29er KTM Myroon 1.29 Objectivo sub-9 KG

Paulo986

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a comparar com o meu antigo SMP parece uma pena:lol:

e em relação ao Fizik que está na bike, tem menos 100gr aproximadamente


Terça feira já devo ter o espigão e vejo quanto peso tiro à bike:p
 

Paulo986

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Hoje a KTM emagreceu 165gr :p

chegou o espigão KCNC de 400mm e saiu o specialized 350mm que tinha.

Saiu também o selim Fizik Thundra e entrou o Selle Italia SLR Kit Carbonio e assim foram ao ar 165gr :D

Amanhã devem chegar os pedais, Crank Brother Egg beater 3 TI com molas laranja e vão sair os Crank Brothers (não sei qual o modelo), mas que são pesados que nem chumbo...

já posto fotos na balança.
 

HR

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Isso! Fotos é que a malta gosta para apreciar essa beldade que aos poucos vai emagrecendo...

Um off-topic, utilizando anteriormente uma HT 26" e agora uma HT 29" nota-se mesmo as vantagens que tanto se ouve apregoar?

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

Paulo986

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Antes: Espigão Specialized 27.2/350mm + Fizik Thundra 2
gS0iz.jpg


Agora: Espigão KCNC 27.2/400mm + Selle Italia SLR Kit Carbonio
3b4vF.jpg
 

Paulo986

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HR

é só moda:lol::lol::lol:

agora falando a sério, muito a sério...

O meu feedback dos 730km que tenho com uma 29er, é que tem muitas vantagens e "muito poucas" desvantagens, ora cá vai:

Vantagens:
Rolar - um rolar muito melhor e mais "rápido" que uma 26..
Areia - parece que vamos no "alcatrão" enquanto que numa 26 parece que era sugado pela areia, numa 29 nada disso acontece..
Conforto - Muito mas muito mais confortável que uma 26, eu também andava num "cavalo de pau" porque a Look era tudo menos confortável..
Tração - fenomenal, tem uma tração brutal, enquanto que na 26 em certas subidas usava o prato pequeno e tinha de ir sentado pra bike não resvalar, nesta vai de talega e em pé
Descidas - ganha uma velocidade impressionante

estas para mim são as principais vantagens de uma 29er, vamos agora às desvantagens..

Desvantagens:
Explosão - é mais "molenga" nos arranques e nos sprints
Lama - ao contrário da areia neste tipo de terreno parece que a bike para completamente
Descidas Técnicas- na KTM não noto muito, porque a geometria do seu quadro torna a bike mais "nervosa"

Não me lembro assim de mais pontos negativos da 29er para a 26er, agora uma coisa é certa, é preciso um pouco mais de pernas, mas quem anda minimamente bem numa 26 também o faz numa 29.

E sim eu também torcia o nariz às 29, até me emprestarem uma para testar e nunca mais ter pegado na 26 e ter ficado completamente apaixonado:p
 
Parabéns pela escolha da bicicleta, já de si muito bonita (e espero que funcional) e pelas recentes alterações que lhe visam dar mais conforto, menor peso mas igualmente fiabilidade.

Sendo também eu utilizador de um 29" fiquei um pouco confuso com isto "Tração - fenomenal, tem uma tração brutal, enquanto que na 26 em certas subidas usava o prato pequeno e tinha de ir sentado pra bike não resvalar, nesta vai de talega e em pé". Não será mais ao contrário? É o que eu sinto... a força que se tem aplicar para fazer mover um roda maior montanha acima é consideravelmente maior. Aliás, denoto que junto de colegas meus com rodas 26", eles aceleram melhor, mais rápido e muito mais desenvoltos tendo mesmo constatado que para as 29" o ideal é reduzir a mudança na cassete para uma mas solta (leve) e aí sim, mesmo em subida e depois de embalada (desde que hajam pernas) as 29" são mais constantes, em virtude de por exemplo superar com mais facilidade obstáculos / irregularidades do terreno.

Até porque logo seguir escreve: "Explosão - é mais "molenga" nos arranques e nos sprints" e "...agora uma coisa é certa, é preciso um pouco mais de pernas, mas quem anda minimamente bem numa 26 também o faz numa 29."...

Ah! Eu também, dificilmente volto a trás, "...completamente apaixonado"!!!

