Mais um dúvida

#1
Ola todos
Há uns tempos coloquei aqui um post que estava na dúvida entre uma scott scale 930 e 925 ambas de 2021... o meu plafond andará portanto a rondar 2 mil... só agora apareceu uma oportunidade de um grande desconto uma spark 900 rc comp de 2020... o preço era cerca de 3 mil e está agora a 2400.... certamente os componentes não serão tão bons como scale 930 de 2021 ( que era tinha mente ) , tem quadro alumínio.... mas para perceberem a minha dúvida, é que eu so faço monte....natureza... para mim a estrada é só para lugar o trilho A ao trilho B... logo uma suspensão total sempre foi meu sonho... o problema era chegar lá devido ao preço que custa uma bike "razoável "
O que acham... a manutenção também será mais cara...https://bikezone.pt/pt/bicicletas-btt/11612-scott-spark-rc-900-comp.html
 
#2
mas para perceberem a minha dúvida, é que eu so faço monte....natureza... para mim a estrada é só para lugar o trilho A ao trilho B... logo uma suspensão total sempre foi meu sonho...
Acho q ficas melhor servido com algo virado para trail. Algo com 120/130 por aí. Nem sequer percebo bem a razão da maioria do pessoal ir para bikes de XC se não vão andar a fazer corridas.

Essas bikes que mencionas são para corridas e para quem usa licra.
 
#3
Sim... mas pelo percebo pelo dizes entre uma scale ( suspensão frontal) e uma spark ( total) será melhor a spark certo?
Atenção não quero dizer que só faço trilhos "técnicos " ... faço também " caminhos terra", só que só gosto como referi andar na natureza.... venho duma scott scale 970 ( só frontal) vejo que em certos trilhos e descidas mais técnicas tem limitações.... mas fui-me safando.... como chegou altura de fazer o upgrade e surgiu esta oportunidade... nunca tive grandes perspectivas das "spark" ( suspensão total) pelo €€€
Sabia que para comprar uma coisa razoável eram precisos muitos €€€
Esta promoção veio baralhar tudo... porque a scale 930 já estava quase "decidido "
A spark apesar grande desconto continua ter quadro em alumínio, pesadota.... por isso peço a quem percebe disto muito mais do que eu, que me dê uma ajuda
Obrigado
 
#4
Não sou muito entendido mas dar 2400€ por uma suspensão total em alumínio, não será preferível juntar mais 500€ e ir para o carbono? Ou então ficar por um canhão hardtail em carbono?
 
#5
Não sou muito entendido mas dar 2400€ por uma suspensão total em alumínio, não será preferível juntar mais 500€ e ir para o carbono? Ou então ficar por um canhão hardtail em carbono?
Mais 500 € nao dá para quadro carbono... pelo menos da scott.... não esquecer que esta está em promoção até inicio de Novembro... o preço dela são 3 mil......
 
#6
Não sou muito entendido mas dar 2400€ por uma suspensão total em alumínio, não será preferível juntar mais 500€ e ir para o carbono? Ou então ficar por um canhão hardtail em carbono?
Será que o average Joe precisa de carbono? É uma coisa que reparo é que hoje em dia as pessoas são eludidas em que o carbono é que é bom, é que o alumínio é coisa do passado. Isto é algo completamente irrealista e a mensagem que se passa é falsa.

É preferível algo de alumínio, e a diferença é investida em componentes de tier superior, o que acredita em mim que o resultado final será bem melhor, e com sorte não fica longe do quadro de carbono com componentes de baixa gama.

O alumínio é um excelente material para a construção de bicicletas, e hoje em dia com toda a tecnologia que há neste ramo, é possível fazer quadros que não andam muito longe em leveza, rigidez e conforto. Claro que tens de ir para bons construtores, mas é como tudo. Também tens carbono de qualidade fraca.

Tens quadros de alumínio no mercado, que fazem simplesmente qualquer dono de carbono ficar a babar se por um, como é o exemplo da Pole e os seus quadros de liga 7000 totalmente feitos em cnc.
 
#7
Será que o average Joe precisa de carbono? É uma coisa que reparo é que hoje em dia as pessoas são eludidas em que o carbono é que é bom, é que o alumínio é coisa do passado. Isto é algo completamente irrealista e a mensagem que se passa é falsa.

É preferível algo de alumínio, e a diferença é investida em componentes de tier superior, o que acredita em mim que o resultado final será bem melhor, e com sorte não fica longe do quadro de carbono com componentes de baixa gama.

O alumínio é um excelente material para a construção de bicicletas, e hoje em dia com toda a tecnologia que há neste ramo, é possível fazer quadros que não andam muito longe em leveza, rigidez e conforto. Claro que tens de ir para bons construtores, mas é como tudo. Também tens carbono de qualidade fraca.

