ilha da Madeira

bal4av

New Member
Nem há palavras para descrever o que se vive na Madeira. Força a todos os que vivem este horror... Sei que as palavras sabem a pouco mas mesmo assim deixo aqui as minhas de força para todos
 

agirão

New Member
O que podemos fazer, nestas situações, é partilhar a dor com estas gentes!

Muito triste a situação emocional destas pessoas!

Estou triste!
 

Espigão

New Member
Não sou da Madeira mas tenho por lá amigos e mesmo uma paixão pela Ilha.

HPIM4064.jpg


Só posso dizer que estou desolado com as imagens e a tristeza que tenho visto através das notícias que nos chegam pela comunicação social..

Não há muito tempo (foto atrás), também vivi e temi a força da Natureza naquela Ilha. Só quem conhece bem a Madeira consegue sentir o que vivem neste momento todos os Madeirenses.

Ver aquelas ruas, aquelas pontes, aquelas ribeiras, aquelas aldeias, etc... por onde passeei e já passei uns bons tempos, naquele estado...:cry::cry::cry:

Os meus sentimentos a todos os Madeirenses e muita força para a reconstrução!

Hugo Carvalho
 
Last edited:

p.m.r.f

Member
Sim realmente é muito triste aquilo que ocorreu na Madeira,força para todos,isto faz-nos pensar e aproveitar os bons momentos da vida porque o que aconteceu aos habitantes da Madeira pode acontecer a qualquer um.
E o palhaço Alberto João preocupado em não dramatizar os acontecimentos para não prejudicar o turismo,haja paciência para houvir o homem.
 

kikasmarea

New Member
A natureza reclama o que lhe é devido,infelizmente com a perda de vidas humanas.p.m.r.f,não te esqueças que por lá milhares de pessoas vivem do turismo,tenho lá familiares e sei o que digo.Só desejo a todos os Madeirenses a maior força e felicidade do mundo.
 

kikasmarea

New Member
Infelizmente sabemos como é a classe politica,o azar dos outros só servem os interesses deles.Já repararam que em situações destas os familiares deles nunca estão entre a vitimas?
 

proque

Member
Como é que podes afirmar uma coisa dessas?

Achas que os "políticos" (ou seja, os representantes) são uma casta à parte dos representados?

Acaso não circulam nas ruas e nas estradas, ou não frequentam os mesmos locais que tu e eu e não poderiam ser afectados?

Por acaso alguns dos falecidos não serão membros de órgãos eleitos na estrutura do poder democrático da região?

Por acaso a personalidade forte e marcante de Alberto João Jardim (para o bem e para o mal) não foi muito importante para a coordenação eficaz da resposta à crise?

Um conselho: evitem esse tipo de lugares comuns dos "políticos" como se eles fossem os "outros" e não fossemos "todos nós".

Sem embargo concordo contigo na questão do turismo. Ele é a base da economia madeirense e, quanto mais depressa a Madeira recuperar a sua imagem tanto melhor...
 

Espigão

New Member
Este tópico infelizmente está a transformar-se num verdadeiro exemplo de mesquinhez característico do nosso povo ou de parte do nosso povo... infelizmente...

Por mais polémico que o homem seja (Alberto João ) está neste momento e como sempre, a defender os Madeirenses! É normal alguém que faz pelo povo ser criticado. Lá está... a tal característica mesquinha...

Já parecem aqueles que imediatamente após esta tragédia, sem qualquer respeito por ninguém, vieram logo criticar o ordenamento do território da Madeira sempre com politiquices por trás...

Esta tragédia aconteceu numa hora. Se a Natureza se "lembrasse" de prolongar aquela pluviosidade por mais duas ou três horas, não havia cá ordenamentos do território que evitassem uma tragédia bem maior e duvido mesmo que houvessem muitos sobreviventes...

Já pedalei pelo Funchal em direcção ao Pico do Areeiro e só para terem uma ideia da inclinação até aos picos, que explica a velocidade daquelas ribeiras e das lamas, pedras e entulho que vieram com elas, partindo do cais do Funchal em cerca de 15km já subimos mais de 1000m de acumulado de subidas.

