Manutenção e regulaçao da Rock Shox Tora

osodrac

New Member
Re: Barulho na suspensao Tora

andrextr said:
????

Então mas se a suspensão é a ar significa que não tem mola!!

depende do modelo de Tora que o ice_dragon tem! por exemplo a Tora 318 solo air já é a ar! se bem que a explicação dele é algo confusa! diz que a mola saiu do lugar e vai retirar o ar ???????????
 

andrextr

Active Member
Re: Barulho na suspensao Tora

Por isso mesmo, se a suspensão é a ar significa que não tem mola !! Ou seja, não faz sentido nenhum a explicação da mola estar fora do sitio!

A menos que ele tivesse a falar do ar dos pneus :mrgreen:
 

t0k

Member
Re: Barulho na suspensao Tora

A suspensão pode ser a ar e ter molas :lol:
Existem suspensões em que numa das pernas existe a câmara de ar e na outra uma mola. Até puseste o exemplo da Pike.
Tenho uma Tora e não faz barulhos nenhuns, o ajuste do preload é que já se partiu :shock:
Se isso faz barulhos e tens garantia reclama, se não tens faz uma revisão que me parece obrigatória pois não é nada normal a suspensão fazer barulhos e o "ir ao sítio" não me parece boa solução! Com os manuais da rock shox és capaz de conseguir fazê-la tu e no caso de não quereres tens de a enviar para o CicloCoimbrões ou alguma loja que faça revisões.
 

andrextr

Active Member
Re: Barulho na suspensao Tora

Mas a pike só tem mola numa perna, a outra é a perna hidráulica...

Bem... acho que na perna hidráulica existe também uma mola... a mola do rebound, mas não é essa a responsável pela pré-carga :mrgreen:
 

FDR

New Member
Re: Barulho na suspensao Tora

Esses barulhos vêm da mola a bater por dentro nas pernas da suspensão!!!! Comprovem isso com um bom mecânico. Não é da mola sair do sítio, mas sim da manga de plástico que a envolve, esta desce e deixa de ficar ao meio da mola onde deveria estar... daí os tais barulhitos... Tirem a mola para fora e puxem a tal manga para o meio desta, e vão ver que o barulho depressa desaparece.

Boas pedaladas!!!
 

MFaria

New Member
Re: Barulho na suspensao Tora

Mais um com os tais barulhos na tola...tora!

O que li no site da rockshox é que o tal barulho ao mais pequeno resalto por exemplo em empedrado, é resultante de folga nos casquilhos.
o sintoma é parecido com folga na caixa de direcção.
No entanto acho estranho com tão pouco uso já estar a necessitar de casquilhos novos, dai ter ficado na dúvida e ter vindo aqui investigar.
Quem tem mais ideias? e quem tinha este problema o que fez para o arranjar?
 

jseng

New Member
Rock shox tora 302

Ola,

Tenho uma Focus Fire edge 2008 a cerca de 1 mes e estou muito contente com ela, alterei o travao da frente (disco 203mm) e quero alterar o amortecedor rock shox 302 100mm. O amortecedor esta muito duro. Agora queria saber se sera possivel alterar o amortecedor para uma ALL TRAVEL 85mm-130mm ja que tenho k modar a mola de precarga para uma mais mole.
 

Dézinho

New Member
Re: Barulho na suspensao Tora

Cá esta mais um com o mesmo barulho :evil: Rock shox Tora! É do lado esquerdo, portanto será a tal mola. Se for desgaste será que ainda tem garantia :?:
 

MFaria

New Member
Problemas com Rockshox tora

Alguém tem tido problemas na Rockshox tora?
A minha é a 302 u-turn com pop-lock

No meu caso o som é tipo tock...tock... parece que tem uma folga na direcção, e só se sente em pequenos resaltos, empedrado, etc.
Quanto ao que dizem no site oficial, o sintoma de parecer folga na direcção é devido a uma folga nos casquilhos, mas isso só deve acontecer com bastante uso e desgaste, o que não é o meu caso, pois para além de a usar sem grandes esforços, tem apenas um ano e poucos km. logo não devia acontecer um desgaste deste género.
Para além disto a suspensão não tem um funcionamento muito suave, quando a comprimo devagar, ela tende a prender ao vir para cima, este facto acontece desde que era nova, na altura pareceu que era mesmo assim, mas não sei.

Reparei também que com a roda no ar e agarrando no arco e fazendo força para cima e para baixo, tem uma ligeira folga, também não sei se isto é normal.

Portanto a minha dúvida é se alguém sente na tora estes sintomas e se fazem ideia do que poderá ser, já ouvi dizer que seria na mola, que ao bater nas paredes interiores fazia um ruido, mas isso não pareceria uma folga na direcção, e o som não seria um tock tock seco.

