Incêndio em Belas

Jepas

Super Moderador
Boas,

foi com muita pena que hoje ao dar a minha volta habitual me deparei com o pior cenário possível: mata ardida. Tentei saber junto de trabalhadores o que se tinha passado em vão. Metade da minha volta foi no meio de pó e cinzas, o ar ainda cheira a queimado.

Após pesquisar um pouco descobri que o incêndio ocorreu sábado à tarde e só pelas 20h foi dominado.

Segue a notícia:

"Um incêndio de grandes proporções deflagrou este sábado junto ao Belas Clube de Campo, no concelho de Sintra. O combate às chamas esteve a ser travado por mais de três centenas de bombeiros.

O incêndio teve início às 16h53 junto à Quinta da Fontareira e lavrou numa zona de mato da Serra de Casal de Cambra, perto da zona residencial do Belas Clube de Campo. Cerca das 20h00 foi dado como circunscrito.

O combate às chamas esteve a ser assegurado por um dispositivo de 303 operacionais pertencentes a mais de 30 corporações de bombeiros.

Os mais de 300 bombeiros mobilizados para o teatro de operações tiveram o apoio de 88 veículos de combate a incêndios, dois helibombardeiros e dois aerotanques pesados Canadair.

Salvaguarda de habitações foi prioridade

As operações de combate ao incêndio foram acompanhadas pelo comandante distrital de operações de socorro, Elísio Oliveira. Ao final da tarde, o responsável adiantava à RTP que não existiam habitações em risco.

"A nossa prioridade foi a salvaguarda de toda esta área onde existem alguns armazéns e habitações", explicou Elísio Oliveira.

Segundo o comandante distrital, os meios aéreos estiveram "a trabalhar no flanco direito do incêndio", que mereceu as maiores preocupações do dispositivo no local.

Vento dificultou combate às chamas

Em declarações à RTP, o comandante Elísio Oliveira explicou que o "grande adversário" dos bombeiros foi o vento que se fez sentir na zona.

"Estamos aqui com rajadas de 60 quilómetros por hora, que originam algumas projecções, e isso tem dificultado o trabalho dos bombeiros", adiantava o responsável pouco antes de o incêndio ter sido dado como circunscrito.

Elísio Oliveira indicou ainda que os órgãos de investigação criminal já efectuaram diligências no teatro de operações."

in: RTP

Jepas
 

Jepas

Super Moderador
Também me passou isso pela cabeça, ardeu praticamente tudo entre o campo de Golf e a última fase de construção.
 

Malhas

New Member
Eu moro na margem sul, Charneca da Caparica e no sábado o fumo e as cinzas que andavam pelo ar chegaram a minha casa. Cheguei a pensar que o fogo era ali perto. Deve ter sido brutal.
 

SecretPlace

New Member
Na parte norte do Belas clube de campo, existem um caminho que passa próximo das casas... É frequente serem abertas valas, colocarem terras e pedras no meio do caminho para impedir a passagem de motas/jipes/bicicletas! Não sei se estes obstáculos são causados pelos moradores do clube, mas não vejo outros interessados em retirar "transito" dali!

Esquecem-se que tb impedem a passagem de viaturas dos bombeiros, se precisarem....
 

Lipe

New Member
Vivo perto do local (10min de carro), o incêndio foi mesmo brutal. vinha eu das compras quando vejo fumo mesmo muito escuro e assustador a vir na direcção de Belas, nunca tinha visto algo semelhante aqui na zona.
A ir para casa passo numa parte mais alta onde se via perfeitamente o local, digo-vos, até me deu arrepios! O vento não ajudava nada, os bombeiros lá iam pedido mais ajuda a outras cooperações que passavam por nós a todo o gás, ainda andavam lá dois helicópteros e um avião, canadair se não me engano. a parte norte de massamá, cacém e belas pararam perante tal "inferno".
a 1º coisa que me passou pela cabeça foi, alguém que quer construir ali e assim torna-se mais fácil.
Ainda não fui capaz de lá passar, só de pensar em ver os estragos... :(

Cumps
 

SecretPlace

New Member
a 1º coisa que me passou pela cabeça foi, alguém que quer construir ali e assim torna-se mais fácil.

Nem por isso! Nos dias de hoje, zona ardida fica impedida de receber construção durante uns anos... :)
 

pratoni

Active Member
E será que essa lei é aplicada na prática???.... :roll:

Penso que o prazo é de 10 anos, o que na minha opinião é muito pouco...
 

helio69

New Member
Em relação à lei, depende muito das câmaras... E está tudo dito... No entanto se os cidadãos também cumprirem o seu direito e dever de zelar pelo que é de todos essa situação é facilmente fiscalizada!

Também estava no Sábado na Fonte da Telha e de repente o céu ficou negro como tudo... Para quem já leu, faz lembrar um pouco do que é descrito no senhor dos aneis!