A Ilha da Madeira tem uma série de picos entre os quais, dois com perto de 2000m de altitude e outros tantos entre os 1400 e os 1600m de altitude. Tudo o que vem desses picos em aluimentos de terras devido a pluviosidades, ventos e outros fenómenos naturais mais intensos, traz tudo atrás e ao mesmo tempo, leva tudo à frente. Não há escapatória possível. Foi de facto uma grande tragédia mas podia ser bem pior. Contra a Natureza... não há nada nem ninguém que possa fazer frente.

É claro que se encontra muito desordenamento na Madeira, tal como se vê pelo nosso País e Mundo fora... é um risco que muitas famílias correm e na grande maioria das vezes, dificíl senão mesmo, impossível de controlar por governos regionais, camaras, etc...

Quando eu vi o que aconteceu no Funchal através das imagens nas televisões, pensei logo no Curral das Freiras porque também conheço a Aldeia e disse para mim: A Aldeia desapareceu! Quando conheci a mesma, perguntei logo na altura como era possível alguém viver descansado ali...

Bem... já chega de geografia da Ilha...

Quanto à questão do turismo, quem gosta de calamidades, tragédias, mortes, terror, etc... é a comunicação social e aqueles que a gostam de ler, ver e ouvir. O Alberto João uma vez mais está a ser muito inteligente, defendendo a economia da Ilha em que 80% da mesma, vive do turismo. Aliás, é triste só após uma tragédia desta dimensão muitos se aperceberem disso. Orçamentos para a Ilha são rectificados, já são todos amigos, etc...

A Madeira irá acabar por ter todos apoios que precisa quer da UE quer dos USA quer de outros países que já se mostraram solidários sem ser necessárias cá calamidades e mais tragédias para abrir noticiários e vender jornais por cá e lá por fora.

O que peço é que simplesmente tenham mais respeito e que ponham a mesquinhez de parte nestes tempos mais difíceis...

Cumprimentos

Hugo Carvalho

Ps: Quanto à questão de não haver familiares dos políticos entre as vítimas, isso nem vou comentar. Já nem é ser mesquinho...
 
Last edited:

nasp

Member
Antes de mais dou os meus sentimentos ao Povo Madeirense.

Realmente confesso que nunca me tinha interessado tanto pela Madeira como agora, aquilo realmente deve ter sido mau de mais pra ser verdade. Pelos relatos de alguns amigos que por lá andaram e de alguns que por lá nasceram, aquilo tanto é um paraiso quando tá bom tempo como é um inferno quando tá mau tempo. Já que nao se pode voltar atraz ao menos que esta desgraça sirva para abrir os olhos a todos nós para aquilo que nunca conseguiremos dominar a NATUREZA. Falam do planeamento urbano mal feito, falam dos interesses economicos, falam de tanta coisa e esquecem o mais importante, a PREVENÇÃO, quantas daquelas pessoas que morreram, nao se teriam safo se soubessem interpretar o que estava a acontecer. Lembram do caso daquela miuda que soube interpretar o que iria acontecer quando foi o TSUNAMI na Asia. Isto que aconteceu na Madeira é ciclico ainda em 1993 aconteceu um Aluvião. Que isto sirva de exemplo embora triste, mas bastante ilucidativo para num futuro se corrijir aquilo que falhou. Isto nao serve só para a Madeira, mas tambem para o dito Continente onde tudo se fáz e nada se prevê, onde desgraças destas nos podem acontecer a qualqer momento.

Agora o que interessa é tratar dos vivos, enterrar os mortos, tatar da vida dos que cá ficaram.

FORÇA MADEIRA que bem precisam. FORÇA
 

Nuno Giant

New Member
Sim realmente é muito triste aquilo que ocorreu na Madeira,força para todos,isto faz-nos pensar e aproveitar os bons momentos da vida porque o que aconteceu aos habitantes da Madeira pode acontecer a qualquer um.
E o palhaço Alberto João preocupado em não dramatizar os acontecimentos para não prejudicar o turismo,haja paciência para houvir o homem.
bem sei que a ilha vive do turismo, mas concordo ctg, ja nao ha paciencia....
 

