Marin Bear Valley SE

Amukinado

New Member
Boas tardes

Já há algum tempo que andava com curiosidade de experimentar um quadro de cromólio old-school e até tinha vários modelos em mente, como por exemplo o quadro Charge Duster. Como acabava por ser sempre a outra bicicleta a comer o dinheiro todo, nunca cheguei a juntar o suficiente para ter uma 2ª bicicleta. Como tal decidi roubar a bicicleta do meu tio, uma vez que ele deixou de a usar. :twisted:

A bicicleta é um clássico que fez bastante sucesso na altura, por isso deve ser familiar a muita gente:

Marin Bear Valley SE

Originalmente estava assim:

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Depois de tirar 1kg de "lixo":

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1ª impressão:
Hoje lá fui dar uma voltinha por alcatrão, estradão e uma pista muito soft para ver o quanto doía. Sinceramente não custa tanto quanto estava à espera. O quadro em cromólio de facto absorve bastante melhor as vibrações que o alumínio. A rolar em estradão custa um bocado porque o selim é pouco confortável, mas a descer a única dificuldade que tive foi a posição de condução e o reduzido poder de travagem dos cantilevers. Ainda não fiz umas subidas a sério para poder fazer uma análise, mas até agora tem-se revelado uma bicicleta bastante capaz a trepar e boa a rolar. Facilmente esgoto as mudanças quando rolo em alcatrão. A frente está muito baixa. Tive que descer o selim bastante para anular um pouco a geometria tão nervosa.

Os componentes:
A coisa é movida a Shimano Deore LX e Shimano Exage. Não conheço este último grupo mas até agora ainda não tenho razão de queixa.

A transmissão é constituída por desviadores e manetes LX e pedaleira Exage. Desconheço o modelo da corrente e pedaleira.

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As mudanças deslizam suavemente e a pedaleira é bastante precisa. Estou surpreendido porque a transmissão trabalhar bastante bem. A corrente é que não está muito boa... Quando pedalo com força nas mudanças mais pesadas ela começa a estalar.

Os travões também são Shimano Exage. Estão a travar pouco para o meu gosto, mas também já não me lembrava da força que era necessário fazer para travar estes bichos. :mrgreen: Começaram a travar melhor depois de passar um bocado de lixa nos calços. O travão da frente tinha uma peça partida mas consegui metê-lo a trabalhar com apenas um zip-tie (ganda macgyver :twisted:).

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Quanto às rodas, não há grande coisa a dizer. Os cubos são Exage e os aros são de uma marca esquisita que não conheço (nem me recorda o nome). Os pneus são Marin Lite (tal como o avanço e guiador). Ainda não tive razões de queixa dos pneus. Parecem-me ter uma tracção bastante aceitável, embora façam algum atrito a rolar.

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Estou a pensar fazer uns autocolantes novos para o quadro dado estes estarem a cair.

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E agora umas fotos em andamento:

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Possíveis alterações: Definitivamente um avanço mais curto e outros pedais. Ainda estou a ponderar outro guiador e outro selim.

Isto é ainda o ínicio da análise pois pouco andei na bicicleta. Mais tarde adicionarei novas opiniões.
 

Pax

New Member
Ora aí está uma boa análise a um clássico old school!!

É bom aparecerem estes aviões para se ver que nem só de novidades high-tech vive o homem.
 

RTC

Super Moderador
:D
São engraçados estes "regressos ao passado".
Hoje em dia já nem sei qual a sensação de andar numa bicicleta de "cromoly". Tenho alguma curiosidade.

Quanto a essa Marin, lembro-me muito bem desse modelo. Era bem conhecido na altura, quando a Marin estava em "altas".
Equacionei a compra de uma igual mas fiquei-me por uma BH Topline de cor igual mas com STX-RC (ui,ui! :mrgreen:)

Vai dando noticias das possiveis alterações que faças.
Pergunto-te se a caixa de direcção é de 1'?
 

350plus

New Member
Muito bom aspecto e trabalho de recuperação. Não há que negar, Steel is real. :wink:

A tua máquina faz-me lembrar a Marin Pine Mountain do Indy, que também têm um quadro espectacular. A dele é Singlespeed no entanto. Já consideraste tirar as mudanças à tua, nem que temporariamente só para experimentar? Era uma base excelente.
 

jota

Member
Esses travões afinadinhos, travam bem! Como ela esteve muito tempo parada, trocava-lhe as espirais e cabos das mudanças e travões! Já agora, uns pedais de encaixe não destoavam..! Bela bicicleta, sem dúvidas!!
 

ajesus

New Member
que saudades da minha... acabei de a vender após comprar a minha FS de marca RSA, foi vendida ao desbarato com muita pena minha
 

Amukinado

New Member
Obrigado pelos elogios. :p

RTC said:
Pergunto-te se a caixa de direcção é de 1'?

Esta já é de 1.1/8". :wink:


350plus said:
Já consideraste tirar as mudanças à tua, nem que temporariamente só para experimentar? Era uma base excelente.

Já pensei nisso mas estou decidido a deixar ficar as mudanças. Geralmente quem tem uma SS, tem sempre ao lado na garagem uma boa máquina para passeios! :mrgreen:


jota said:
Esses travões afinadinhos, travam bem! Como ela esteve muito tempo parada, trocava-lhe as espirais e cabos das mudanças e travões! Já agora, uns pedais de encaixe não destoavam..! Bela bicicleta, sem dúvidas!!

