Instalação desviador SRAM X9

FReis

Member
Boas,

Estive a instalar um desviador X9, e ao contrário que me tem acontecido com os da shimano, sem o cabo instalado a corrente não fica esticada, embora esteja com o tamanho correcto, fica a fazer "arco".
Com um shimano XT, mesmo sem cabo a corrente fica esticada, é mesmo assim no Sram ou estará algo de errado com a montagem?

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Obrigado
 

oskar85

New Member
Sim, parece ser esse o problema... A corrente tem de passar pela frente da rondana de cima e por trás da rondana de baixo (em baixo parece estar bem)...
 

FReis

Member
Boas,
Realmente na foto a corrente está fora do sitio, porque saltou devido ao facto de estar larga.
Ela está colocada como a última foto, na shimano é colocada da mesma forma e não tenho este problema.
Fiz fotos mais elucidativas.

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Um abraço
FReis
 

fabio viana

Well-Known Member
O desviador xt não é de caixa longa? é porque esse x9 parece ser de caixa media, e assim terás de cortar um pouco a corrente
 

demorider

Active Member
Da mola não parece ser pois o esticador esta todo "encolhido", mas é estranho o esticador sem cabo não recolher todo a ficar numa posição como se estivesse no ultimo carreto.. Pelo que vejo das fotos a corrente esta no 4 carreto e o esticador esta "firme" quando deveria estar a fazer força na corrente para descer para o ultimo carreto..

De certeza que a corrente esta nas medidas certas?

Nunca tive desviadores shimano destes mais recentes mas sera que o desviador shimano "gasta" mais corrente que o x9?
 

FReis

Member
A mola está com muita força, pensei que tivesse relacionado com a montagem no dropout, mas não estou a ver outra.
Acho o material da shimano muito mais "user friendly", ou seja de mais fácil instalação/manutenção.
 

demorider

Active Member
Eu tenho quase a certeza que é da corrente demasiado comprida para esse desviador.. Mas para ver o efeito fui desapertar o cabo ao meu e ele automaticamente ficou a esforçar a corrente para descer ao ultimo carreto mas sempre com a corrente esticada..

Se tiveres por ai alguma corrente velha experimenta corta-la 4 ou 5 elos mais curta que essa e monta-a na bike e vê o resultado..
 

FReis

Member
Cortar a corrente já eu fiz, e tive que adicionar os elos novamente, pois não conseguia aproveitar os carretos todos.
Mas a regra de medição da corrente não é sempre a que eu usei?
 

fabio viana

Well-Known Member
sim é, mas tens de ver que os desviadores têm varios tipos de caixa: longa, media, curta e a corrente deve ser cortada com base nisso.
 

demorider

Active Member
Cortas-te a corrente com que desviador?

Se foi com o xt é provável que o xt gaste mais corrente que o x9, pelas imagens parece-me que o xt alem de ser caixa comprida e o x9 caixa media o xt ainda tem as roldanas maiores (aparentemente) que o x9 e só nisto já faz diferença de alguns elos..

Afina também o parafuso de limitação de curso do desviador para que ele possa descer ao ultimo carreto, assim como ele esta não passa do 4º ou 5º carreto..
 

FReis

Member
Acho que vou mas é c... para o X9, e meter o XT.
Ainda por cima comprei uns shifters X9, novos por instalar, e um deles não funciona bem, já vem com folga.
 

demorider

Active Member
Se fosse ao contrario (passar de x9 para xt) ia acontecer exactamente o mesmo que esta a acontecer (provavelmente neste caso ia "faltar" corrente), são duas marcas diferentes por isso são afinações diferentes.. As transmissões da sram são uns relógios suiços a trabalhar mas é preciso afinar como qualquer outra marca, não há nenhum desviador que seja só montar e já esta... Eu já ando com um x9 a mais de 1 ano e foi afinar no primeiro dia e esquecer que ele existe, até hoje nunca mais o afinei e trabalha como um relógio..

Quanto ao shifters se ainda não fizeram os 15 dias desde a compra é só ir a loja e pedir troca, são obrigados a darem-te uns novos sem sequer mandar esses para a garantia..
 

FReis

Member
Quanto aos shifters, comprei-os a um particular, já o contactei para resolvermos a situação, mas não sei se vou arranjar outros, pelo que se isso acontecer vou mesmo passar para os XT.
Por aquilo que pesquisei a regra de cálculo do comprimento da corrente tanto se aplica para uma marca como para outra e é independente do comprimento do desviador.
Ou se passa alguma coisa com este, ou estou a cometer algum erro na instalação.
 

demorider

Active Member
Vê no seguinte tópico como medir a corrente de maneira correta..
http://www.forumbtt.net/showthread....-a-medida-certa&highlight=Como mudar corrente

Pelo que li numa rápida pesquisa o método que usaste de medir a corrente com ela no carreto maior e no prato maior é medido sem a corrente passar pelo desviador, até porque em andamento nunca se anda com ela nessa posição.. Com tudo montado tens de medir a corrente no prato maior e carreto mais pequeno e as rodanas do desviador têm de ficar o mais alinhadas possiveis na vertical..
 

FReis

Member
Eu coloquei a corrente no prato e carreto maiores, e adicionei dois elos, sempre fiz assim com Shimano, e penso que para o Sram pode-se usar o mesmo método.
Com o desviador montado, e a corrente no prato maior e carreto mais pequeno, as roldanas do desviador ficam sensivelmente na vertical, que é o outro método sugerido.
 
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