GoTxA

New Member
Bem antes de mais boas noites.

Começo desde já po dizer k nasci e fui criado na Madeira e mais propriamente na Ribeira Brava uma das zonas mais afectadas e proximo de algum dos falecidos, e felizmente vim este ano estudar para Setubal, antes de mais digo desde já que tentarei dar o mau parcer da maneira mais correcta e evitando erros possiveis, e nao se pense que estou a criticar algum dos membros deste forum que se pronunciou sobre o assunto, uma coisa é certa não nos podemos fiar nos meios de comunicação (e sei do que falo visto estar na faculdade nessa area), visto que cai bem nos meios de comunicação terem sempre alguem para criticar e culpar.

Mudando de assunto em relação a Tragedia há muito por onde falar, mas inicio-me pelas causas, muito se diz depois das coisas se ter passado e mais ainda é acrescentado pela comunicaçao social, o que se passou é uma coisas imprevisivel, tal como os tsunamis, os sismos de larga magnitude, e esses fenomenos raros que por esse mundo fora existem. O que se passou na Madeira foi uma coisas muito simples, nevou durante dias nos picos mais altos, e choveu com alguma intensidade durante a semana, mas ate ai nada de anormal, tudo muda na madrugada de sabado quando começa a chover com uma anormal intensidade tendo caidoo185 litros por metro quadrado o dobro no necessario para acionar o nivel vermelho e chuva essa que prolonga durante o resto do dia, visto a natureza da ilha ser montanhosa ( O que justifica o suposto " Desordenamento territorial", coisa que sou absolutamente contra, visto ser caracteristico da nossa cultura madeirense) e as pessoas habitarem na parte inferior das montanhas, é so juntar 1+1, e depois é um simples efeito em cadeia cai uma parede devido a acumulação da agua e essa parede cai para cima de outra ja enfraquecida que cai e assim se forma um efeito bola de neve elimpa tudo o que apanha.

Em relação as palavras do Presidente do Governo Regional, o Dr. Alberto João Jardim (digo desde já que ao contrario do que se pensa queem toda a gente na ilha louva o dito senhor, eu sou dos muitos que esta em aguas de bacalhau em relação a isso), julgo terem sido as mais correctas, visto que nao é chorando e se lamentando que as coisas voltaram a normalidade e se as coisas tem de ser reparadas necessita dinheiro, dinheiro esse que so entra na ilha atraves do turismo.

Em relação aos apoios é certo que se têm feito sentir e certemante que os madeirenses estao gratos, mas faz parte dos Madeirenses essa luta constante e uma certa independencia face ao exterior ( alguns pode pensar na lei das finanças regionais, eu so digo um madeirense nunca consegue representar a maioria em todos os assuntos ), e por isso estao a tentar reparar tudo e voltar a normalidade.

Em relação ao que se diz em relação á ser uma catastrofe fora do normal, rapidamente irá ser ultrapassado, não que esteja a menosprezar a situação, mas foi em algumas partes em que se fez sentir o forte da tempestade, e a ilha ao contrario do que se pensa nao possui só umas centenas de kilometros, e que se vai de uma ponta a outra a pé num dia, o que pretendo dizer com isto é que há grande interajuda e que depressa a situação será resolvida, e para quem esta acostumado a lutar pela vida, de certo que nao lhe custará trabalhar mais um pedacinho, nem que seja pa ter o mesmo.

