Giant ATX Team (Sub 9 Kg) que virou XTC Carbon

Depois de algum tempo sem novidades aproveito para actualizar o tópico.
Tive um problema com a minha SID de 2008 e esta foi substituída pela nova SID XX de 2011. A nova suspensão acrescentou cerca de 250g á anterior (que tinha somente 1301g...).
Também troquei de cassete e a nova tem cerca de 50g a mais..... Resumindo, a bike engordou 300g nos últimos tempos, mas nem tudo é mau... ficou mais bonita ;)... De qualquer forma, mesmo com câmaras e liquido nas mesmas, está abaixo da barreira psicológica dos 9kg. Está com 8,92g...

Seguem fotos que é isso que a malta gosta:

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Espero que gostem ;)
 

essence_s

New Member
Está muito bonita ,só tenho 2 reparos:
a posição do selim, devias puxa-lo para a frente, corres o risco de o partir e de te magoares a sério(numa das fotos até parece que os carris estão tortos, verifica isso)
as camaras de gel:uma vez que tens rodas tubless, porque n convertes esses pneus que tens e tiras umas 400/500 gramas?
 
Boas essence,

Eu não uso camaras de gel daquelas pesadas. Uso camaras Scwalbe xx lite que pesam 100g e coloco liquido no flats (ai umas 75g por roda). Ou seja, a poupanca que poderia ter eram cerca de 200g, o que não deixa de ser significante...
No entanto, desde que experimentei estes pneus (continental race king), nunca mais comprei outro modelo... Cm é mais do que debatido, as versoes supersonic são mt complicadas para converter... tentei algumas vezes... á cerca de 6/7 meses, comprei 2 pneus iguais mas na nova versão racesport, versão essa que supostamente é mesmo tubless ready. Apesar disso, e do ar aguentar na roda cm se tudo estivesse vedado a 100%, por varias vezes durante uma volta de repente o pneu comecava a perder peso pelas laterais (cm se tivesse um furo). Cm isso aconteceu varias vezes, optei por voltar as camaras. Já pensei mudar de pneus, mas como adoro estes estou reticente...

Não percebi a parte de puxar o selim para a frente, pq ele já esta no máximo. N quererias dizer o contrário (puxar p tras)?

Abraço
 

essence_s

New Member
Pois já ouvi dizer que esses pneus são dose para converter.
Em relação ao selim o que queria dizer era para o centrares nos carris.
 

HaTrED

Member
Tens a suspa bem afinada? Pelas fotos e na posição em que encontra - suspensa - tens logo um sag de 20%... não devia (?!?)
 
Boas HaTrED,

Agradeço desde já pelo reparo, mas penso que está tudo bem com a suspensão....

No entanto para explicar tenho que contar a história de como a mesma foi montada....
Cm se percebe pelas fotos, eu ainda sou daqueles "retrogados" que usa v-braque (não por ser casmurro, mas pq actualmente seria mt caro ter que trocar travões e rodas para colocar discos.... acho que não justifica o investimento). Qd a minha sid antiga se estragou, fiquei bastante preocupado, uma vez que as opções que existiam disponíveis para V-brake seriam nas gamas mais baixas, ou então em modelos antigos, que ainda por cima são escassos. No entanto, através da loja onde costumo ir, falaram directamente com a ciclocoimbroes, e estes disseram que poderiam montar eles uma suspensão com peças avulsas, para que eu pudesse ter uma versão de v-brakes....

A minha suspensão está com 80mm de curso, sendo por isso o sag de referencia, aquele que está inscrito na bainha sem ser a preto (ver foto da bainha que a suspensão devia ter):

rockshoxsidmoablaunchsa.jpg


No entanto, as bainhas utilizadas foram as de uma SID 100/120, mas na prática deduzo que seja precisamente a mesma coisa (onde na minha diz 100m deveria ler-se 80 e na parte preta onde a minha diz 120mm devia ler-se 100) - Apesar disso a suspensão só tem os 80mm - pelo menos assim me foi vendido - (ver foto de uma bainha igual a minha)

rockshoxsidrltgradient6.jpg


Por isso deduzo que o Sag que eu tenho que ligar é aquele para o curso mais curto, e no meu caso esta afinado em cerca de 10%...

Cm não sou expert nisso, corrijam-se se tiver enganado, pq se tiver algo mal terá que ser corrigido.

Amanhã vou tentar tirar umas fotos decentes para poderem dar a vossa opinião.

Abraço
 

fjsilva

New Member
Boas;
"não por ser casmurro, mas pq actualmente seria mt caro ter que trocar travões e rodas para colocar discos.... acho que não justifica o investimento)."
Além dos travões não terias "apenas" que trocar o disco da roda de trás?
 
Boas fjsilva,

Não poderia apenas trocar o disco na roda de tras, porque estas rodas não dão para disco. São mesmo especificas para V-brakes... Teria que comprar umas rodas novas... e sinceramente acho q nao vale a pena... Quem já travou com uns travoes v-brakes destes, sabe que não são comparáveis a uns v-brakes de média gama... são mt potentes...

Em relação ao curso da suspensão, eu que pensava que era de 80mm, agr acho que é de 100... tentando esgotar o mesmo, este utiliza quase 90mm, pelo que a suspensao deve ser de 100mm e não de 80 cm eu julgava, logo a minha bainha deve ser igual á segunda foto (para sid de 100 ou 120mm):

foto0123p.jpg


deixo agora uma foto onde se vê a baínha, com o SAG utilizado com o meu peso em cima dela (cerca de 10%):

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Tendo em conta as explicações, gostava que me ajudassem, explicando-me se esta tudo bem ou não com a suspensão... Eu penso que sim, mas ajudem.... :)

Deixo agora fotos mais decentes da bike. Espero que gostem:

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Espero que gostem, e que comentem sobre o SAG e o real curso da suspensão (80mm/100mm)

Cumprimentos
 

HaTrED

Member
Certo, falhou-me o pormenor de a teres (?) a 80mm. O meu raciocínio é relativo aos 100mm de curso, o que me parece ser o curso que tens face às últimas fotos...
 

tinric

Super Moderador
A 80 ou a 100, para mim tens é aí uma bela máquina.

Desculpa não poder/saber ajudar ai com o SAG da SID, mas escrevo para te dar os parabéns pela bela máquina que tens.

Boa sorte e muitos km com ela.
 

essence_s

New Member
Agora sim, bela sessão fotografica, a bike está linda!
Quanto á suspensão penso que a tens a trabalhar com 100 de curso e o sag está correcto.
 
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