Maxxis Ikon 2.2 EXO

Azofree

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Boa tarde,

Depois de andar algumas centenas de km com os Ikon confirmo que são os pneus mais equilibrados que já tive, confirmo tudo o que atrás foi dito.
É um pneu para não andar com pressões muito altas, eu ando com eles na casa dos 25 psi,s e o único furo que tive, um pequeno corte que o liquido selou, foi em alcatrão e com um pouco de mais pressão pelo motivo de ir andar só pelo alcatrão e estradões. O pneu de trás não apresenta desgaste significativo.

No entanto eu pessoalmente gosto mais de o utilizar à frente do que atrás, é bom rolador, mas penso que agora no inverno e no meu caso pessoal em que faço muito alcatrão e algumas boas subidas noto que tenho que fazer um pequeno esforço suplementar. Na verdade não noto ganhos de tempo em torno dos 90, 100 km.

É um grande pneu, acho que para puro btt tira-se vantagens, e a par de tudo o que já foi dito exige também uma boa preparação física para se tirar todas as vantagens dele.

No entanto como estamos no Inverno e rolo mais, penso que não tiro dele vantagens na roda traseira. Vou colocar um Aspen que está a chegar, visto ser mais rolador e na medida imediatamente abaixo do Ikon.

Futuramente e com a chegada do tempo seco, certamente irei voltar a colocar o Specialized Renegade Control 2.1, um pneu que em 2.1 tem um grande balão e que usei na roda traseira nos últimos 2 anos na medida 1.9 já com um balão generoso para a medida. É um pneu com desgaste mais rápido e com menos tracção que o Ikon já que os tacos são baixos, mas grande rolador e com uma boa tracção mesmo quando apresenta um desgaste significativo.

Cmp
 

Rui Marçal

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Boas Azofree,

Como deves saber subscrevo as tuas palavras.

Desde a última vez que escrevi aqui, não tive nenhum furo, a não ser uma espécie de cavilha toda enferrujada que furou o pneu e foi para o lixo, embora com uma câmara de ar desse para andar...

Realmente, na frente, foi onde senti a maior diferença para tudo o que já experimentei, embora também o use atrás e não tenha experimentado nada melhor, mas o Crossmark, por exemplo, atrás era muito semelhante, só que mais pesado...
 

Azofree

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Sim Rui, o pneu é muito bom, haja pernas e é devorar km.
Já andei bastante por terrenos com muita pedra, geralmente ficam todos marcados lateralmente, mas furos ou rasgos nada, e eu uso sem o EXO.
Como disse furei em estrada porque levava o pneu bastante cheio, mas com as pressões de btt, espetáculo.

O que noto é que devido ao maior diâmetro da roda, quando vou a subir acabo por ir um poquinho mais lento e então para encontrar o pedal que geralmente estou habituado acabo por ter que esforçar um poquinho mais. O composto de borracha também é macio, mas mesmo assim penso que se o pneu tivesse um balão um pouco mais pequeno não notaria a minima diferença para outros mesmo a subir em alcatrão.

De referir também que eu sempre usei pneus mais finos, com menos cardado, com menos balão e com menor peso, mesmo assim em alcatrão este pneu perde muito pouco, no seu terreno e em comparação com os que eu tenho usado é superior, quanto mais irregular for o terreno, melhor.

Pedra, gravilha, areia é o seu habitat, mas mesmo em terreno lamacento tem um bom desempenho.

Como já disse vou continuar a usá-lo à frente porque é seguro, andei anos com pneus 1.8 e 1.85 na frente a fazer tudo quanto era de maratonas, agora com este pneu na frente realmente a liberdade é outra. :D

De resto e embora este pneu agarre em todo o lado e seja durável gosto de usar na roda traseira pneus com os tacos um pouco mais baixos o que acaba por ser melhor nesta altura do ano.

Cmp
 

Rui Marçal

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Gosto de ler postes de quem sabe o que escreve.

Quando dizes que precisas de puxar mais a subir, não se deve à maior largura do pneu (balão), porque neste caso a largura ajuda a isso, mas deve-se fundamentalmente ao pneu ser mais pesado do que aqueles que usavas e de ser bem mais alto que os que usavas. Como é mais alto, o diâmetro é maior e deixaste de ter uma roda 26' para teres quase uma 27,5', e aí é que está a grande diferença.

