IV Castanhada - 20-11-2011 Arcos de Valdevez

Boa tarde a todos, mais uma vez a pedido de varias familias aqui vai o meu meio rescaldo.:D:D:D:D:D
Chegando a Vila dos Arcos o aparato já se fazia sentir nas ruas, muita azafama em redor dos (Cavalos sem Pernas), lá fui eu levantar ao dorsal,rapido e eficaz como devia ser em todas,toca a dar uma vista de olhos na revista e ficar com os olhos cansados de tamanhas bikes que lá estavam, aí a crise.....Depois de equipado toca a dar uma volta pela Vila dos Arcos (bem conhecida) mas nunca é demais....

Partida- Um pouco atrasada(10m+-) mas tambem nao era nenhuma maratona para o campeonato xcm.
Partida-Toca a dar mais uma volta a Vila pra um pequeno aquecimento que foi bem feito, a passagem pelo Estadio resolvi ir deixar lá o casaco, quando voltei entrei no fim do pelotão, toca pedalar até ao Paço da Giela que é um local bem bonito(merecia mais estado de conservação, mas estão a decorrer obras no local) e aí começou as verdadeiras subidas rumo ao mezio, claro que de traz para a frente o transito esta bastante ao MONTE, toca subir a mão que nao dava para passar, mas tudo bem, todo percurso bem marcaso até ao Mezio que era um verdadeiro parte pernas, mas GOSTEI...........;);) Afinal quem ficou sem pernas nós ou os cavalos????:mad::mad:

Abastecimento bem BOM, após o abastecimento ainda pedalei até ao Parque de Campismo de Travanca, mas um telefonema fiz que volta-se para traz, pena que acabou aqui para min a castanhada, mas há coisas muito acima do divertimento e btt..

Um bem aja para toda organização e obrigado por tudo.
Cump
Carlos Baltazar
 
Last edited:
Boas...

Já tinha apanhado uma Castanhada em 2009...e agora volto a apanhar outra :D
Teve tanto de duro como de espectacular!

Não tenho nada a apontar à organização.
Muita celeridade no levantamento do dorsal; a partida teve um atraso mínimo; houve preocupação em dispersar o pessoal antes de começarem as hostilidades (houve congestionamento na mesma, mas foi feito o que tinha que ser feito para o evitar ao máximo); reforço q.b.; trilhos para todos os gostos e feitios; e as paisagens...as paisagens!!
Já na edição de 2009 fiquei com a impressão que foram dos melhores 8€ que gastei...e esta edição veio confirmar isso mesmo. Um exemplo a seguir!
Agradecer também a simpatia da organização, que mais uma vez fez um óptimo trabalho. Valeu a pena levantar às 07:00!
Bem hajam...e até para o ano!
 

lucio2

New Member
Viva! Grande passeio. Exigente mas com belíssimas paisagens que compensaram o esforço, bem marcado,com um grande reforço (ate natas quentinhas tinha :D ) enfim um belo dia de btt, com o S. Pedro a ajudar (estive presente na primeira castanhada e foi diluviano). A rever para o ano se calhar a colocação de mais que uma mangueira para lavagem das máquinas. Simpatia a rodos da organização,a quem agradeço então o óptimo passeio.
 
Last edited:

jeealv

New Member
Boas!
Gostei muito deste passeio! Paisagens belíssimas, tracks fantásticos! Pena foi a chuva que caíu de noite que tornou algumas partes mais perigosas! Mas são coisas que não se podem prever...
Parabéns pela organização ;)
 

rfmp

New Member
Boas
Foi um passeio muito bom, reforço muito bom, paisagens bonitas,almoço muito bom, a única coisa que poderia melhorar era o local dos fotógrafos (descidas)
 

Rui Abreuu

New Member
boa tarde!

desde já os meus parabéns a organização esteve 5estrelas!!

Foi a minha primeira Castanhada e teve tanto de duro como de bom, grandes paisagens,grandes paredes,grandes descidas track muito tecnico,reforço muito bom almoço ainda melhor.

