Internet e divórcios - A(O) outra(o) amante...

Mach 4

New Member
Viva,

Segundo o que li num tópico aqui no forum existem actualmente casamentos a serem seriamente afectados por causa da "paixão" das bicicletas.

Vou deixar aqui um outro sério e triste testemunho do que se passa hoje em dia, um pouco por todo o mundo, sobre as fortissimas influências da Internet nas nossas sociedades.

No outro dia assisti a uma reportagem muito interessante sobre a forma como as nossas vidas foram afectadas por este fenômeno social :

- o que mudou,
- o aparecimento de novos comportamentos,
- como as nossas rotinas foram alteradas,
- os prós e os contras, etc.

Já todos sabem das enormes vantagens que nos trouxe, assim como ouvimos por vezes as suas desvantagens, mas penso que uma das maiores foi o real impacto que esta teve no seio de muitas familias - o divórcio :(.
Baseando-se em estudos ao longo de uma década uma empresa norte-americana observou que o número de casais que se divorciaram por causa desta poderosa ferramenta, desta realidade virtual, deste novo "mundo" ou nova dimensão, ou como lhe queiram chamar, cresceu de uma forma dramática.
Chegaram ao ponto de criar casas de "desintoxicação" para pessoas com comportamentos obsessivo-compulsivos.
Fiquei impressionado com o relato verídico na 1ª pessoa de um pai com 2 filhos menores que foi obrigado a deixar a sua esposa pois esta estava completamente viciada nas redes sociais. Chegou ao ponto de esta senhora abandonar toda sua familia, saindo de casa e ter ido morar para um hotel, devido ao seu marido lhe ter escondido o portátil. Mesmo antes de fazer o check-in no dito hotel já tinha comprado um novo computador e respectivos acessórios de ligação á REDE. Desligou-se assim de toda a sua familia de uma forma fria e incompreensivel.

Fiquei mesmo perplexo ao ponto de pensar se também neste nosso pequeno país não se estará a passar o mesmo. Haverá por aí episódios parecidos com este?:confused:
Deixo-vos com estas 5 perguntas para reflectirem e comentarem.

A Internet: O fascínio da comunicação.

.Facilita a aquisição de conhecimentos ou conduz á superficialidade?
.Ajuda a superar a solidão ou agrava-a?
.Promove a comunicação ou favorece o exibicionismo?
.É um instrumento de diversão ou um risco de dependência?
.Ajuda a combater barreiras e injustiças ou propicia a actuação cobarde?
 
Last edited:

Kamoes

Active Member
Posso ser já o primeiro a responder.

Infelizmente, pelo que tenho assistido, o grupo que cada vez mais se destaca é mesmo o 2º grupo em todas as perguntas. INFELIZMENTE.
 

Mach 4

New Member
Sim, também concordo.
Baseio a minha resposta no que se está a passar com muitos dos adolescentes hoje em dia.
As redes sociais evitam que muitos saiam de casa, para arejar e conhecer novas pessoas á maneira "antiga".
Tenho um casal amigo que sempre que nos encontrámos pergunto pelo filho deles de 16 anos que já não vejo á muito.
A resposta é sempre a mesma -"Ficou em casa a teclar."
O problema é se este tipo de hábitos os acompanhar pela sua vida fora e depois perceberem que estão completamente dependentes da Net. Tudo o que cause dependência não é bom e deve ser combatido.
Conheço também um casal de portugueses, a viver em Inglaterra neste momento, onde ambos passam dezenas de horas em frente ao monitor de uma forma insáciavel.
O problema é que tem agora um bébé de 2 anos e tem que "partilhar" o seu tempo também com ele.
Podem ser mesmo doentios este tipo de comportamentos.
 

Patitos

Active Member
Na minha opinião, tudo passa por uma questão de educação / formação dada, por nós pais.
Cada vez se vêm mais pais a darem menos atenção ás crianças, não brincam, não conversam, não se divertem com os próprios filhos, que pretéritamente deveriam ser amados. Para muitos amar um filho significa somente dar-lhe o nome, mais nada, dar leite, dar.lhes banho, mudar fraldas, dar-lhes comer á boca etc, ZERO.
As nossas crianças são o reflexo dos pais a todos os níveis.
 

tiago ferreira

New Member
Eu tenho 16 anos e felizmente não sou viciado no computador (nem televisão, telemóvel, etc.). Não tenho Facebook, Twitter, Myspace ou qualquer outra rede social. Apenas tenho o meu mail que o uso principalmente para os trabalhos escolares e estou inscrito aqui no Fórum e tenho a minha conta no Youtube.
Muitos dos meus colegas só os vejo na escola porque nos tempos livres estão sempre em casa por causa do Facebook, Hi5, Twitter, etc. Eu cá prefiro falar e comunicar com as pessoas no mundo real, é bem mais interessante.
 

