Lago di Garda, Itália

nunomaia

New Member
Esta crónica resulta de uma deslocação em trabalho a Itália em que aproveitei um fim de semana para pedalar na região do lado de Garda, mais precisamente em Torbole, o epicentro do fenómeno BTT na região.

Apesar de só ter pedalado 2 dias foi o suficiente para ficar encantado com a região e perceber todo o hype sobre o BTT em Garda. Nos 2 dias encontrei singletrack do melhor, fantásticas paisagens, trilhos a acompanhar riachos, prados verdejantes com vaquinhas atravessados por singletrack, trilhos de dificuldade técnica com variedade de pedra, trilhos mais regulares em paisagem semelhante à do Corno do Bico. E faltou o melhor uma vez que não passei dos 700m de altitude. Faltou apanhar os diversos shutlle à disposição para subir a Monte Baldo, Monte Altíssimo e Tramalzo e depois fazer as respectivas descidas, de cerca de 2000m para 65m de altitude…. Garda é assim: mesmo junto ao lago crescem montes escarpados até aos 2000m. E tudo o que sobe tem de descer… Ainda assim, os trilhos feitos na direcção do lago Ledro e de ponale, e no 2º dia na direcção de pietra murata deixaram-me com um sorriso de orelha a orelha e a querer voltar para mais.

Decisivo para aproveitar bem os trilhos foi a existência de guias, nesta caso da Gardaonbike, que nos orientaram pelos melhores caminhos. O nosso guia foi o Francesco , além de nos impressionar com os dotes técnicos na bike iam pontuando o passeio com referências históricas variadas, além de ter uma forma de incentivar o andamento e de nos recompensar pelo esforço muito boa, sem ser paternalista. Também aproveitei a possibilidade de alugar bicicletas numa das várias lojas locais, neste caso a Carpentari. Num dia uma Cannondale Rize 120, no 2º dia uma Santa Cruz Blur LT. Ah pois é, tive de poupar no vinho caro ao jantar. Estas duas meninas merecem um post na secção de análise e testes. De salientar ainda que ao ficar no Hotel Santoni tive direito a um passeio guiado por dia e ainda pude utilizar as bicicletas de cortesia para dar uns passeios nas ciclovias da região (também tem ciclovias). As bikes eram umas cruiser muito giras das quais também seguem fotos. Se pensarem em ir lá para ficar 1 semana (é o ideal) já compensa levar a bicicleta de cá e nesse caso o hotel tem uma arrecadação fechada e com videovigilância para as guardar.

As fotos que se seguem não são grande coisa porque os dias estavam cinzentos e com chuva e também não andei muito preocupado em tirar fotografias… É definitivamente melhor ir a Garda em alturas de melhor tempo.


Trilhos expostos...







Não faltam sítios para parar e beber um capucino ou comer muito bem




O guia é o de vermelho, tinha cá umas teorias de conspiração sobre o 11 de Setembro...


A frota do hotel, à disposição dos hóspedes

 

huppy

Member
Isto é uma coisa horrivel!

Chego eu de manha ao trabalho e deparo-me com isto, começo logo a pensar, o que estou aqui a fazer?


Parabens pela crónica\aventura!


Abraço
 

lobo solitario

New Member
Olhando as imagens sente-se a falta de uns eucaliptositos, um lixinho e entulho sabiamente espalhado pelos caminhos e umas extensas zonas queimadas...
 

Nozes

Active Member
Desde o início dos anos 90 que vejo nas revistas imagens dos trilhos do lago de Garda,quem sabe um dia...
 
Top