Foi um optimo passeio.

Abraço
 

c.de.scott

New Member
boas ,é o segundo ano consecutivo que participo neste evento.o de este ano foi demasiado duro para mim.(estou a ficar velhote)de qualquer maneira excelentes paisagens.. uma longa longa mas mesmo longa descida quase no final(pena nâo a disfrutar atè ao fim devido a câibras musculares)parabens á organizaçâo que esteve excelente a todos os niveis.. para o ano quero um começo menos duro(eh eh) aqui fica um video http://vimeo.com/32443016
 

bel-to

New Member
parabens mais uma vez a todo o staff pela organizaçao!
este ano o percurso foi totalmente diferente dos outros,podendo ser chamada "a castanhada das pedras"...
eu pessoalmente gostei muito!apesar da dureza e isto porque tive caibras ao km 38 que me pos totalmente de rastos,nem se quer conseguia andar...
tive que parar mesmo e se nao fosse um colega vosso a dar-me um chocolate nao sei...depois la consegui terminar.
o problema nao foi do passeio mas sim a minha condiçao fisica que nao era a melhor...ja agora aproveito para agradecer ao colega que me ofereceu a barra,nao sei nome dele...(depois da descida das pedras e quando subimos depois o alcatrão)um abraço e obrigado.
ps-este ano levei uns amigos daqui da terra e ficaram desiludidos com os trilhos...isto porque faltaram os sigles tracks n0 meio da floresta que eu tanto tinha elogiado em anos anteriores e que este ano nao existiram,mesmo assim espero que nao desistam em ir aí na proxima ediçao...

um abraço a todos vocês aí dos arcos de valdevez
(uma sujestao para proximo ano...e uma passagem pelo soajo...sera possivel?!:xau::clap:
 

faki

New Member
RoLA EsToNa_te (FAKI)

Boa Tarde...

Desde já os meus parabéns a organização...
Foi a minha primeira Castanhada muito duro mas ao mesmo tempo exelente, grandes paisagens,grandes paredes,grandes descidas (track) muito tecnico, muita pedra:p...Reforço muito bom, almoço do melhor (5 estrela)....

Foi um optimo passeio, sem duvida para repetir...
Ja agora, apareçam no RAID HOMEM de PEDRA (Cabeceiras de Basto)

Aqui fica um Video do Passeio http://youtu.be/GRHVXk6zKVk

Abraço e Boas pedaladas...
 
Last edited:

nuno do vez

New Member
Amigos Obrigado por todos os vossos elogios e criticas(sugestoes) , só assim podemos melhorar nas proximas edições, Com com enorme prazer em vos recebemos por terras Arcuenses, Para o Ano o que vos posso prometer é que vou, vamos tentar Melhorar o que falhou ou que não fizemos e poderiamos ter feito, apesar de tudo estou consciente que correu Muito Bem,em relação aos trilhos tentamos variar, um Bem haja a todos e para o ano cá vos espero para a V CASTANHADA.
Gostava de os informar que todas as marcações (fitas,Setas) foram todas recolhidas no proprio dia do evento, e quero deixar aqui um MUITO OBRIGADO A TODOS que estiveram na organização pois deram tudo para que nada falha se.

Já estão fotos disponiveis em ....... http://www.bttterrasdovez.com/fotografias

Nuno Do Vez
Presidente
nunobttterrasdovez@gmail.com
o telemovel está no vosso dorsal :)
 
Boas... Amigo Nuno e restante staff.
A prontidão com que disponibilizaram as fotos espelha bem a vossa eficiência! Estão muito boas.
Fiquei com a ideia que vi fotografos em mais locais...seriam da organização? Há fotos ainda em falta?
Abcs
 
Olá Filipe.
Ainda hoje colocarei mais fotos na net....
Ai umas 400

Optimo...nunca são demais!

Amigo Canossa, e por falar em fotos, aproveito para lhe agradecer o envio das mesmas...referentes a 2009!
Obrigado.
 

