Manetes de estrada sem dual control

Boas.
Continuo às voltas com a remodelação da minha Helliot.
O problema que mais urge agora são os travões, que não estão a travar nada, porque a bike vem de fábrica com manetes de estrada (short pull) mas com pinças mecânicas de BTT (long pull).
Até coloquei um vídeo no Youtube onde explico a incompatibilidade:
As manetes também são para mudar porque são ergonomicamente inaceitáveis, mas não quero manetes dual control, pois decidi passar os manípulos das mudanças para downtube shifters.
Acho que tenho duas formas de resolver isto:
a) (mais económica) Manter o sistema a cabo e adquirir 2 manetes de estrada decentes e bombas mecânicas de estrada, recorrendo a adaptadores
b) (mais dispendiosa) Mudar tudo para hidráulico, sendo que, apesar de ser mais fácil colocar as bombas de BTT (acho que são compatíveis com as manetes de estrada) será preferível comprá-las de estrada e aplicá-las com os citados adaptadores, isto para um futuro upgrade do quadro.
Para esta opção b), surge a minha dúvida : existem manetes hidráulicas de estrada sem dual control, ou seja, só de travão ?
 

joseruivo

Active Member
Boas.
Continuo às voltas com a remodelação da minha Helliot.
O problema que mais urge agora são os travões, que não estão a travar nada, porque a bike vem de fábrica com manetes de estrada (short pull) mas com pinças mecânicas de BTT (long pull).
Até coloquei um vídeo no Youtube onde explico a incompatibilidade:
As manetes também são para mudar porque são ergonomicamente inaceitáveis, mas não quero manetes dual control, pois decidi passar os manípulos das mudanças para downtube shifters.
Acho que tenho duas formas de resolver isto:
a) (mais económica) Manter o sistema a cabo e adquirir 2 manetes de estrada decentes e bombas mecânicas de estrada, recorrendo a adaptadores
b) (mais dispendiosa) Mudar tudo para hidráulico, sendo que, apesar de ser mais fácil colocar as bombas de BTT (acho que são compatíveis com as manetes de estrada) será preferível comprá-las de estrada e aplicá-las com os citados adaptadores, isto para um futuro upgrade do quadro.
Para esta opção b), surge a minha dúvida : existem manetes hidráulicas de estrada sem dual control, ou seja, só de travão ?
Manete esquerda talvez. Maneira direita, só se for de mudanças eletrônicas sem fios...imagino que não seja isso o que pretendes...
 
Manete esquerda talvez. Maneira direita, só se for de mudanças eletrônicas sem fios...imagino que não seja isso o que pretendes...
Obrigado pela resposta. Pois não... Eh eh.
Acho que há marcas que constroem manetes hidráulicas só para travão, para bikes single speed, mas isso não existe normalmente em stock nas lojas, muito menos nos Açores. E estar a mandar vir isso pela net, sem saber compatibilidades, etc...
Acho que vou ficar mesmo pelos travões a cabo, pela minha experiência no BTT são fraquinhos, vamos ver.
 

joseruivo

Active Member
Obrigado pela resposta. Pois não... Eh eh.
Acho que há marcas que constroem manetes hidráulicas só para travão, para bikes single speed, mas isso não existe normalmente em stock nas lojas, muito menos nos Açores. E estar a mandar vir isso pela net, sem saber compatibilidades, etc...
Acho que vou ficar mesmo pelos travões a cabo, pela minha experiência no BTT são fraquinhos, vamos ver.
Podes montar-lhe daqueles discos que têm mais janelas do que metal... Vibram mais, mas também costumam travar mais.
 
Boas.
Continuo às voltas com a remodelação da minha Helliot.
O problema que mais urge agora são os travões, que não estão a travar nada, porque a bike vem de fábrica com manetes de estrada (short pull) mas com pinças mecânicas de BTT (long pull).
Até coloquei um vídeo no Youtube onde explico a incompatibilidade:
As manetes também são para mudar porque são ergonomicamente inaceitáveis, mas não quero manetes dual control, pois decidi passar os manípulos das mudanças para downtube shifters.
Acho que tenho duas formas de resolver isto:
a) (mais económica) Manter o sistema a cabo e adquirir 2 manetes de estrada decentes e bombas mecânicas de estrada, recorrendo a adaptadores
b) (mais dispendiosa) Mudar tudo para hidráulico, sendo que, apesar de ser mais fácil colocar as bombas de BTT (acho que são compatíveis com as manetes de estrada) será preferível comprá-las de estrada e aplicá-las com os citados adaptadores, isto para um futuro upgrade do quadro.
Para esta opção b), surge a minha dúvida : existem manetes hidráulicas de estrada sem dual control, ou seja, só de travão ?
Podes meter umas pinças de travão com conversão interna de cabo->hidráulico. Assim, podes continuar a usar as manetes com cabo.
 
Penso que consegui resolver o problema, descobri que há pelo menos uns 4 modelos de manetes no mercado (apenas para travagem) que são de estrada mas com long-pull, ou seja, dão para V-Breaks e para pinças mecânicas de BTT. Optei por umas Tektro RL-520, ainda não chegaram mas depois eu faço aqui um update.
 
Update
As manetes Tektro chegaram e já estão montadas. Ainda só dei umas voltas com a bike no quintal, mas para já, a travagem não tem nada a ver.
20221019_121453.jpg
Quase tão importante como a eficácia de travagem é a diferença gigantesca na ergonomia das manetes, eu nas Yongli mal conseguia chegar com as pontas dos dedos aos travões. Tirei uma fotografia dos 2 modelos sobrepostos para se ver bem a diferença.
20221019_142008.jpg
Até agora o único senão prende-se com o facto das Tektro pesarem mais 43 gramas que as Yongli, mas não é grave. É mais preocupante que as bombas Shimano que coloquei para substítuir as Yongli pesam o dobro destas (155 gramas vs 312 gramas cada bomba).
 
Quais bombas? E a diferença na travagem, é das manetes ou das bombas??

Enfim, ainda bem que estás satisfeito!
O problema era da incompatibilidade entre as manetes (que eram short pull) e as bombas/pinças (que são long pull) e vinha de fábrica assim.
 
Last edited:
Não sei porquê fazem isso mas deduzo que tens de aceitar as regras ou tens de meter alguns gostos para que possas postar.
Não é, é porque enviaram-me um mail de ativação de conta mas não o recebi. Já perguntei aqui neste fórum se alguém conhece administradores do Fórum Ciclismo mas ainda não tive resposta.
 

moshinho

Super Moderador
Tens de clicar como já tinha dito em "members" e aparece tudo...
A regra dos fóruns é: primeiro pesquisar exaustivamente e só depois perguntar...
Aqui vai...e boa sorte:
Tens ali: staff members
clica por lá e manda mensagem...
 
Tens de clicar como já tinha dito em "members" e aparece tudo...
A regra dos fóruns é: primeiro pesquisar exaustivamente e só depois perguntar...
Aqui vai...e boa sorte:
Tens ali: staff members
clica por lá e manda mensagem...
Fiz tudo isso e não conseguia comunicar com ninguém. Perdi bastante tempo na pesquisa, mas do que a maioria das pessoas teria paciência. Comecei finalmente a receber os mails atrasados de confirmação, agora são às catadupas, penso que só o mais recente vai funcionar, os mais antigos dão todos erro de database. Mas diga-me uma coisa, essa filosofia do "pesquisar exaustivamente e só depois perguntar" vem de onde, só por curiosidade ? Pensei que o pessoal estava aqui para se ajudar uns aos outros...
 
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