Tens quadros de alumínio no mercado, que fazem simplesmente qualquer dono de carbono ficar a babar se por um, como é o exemplo da Pole e os seus quadros de liga 7000 totalmente feitos em cnc.
Tenho também essa ideia.... por isso estou a equacionar a hipótese que antes não se punha de pensar nesta suspensão total.... recapitulando: scott scale 930 2021 vs spark 900 rc comp de 2020 com desconto de 600 euros....
 

Daemon

Active Member
#9
Pela descrição das voltas que gostas de dar, também acho que ficas melhor com a Spark.

E concordo com o @Toxicmix o pessoal só quer bikes de XC puro porque são leves e tal, mas depois não fazem competição. Do que vejo aqui na minha zona, "todos" querem ser os campeões com as Bikes mais XPTO mas depois ou não fazem provas, ou nas provas rebentam e é porque tiveram azar... enfim! Uma bike, para o utilizador normal, deve ser para ser divertida.
 
#10
Pela descrição das voltas que gostas de dar, também acho que ficas melhor com a Spark.

E concordo com o @Toxicmix o pessoal só quer bikes de XC puro porque são leves e tal, mas depois não fazem competição. Do que vejo aqui na minha zona, "todos" querem ser os campeões com as Bikes mais XPTO mas depois ou não fazem provas, ou nas provas rebentam e é porque tiveram azar... enfim! Uma bike, para o utilizador normal, deve ser para ser divertida.
Ora aí está.... nao penso competições nem nada género. Faço btt pir puro prazer e diversão.... e sempre tive o "sonho" da suspensão total... tenho pensar bem
Obrigado
 

edununo

Well-Known Member
#11
Pela descrição das voltas que gostas de dar, também acho que ficas melhor com a Spark.

E concordo com o @Toxicmix o pessoal só quer bikes de XC puro porque são leves e tal, mas depois não fazem competição. Do que vejo aqui na minha zona, "todos" querem ser os campeões com as Bikes mais XPTO mas depois ou não fazem provas, ou nas provas rebentam e é porque tiveram azar... enfim! Uma bike, para o utilizador normal, deve ser para ser divertida.
O facto de não se fazer competição não invalida o gosto por bikes de XC.
Eu não faço competição. Faço uns ngps, o Transcávado, uma ou outra prova mas em lazer.
Gosto acima de tudo de subir. Cheguei em tempos a trocar a minha bike de XC HT por uma Cannondale RZ120. Uma FS de 120mm. Não fiquei fã e regressei às HT de XC.
 

edununo

Well-Known Member
#12
Também sou da opinião que a Spark RC seria a melhor solução para o user.
O facto de ser de alumínio não é problema.
Também dou prioridade a bons
 

edununo

Well-Known Member
#13
Também sou da opinião que a Spark RC seria a melhor solução para o user.
O facto de ser de alumínio não é problema.
Também dou prioridade a bons componentes, em especial rodas e suspensão.
 
#14
Também sou da opinião que a Spark RC seria a melhor solução para o user.
O facto de ser de alumínio não é problema.
Também dou prioridade a bons componentes, em especial rodas e suspensão.
Sim.... em termos materiais parecem equivalentes.... embora sempre preferi shimano à sram.... sempre ouvi dizer que mesmo da mesma gama o shimano é sempre melhor.... nao sei.. falo pelo que ouço sem conhecimento de causa. A scale tem desviador XT e Spark GX da .. penso são equivalentes... mas lá está preferia shimano na Spark.... o resto material penso também é equivalente.. a sclale usa outros componentes deore enquanto que a spark, NX... um mecânico uma vez disse me que o material da sram sx e nx são muito fracos... nao sei... se a Spark usa se shimano era perfeito para mim... mas é ao contrário.... tenho pensar bem.... também não ando muito... portanto o material vai durar. Com a minha antiga scale 970 , uma gama bem abaixo , nunca tive problemas... deore.. so mudei corrente upgrade k7 traseira e levou rolamentos direção... mais nada
 

edununo

Well-Known Member
#15
Isso de SRAM ser melhor ou pior que Shimano depende das gamas, do gosto pessoal, etc...
Eu já tive Shimano e gostei. De há 7 anos para cá só tenho SRAM, embora sempre grupos de topo: XX1 e X01.
Nestes 2 exemplos, o facto de ser SRAM ou Shimano não iria pesar muito se fosse eu a escolher.
 
