Boas tardes
Já há algum tempo que andava com curiosidade de experimentar um quadro de cromólio old-school e até tinha vários modelos em mente, como por exemplo o quadro Charge Duster. Como acabava por ser sempre a outra bicicleta a comer o dinheiro todo, nunca cheguei a juntar o suficiente para ter uma 2ª bicicleta. Como tal decidi roubar a bicicleta do meu tio, uma vez que ele deixou de a usar. :twisted:
A bicicleta é um clássico que fez bastante sucesso na altura, por isso deve ser familiar a muita gente:
Marin Bear Valley SE
Originalmente estava assim:
Depois de tirar 1kg de "lixo":
1ª impressão:
Hoje lá fui dar uma voltinha por alcatrão, estradão e uma pista muito soft para ver o quanto doía. Sinceramente não custa tanto quanto estava à espera. O quadro em cromólio de facto absorve bastante melhor as vibrações que o alumínio. A rolar em estradão custa um bocado porque o selim é pouco confortável, mas a descer a única dificuldade que tive foi a posição de condução e o reduzido poder de travagem dos cantilevers. Ainda não fiz umas subidas a sério para poder fazer uma análise, mas até agora tem-se revelado uma bicicleta bastante capaz a trepar e boa a rolar. Facilmente esgoto as mudanças quando rolo em alcatrão. A frente está muito baixa. Tive que descer o selim bastante para anular um pouco a geometria tão nervosa.
Os componentes:
A coisa é movida a Shimano Deore LX e Shimano Exage. Não conheço este último grupo mas até agora ainda não tenho razão de queixa.
A transmissão é constituída por desviadores e manetes LX e pedaleira Exage. Desconheço o modelo da corrente e pedaleira.
As mudanças deslizam suavemente e a pedaleira é bastante precisa. Estou surpreendido porque a transmissão trabalhar bastante bem. A corrente é que não está muito boa... Quando pedalo com força nas mudanças mais pesadas ela começa a estalar.
Os travões também são Shimano Exage. Estão a travar pouco para o meu gosto, mas também já não me lembrava da força que era necessário fazer para travar estes bichos. :mrgreen: Começaram a travar melhor depois de passar um bocado de lixa nos calços. O travão da frente tinha uma peça partida mas consegui metê-lo a trabalhar com apenas um zip-tie (ganda macgyver :twisted.
Quanto às rodas, não há grande coisa a dizer. Os cubos são Exage e os aros são de uma marca esquisita que não conheço (nem me recorda o nome). Os pneus são Marin Lite (tal como o avanço e guiador). Ainda não tive razões de queixa dos pneus. Parecem-me ter uma tracção bastante aceitável, embora façam algum atrito a rolar.
Estou a pensar fazer uns autocolantes novos para o quadro dado estes estarem a cair.
E agora umas fotos em andamento:
Possíveis alterações: Definitivamente um avanço mais curto e outros pedais. Ainda estou a ponderar outro guiador e outro selim.
Isto é ainda o ínicio da análise pois pouco andei na bicicleta. Mais tarde adicionarei novas opiniões.
Já há algum tempo que andava com curiosidade de experimentar um quadro de cromólio old-school e até tinha vários modelos em mente, como por exemplo o quadro Charge Duster. Como acabava por ser sempre a outra bicicleta a comer o dinheiro todo, nunca cheguei a juntar o suficiente para ter uma 2ª bicicleta. Como tal decidi roubar a bicicleta do meu tio, uma vez que ele deixou de a usar. :twisted:
A bicicleta é um clássico que fez bastante sucesso na altura, por isso deve ser familiar a muita gente:
Marin Bear Valley SE
Originalmente estava assim:
Depois de tirar 1kg de "lixo":
1ª impressão:
Hoje lá fui dar uma voltinha por alcatrão, estradão e uma pista muito soft para ver o quanto doía. Sinceramente não custa tanto quanto estava à espera. O quadro em cromólio de facto absorve bastante melhor as vibrações que o alumínio. A rolar em estradão custa um bocado porque o selim é pouco confortável, mas a descer a única dificuldade que tive foi a posição de condução e o reduzido poder de travagem dos cantilevers. Ainda não fiz umas subidas a sério para poder fazer uma análise, mas até agora tem-se revelado uma bicicleta bastante capaz a trepar e boa a rolar. Facilmente esgoto as mudanças quando rolo em alcatrão. A frente está muito baixa. Tive que descer o selim bastante para anular um pouco a geometria tão nervosa.
Os componentes:
A coisa é movida a Shimano Deore LX e Shimano Exage. Não conheço este último grupo mas até agora ainda não tenho razão de queixa.
A transmissão é constituída por desviadores e manetes LX e pedaleira Exage. Desconheço o modelo da corrente e pedaleira.
As mudanças deslizam suavemente e a pedaleira é bastante precisa. Estou surpreendido porque a transmissão trabalhar bastante bem. A corrente é que não está muito boa... Quando pedalo com força nas mudanças mais pesadas ela começa a estalar.
Os travões também são Shimano Exage. Estão a travar pouco para o meu gosto, mas também já não me lembrava da força que era necessário fazer para travar estes bichos. :mrgreen: Começaram a travar melhor depois de passar um bocado de lixa nos calços. O travão da frente tinha uma peça partida mas consegui metê-lo a trabalhar com apenas um zip-tie (ganda macgyver :twisted.
Quanto às rodas, não há grande coisa a dizer. Os cubos são Exage e os aros são de uma marca esquisita que não conheço (nem me recorda o nome). Os pneus são Marin Lite (tal como o avanço e guiador). Ainda não tive razões de queixa dos pneus. Parecem-me ter uma tracção bastante aceitável, embora façam algum atrito a rolar.
Estou a pensar fazer uns autocolantes novos para o quadro dado estes estarem a cair.
E agora umas fotos em andamento:
Possíveis alterações: Definitivamente um avanço mais curto e outros pedais. Ainda estou a ponderar outro guiador e outro selim.
Isto é ainda o ínicio da análise pois pouco andei na bicicleta. Mais tarde adicionarei novas opiniões.