Felizmente, este ano pelos lados de Viseu, essas imagens que eram vulgares, mesmo diárias, quase não se viram!
 

banjix

New Member
Na minha opinião, uma zona verde é uma zona verde. Quando atingida por um incêndio, a única coisa a fazer é reflorestar para que volte a ser verde e, assim, fazer jus ao estatuto que tem. Provocar incêndios apenas para especulação imobiliária devia ser considerado um crime grave, punível exemplarmente.
 

Lipe

New Member
banjix said:
Na minha opinião, uma zona verde é uma zona verde. Quando atingida por um incêndio, a única coisa a fazer é reflorestar para que volte a ser verde e, assim, fazer jus ao estatuto que tem. Provocar incêndios apenas para especulação imobiliária devia ser considerado um crime grave, punível exemplarmente.

O problema é que isso é um negócio que mexe muito dinheiro... e quando isso acontece não há crimes graves praticamente!

Mas concordo a 100% uma zona é atingida por um incêndio? é recuperar, reflorestar para manter como zona verde não é logo mandar construir prédios e condomínios, como os que fizeram perto do guincho (sintra) depois dum incêndio.

Infelizmente esta é a triste realidade do n/ país.

Não há apostas na prevenção e depois quando acontecem essas coisas nem os bombeiros que arriscam as suas vidas, tem meios suficientes para combater esses incêndios.

cumps
 

SecretPlace

New Member
E será que essa lei é aplicada na prática???....

Pelo menos, a camara de sintra controla isso! Para aprovação (em 2007) do um projecto de arquitectura, um dos mapas é área ardida... e tinha uma anotação que estava em conformidade...
(Nota: nesse mapa, tinha assinalados os fogos de 2006, que arderam perto do terreno em questão...)
 

JCSC

Member
Malhas said:
Eu moro na margem sul, Charneca da Caparica e no sábado o fumo e as cinzas que andavam pelo ar chegaram a minha casa. Cheguei a pensar que o fogo era ali perto. Deve ter sido brutal.

Eu ia dizer precisamente isso, pois tambem moro na margem sul.
 
Last edited:

balsinha

Member
Este domingo o Nosso passeio passou pela zona ardida, o panorama era este :(

fotos0016nz1.jpg

fotos0019yz9.jpg
 

Ricky Rock

New Member
Infelizmente para quem conhece a zona, sabe que a 3ª fase de construção já está em curso à uns meses, e alguns dos ST já não se conseguem utilizar, ou foram arrasados. Para quem não sabe a Mata da Fontereira é privada, e creio que faz toda parte do Clube de Campo de Belas. E pelo decorrer das obras, creio que dentro em pouco tempo deixará de ser uma das opções do pessoal da zona de Lisboa para pedalar.

Não sei se assim, essa lei que impede a construção em área ardida durante uns anos se poderá aplicar. Mas se for esse o caso, ao mesmo tempo que condeno o acto praticado, tenho que que dar os meus "parabéns" a quem teve esse acto insano de pegar fogo à mata, pois assim a floresta vai se manter durante mais uns anos no mesmo sitio, em vez da selva de pedra que para lá está planeada.

P.S. Para quem pedalou na zona no sábado, sabe que não estava temperatura suficiente para este fogo pegar sozinho, pois a mesma rondava os 23ºC. Agora o vento era mais que muito, e certamente não se podia considerar moderado, mas sim forte. Qualquer um pode tirar daqui as suas conclusões.
 

banjix

New Member
DrBike ÁsDoPedal, tal como eu já disse, as árvores não sofrem de combustão espontânea e, portanto, por mais calor que esteja, não é o sol que as faz arder! Mais de 90% dos incêndios têm origem em mão criminosa (seja intensional ou por descuido). A única causa natural para que ocorra um incêndio são as trovoadas secas e, ao que parece, não foi nada disso que aconteceu. Portanto, alguma coisa por detrás deste incêndio (e de tantos outros) deve haver. O quê? Ah, não sei... :roll:
 

Lipe

New Member
Sábado teve mau teve... não andei em Belas, mas andei em Sintra e o vento era muito.

Nessa voltinha no sábado em Sintra apanhei no meio de vegetação seca uma garrafinha de martini (aquelas pequenas) em vidro. parece que não mas já é meio caminho andado para um incêndio, la peguei naquela m**** e tirei-a dali.

Em Belas já vi a mesma porcaria, é só lixo, pessoal que deixa garrafas, latas, chega até a deixar lá para-choques de carros (mas aonde é que isto já chega?!), ou até um descuidado/inconsciente que atira uma beata do cigarro para o meio das ervas. :s

Facilmente uma destas coisas pode iniciar um foco de incêndio, embora a 1ª coisa que me passou pela cabeça foi mesmo o fogo posto, até porque como o DrBike ÁsDoPedal diz, a temperatura não era nada alta!.

Cumps
 
Top