Canossa

New Member
IV Castanhada – Uma visão interna
Este é um relato de um entusiasta do BTT, a quem a idade já dá mais vontade do que força. É como tal que deve ser entendido.
A quarta edição da Castanhada, organizada com eficácia pelo Clube de BTT Terras do Vez foi, das quatro provas em que participei este ano, de longe a de maior dureza. 50 km de esforço contínuo, 5 horas de pedalada, bom companheirismo, magníficas paisagens, excelentes condições atmosféricas e uma máquina que ajudou. A classificação pela organização da prova como sendo etapa de dificuldade técnica e física média enganou alguns tolos, entre os quais me incluo.
Num dia de sol e temperatura amena, mesmo na alta montanha, cerca de trezentos ciclistas fizeram-se à estrada, a partir das 9h30m. Contou-se com a presença de muito ciclista dos concelhos mais próximos e inclusivé de alguns irmãos galegos. Algumas senhoras vieram também dar mais colorido ao pelotão. Ao invés, a delegação dos nativos locais era escassa (não foi por falta de aviso, acreditem), mas de grande qualidade.

O Clube e os parceiros que se associaram à iniciativa estão mais uma vez de parabéns, proporcionando uma prova com poucas falhas, só possível graças à boa vontade e ao sacrifício pessoal de muita gente. Gente boa.
Efectuei a prova fazendo equipa com os conterrâneos David Pereira - na melhor forma da época - e com o Filipe, residente em Oliveira e militar da GNR local. Bem escoltado, portanto. A alocução de um dos inúmeros participantes que nos honraram com a sua presença nos Arcos, de que a “fina flor do BTT nacional estava presente” era, claro está, verdadeira. Topou-nos à distância.
Do meu ponto de vista a prova teve várias fases, que a seguir procuro descrever:

Até ao Paço – A partida no Campo do Trasladário e a volta inicial à vila foi bem engendrada, permitindo mostrar uma maior visibilidade à prova, ao contrário do que sucedeu no ano anterior. Passando pelo estádio municipal, já na freguesia de Giela, subimos ao Paço com o mesmo nome (a 97 m de altitude), mostrando aos visitantes um dos ex-libris do concelho. Foram 5 km iniciais a rolar, sem dificuldades. Azar para o David, que perdeu os óculos. Fica aqui o repto: se alguém os encontrou que os devolva à organização da prova, por favor. A crise toca a todos.

O Purgatório – A subida que se seguiu até Penacova (a 374 m), já na freguesia do Vale foi feita quase sempre à mão. 3 km ininterruptos a carregar a besta, numa parte da prova que não me pareceu muito bem conseguida. À semelhança de alguns companheiros de infortúnio, dirigi alguns comentários aqui não reproduzíveis à organização. Foi um esforço exagerado, onde não se retira qualquer prazer. Secção da prova a repensar… Sei bem que há poucos anjos no pelotão, mas os pecados não serão mortais, pelo que não é necessário castigar ninguém desta forma. A verdade e nada mais que a verdade.

As calçadas – A partir da cruz de Penacova, tivemos o primeiro miradouro digno desse nome, com vislumbre para a vila. Passamos depois a sul de Gontariz, acompanhados de alguns garranos que livremente galopavam à nossa direita. Cruzada rapidamente a estrada nacional 202 descemos para a igreja da freguesia de Cabana Maior (369 m), transitando por caminhos rurais e calçadas. O tempo ajudou (excepção feita para o porco que estava a ser assado nas ruas da freguesia) e tornou as calçadas acessíveis em grande parte. Nas subidas, com as pedras húmidas, a tracção era fraca e foi preciso desmontar algumas vezes. Trajecto bem conseguido, passando pelos lugares de Portela e Boimo, já nos 524 m e aproximando-nos do Parque Nacional.

O reforço – À saída de Boimo, o trio apresentou as primeiras cãibras. Daqui subimos para a nacional e fizemos um par de quilómetros por asfalto. O aguardado reforço foi servido no Mezio (630 m), com todas as condições, permitindo repor líquidos, proteínas e hidratos de carbono. Pena foi que os afamados javalis do Mezio tenham abalado há anos. Aproximava-se, então, a primeira metade da prova. Quinze minutos bastaram para abastecer e descansar.