Ajudem silvuplé!
 

t0k

Member
Re: Problemas com Rockshox tora

Viva,
Por vezes oiço barulhos ao fazer a minha tora funcionar, o que creio ser dos v-brakes baterem no aro :mrgreen:
O funcionamento também não dos mais eficazes mas provavelmente devido ao botão de ajuste do preload se ter partido nas duas primeiras semanas de utilização e ainda não ter conseguido encontrar um botão para o substituir, isto porque na ciclo coimbrões nem se dignam a responder aos emails, a única resposta que obtive foi "não é coberto pela garantia e teremos botões daqui a 5 semanas" à cerca de 2 meses atrás :evil:
Reparei também que com a roda no ar e agarrando no arco e fazendo força para cima e para baixo, tem uma ligeira folga, também não sei se isto é normal.
Nunca experimentei fazer isto, mas logo à tarde dou uma olhadela e digo-te se faz o mesmo ou não. Seja como for deverias confirmar se tens a caixa de direcção bem montada.
 

MFaria

New Member
Re: Problemas com Rockshox tora

Boas, sim tenho a caixa em condições, aliás isso foi o que vi primeiro.

Quanto ao ruido, é parecido com algo a bater, dai fazer a tal vibração e parecer a caixa com folga.
Atenção que isto só se nota em pequenos resaltos, tipo empedrado ou pequenos passeios, em coisas maiores não se sente.
 

profman

New Member
Re: Duvidas e Problemas com a Rock Shox Tora

Boas ! Eu tambem tenho uma tora 302 Sl e reparei hoje nesses tais estalos no "braço" esquerdo da suspenção. Contudo, verifiquei que o dispositivo de trancar ( lock) , não está a trancar a suspenção... Amanhã irei à loja arranjar, mas será algo de grave? ela está na garantia, mas preciso da bicicleta pronta numa semana, e n me estva a apetecer perder maratonas que já estão pagas...
O tal barulho, é grave?

A minha suspenção tem 100 mm de curso, ( 302 Sl ) , mas já ouvi dizer que posso po-la nos 130 mm... +e verdade?

Boas pedaladas! :)
 

MFaria

New Member
Re: Duvidas e Problemas com a Rock Shox Tora

Pois, não sei se é grave, mas pelo menos é chato, pelo menos para mim que não gosto nada de barulhos parasitas.
Andei a ler pela net e descobri que muita gente se queixa do mesmo, parece que é normal nas tora, no entanto dizem que se deve a algo relacionado com a mola, dizem que tirando a mola, revendo a protecção de borracha e instalando tudo de novo, a coisa fica boa, vou tentar fazer isto e depois digo o que aconteceu.

Entretanto se alguém foi a uma oficina ver este problemas dos barulhos, digam o que eles disseram sobre isso.
 

cconst

Member
Re: Duvidas e Problemas com a Rock Shox Tora

quando comprei a minha TORA 318 usada, não sei modelo, apenas sei que só tem bloqueio, rebound e pré-carga. e a primeira coisa que fiz foi começar a rodar todos os botões.

Resultado, consegui ficar com a mola na mão. Coloquei de novo a mola, mas começou a fazer esse barulho que falas - um 'tlank'...

Abri novamente, ajustei a manga que está à volta da mola de modo a que ficasse a meio da mesma, montei e voilá, o barulho desapareceu.

Sempre teve foi um ruido que aparenta ser do rebound, tem um som de qualquer coisa viscosa a passar por um buraco fino... mas do que li, é algo normal...


Abarços
 

jseng

New Member
Re: Duvidas e Problemas com a Rock Shox Tora

Alguem sabe se e possivel por a tora 302 (a versao com molas) k vem de origem com 100mm de percurso para 130mm?
 

jseng

New Member
Re: Duvidas e Problemas com a Rock Shox Tora

será possivel instalar U-Turn para ter percurso entre 85mm-130mm na tora 302?
 

jseng

New Member
Re: Duvidas e Problemas com a Rock Shox Tora

Pessoal,

Já consegui decifrar se a tora se consegue alterar para um curso mais elevado (de 100mm para 130mm). Sim e possível mas temos que mudar a mola para uma de 120mm. Tambem e possível alterar a 302 para uma versão U-TURN para isso vamos ter que encomendar a mola U-TURN e o botão de U-TURN. A diferença esta unicamente na perna esquerda!
Amanha já vou ligar para a loja para saber o preço disso tudo para converter a minha TORA em U-TURN já que tenho que mexer na mola porque esta esta muito dura é por isso a suspensão só me faz 65mm de percurso.

Podem ver aqui: http://www.sram.com/_media/techdocs/2008 RS SPC_95-4315-001-000_Tora_Recon_WEB_B.pdf
 

MFaria

New Member
Re: Duvidas e Problemas com a Rock Shox Tora

Revisão feita problemas resolvidos! :mrgreen: parece outra... :mrgreen:
 
M

miguel_ktm

Guest
Re: Duvidas e Problemas com a Rock Shox Tora

eu tenho uma tora rs 289 e nunca dei importancia a revisao ate ter mais de 3000km depois começou a funcionar pior e entao eu proprio decidi desmotar agora esta tudo limpo mas tenho uma duvida. Na perna direita o oleu e posto por cima ou por baixo
 
Top