#16
Sim.... em termos materiais parecem equivalentes.... embora sempre preferi shimano à sram.... sempre ouvi dizer que mesmo da mesma gama o shimano é sempre melhor.... nao sei.. falo pelo que ouço sem conhecimento de causa. A scale tem desviador XT e Spark GX da .. penso são equivalentes... mas lá está preferia shimano na Spark.... o resto material penso também é equivalente.. a sclale usa outros componentes deore enquanto que a spark, NX... um mecânico uma vez disse me que o material da sram sx e nx são muito fracos... nao sei... se a Spark usa se shimano era perfeito para mim... mas é ao contrário.... tenho pensar bem.... também não ando muito... portanto o material vai durar. Com a minha antiga scale 970 , uma gama bem abaixo , nunca tive problemas... deore.. so mudei corrente upgrade k7 traseira e levou rolamentos direção... mais nada
Muitas vezes os mecânicos gabam aquilo em que preferem (ou sabem) trabalhar,não por ser melhor ou pior...
Sram 11v até são bem bons, nas 12v de facto alguns problemas,alguns quase inadmissiveis mas na Shimano tambem não estão isentos de problemas,que aliás foram corrigidos no Deore.
 

Nande

Well-Known Member
#17
O facto de não se fazer competição não invalida o gosto por bikes de XC.
Eu não faço competição. Faço uns ngps, o Transcávado, uma ou outra prova mas em lazer.
Gosto acima de tudo de subir. Cheguei em tempos a trocar a minha bike de XC HT por uma Cannondale RZ120. Uma FS de 120mm. Não fiquei fã e regressei às HT de XC.
Totalmente de acordo ednuno!
Uma bike de XC serve para fazer... cross country! E se, pelos vistos como tu eu eu, gostam de subiiirrrr... uma bike leve é uma excelente ferramenta.
Competições? Há competições de XC, Enduro, DH... Qualquer um de nós é livre de ter uma bike topo de gama numa determinada categoria sem fazer competição. A bike não dá erro por isso :D
A escolha do tipo de bike tem, isso sim, muito a ver com o tipo de circuito que gostamos ou queremos fazer. A gama da bike, tem mais a ver com o grau de envolvimento na prática e acima de tudo a carteira de cada um.
 
#18
Totalmente de acordo ednuno!
Uma bike de XC serve para fazer... cross country! E se, pelos vistos como tu eu eu, gostam de subiiirrrr... uma bike leve é uma excelente ferramenta.
Competições? Há competições de XC, Enduro, DH... Qualquer um de nós é livre de ter uma bike topo de gama numa determinada categoria sem fazer competição. A bike não dá erro por isso :D
A escolha do tipo de bike tem, isso sim, muito a ver com o tipo de circuito que gostamos ou queremos fazer. A gama da bike, tem mais a ver com o grau de envolvimento na prática e acima de tudo a carteira de cada um.
Por isso acho esta grande oportunidade desta promoção de fazer um upgrade para a full suspension.... como referi faço btt por puro prazer mas sempre no meio natureza... e acho que FS aí estará mais indicada. A anterior que tinha 970 apesar de ser da gama de entrada nunca me deixou mal.... estava pensar no upgrade da scale 930 de 2021..
Totalmente de acordo ednuno!
Uma bike de XC serve para fazer... cross country! E se, pelos vistos como tu eu eu, gostam de subiiirrrr... uma bike leve é uma excelente ferramenta.
Competições? Há competições de XC, Enduro, DH... Qualquer um de nós é livre de ter uma bike topo de gama numa determinada categoria sem fazer competição. A bike não dá erro por isso :D
A escolha do tipo de bike tem, isso sim, muito a ver com o tipo de circuito que gostamos ou queremos fazer. A gama da bike, tem mais a ver com o grau de envolvimento na prática e acima de tudo a carteira de cada um.
Sim... como referi iria continuar na sclale e fazer um upgrade para a 930 de 2021 .... só que esta promoção da spark 900 rc comp, veio baralhar tudo... faço btt como referi por puro prazer e também vertente de um pouco de desporto . E, como referi que os meus percursos são 90% na natureza, floresta acho tiraria mais partido de uma spark..
 

Nande

Well-Known Member
#19
Dário, nenhuma das duas opções é um erro.
Experimenta a FS. O pior que pode acontecer é achares que gostavas mais de uma HT. Se a compras por um bom preço, no futuro também a poderás vender por um valor aceitável para ti. O pior cenário, parece-me, é até bastante bom ;)
Compra-a antes que esgote :D
 
#20
Dário, nenhuma das duas opções é um erro.
Experimenta a FS. O pior que pode acontecer é achares que gostavas mais de uma HT. Se a compras por um bom preço, no futuro também a poderás vender por um valor aceitável para ti. O pior cenário, parece-me, é até bastante bom ;)
Compra-a antes que esgote :D
Disseste tudo.... se continuar com a indecisão foi-se... ainda por cima so já tem o meu tamanho ...M