seja qual ela for no Mundo que tenha um nível de Rigidez Rigidez, Peso, Fiablidade ou seja la o que mais perfeito ou a 100% em todos os Componentes, isto para se poder analisar individualmente cada um, por isso acho um pouco desnecessário o dizerem por exemplo: A "minha" Pedaleira (neste caso e Topico) e a melhor porque tem mais rigidez etc etc.
Ou se falar no que se lê em revistas(algumas!!) porque ate num teste em que se use uma bicicleta duvido que um comum mortal consiga sentir pedaleiras a vergar ou ate como se lê normalmente acerca da Rigidez de suspensões em que como disse há outros componentes que vergam primeiro que a pedaleira ou ja que falei suspensão.

Eu falar de Marcas ou da melhor ou pior das que ja foram referidas apenas posso falar das que ja tive ou tenho experiência pessoal.
Quase que houve uma outra guerra acerca da Clavicula, eu por exemplo continuo a acha-la uma Pedaleira incrível mas tendo tido duas em que duas tiveram a mesma falha e lixado de a meter em primeiro lugar.
O pessoal ate podia fazer como que um gráfico em que contesse os pontos que achavam mais importantes numa Pedaleira, tipo: peso, resistência, fiablidade e preço e dar pontos e assim seria mais fácil e de uma maneira menos pessoal meter certos modelos ou marcas em primeiro.

Posso fazer um para as que tenho experiência mais pessoal o que acho principal.

Para a Clavicula por exemplo seria(de 1a 10):

Peso: 9
Resistência(como qualidade anodizados, verniz, pintura): 8
Fiablidade(pessoal e de histórico): 3
Preço: 2

Falou-se nas XTR, já tive 3 M970 e anteriores modelos por isso acho que posso falar:

Peso: 5
Resistência: 8
Fiablidade: 9
Preço: 5

Rotor 3D

Peso: 6
Resistência: 8
Fiablidade(conhecida): 8
Preço: 8

FRM

Peso: 6
Resistência: 6
Fiablidade: 7
Preço: 5

Pronto, penso que para mudar um pouco o assunto e a discusao se deve tentar fazer algo assim e então se necessário discutir então se houver alguém que não seja consensual em alguma das votações.
 

tuareg

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Acho que se deve ponderar esta questão, face a várias dimensões, por exemplo as utilizadas pelo Nuno.

Faltará quanto a mim, também o "look", que hoje também é muito tido em conta.

Eu ando com um Extralite e acho que se pode incluir neste grupo, com um compromisso, peso, preço e qualidade interessantes

Tinha esta imagem guardada no PC, de um teste feito a alguns pedaleiros

test1el.jpg
 

Blue Claro

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Tinha montado na minha AnthemX uma pedaleira XT e montei agora uma Truvativ Noir c/ eixo GXP XO e posso dizer que para além de algum ganho no peso (70/80 gramas) parece que aproveita melhor a força da pedalada (o facto do eixo pedaleiro ser novo face ao XT usado pode ajudar tb claro).

isto para dizer que as diferenças que dizem aqui que são tão insignificantes em relação à rigidez etc da pedaleira, não é tão simples como isso.

Por exemplo já experimentei uma Aerozine e face a uma Noir, notei bem a diferença de rendimento entre uma pedaleira e outra.

Cumps,
 

nogueira.nuno

Active Member
Os pratos usados numa pedaleira e noutra são os mesmos?
Mesmo sendo uma Noir muito melhor que a Aerozine de certo que não foram os mesmos pratos, ou mesmo na tua Ex XT, por isso logo ai podes ter uma diferença no comportamento que sentes. Ja nem pergunto se houve diferencas na relacao.
Outra coisa da tal diferença que sentiste, trocaste tambem o eixo pedaleiro, claro que ha uma diferenca, rolamentos novos ou diferentes ajudam a tal sensação de diferença.
Havia muito a falar ou questionar, só se usasses tudo igual e mudasses apenas o pedaleiro e mesmo assim o teste tinha que ser como que de olhos fechados porque o factor psicológico conta muito, especialmente quando temos algo novo.

Como disse há muitos ou vários componentes e não um só por isso e que disse que não se sente assssiiiimmm tanto como se diz, mas claro cada um pode dizer o contrário ou como se enganar a Si próprio.
 
Last edited:

Blue Claro

New Member
Viva,

nogueira.nuno,

Claro que o efeito psicológico vale (pelo menos) 50% das diferenças sentidas.
Estamos a falar como é óbvio de pequenas diferenças e que só se notam numa utilização mais ou menos intensiva das respectivas pedaleiras.
Mas não são estas pequenas diferenças que todos procuramos para melhorar as nossas máquinas?

Cumps e boas voltas.
 

nogueira.nuno

Active Member
Boas,

Sim claro, por vezes basta um simples trocar de eixo pedaleiro para haver logo uma diferença enorme no que se sente na utilização e até alguma no rendimento dependendo do tipo instalado e nem sequer tocar no pedaleiro.
Falas muito bem que é nas pequenas diferenças que se faz a grande diferença e um dos exemplos é no peso.


Tuareg
Esqueci-me de te responder, verdade, os olhos também comem sem duvida por isso a Votação acerca do Look pode ter interesse sim, mas sendo a ideia ou Topico do melhor Pedaleiro e não mais bonito...não sei, isto na minha opinião, mas parece que mais ninguém quer dar ou mais ideias ou fazer uma ou a votação se é que é de acordo do pessoal.
 

cula_ru

Member
boas

Alguém aqui que use o pedaleiro THM clavicula pode indicar qual é a distancia que ficam os cranks da escoras inferiores e qual o q-factor interno?


thanks
 

nogueira.nuno

Active Member
A nivel das escoras depende um pouco do quadro mas estas a vontade neste aspecto, a nivel do Q-factor o meu THM Clavicula era igual ao XTR M-970 para tua referencia e neste caso com 169mm ;)
 

cula_ru

Member
O minha preocupação não é que o pedaleiro não tenha largura suficiente para passar as escoras, é o contrário, gostava que o pedaleiro fosse um bocadinho mais estreito para reduzir o q-factor e reduzir também a linha de corrente. Tenho o XTR e esses pormenores importantes podiam ser melhorados porque melhoravam a passagem das mudanças e a nível ergonómico também era melhor melhorando a eficiência da pedalada etc.
Então basicamente as larguras internas e externas da Clavicula são iguais à do XTR?

Pode ser que a THM me faça um pedaleiro mais estreito por medida, pelo preço que pedem não era favor nenhum... :)
 

cula_ru

Member
Sim, pelo que está no site deles o ideal era o THM MTB com o q-factor do THM DP.:cool:

A moda é andar com pedaleiro duplos mas ainda gosto da minha tripla!
 

Nozes

Active Member
Podes melhorar a linha de corrente de outra maneira,alterando a cassete.
No meu caso,retirei da minha XT o carreto 11 e coloquei um espaçador do lado de dentro. As melhoras na linha de corrente são muitas e não sinto nenhuma falta do carreto 11,que praticamente não usava.
Como vantagem "colateral",na eventualidade de a corrente saltar para o lado dos raios (ainda não me aconteceu),não vai danificar os mesmos.
 

pimentoski

New Member
essa alteração era muito comum "antigamente" antes de converter 3x9 para 2x9 havia quem fizesse a alteração para 3x8... Para essa alteração também é preciso um aperto de 12...
 
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