Quanto à resistência lateral, os meus são os EXO e também faço muita pedra e digo que o PNSAC é tramado e quando lá ando fico um bocado louco e é afundo, lol...mas rasgos nem um, mas lá está, é um EXO com paredes mais resistentes.

Realmente as grande vantagens estão na gravilha e areia, onde a maior largura se impõe. Na lama é bom, mas se fores para argila ou barro, esquece...é com cada calor, mas no inverno sabe bem.
 

petiagos

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Eu tenho andado com o mesmo set do verão : ikon à frente e a atrás...
Curiosamente ... não tenho apanhado grandes sustos em terreno molhado e com lama (Monsanto).
Confesso que até estou um pouco espantado ...;) com o comportamento em singles com lama, pedra e raízes molhadas.
Quase 2000 kms com este set ... e zero de problemas;)
 

Rui Marçal

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Bom dia Petiagos,

Como disse, com a lama normal, diga-se que se encontra mais pelos trilhos, não compromete, mas se os meteres em barro ou argila, aí não há hipóteses, mas também te digo, nem com estes, nem com outros.

Tenho andado com malta com pneus para lama e a diferença é que fazem mais uns metros, depois tem de apear, tal como eu. Por mim, como pneus de inverno, servem perfeitamente.
 
P

pmnm

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Boas,

O Maxxis Ikon 3C EXC EXO dá para colocar como tubeless, ou tem que ser mesmo que ser o 3C EXC EXO TR?
A minha questão é pq estou a pensar em meter uns na minha 29er, como as rodas são tubeless queria colocar estas pneus.

A diferença está no peso e preço.

- Maxxis Ikon 3C EXC EXO 29x2.2 (590g)
- Maxxis Ikon 3C EXC EXO TR 29x2.2 (645g)
 

Rui Marçal

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Olá pmnm,

Fui eu que inicie este tópico e já uso o Ikon 3C EXC EXO há mais de 1 ano e tenho 2.

Convertio-os logo para tubeless e nunca tive qualquer problema nem perda de pressão. Até posso dizer que foram dos pneus que vedaram melhor que não sejam tubeless.

Quando se enchem da 1º vez, é que tem de ser com um compressor e de conveniência sem o pipo, senão não se conseguem encher pois com bomba o ar sair logo pelas laterais.
 

Rui Marçal

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Os pneus são excelentes e agarram muito bem.

Já tenho um com cerca de 2500km embora tenha feito cerca de metade na frente. Seja como for ainda não está a meio uso.

Tem 2 problemas...são caros e em lama tipo barro não são bons, pois os pitons são pequenos e muito juntos e o pneu é muito largo. Em 2.2 tem uma largura de 57mm, no mercado que eu saiba não há mais largo na medida 2.2.
 

alpl

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Na vossa opinião qual o pneu que devo usar na frente?

Os pneus são os seguintes: roda 29, maxxis ikon, maxxis ardent race.
 

PedroC

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Na frente o Maxxis Ardent Race pois tem mais aderência.

Posso acrescentar que tenho tanto à frente como atrás o IKON 29X2.2 3C/EXO/TR e estou bastante satisfeito.

A própria marca explica:

"The Ardent Race tire from Maxxis is ideally suited for technical XC race courses and endurance-length events. With its medium-height tread, the Ardent Race bridges the gap between the XC-oriented Ikon and the trail-oriented Ardent."
 

alpl

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Quem compra o Ardent (47,90€) compra o Ikon (49,51€).

Ikon TR EXO 3C MaxxSpeed atrás para substituir o Crossmark.

Ardent Race TR EXO 3C MaxxSpeed frente para substituir Ignitor.

Vamos ver como se portam.
 

alpl

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Na minha opinião,

O Ardent Race TR EXO 3C MaxxSpeed na frente é muito bom, gostei muito. Boa tração. Rola muito bem, nas curvas em terra por mais virada inclinada (cornering), nunca senti o risco de cair, é um pneu que aos poucos começas a ganhar confiança, e podes sempre abusar mais um pouco. Em lama das poucas vezes que usei foi digno, não é um pneu de lama!

O proximo para trás sera o ardent race.
 
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