Mach 4

New Member
Tens razão Tiago.
Excelente observação.
Com os teus 16 anos já sabes bem o que é melhor para ti.
Continua com esse espirito porque :

- "A vida são 2 dias...e um deles é para dormir".
 

Unknown_Rider

New Member
Deixo aqui a minha experiência

Há cerca de 3 comecei por brincadeira a jogar um jogo online que certamente muitos conhecem, o Travian. O que no inicio era uma brincadeia, à medida que ia percebendo o jogo e jogando alguns servidores desde o inicio, passava os dias agarrado a travian, controlando a minha conta, e a conta de alguns amigos que não podiam jogar. Com o evoluir e o desenvolvimento do jogo, fui ficando cada vez mais "agarrado" ao jogo e ao facto de outros jogadores dependerem da minha presença no jogo.

Nas férias levava o Portatil e a pen, na rua era no telemovel. Isto durou cerca de 3 anos até ao inicio deste ano em que já me sentia farto e larguei de vez o Travian

Relações pessoais foram afectadas pois não me apetecia sair ou quando o fazia a primeira coisa que fazia quando voltava a casa...mesmo as 2 da matina era entrar na conta para ver o que se tinha passado. A mulher passou-se muitas vezes,

Hoje tenho FB que uso de brincadeira e apercebi-me quanto estava apanhado pelo jogo no outro dia a regressar a casa depois do trabalho (onde jogava tb) e pensei:

- Uau..que regresso tranquilo.....quando jogava travian era um stress voltar rapidamente para casa para entrar na conta outra vez

Jogos online...nunca mais...nem farmvilles etc et etc
 

jginja

New Member
Talvez seja da educação que tive, mas tenho passado ao lado destes "vicíos".
O único que me agarrou mais pela novidade que representou na altura foi o IRC (acho que era assim). Permitia aceder a salas de chat temáticas e "falar" com várias pessoas on-line.

Jogos on-line nunca joguei. Tive Hi5 por piada e nunca prestei muita atenção. Tenho Facebook porque no outro dia precisei de ver umas fotos. Contudo não entro na conta desde essa altura.

Uso bastante o e-mail, profissional e particularmente. É de facto uma ferramenta muito útil.

Onde passo mais tempo é mesmo aqui no fórum,principalemente ao fim-de-semana. Durante a semana, como moro sózinho, tenho a tv sem som, oiço rádio on-line e se dou uma volta pelo forum e outros sítios. Não roubo horas ao descanso nem aos treinos devido à net.
Como tudo, o equílibrio é a melhor receita, mas por vezes é difícil sabermos onde está ponto no qual está esse bendito eqílibrio.

Boas pedaladas
 

t-CH-ivalo

New Member
Vou ser sincero, é de facto um grande problema hoje em dia, a única coisa que tenho é o Msn, Hotmail e dois Fóruns, mas é preciso dar prioridades às coisas: Fóruns vou todos os dias, Hotmail também, agora Facebook, quando calha...
Não sou de forma nenhuma agarrado às novas tecnologias, mas o Hotmail tornou-se sem dúvida na minha melhor forma de receber e mandar informação.
Se já me separei de alguém à custa disso? Já, ela não largava o telemóvel, o FaceBook, a TV, o filme novo que saiu...enfim...uma caseirada!
É preciso estar ciente do tempo que se dispende com cada uma dessas novas tecnologias e nunca perder prioridades.
LET'S RIDE MY FRIENDS...THE TIME GOES BY... :cheers:
 

Mach 4

New Member
"Segundo um recente estudo 17% das nossas crianças não comem nem dormem para passarem mais tempo na internet".

E agora com acesso cada vez mais facilitado nos telémoveis...
Que rumo é que isto está a levar?
 

sir_btt

New Member
Infelizmente chega a ser triste a quantidade de horas que se passa por vezes frente a um computador (já passei por isso), muitas das vezes sem se fazer nada.
Eu gosto de manter-me informado, e a internet (apesar de muita da informação não ser correta) ajuda a estar a par dos acontecimentos.
Mas deixar de estar com amigos, comer, estar com namorada, enfim tudo e mais alguma coisa para estar em frente ao pc não!
Mas também para chegar a esta conclusão foi preciso bater com a cabeça na porta e assim dar conta do tempo perdido.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Ora cá está um excelente tópico.

