Maratona da Cruz Vermelha - Maiorca

Status
Not open for further replies.

agirão

New Member
Estranho!
Vamos andar à frente do tempo! Fazer rescaldos após o evento é normal! Fazê-los por antecipação é novidade! Nem percebo porque nos admiramos! Vamos fazer um rescaldo baseado nos princípios dos contos do fantástico! Contos que não podem ser reais!
Para quem não quer dar credibilidade a este rescaldo, só os coloco perante o que ouviram, e leram, em criança, sobre A Branca de Neve, Os Três Porquinhos, A Bela Adormecida ou O Capuchinho Vermelho! Ah! Acreditam que se pode tirar pedras da barriga de um lobo, ou mesmo uma avózinha!
Acreditam que uma cachopa pode acordar se for beijada por um lindo rapaz! Bonito!
Vá lá! Acreditem neste rescaldo! Acontece antes de acontecer o acontecimento que lhe dá razão de acontecer!
Vou contar o que me apetecia contar! Sem os azares possíveis! Uma queda, um furo, o desviador que se armou em parvo, o Homem da Marreta que apareceu, ou a mentira do costume: “ Ia bem! Apeteceu-me curtir o percurso!”
Bom!
Decidi ir para a linha de partida com o MP3 engatilhado! Primeiras músicas, Xutos e o seu novo álbum! O “Senhor Engenheiro” vai servir de revolta para descarregar nos pedais! Queen! Etapa seguinte! Fase de gestão de esforço! Entre We Will Rock You e The Show Must Go On, alguma coisa há-de acontecer!
A força irá trair, o ânimo irá prosseguir! KraftWerk! Rock electrónico dos anos setenta! Toma e pedala!
Mais uma água, uma chupadela no bidão dos sais, uma barra e um gel! Daquela marca! Do Absalon!
Não, não me esqueci! TÁXI! A Casa da Rosete! A Chiclete!
Quero acabar com Scorpion! Música dos sonhos! Parece a Bebedeira de Azul do meu colega professor António Gedeão! Na sua Pedra Filosofal que o grande Carlos do Carmo imortalizou!
Sabem qual o meu objectivo!? Consegui alcançá-lo! Ficar a menos de meia-hora do vencedor! Também já tenho 52 anos!
Consegui…!
Virei, mais tarde, antes do evento, continuar o meu rescaldo! Em sentido inverso! Conto-o antes de acontecer!
Será..!?
Quem aposta comigo!?
É a CRUZ VERMELHA a falar mais alto!
Até já…!
 

agirão

New Member
Vamos continuar o rescaldo prospectivo desta maratona que nos deixou bastantes dúvidas sobre a nossa preparação!
Recomeçámos, em Janeiro, um ritmo e processos de preparação que nos levasse a ter um rendimento desportivo mais condizente com aquilo que ainda pensamos conseguir.
Tendo o treino de atletismo como base, fomo-nos apercebendo de que já devíamos ter voltado a esta paixão há mais tempo!
A componente psicológica foi acompanhando a sua complementar!
A data prevista para aquilatar este trabalho seria meados de Junho. Cá está!
Bem alicerçados psicologicamente, partimos com a táctica de cautela – começar cá mais atrás e ir caminhando de trás para a frente! Assim fizemos!
À medida que o motor ia aquecendo, íamos atribuindo uma bonificação de 2,5 pontos por cada companheiro que conseguíssemos passar! 2,5 pontos foi o escolhido para irmos ocupando a nossa capacidade cognitiva a fazer operações aritméticas, como forma de aliviar a tensão provocada pela prova! Foi a nossa forma de descontrair! Para complicar mais as contas e, por inerência, aliviar o esforço físico, somávamos 2 pontos por cada bloco de três ultrapassagens. Cada um que nos passava, e cada grupo de três, fazíamos a operação inversa! Complicado? Aí reside o interesse! Manter o cérebro ocupado! Sem nunca perder a concentração, claro!
Atenção!
Não partimos do zero! Como não quisemos sair da frente, decidimos que teríamos saldo negativo de 25 pontos! Estariam uns dez amigos à nossa frente! Até aos 15 quilómetros poderíamos deixar passar quinze bttistas! Só aqui, perdíamos 37,5 pontos! Mais os 25 da partida, aos 15 quilómetros o saldo era de 62,5 pontos negativos.
Para alcançar os ZERO pontos, como já calcularam, teríamos de chegar em primeiro! Missão impossível!
Queríamos chegar com 37,5 pontos negativos! Somando a bonificação dos grupos de três (três grupos), FIZEMOS 31,5 PONTOS!
Claro! Acertaram! Chegaríamos em 15º lugar!
Iremos narrar os acontecimentos, quer físicos, quer emocionais, nos próximos posts!
A coisa correu bem!
Estes relatos são o princípio de alguns trabalhos a publicar, entre outros, numa revista…já este verão…! Daqui a dois meses! Brevemente…daqui a dias, há outros relatos publicados!
Divertido…!
Até logo!
 