Cumprimentos,
 
O fenómeno 29 é muito interessante de olhar.

Primeiro, porque não tem havido feedback negativo, dos utilizadores que passaram do numero 26 para o 29, logo por mais teimosos que possamos ser, não pode ser mau.
Segundo, é incrivel como uma crise do mercado conseguiu provocar um boom desta natureza, porque quer queiramos quer não, este momento que se vive torna particularmente dificil os investimentos em investigação e desenvolvimento, a renovação de colecções e todo o custo do marketing envolvido.

Por isso não vale a pena ficar a torcer o nariz às 29, porque elas vieram para dominar e ficar, tal como so dinossauros!!

Comparando a KTM com a LOOK, gosto sem duvida muito mais da KTM, a LOOK era "diferente" e nem sempre facil de gostar.
Com calma irá com toda a certeza sair das tuas mãos uma bike cada vez mais interessante!

Desfruta dela e da Arrábida!

Jorge
 

essence_s

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Muito interessante que este tópico se está a tornar, tanto pela máquina em si, como pelas opiniões dadas quer pelo utilizador, quer pelos mais experientes.Muito bom caminho na redução de peso que é sempre importante uma vez que estamos precisamente nessa secção.
Continuação de bom projecto!
 
Só mais um pormenor (ou por maior), estão em falta fotos da montagem completa. De frente, de costas, de lado, focadas nos carbonos, nos alumínios…

Assim como estas…
podiumcarbonpro29er1fot.jpg
podiumcarbonprosl29er1f.jpg


O que fui fazer (provocar), desculpem foi mais forte do que eu. Amem, ou odeiem-se (tal como com a cor preta ou a branca / tal como com o gosto mais de descer ou de subir) que elas existem, existem!!!

Quanto ao fenómeno 29", sim muita publicidade / marketing, muitos aspetos mais positivos, outros sim muito negativos: maior raio de curvatura, posição de condução mais elevada, mais carga de ferramentas (seja pela câmara de ar maior seja, por exemplo, pelo CO2 de maior capacidade, tudo é peso extra) ou até tomando como exemplo esta montagem do "Paulo986" em que tem concerteza dificuldades, pela foto mostrada no #1, em muitos quadros apenas uma grade de bidão (sim, na maior parte das suspensões totais também – mas não são comparáveis).

(...)

Cumprimentos,
 
Já vi uma dessas com uma Lefty montada (na minha mente!!!)

Paulo, bem notada a falta de uma sessão de fotos!!!

Ora aqui está um enorme defeito das 29, torna o pessoal mais preguiçoso com as fotos!!!
;)
 

Paulo986

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Primeiro de tudo, sei que está em falta uma sessão de fotos, mas tenho andado muito preguiçoso :lol::lol:
Hoje ou amanhã coloco aqui muitas fotos.

pra já fica só aqui mais uma na volta de ontem, num local onde já não passava à muito tempo e que tem uma viste fenomenal...

59063_498265800205139_833658207_n.jpg

e agora a vista sem a bike:p
59122_498275670204152_1508173980_n.jpg

( o meu "quintal" é lindo de morrer:p)

ERIC CANTONA #7 - Eu achei e continuou a achar que a 29 tem mais tração que uma 26, primeiro porque o pneu é maior, logo ocupa uma maior área no terreno, depois também já me disseram que este quadro da KTM é muito futurista e que as escoras/ geometria lhe dão um grande poder de tração.. comparando com outras não sei pois só testei esta 29er, mas isto foi-me dito por um amigo que andar numa S-Works (29)
Quando me referi à explosão, referia-me aos arranques (nas partidas das maratonas) ou em arranques em subidas com pouca técnica.