Tenho dito :D

Desculpem ter-me alongado.
Cumps

Pedro Rodriguez
 
Last edited:
Em primeiro lugar, devo dizer que não sou madeirense por mero acaso do destino que me fez nascer em Lisboa e viver na Madeira desde os 3 meses até aos meus 13 anos. A minha mãe e o meu irmão são madeirenses, tenho uma avó, tios, primos e amigos a viver na pérola do Atlântico. Isto para que se saiba que sei do que falo, conheço bem a geografia e orografia da ilha, as suas gentes e os seus costumes. Como devem calcular, segui atentamente os acontecimentos do passado sábado e os desenvolvimentos posteriores. Como já foi anteriormente referido, a Madeira é e vai continuar a ser terra de aluviões e os habitantes locais cedo aprenderam a viver com isso. As planícies são praticamente inexistentes e, como tal, a construção teve que ser especialmente adaptada, com arte e engenho, à orografia local. Para quem não sabe nem nunca viu, é completamente inacreditável a forma como aquela população se habituou a construir inventando sustentação para as suas casas, que são, invariavelmente, construídas em socalcos e em declives pronunciados, muitas vezes estacadas para ganharem o chão inexistente. Tudo isto é verdade e também é verdade que o que aconteceu agora em nada se assemelha com os estragos provocados pelo aluvião de 1993. A natureza é indomável, reclama sempre a ordem natural das coisas e tolo é o homem por pensar e teimar no contrário. Que a Madeira vive do turismo e que estes acontecimentos são maus para a economia da ilha também é um facto. Coisa diferente e completamente inaceitável é o presidente do Governo Regional vir para as televisões dizer que seria bom não deixar que estas notícias cheguem "lá fora". Manipular o número de mortos ocorridos é estúpido e patético até porque tragédias naturais acontecem, em maior ou menor escala, em todo o mundo. Uma imagem ficará para sempre gravada na minha memória e é aquele fontanário a jorrar lama para o céu numa rotunda que foi construída exactamente por cima de uma das 3 ribeiras que atravessam o Funchal. Recordo-me também de ser miúdo e ter assistido a obras de estrangulamento da Ribeira João Gomes para dar espaço à edificação dos depósitos de combustível subterrâneos de uma bomba de gasolina. Por coincidência, essas bombas de gasolina foram agora à vida e no Campo da Barca houve risco de explosão durante todo o dia do passado sábado... Depois venham dizer que a culpa é toda das condições adversas e da natureza cruel!... Não tenho dúvidas absolutamente nenhumas que o povo madeirense saberá, orgulhosamente e com brio, recuperar desta tragédia e devolver à sua ilha todo o seu esplendor. Também sei, infelizmente, que o Funchal, tal como eu o conhecia, nunca mais vai ser como era.

21974314548056644694171.jpg
 
Last edited:

Alv@rinho

New Member
Não querendo estar a "massacrar" ninguém, deixo aqui uma reportagem com 2 anos feita pela RTP com uns senhores aos quais o Dr. Alberto João chama de inergumeros e ignorantes mal formados.!!!!
[video=youtube;aTf0h3nobAs]http://www.youtube.com/watch?v=aTf0h3nobAs[/video]
 

Skyforger

New Member
( O que justifica o suposto " Desordenamento territorial", coisa que sou absolutamente contra, visto ser caracteristico da nossa cultura madeirense) e as pessoas habitarem na parte inferior das montanhas