agirão

New Member
PREPARAÇÃO PARA A PARTIDA
De Alfarelos a Maiorca é bastante perto! Nove, ou dez quilómetros! Pensámos ir de bike para aquecer! Havia um senão! Queríamos levar a Rocky Mountain para ficar exposta durante a prova, e competir com outra, pois tinham-nos solicitado a fazer isso! A Rocky pela sua beleza e baixo peso suscita muita curiosidade! Vai daí, bikes metidas no carro, avançámos para a batalha!
O pequeno almoço foi bolonhesa (curiosamente, o almoço também), coca-cola, uma maçã, um pão integral e o complexo vitamínico que a EAFIT faz a gentileza de me oferecer!
Já em Maiorca, começámos a azáfama habitual, embora tenhamos tudo bem organizado! Dois bidons com sais, três embalagens de gel e três barras energéticas, ensanduichadas por fatias de maçã e embrulhadas em papel de alumínio (ainda não há papel de carbono, estão vocês a pensar!) Tudo isto é colocado na traseira da minha VW Caddy!
Verificada a bike, vista a pressão dos pneus, oleada a corrente (rituais obrigatórios que não consigo, nem quero, fazer de véspera!), coloco o boné, os óculos e, mais um ritual! Subo para a bike, desmonto e subo de novo! Dá sorte! A superstição não é proibida e funciona como um tranquilizador e controlador de ansiedade!
No meio de tudo isto já ouvi umas 584 vezes a velha frase:”Eh, Velho! Estás rijo!?”
Claro que fico bruto…mas de emoções como o companheirismo e da tranquilidade que a velhice nos traz! Continuem! É outro ritual…que eu adoro! Obrigado!
Venho, de novo, ao carro! Material de suplementação no Jersey, capacete colocado (João Marinho, José Silva, obrigado! É um espectáculo!), lá vou eu!
Logo mais, vamos ao relato da partida e dos primeiros quilómetros! Prometo revelações escandalosas!
Vou trabalhar e, depois vou correr 1h e 30m!
Até logo!
 

agirão

New Member
Amigos!
Quero pedir duas coisas:
1. PODEM PERGUNTAR, OU ESCREVER, O QUE QUISEREM;
2. DEPOIS DA PROVA, AGRADEÇO QUE UTILIZEM ESTE TÓPICO PARA O VOSSO RESCALDO! CONTINUEM AQUI!
Força!
 

agirão

New Member
Olá, Amigos!
Vamos continuar a narrar o que sentimos na Maratona da Cruz Vermelha de Maiorca!
Já estamos na fase da partida e nos momentos que a pós-cedem!
Este raio desta meia hora, entre abandonar o carro e dirigir-me para o local de partida, roça um espaço entre o ridículo e o dramático!
Como é que alguém com uma experiência competitiva invulgar consegue sentir, nestes momentos, sensações que só posso comparar com a perda da virgindade!?
Raios! Vejam só!
Atenção! Agora vou lembrar-me duma conversa tida há cerca de duas semanas, num colóquio sobre alta-competição e sucesso escolar, em que estava eu, o Pedro Roma (Guarda-redes da Académica e do Benfica), o Rui Cordeiro (que espetou aquele ensaio à Nova Zelândia, no Campeonato do Mundo de Râguebi), em que eu dizia que, para falarmos a nossa carreira desportiva, teríamos de ter três fases: a preparação, a fase da competição e a fase do cagão!
Mais tarde, o Pedro, gozava e dizia:”Defendi um penalti ao…! Grande defesa! Esta é a fase do cagão!”
Gozo! Muito gozo!
Bom! Vamos à fase do cagão!
Como é que, após ter participado em bem mais de 1000 competições, ainda me sinto nervoso, amedrontado, estranho, acabrunhado!?
No Voleibol, participei, em doze anos, em mais de 100 jogos, na 1ª e na 2ª divisão! No Atletismo, só em provas de pista, fiz mais de 800 competições! No BTT, penso que não erro se disser que já fiz, para aí, umas duzentas competições!
Deixa lá ver! Passa mesmo das mil!
Vou para o local de partida, vejo a pressão dos pneus, verifico se o capacete está bem apertado, reaperto os sapatos, bebo uns goles de água, tento cumprimentar amigos e desejar-lhes boa sorte!
Atenção! Estou a relatar factos passados em Maiorca no passado dia 14 de Junho de 2010, que está para vir!
Se tentarem verificar todos estes rituais, fazem muito bem! O interesse é isso mesmo! Enquanto estão a reparar nisso, estão a desconcentrar-se e eu, a concentrar-me!
Tentem ver se eu faço isto tudo!
Cuidado! Acabo de fazer, num texto narrativo, o que se chama de analepse e de prolepse! Recuos e avanços na diegese! Na história!
Já volto! Para contar a partida e os momentos seguintes!
Com situações estranhas!
 

