Marzocchi Xc 600 Tst 2 Bomber ("presa")

MORIM

New Member
Recentemente adquiri uma suspensão Marzocchi Xc 600 Tst 2 Bomber usada (na loja garantiram que está como nova) por 200€ (sim eu sei que foi muito cara, mas quem me vendeu já não me engana mais!!!) acontece que estou muito desiludido com a suspensão, não sei se é efeito dos meus 86 kg, mas a suspensão fica "presa em baixo e trabalha pouco", será que posso regula-la para o meu peso, ou a suspensão é mesmo fraca?
 
Se calhar o mais óbvio é teres de regular a suspensão com o teu peso! Por exemplo, se a suspensão estiver regulada para uma pessoa que pese 70kg é normal que aconteça isso! Tens de usar uma bomba própria para isso e a tua suspensão não é má, poderá eventualmente pesar um pouco mais que as outras mas é uma suspensão razoável. Não desanimes!

Abraço
 
Last edited:

mescal

New Member
Eu tenho uma Marzocchi Xc 600 há quase 3 anos e estou satisfeito c/ ela. Não é 1 suspensão d topo mas até agora tem funcionado bem e sem avarias. Tal como o conguito disse, deve ser mesmo a regulação da pressão do ar. Ser cara ou não é que pode ser discutivel pois em Portugal custavam nas lojas 550€, no entanto, na ActionSport custavam menos de 300€.
Vai ao link e encontras o manual c/ as tabelas de pressão q deves ter conforme o peso do ciclista. Talvez ajude.

http://www.marzocchi.com/Template/l...897&Azione=Search&IDFolder=126&LN=UK&idC=1686
 

dav1d

New Member
Marzocchi xc600 TST2 100mm

Saudações a todos os colegas do pedal!
Já existem outros tópicos a falar deste modelo da Marzocchi que tantos problemas tem dado. Deixa-me adivinhar: Tens o modelo de 2008, certo?
Pois eu também tive problemas com a minha de 2008 com 100mm de curso.
Comprei no site da Fizzbikes por 180€ enquanto estavam à venda em Portugal por aproximadamente 230€. Pensei para mim: "Marzocchi, com 100mm de curso, com bloqueio, ajuste externo de rebound e a ar? Compro já!", julgando que estava a fazer um bom negócio, pois tinha uma Rock Shox Tora 289 com curso ajustável 85-130mm, a molas (2,3Kg).
Depois do sistema TST2 deixar de bloquear, enviei para a garantia e enquanto fiquei sem a bike, fui pesquisando na net, ao que apurei o seguinte:
A partir de 2007, a Marzocchi (outrora marca reconhecida pela sua durabilidade e eficiência) começou a fabricar as suas unidades de gama baixa e média, em países do Oriente (Taiwan, Hong Kong). E pelo que me foi dito ao telefone pelo representante, algumas unidaxes com sistema de ar tinham um defeito de fabrico, mas o fabricante não sabia identificar os lotes que sairam para o mercado com o tal defeito. Em Portugal, eles tinham indicação para reparar todas as unidades desde que estivessem dentro da garantia (que tivessem sido compradas em Portugal), mas em alguns países tentaram esconder este problema.
A verdade é que depois de ter recebido a minha suspensão, após conselho do mecânico da loja de bikes, coloquei-lhe uma pressão de 70psi para os meus 70Kg e fiquei com reais 100mm de curso. As suas prestações iniciais não são tão boas como agora e o representante exlicou-me a razão: os retentores como eram novos, não permitiam as bainhas deslizar suavemente nos milimetros iniciais, por estarem muito justos, pelo que me aconselhou a lubrificar as bainhas na zona dos retentores e depois retirar o excesso de óleo (mas descobri recentemente uma solução mais eficaz: um pouco de spray de silicone faz maravilhas).
Resumindo:
A Marzocchi perdeu a reputação de ter produtos de qualidade desde que começou a fabricar no Oriente.
A tua suspensão tem múltiplas afinações e decerto encontrarás a regulação adequada a ti, mas terás de investir algum capital numa revisão, para teres a certeza que a mesma não tem nenhuma peças defeituosa.
A XC600 não é nenhuma FOX, mas o que sinto na minha é que as suas prestações estão bem melhores do que quando a comprei. A descer (abusivamente) não pára de me surpreender pela positiva.
Deita o manual de instruções fora (no papelão) pois os valores de pressão indicados não podem estar certos.
 

MORIM

New Member
Depois de consultar o manual, e ter colocado a pressão recomendada para os meus 86 kg 2.60 Bar, a suspensão continua a não funcionar...sinto todas as pedras do caminho, no "paralelo" é uma desgraça! estou a perder a paciência e o melhor será ir á loja e exigir o meu dinheiro de volta.
Uma dúvida: quanto mais alta for a pressão mais dura a suspensão fica?
 

ANFO

New Member
A tua suspensão está com o tal problema de fábrica que o dav1d referiu. Vi a acontecer exactamente o mesmo à de um colega, e acompanhei o processo. Manda-a para a garantia, que depois de reparar deverá ficar a funcionar correctamente.

Se conseguires o dinheiro de volta, nem penses duas vezes!
 

dav1d

New Member
Já há algum tempo que não vinha aqui...
MORIM, obviamente se a tua suspensão está "bloqueada", a suspensão está dentro daquelas que vieram com defeito de fabrico, e deves dirigir-te à loja onde a compraste para que seja reparada. Provavelmente foi a vávula do TST2 que avariou e agora apenas faz um curso máximo de 10 a 15mm, fazendo com que sintas todas as irregularidades...mas isso só abrindo e vendo.
Quando mais pressão colocas na suspensão, mais "rijo" fica o seu comportamento. Dependendo do tipo de terreno, peso do ciclista, e pressão de pneus, terás de encontrar a afinação mais ajustada, rodando a válvula da parte de baixo da perna direita (rebound) para que o retorno da suspensão seja mais rápido ou mais lento.
Ah! E se quiseres saber a minha opinião como proprietário de uma Marzocchi XC600 TST2; a suspensão depois de encontrar o melhor ajuste, é porreira. Mas acho o seu valor comercial exagerado. Por isso, se tiveres oportunidade de reaver o dinheiro, mais vale investir numa Suntour Epicon, ou então juntas mais uns trocos e compra uma Rock Shox Rebba.
 
Last edited:
Top