Marreiros Light-bike HT Carbon 29er -> KTM Myroon Elite (464)

Obrigado Rui! Tu também evoluíste bastante este ano e isso vê-se bem pelas classificações que tens vindo a fazer.

Em relação á 29", pois para passar de 26 para 29 com o nível de equipamento que tens, "dói"!!! Um quadro de topo mais suspensão de topo e rodas de topo sai uma nota preta, entendo-te bem nesse aspeto, mas lá que as 29 este ano vão saltar mais á vista, isso vão, a meu ver vai existir um grande acréscimo nas maratonas para 2012 e a tendência será sempre aumentar.
 
É pena já ter trocado de rodas há pouco, para o ano vai ser só rodas 26" usadas à venda! Mas também fiz bom negócio, voltava a fazê-lo. E suspensões, pode ser que se arranje bons negócios nas suspensões, também.
 
vantagens:
descem melhor, os buracos pequenos nem se sentem...
rolam melhor e embalam muito mais
a subir por ter uma superfície de contacto pneus/chão maior tem muita tracção.


desvantagens:
vão pesar sempre mais que a equivalente em 26"
uma aceleração pior
e em algumas subidas mais inclinadas tornam-se mais difíceis (por isso é que muitas vem de origem com cassete 36)
eventualmente a estéctica...
actualmente menos oferta em aros/pneus e suspensões

facto curioso:
a lefty é compatível com roda 29"... A cannondale sem saber fez um suspensão que dá para as duas rodas...

Para mim vai depender do percurso de cada prova, em XCM (por haver mais partes rolantes) as 29" tem teoricamente mais vantagem, em XCO (por haver mais mudanças de velocidade e acelerações constantes) as 26" ganham, mas cada percurso é um percurso... Pode haver situações exactamente ao contrário.

Quem tem uma boa máquina de 26" acho que não deve trocar já, quem vai investir e comprar agora, acho que 29" é uma boa aposta desde que haja pernas para puxar o "bicho"
 
Eu uma vez lancei um tópico neste forum sobre 26 vs 29 para gajos pequenos..toda a gente me disse sempre que quem anda de 26 também anda de 29... NOT

Imagem

O Marreiros sei que se dará bem com uma 29 visto ele ser alto. Eu por exemplo terei o mesmo problema que vêm na imagem.

Pimento, nao sabia isso da lefty. Thx :p
 
Peço desculpa ao Rui, por lapso coloquei um post aqui , que era para outro tópico , fica o meu pedido de desculpas e o desejo de continuação das excelentes prestações do piloto e da sua máquina

Abraço
 
Last edited:
Sem problemas Sérgio. :) No news? Responde por MP.

Acho mais depressa estou a montar uma FS do que uma 29"... Mas a vida dá muitas voltas e nunca se sabe o dia de amanhã. Haja "saúde" e monta-se tudo eheh.
 
Boas.

Rui, recomendo vivamente que experimentes uma 29...depois falamos.

As desvantagens que por aí se falam são apenas "questões" teóricas...E eu não sou nenhum atleta nem faço competição.


Abraço

Rui
 
Ah isso não... Pelo menos numa realidade mais recente. Na minha opinião existem certos componentes (quadros, suspensões, pneus e rodas mais precisamente aros) que ainda não atingiram o nível de maturidade tecnológico para apresentarem pesos competitivos face ás bikes com roda 26". Portanto digam o que disserem as FS com roda 29" serão, para mim, uns ferros pesados e uma opção a não ser considerada. Já uma 29" rigida a coisa muda de figura. Contudo daqui a 2 anos já vai ser possível montar uma FS 29" com um peso aceitável...
 
A termos de HT 29 sempre tens a 949 (é o modelo equivalente à minha mas em versão 29). A termos de rodas a dt swiss tem rodas bastante boas para 29 mas extremamente caras.
De qualquer forma estou contigo que se deve esperar para deixar as 29 amadurecerem um pouco. O bom que há é muito dispendioso neste momento.

Talvez arranjem maneira de eu andar em 29 mas sem essas manhas que o Nino tem de utilizar para se montar numa.
 
Essas manhas que o Nino usa são para manter a frente à mesma altura que numa 26, não é por causa da estatura dele.
Quanto a rodas acho que já não é preciso esperar mais, as opções que temos de cubos e raios para 26 também as temos para 29, e quanto aos aros, a maioria das marcas mais "leves" tem modelos 29" equivalentes aos 26": Notubes, FRM, American Classic, ax lightness, ENVE...
Pneus idem, Continental, Schwalbe, Kenda... os modelos que por aqui mais se vêm nas 26" todos já têm uma versão 29".
Suspensões, a RockShox já tem uma SID 29er, a Manitou já tirou peso à Tower, a DT Swiss também vai lançar uma 29er... Só falta a Magura!
Quadros é o que se vê nas novidades das marcas para 2012, 29er por todo o lado!

Acho que a falta de opções em 29er tem de ser riscada na lista de desculpas.
 
Ficaçador, concordo contigo! Cá eu para o ano vou experimentar 29" FS em principio...

Se formos ver por exemplo o site da Specialized, no segmento das Epic praticamente são todas 29", as topo de gama até há opção de vir com XX ou XTR, nas rigidas a tendência mantem-se nas 29", não excluindo claro as 26".
 
Quando se é patrocinado é claro que a vontade é sempre exprimentar as novidades, agora quando o material nos sai do bolso, como acho que acontece com o Marreiros, custa ter uma bike de topo e mudar, perdendo com isso muito dinheiro apenas para começar a andar num tipo de bike que ainda agora se está a começar a implementar no nosso mercado. Não estou aqui a colocar em causa as vantagens das rodas 29, até porque no fim de semana passado exprimentei uma e senti vontade de trocar a minha bike, no entanto após fazer contas iria perder muito mas muito dinheiro, isto se quisesse ficar com uma bicicleta com o mesmo nível de equipamento. Resultado decidi continuar com a minha 26 que muitas alegrias me tem dado.
 
Boas

Eu tenho um amigo que tem uma Stump 29, ontem por ex. ele foi fazer a Maratona Black Bulls, chegou primeiro que eu lol agora a sério, se forem ver na revista Bike, deste mês, estão lá os prós e contras, mas já todos devem saber

Se me dessem uma Flash 29 para trocar pela minha 26, nunca faria tal coisa, só se fosse para curtir, mas apenas em test-drive
 
Concordo plenamente com o Antonio73. É uma das desvantagens de não ser patrocinado. ;) Outra é a necessidade de encontrar o substituto do Tune Speedneedle. O meu rachou este sábado quando me sentei nele um pouco mais forte...

Aconteceu isto mas foi do lado oposto mesmo por baixo da zona do autocolante:


Vou tirar umas fotos e mandar mail à Tune para ver o que eles me dizem... Num post de 2007 o autor desta foto teve direito a um selim novo. Vamos ver se tenho essa sorte.

Num futuro imediato não vou comprar mais selim nenhum. Vou colocar o Selle San Marco que utilizo na estrada sem a forra e espuma de alta densidade.

Abraço