agirão

New Member
Eu sabia que, mais dia, menos dia, isto ia acontecer!
Quando treinamos a sério, a responsabilidade é maior, a expectativa colocada em nós eleva-se de forma, muitas vezes, mais emocional do que racional! Controlar situações que vão para além das físicas poderá ser contraproducente! Subsistirá, sempre, a dúvida se devemos controlar os ímpetos ou deixar correr o marfim e “seja o que deus quiser”.
Esta dúvida pré-existencial persistia! Os ante-partida obrigaram-me a decidir!
De uma vez por todas, não deixaria o corpo tomar conta da mente! Vou controlar!
Está decidido!
Irei partir nas calmas e, logo se vê…!
A partida parecia uma eternidade! Explicaram a cor das fitas, os quilómetros, os discursos de circunstância e, por fim, lá nos mandaram às malvas…!
O maldito instinto de me sentir bem e rolador nos instantes imediatamente a seguir à largada furiosa rumo à primeira, e por vezes única, vitória dos desfiles pelas ruas da terra, foi bem retido em mim, com um pensamento colado à parte interior do capacete e que me martelava constantemente, num grito surdo de raiva: CONTROLA-TE! TEM SESSENTA QUILÓMETROS PARA GERIR! DOIS, OU TRÊS MINUTOS, AQUI, SÃO PERFEITAMENTE RECUPERÁVEIS NO TRAJECTO!
Está dito, está dito!
Se correr mal, consciência tranquila! Já me posso dar ao luxo de me sentir o gestor da minha conta corrente de esforço! Posso sacar aqui, investir ali, prognosticar dificuldades além, confirmar facilidades algures..!
Assim seja…!
Vi passar alguns! Analisei, como que escalpelizando a pedalada, vendo a fundo a respiração, olhando clinicamente a condução! Este é para ter atenção, aquele é bluff!
Na roleta da análise, vamos ver os números sorteados…!
Mais à frente, saberei do valor das apostas…!
 

agirão

New Member
Os primeiros quilómetros são sempre muito importantes, para mim! Desta vez, não foi excepção!
A voltinha pelas ruas de Maiorca (não é essa, a espanhola! É mesmo a da Figueira da Foz), foi o início da descarga de adrenalina! Refreei os ímpetos e consegui, com muita atenção, contar 10 companheiros que me ultrapassaram! Dez vezes 2,5 pontos, dá 25 pontos. Como estes dez perfazem 3 blocos de três, e cada bloco destes vale dois pontos, lá vão mais seis pontos!
Vamos a contas!
Dez atletas à minha frente, na partida, 25 PONTOS NEGATIVOS;
Dez que me passaram até ao quilómetros cinco, 25 PONTOS NEGATIVOS;
“Desbonificação” de serem três grupos de três, SEIS PONTOS NEGATIVOS!
Quilómetro cinco, 56 PONTOS NEGATIVOS!
A coisa estava a compor-se!
Por incrível que vos possa parecer, esta situação estava a “dar pica”! Sentíamos em nós a capacidade de lidar física e mentalmente com esta situação! Nada como treinar, estar num bom apronto físico para podermos fazer gestão de esforço! E, claro, ter capacidade de lidar com as emoções para não sermos traídos por excessos ou defeitos! O equilíbrio destas variáveis é o ponto fundamental para o êxito desta programação que levará à consecução da tarefa.
Agora, havia que entrar num ritmo confortável! Consegui!
Sempre na linha ténue entre o conforto e prazer e o excesso, fui esticando e refreando ouvindo o que o corpo me ia dizendo. Como o conheço muito bem e ele também tem o privilégio de eu não lhe ser nada estranho, lá íamos neste diálogo surdo mas bem clarificador das pretensões de ambos! Eu, a componente emocional do conjunto, dava-lhe incentivo, convencendo-o de que, no final, na hora do êxito, seria ele a montra! Ele, o corpo, matéria- prima para esta obra nada fácil, queimava a energia, o mais poupadamente que podia, sem grandes poluições de sudação!
Lá fomos! Eu com ele e ele comigo! A simbiose perfeita entre corpo e espírito!
Já volto…!
 