A Travanca e mais além – Caminho de sonho se seguiu logo a seguir ao reforço, atapetado com folhas, debaixo de pinheiros e carvalhos. Houve direito a sessão fotográfica por parte do prestigiado operador de imagem Luís Canossa. Barriga cheia e forças recuperadas era vê-los a sorrir para a posteridade. Com alguma dificuldade chegamos às lagoas da Travanca (770 m). Iniciamos então a subida para a Branda de Berzavó, já nos 900 metros. É trilho típico de serra. Piso mau, com muita pedra solta e a roda da frente a prender a cada pedalada. Tudo negociado com muito sacrifício, obrigando a uma paragem no cruzamento para as Lamas de Vez e planalto da Seida. Muita malta parada: alguns sem força, outros simplesmente a desfrutar da paisagem.

Sempre a descer – Na Branda de Berzavó entramos na freguesia de Gondoriz e atingimos o pico da prova, ligeiramente acima dos 900 metros. Baixar-se-ia em breves minutos até aos 483 metros, na zona mais bonita de todo o percurso. Não sendo a descida a minha especialidade procurei seguir na roda dos ciclistas à minha frente e, confiando na mecânica da bike, julgo ter conseguido uma descida aceitável. Ouvi poucas “esquerdas” e “direitas”. É uma descida técnica, com pedra solta, e muito rápida. A pensar na gente do down-hill. A envolvente natural e humana é formidável e fomos brindados com um dia com grande visibilidade. Após a casa do guarda, guinamos à esquerda, passando pelo Couto das Papas. Avista-se o lugar da Lombadinha no outro lado da montanha. A não esquecer! Mais malta a apreciar toda a envolvente natural. Eu e o Filipe com mais cãibras na primeira subidinha que surgiu.

O primeiro anjo a cair em Carralcova – Numa versão menos produzida do anúncio da AXE, embora com modelo mais bonito, registei uma queda, mesmo no final da descida. Num rego, a 50 metros dos três bombeiros que nos assistiam. Caso não saibam é assim que se deve fazer: cai se à beira dos bombeiros. Há gente que tomba no meio da serra e aí só de helicóptero se consegue lá chegar. Dão uma despesa dos diabos e o país está, como sabem, de joelhos.

A subida para Vila Boa – A descida continua agora por asfalto, muito agradável. Obrigam-me então a virar para uma calçada intransitável. Mais 50 metros a descer à mão. Passagem pelos lugares de Cortes (já nos 352 m) e Oussias. Ao longe, do outro lado do rio de Porto Avelar alguém grita: “É sempre a subir!”. E era mesmo. Um desnível de 100 metros até Vila Boa, outra vez na freguesia de Gondoriz. Em asfalto, graças a Deus. Passam das duas da tarde e eu ainda em Vila Boa, o Lavarinhas já em Viana.

A voar para a terrunho natal – Dos 450 m de Vila Boa aos 50 dos Arcos de Valdevez, presentearam-nos com umas descidas rápidas e relativamente seguras. O Filipe está de momento a sofrer das pernas e eu solto-me, desfrutando a descida. Passagem por Selim (Sorria, está a 10 Km) e pela freguesia do Couto, até à reconstruída Ponte Velha, sobre o rio Ázere. Cerca de 30 minutos depois chego. Os filhos e o afilhado à espera. O meu Luís um pouco desiludido, pois pensava que chegava em primeiro lugar. Não cheguei em último.


Alberto Carlos Codeço, dorsal 107
 
Last edited:
Caro Luis,

Obrigado desde já pela disponibilização das fotos deste grande passeio!

Podes ver o que se passa com o ultimo link? Não se consegue visualizar nenhuma foto.

E já agora... Não consigo efectuar download de nenhuma foto? Tem algum motivo em especial???

Desde já o meu obrigado por este dia bem passado!

Abraço
 
Last edited:
Top