Para começar devo dizer que sou Geógrafo, especializado no Planeamento e Ordenamento do Território. Obviamente isso não faz com que a minha opinião conte mais ou menos do que qualquer outra, simplesmente tenho algum conhecimento de causa.
Sinceramente fiquei chocado com a frase do amigo GoTxA na qual refere que o Desordenamento territorial na Madeira é ilusão e que é uma coisa característica da cultura madeirense! É por causa deste tipo de mentalidade algo retógada e inconsciente que quando ocorrem fenómenos naturais extremos como o que aconteceu na Madeira continuamos a assistir a mortes e a estragos avultados. Compreendo que tentemos justificar o mau ordenamento do território como uma questão cultural, mas os tempos evoluem, a técnia evolui, o Homem evolui e se actualmente existem instrumentos e acções para minimizar os riscos porque não havemos de as considerar e pôr em prática? Obviamente não quero com isto dizer que devemos demolir todas as vilas e cidades por esse Portugal que se encontram implantadas em zonas de risco e nas quais afectam o normal funcionamento e equilibrio do sistema biofísico. A baixa lisboeta está implantada numa zona de altíssima vulnerabilidade sísmica, mas não é por isso que vamos demolir a Baixa. Quando ocorrer um sismo de magnitude considerável (que ocorrerá mais cedo ou mais tarde, é inevitável) não tenham dúvidas que a área da Baixa lisboeta será extremamente afectada, mas aprendemos a viver com esse risco. E quando dou o exemplo da Baixa de Lisboa poderia dar 1001 exemplos espalhados de áreas altamente vulneráveis. Agora, se me perguntarem se actualmente, e tendo em conta um correcto planeamento e ordenamento territorial, seria possível construir na Baixa ou em cima das arribas algarvias, obviamente direi que não! Ainda bem que o Homem evolui, que desenvolve modelos para perceber o território e apresenta opções para vivermos em perfeito equilíbrio com o sistema que nos rodeia. Se essas opções e modelos são respeitados em detrimento dos interesses económicos? Obviamente que não! Em cada município existe um Plano Director Municipal que regulamenta e define o correcto ordenamento do território, mas, como aliás tambem podemos recorrer à questão cultural para o justificar, infelizmente é fácil "fugir" a esse tipo de planos, de o contornar ou de abrir excepções ao belo prazer dos interesses das autarquias.
O que aconteceu na Madeira não podia, de forma alguma, ser evitado. Poderia era ser minimizado em termos de perda de vidas humanas e estragos materiais. A orografia e singular climatologia da região proporcionam este tipo de acontecimentos que não gosto de chamar fenómenos naturais. E poderia ser minimizado se as ribeiras que escorrem ao longo das encostas não tivessem sido canalizadas e afuniladas no sector jusante, gerando enormes estrangulamentos à escorrência da água e de toda a massa de detritos que esta arrasta em ocasiões extremas como a que aconteceu no passado fim de semana e que, certamente, continuarão a acontecer. Não vamos ignorar a justificação do mau ordenamento do território para aquilo que aconteceu porque é nessa justificação que podemos encontrar respostas para o volume de danos causados. Os governantes e as autoridades sabem-no, foram sobejamente alertados e não adianta atirar areia para os olhos das pessoas.
Quanto à reacção do Sr. Alberto João Jardim acho-a de todo deplorável! Não o condeno por ter como fundamental preocupação a recuperação rápida da Madeira e o colocar a máquina económica a mexer novamente, ou seja, o Turismo. Agora daí até desrespeitar por completo aqueles que perderam tudo nesta catástrofe, incluindo os seus entes queridos, acho que é de uma arrogância atroz! Sinceramente acho que essa imagem de ocultação e minimização de factos que estão aos olhos do mundo a ser veiculada para o estrangeiro afectará bem mais a imagem da Madeira em termos turísticos do que o mundo ver as suas ruas destruídas. Pessoalmente não me sentiria bem em eleger como destino turístico um local no qual os seus governantes tentassem esconder dos meus olhos a realidade dos factos! Lamentável!
 

0-killed

New Member
Alheio a várias discussões, que nada têm a ver com ajudar ou comentar o que aconteceu, deixo aqui uma noticia que está relacionada com o título do tópico.

um comentário no site do JN


ricardo
24.02.2010/15:03


Meus amigos, infelizmente o número de mortos será enorme. Tenho familiares bombeiros que estão proibidos de falar, mas que me disseram coisas horríveis. Percebo pelo lado do turismo, mas todo portugal tem de saber a verdade. Só vou dizer isto. na segunda feira retiraram 29 corpos do estacionamento do anadia, que adam a dizer que não tinha la ninguém. Na morgue, situada por baixo de aeroporto, estão mais de 100 corpos... e ontem foram pedidos mais de 100 sacos para corpos possivelmente soterrados. O número final irá ser gigantesco... preparem-se tudo para isso. Pena tenho que se tente enganar toda gente e se fale de festas da flor, quando ainda se chora mt mortos.... Obrigado a todos vós!!!

http://jn.sapo.pt/Dossies/dossie.as...r=Cat%E1strofe%20na%20Madeira#AreaComentarios
 

TiagoVarela

New Member
Realmente foi uma desgraça o sucedido na Madeira!
É pena o orgulho de certas pessoas só desaparecer nesta altura!

Força para os que mais precisam!
 
Top