agirão

New Member
Eu disse que ia falar de situações escandalosas!
Vamos a elas…!
Vá, vá…! Não é preciso abrir tanto os olhos…! Isto por aqui não é nenhuma das revistas que contam as férias dos famosos!
Bem…houve um escandalozito…! O meu amigo Óscar Silva esteve na partida, mas de bike de estrada e não pedalou connosco! Não lhe perdoo! Isto era só o motivo para dizer que ele está na organização da Resistência de Coimbra, no dia 27 de Julho!
(Óscar! Missão cumprida!)
Escândalos não houve! Houve momentos de ternura! Vamos a eles, pela ordem de importância que lhe dou!
1. Fui uns quinze quilómetros a pedalar com o Nuno Mendes do GatõesBtt. Sempre desportivamente atentos para não termos a surpresa de um se ir embora! Repito, sempre de uma forma bonita! Chegámos à Serra da Boa Viagem, passada a fase das longas subidas e, ao entrar na estrada de alcatrão, o Nuno parou…! Estava lá a esposa e o Filho! Foi abraçar o seu pequenino…! Ternura…! Lindo, Nuno!
2. Subia eu uns cinco metros de uma rampazinha danada de escalar! A minha bike espantou-se! Fiquei na corda bamba! Outro Nuno…o Rodinhas! Empurrou-me…eu ia caindo! Tal foi a vontade com que o Rodinhas me tentou ajudar! Podia parar ele, importante era ajudar o Velho! Ternura! Obrigado, Velho Aluno! Lindo.
3. A Serra da Boa Viagem! O mar ao longe! Parei, bebi água e, pela primeira vez na vida, não continuei! Não foi cansaço, não foi nada! Foi o mar…! Grande, majestoso, profundo, enigmático, palco de aventuras enormes! Fiquei lá…no mar!
Continuo logo…!
 

kaja

New Member
Boa tarde,venho aki deixar a minha critica construtiva na minha maneira de ver,axo k a organizaçao tem de melhorar mt a marcaçao e rever bem os abastecimentos,pois pra mim estavam mal situados e a marcaçao do percurso mt fraca em alguns pontos.Pdrito estavas a fazer 1 grande prova novamente mas desta vez foste traido pela marcaçao,obrigado Pdrito pela ajuda companhia na parte "final" bem como ao Rui Silva.
1 abraço
 

D.Neto

New Member
Boas,

Venho aqui deixar o agradecimento ao AMIGO TORRES da Equipa Abrunhos, penso que da Abrunheira pelo gesto dignificante k teve ao dar-me uma câmara de ar. Obrigado.
Dois furos seguidos aos 25 Km.

Quanto ao resto da prova, gostei. Bons trilhos e pessoal simpático.
Para o ano é para repetir se tiver possibilidade.

Boas pedaladas a todos,
DN
 

J.M.F.F.

Member
Bom dia.

Venho como é habito dar a minha opinião relativamente a este evento.

Começo por fazer referência á altimetria anunciada, dado que estava errada, pois o Polar do meu colega L. Cajão marcou 1410m de acumulado, o que para alguns pode ser uma pequeno/grande revés relativamente á gestão de esforço. Eu pessoamente tive dificuldades ao nivel da hidratação, não fosse o colega Trepa Loureiro que estava na Serra da Boa Viagem ceder-me o seu bidom cheio de Gold Nutrition e não sei o que seria pois estava seco.

Um apontamento relativamente ás marcações, especialmente desde que entramos na Serra, ai houve falta de setas e fitas. Chamo atenção que para a próxima coloquem as fitas antes e depois das curvas e nas mudanças de direção, pois em muitos locais só estavam depois o que provocou algumas exitações e enganos.