Eles até nem travam mal de todo. Eu é que já estava tão habituado aos travões hidráulicos que já não me lembrava que é preciso fazer força para parar estas coisas. As espirais estão boas. Talvez outros cabos ou outros calços ajudem.
Quanto aos pedais, é algo que tenho em mente trocar. Definitivamente não me safo com esta bicicleta sem uns pedais de encaixe. A traseira salta bastante em algumas descidas e às vezes é o suficiente para um pé saltar fora. Inicialmente comecei por ponderar uns CrankBrothers Mallet, mas depois vi que não se justificava e agora estou mais virado para uns Smarty ou Candy.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

bela bike, faz-me reviver os meus idos anos com uma BearValley de 1996. De que ano é essa? A BearValley de 96 trazia tudo Shimano STX (pré-Deore) e o desviador traseiro STX-RC. Ainda cá tenho todas as peças originais, mas algumas já tiveram de sair por desgaste (cassete, pedaleira, corrente) e o travão dianteiro passou a v-brake Deore, porque a suspensão de 99 da Manitou não tinha ponte para cantilever.

Neste momento tem as seguintes alterações:

pedaleira Alivio,
Selim do Lidl,
Roda da frente LX/Mavic X221
Desviador dianteiro XT
Pneus Schwalbe Jimmy 2.1
Guiador Ritchey
Caixa WCS*
Avanço Azonnic*
Suspensão Manitou SX*
V-brake dianteiro Deore*

* items que tiveram forçosamente de ser trocados com a chegada da suspensão visto que de origem vinha um avanço/caixa/garfo de rosca mas felizmente com 1"-1/8.


Jepas
 

Migalas

New Member
Boas

Tenho uma igual,quero dizer parecida,a minha é roxa e tem o grupo exage completo está completamente original á excepçáo do avanço que foi na altura trocado por um girvin com elastómetro (mais curto ,o original era enorme).
A minha transmissão tambem funciona muito bem, perfeitamente ao nível (ou melhor) do que as modernas que tenho cá por casa.
A marca dos aros é araya, muito conceituado na altura.
Tens alguma ideia de onde e quando o teu tio a comprou? A minha foi comprada penso que em 90 ou 91 a um americano (David) que as importava
Fica bem e dá noticias
 

Amukinado

New Member
Migalas said:
Boas

Tenho uma igual,quero dizer parecida,a minha é roxa e tem o grupo exage completo está completamente original á excepçáo do avanço que foi na altura trocado por um girvin com elastómetro (mais curto ,o original era enorme).
A minha transmissão tambem funciona muito bem, perfeitamente ao nível (ou melhor) do que as modernas que tenho cá por casa.
A marca dos aros é araya, muito conceituado na altura.
Tens alguma ideia de onde e quando o teu tio a comprou? A minha foi comprada penso que em 90 ou 91 a um americano (David) que as importava
Fica bem e dá noticias

Exactamente! São Araya. Não conhecia a marca... :oops:

O meu tio comprou-a no Talacha Shop, cá na Benedita. Não sei de que ano é e por isso também não vou arriscar dizer um... :roll:

Já agora vê lá se arranjas umas fotos dessa bela máquina! :D
 

BPinheiro

New Member
Migalas said:
A marca dos aros é araya, muito conceituado na altura.

Tenho numa Merida de chromoly um aro dianteiro desses com cubo Lx ,que vinha originalmente numa K2, conta actualmente com cerca de 7 ou 8 anos e alguns milhares de Km (muitos deles violentos, fruto disso o aro traseiro não sobreviveu :twisted:) e ainda está ai para as curvas.
Fiquei com boa impressão da marca mas nunca consegui encontrar a venda
 

floopi

New Member
xiii, grande maquina  :p pessoalmente gosto de old school's, não por me relembrar algo que reinou nos anos XX mas sim para me mostrar o que se fazia e havia nessa altura, uma vez que sou novo no btt :oops:

gostei mesmo muito do aspecto final depois de lhe retirares o kg de lixo  :mrgreen:

e digo mais, isso dava uma SS fantástica   :tungas:

cumps
 

Mach3

New Member
Boas,


Grande máquina, e boa análise..agora é postar a menina na galeria multimedia no tópico das Marin.


Abraço


Mach3
 

Amukinado

New Member
jm said:
Mas para já podes pôr o avanço mais alto, tens é que dar mais cabo ao travão da frente.

Já está um pouco mais alto. A diferença é singnificativa. :p

Falando nisso... Eu comprei um casquilho para montar um avanço aheadset de 1.1/8". Sim, eu sei que não é old school, mas não consegui encontrar nada para enfiar ali sem ser mais recente. :mrgreen: Acontece que o meu avanço tem guia do cabo do cantilever e, como tal, para manter os cantilever, tenho que arranjar um guia para montar na zona da rosca da caixa de direcção. (Corrijam-me se estiver a dizer alguma barbaridade... é que eu não sou do tempo dos cantilever. :oops:) Alguém sabe como posso arranjar isto?

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Já agora, estou à procura de um avanço aheadset 1.1/8" para montar ali. Tem que ser da mesma cor (ou parecido) e entre 90 e 110 mm. De preferência com 5º (ou mais) de inclinação. Há alguma sugestão?
 

Amukinado

New Member
Boas

Ninguém me consegue ajudar? A única coisa que encontro é Race Face Deus XC e Thomson (que são caríssimos)... Estou mais virado para o RF por ser mais barato (embora o Thomson seja da cor pretendida).
 
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