Para mim a net tem tanto de útil, como de destruidor. Passo muitas horas por cá sim. Mas apenas de dia, em hora de estar a trabalhar (a minha profissão permite). Mas após a saida do servíço, nem me lembro "disto". Estou ligado a diversos fóruns (tudo relacionado com desportos que pratico/pratiquei), mas é sem dúvida aqui (forum btt que passo mais tempo). :)

Jogos, numca fui víciado em nehum, quer sejam on line ou não. Tenho face, passo lá "todos os dias", entro vejo o que se passa, se há algo que me agrade registo (datas de eventos principalmente lol). Mas não deixo de estar com os amigos/família por causa da net.

Mas sim, a net (as redes sociais) vieram criar inúmeros problemas a muita gente (homens, mulheres, crianças). Falando em nós adultos, é nas redes sociais, que "tudo começa". Numa brinadeira "conhece-se" alguém, começa-se a falar, começa-se a víciar, ailusão surge e toma conta de nós. Dp do computador são as SMS´s (os telemóveis não param). Vêm os encontros, as saídas, as mentiras consecutivas, etc. etc.. etc.. (resumindo, as traições), e os problemas em casa começam a não ter fim ( Dp as mulheres às escondidas vão ver os registos do tefone do marido, e vice versa). Quando se chega à conclusão de que tudo não passa de mera ilusão, já é tarde de mais. Já se perdeu a confiança, a tranquilidade, a felicidade, a paz, enfim tudo. E no fim de tudo isto, os filhotes é que padecem. :|


Em relação aos miúdos, os pais querem é que estejam quietos/calados. Então estando no quarto na net, ninguém os ouve. E os vícios, e os "monstros" surgem. :|



...Cuidado, MUITO cuidado amigos (de todas as idades), vivam a vida ao natural. Nada de ilusões!!!!! ;)
 

lucelima

New Member
Boas,
Antes de mais parabéns pelo tópico! É uma realidade alarmante como a Internet consome as pessoas hoje em dia que aos poucos vão perdendo a sociabilidade.
Por vezes e em tom de brincadeira quando ouço falar em Facebook pergunto Face quê ? Ao que respondem com muita admiração não tens? Não sabes o que é?
Passo bem sem isso!
Curiosamente onde passo mais tempo na net é aqui no nosso fórum... Claro que já perdi várias horas a vaguear na net que tem as suas coisas boas sendo que a dependência é perigosa, e como tudo na vida as coisas só fazem mal quando há excessos.
Cumps.
 

Mach 4

New Member
O que eu penso é que neste novo século o factor humano está a ser muito descurado. Aquele tempo que tinhamos dantes dava para tudo, as coisas rolavam com calma, dentro do seu ritmo normal. Agora a dependência dos gadgets e da web é tão grande para tanta gente que começa mesmo a alterar comportamentos e sentimentos humanos. É um fenômeno inevitável...mas será mesmo?

A juventude é quem mais me aflige, que parecem vidrados e colados aos telémoveis como lapas. Mas o pior é saber que lá fora já existem centros de "desintóxicação" de FaceBook e de outras redes sociais, são os net-dependents, e já são encarados como sendo uns drogados ou alcoólicos da net.

Vou contar o caso mais recente que eu conheci na primeira mão. Na terra da minha esposa (trás-os-montes) perto da Régua um casal separou-se porque a mulher teve de ir concluir o 9º ano (requisito agora obrigatório por lei) para arranjar um novo emprego. Nas aulas teve de saber mexer num pc e claro está, a "janela" abriu-se automáticamente. Comprou um pc, meteu net em casa e começou a frequentar o Face. Conheceu um rapaz (de lá perto) e pronto...caldo entornado. Conclusão, o seu pequeno, mas estável mundo, desabou.
Agora está separada, com 2 filhos. Esta é só uma das muitas realidades que existem por aí fora.

Não se deixem apanhar, o vosso tempo pode ser por vezes muito mais bem empregue noutras coisas, e bem mais gratificantes.
 

mpc

New Member
Não se deixem apanhar, o vosso tempo pode ser por vezes muito mais bem empregue noutras coisas, e bem mais gratificantes.

É isso mesmo Mach 4, há centenas de outras tarefas, bem mais gratificantes, que podemos fazer, com amigos ou até mesmo sozinhos, como, fazer um passeio de BTT (respirando e vivendo a Natureza), fazer jardinagem, fazer uma caminhada, etc.

O pior, é que são as raparigas/mulheres que passam mais tempo na internet, principalmente, no FaceBook e em outras redes sociais!

Por mim, ficar preso às redes sociais ou na internet, isso não é comigo! :p
 
Top