Conclusão, nota positiva para as marcações, o exemplo disso é que eu não me enganei, tive algumas exitações e travagens bruscas normais para o ritmo que levava, o que fez com que perde-se alguns/muitos segundos, mas isso é normal, e penso que com muita concentração e atenção os enganos seriam minimizados e até evitados. Compreendo que quem vai em perseguissão tenhas mais dificuldades em perceber as marcações devido ao facto de ir no limiar do esforço.

Já participei em eventos, ditos, bem mais conceituados com piores marcações e condições.

Para quem participou na Maratona da Abrunheira, retirem o exemplo da forma como eles marcam os percurso, uma maratona de referência a este nivel.

Na minha opinião foi um evento com nota muito positiva.

Cumps
Jorge Faria
 
Last edited:

UNDERCHEEF

New Member
Como responsável directo pela escolha do traçado dos 40 Kms e 60 Kms, devo dizer o seguinte:
- O agradecimento pelas sugestões que nos tem sido enviadas, que servirão, e muito, para correcção do que tiver que ser corrigido;
- Em relação à marcação do troço de 60Kms, a falta de marcação pode facilmente ser confundida com o arrancamento de fitas e setas. Ao participante isso não interessa, no entanto, este evento foi alvo de alguma ''sabotagens'' que tentá mos eliminar, algumas sim outras não.
- Como sabe, qualquer aparelho de medição, neste caso o GPS, está sujeito a calibragem, assim, a marcação do troço foi efectuado com recurso ao GPS que possuo, diferente do amigo Cajão, logo, o nível erro é diferente e vai acumulando no decurso dos kilómetros, daí a diferença do acumulado. Mas também importa referir que poucos são aqueles que dão muita importancia à altimetria, uma vez que, em termos de imagem apresentada, os picos variam se a imagem á maior ou menor.
- Abastecimentos não faltam, porque em termos de prova é o expectável, o que a realidade nos demonstrou é que muitos não ingeriram líquidos no 1º abastecimento ou no 3º, porque a condição física não o exigia, no entanto, sabemos que devemos hidratar o organismo antes que ele o peça e não quando quando já entramos em descompensação.
- A percepção das marcações difere consoante a velocidade e concentração que nos encontramos, daí o errar ou não uma curva, um cruzamento, no entanto, a organização agradece a crítica que certamente levará em conta.
- Para finalizar, um bem haja a todos os participantes e já podem visualizar fotos do evento em www.cvp-maiorca.org e amanhã já estarão disponíveis os resultados finais dos dois percursos.

Jorge Freitas
Organizador
 

Petrucliomax

New Member
Primeira vez em Maiorca e de uma forma geral tudo estava muito bom. A repetir (com mais treino nas pernas) sem duvida!
Parabéns à organização e muito obrigado a todos os voluntariados que se espalharam pelo traçado zelando pela nossa segurança.
Desejo que para o ano e tendo em conta o porquê desta prova (Ajuda à CRUZ VERMELHA), que muitos mais se inscrevam e participem, pois nunca seremos demais.
Já agora alguém sabe o(s) nome(s) da(s) empresa(s) das fotos do evento?
Cumprimentos
 

AJMS

New Member
O Site não é antes WWW.CVP-MAIORCA.ORG

Eu já enviei um mail à organização devido à minha classificação não aparecer nos 40kms, pois na altura vi que apontaram a caneta na folha o meu dorsal 93, com o 14º lugar, agradecia que verificassem essa lacuna.

Obr.
 

UNDERCHEEF

New Member
Comunicado da Direcção da Delegação de Maiorca da Cruz Vermelha Portuguesa:

A Direcção da Delegação de Maiorca da Cruz Vermelha Portuguesa agradece a todos os que, de alguma forma, se envolveram na 2ª Maratona “Maior..BTT..cá”, contribuindo com o seu esforço para a concretização de mais um convívio que a todos honrou.
Obrigado pelo vosso desportivismo e pela vossa generosidade. A próxima Ambulância da Delegação de Maiorca da CVP vai ter um “bocadinho” de cada um de vós.
Fizemos o melhor que pudemos para vos receber bem. Esperamos receber-vos melhor ainda na próxima Maratona.
Tragam um amigo! A nossa causa é a vossa causa!
Ajude-nos a ajudar. Obrigado.
A Direcção
 

UNDERCHEEF

New Member
estão porreiras, não pedalas mas fotografas, ok.
proximo fim de semana percurso dos 60Km pelas 07H00 no domingo.


Um abraço
mané
 
Status
Not open for further replies.
Top