E como disse uma coisa é certa, quem experimenta fica apaixonado :)

Mecanico do Paladar

Concordo com todas as tuas palavras.. Eu gosto muito da KTM, mas a Look era a menina dos meus sonhso, primeiro porque foi uma bike que montei peça por peça, com muito €sforço, porque na altura ainda estava a estudar e os € não esticavam, tinha de juntar € durante muito tempo para conseguir tirar peso ao bicho e depois o quadro era dos que mais gostava, mas tinha um defeito era muito pesado (cerca de 1600gr) com o e-post, mas consegui coloca-la sub-9 :p
Mas como tu, muitos dos meus amigos e colegas dizem que a KTM é muito mais bonita e vistosa que a Look :lol:

essence_s

Obrigado ;) inicialmente mudarei os restantes periféricos, avanço e guiador, depois devo investir numas rodas novas, mas antes disso tudo tenho de levar o trator à balança...
 

pimentoski

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também tenho uma 29, e nas vantagens/desvantagens concordo com tudo o que foi dito, em recta não há comparação possível, a descer não há comparação, se forem as duas rígidas ainda se nota mais a diferença. Em subidas técnicas é só ir sentadinho e aquilo papa tudo, é raro patinar.
nos arranques mesmo que as 3 primeiras pedaladas sejam para embalar, na 4ª ou 5ª pedalada já estamos a ganhar terreno...

mas também sinto que a 29 puxa mais pelo panal, mas quem anda bem de 26 vai andar ainda melhor de 29. no meu grupo regular do btt em subidas maiores a ordem de chegada era sempre A, B, C, D, E, F, G, H, I, J.... Agora o A, o E, e o H compraram 29 e a ordem é A, E, B, C, H, D, F, G, J...

Quanto à posição de condução mais alta isso na specialized é mentira. Tinha uma stumpjumper 26 s-works de alumínio e troquei por um stumpjumper 29 em carbono. E a posição de condução é exactamente a mesma. Distancia do solo ao eixo pedaleiro é igual, do eixo ao selim é igual, do selim ao guiador é igual, é tudo igualzinho... Se repararem numa 26 do eixo da roda de trás para o eixo pedaleiro temos uma recta horizontal a 0º/180º graus. Numa 29 essa linha é a descer da roda para o eixo, para compensar as rodas maiores, o quadro é afundado nas rodas para manter a geometria.
 
Caro,

"Distancia do solo ao eixo pedaleiro é igual, do eixo ao selim é igual, do selim ao guiador é igual, é tudo igualzinho..." - até pode ser, ou melhor, deverá ser, uma vez que o condutor não cresce nem diminiu de um dia para o outro (seria como que, numa mesma medida de roda, utilizasse um tamanho S hoje e amanhã um L, ou vice versa, as alterações seriam muito desconfortáveis).

"E a posição de condução é exactamente a mesma.", desculpe discordar, com base na medida que mais importa neste âmbito - a distância do guiador ao solo. Fruto do aumento do tamanho da roda da frente (26" para 29") acrescido da geometria da maioria dos quadros a posição de condução fica menos "racing" e com a testa mais alta. O nivelamento do avanço/guiador vs selim é praticamente linear. Não é à toa que muitas marcas apresentam avanços com graus muito negativos -13º, -17º... por forma a que a ergonomia em cima da bicicleta não seja tão prejudicada, tal e qual como nos apresenta nesta KTM, embora com menos graus.

Acho que é isto! Ou muito perto disto!!!

Cumprimentos,
 
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Medroso#78

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Boas caros camaradas do pedal :)

....Antes de mais felicito o nosso amigo "Paulo986" pela "mota" que aqui nos apresenta. Impecável!

No que diz respeito à geometria 26 vs 29, não diria melhor. O nosso amigo "ERIC CANTONA#7", frisou e muito bem o que difere entre uma bike 26 em relação a uma 29er. Após a intensa pesquisa que tenho feito, fiquei recentemente a perceber que apenas aumentaram a altura guiador/chão, e aumentaram as escoras. O resto obviamente não poderia fugir muito em relação ao que é nas 26. :)
 

pimentoski

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Eric Cantona #7, a minha stump de 26 tinha uma testa com 21cm's e suspensão de 100mm, a nova tem uma testa com 16cm's e suspensão de 90mm... Tenho fotos tiradas de lado às duas bicicletas, vou tentar sobrepor as imagens para perceber isso.
 

Paulo986

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Sim bm_tiago, quando for à loja levo a bike e tiro foto com ela na balança.

Tive a montar o novo pneu, rocket ron evo, e aproveitei e pesei as rodas e pelas minhas contas as syncros pesam cerca de 2KG, ou seja o proximo upgrade serão umas rodas novas... e tentar tirar meio kilo a bike :)
 
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