Testei hoje, pela primeira vez, o meu Dakota 20.
Optei por esse, após de, na Ciclonatur, o ter visto a funcionar em confronto com o Garmin Legend HCX. Realmente, o Dakota é outra louça - melhor grafia, maneabilidade, leitura, precisão, etc.
Não percebia nada de GPS's, pelo que andei a estudar o tema durante dois meses antes de nomear os eleitos e, entre eles, o preferido - Dakota 20.
Antes de me fazer ao mato, fiz-me ao manual de instruções e aventurei-me institivamente pelo aparelho adentro. Mesmo assim, acho que só consigo tirar partido de 20 % das suas capacidade.
Foi assim que carreguei cerca de 50 trajectos que encontrei na net, principalmente, no GPSIES.
Foi com esse conhecimento que me lancei na Serra da Arrábida preparado para aventuras em locais nunca por mim trilhados (motivo principal porque comprei o gps).
Assim que cheguei a Palmela, carreguei um percurso feito pela "Brigada do Reumático" que consistia fazer a "Pedreira", local que já tinha ouvido falar mas nem imaginava onde seria.Carregado o track, seleccionei o painel da bússola (pensei ser eu o melhor para não me perder). Entrei então em direcção à Serra do Louro (dos Moinhos) e fui sempre em frente, guiando-me pela dita, até que cerca de 20 metros após o estradão dos moinhos, a seta da bussola fez meia volta (epa?!). voltei ao painel do mapa e verifiquei que estava fora de rota, seguia por um caminho paralelo àquela.
Mais à frente e sempre no painel do mapa, cheguei finalmente à rota traçada e eis que dou com o primeiro erro (será da porcaria da bussola????grrrr f##"$%). A rota seguia paralela ao trajecto que eu fazia, mas, em abono do gps, o percurso que eu deixava para trás era coincidente com o caminho (estradão) previsto no mapa. O problema não era do GPS, era do rota. Penso que o gps que fez aquela rota devia estar descalibrado.
A rota que ele seguia só era possivel fazê-la de helicoptero, pois aquilo subia arvores e outros trilhos nunca pedalados.
Com esse erro fui obrigado a utilizar o gps no painel do mapa, para me orientar melhor.
Só que, com esse painel eu só conseguia ver um campo de dados em simultaneo com o mapa. Para o caso escolhi o da velocidade instantânea.
Aproveitando o balanço e a minha ignorância/inexperiencia, pergunto se é possivel colocar mais campos em simultaneo com o mapa, ou então, qual o melhor painel a seleccionar para fazermos os trajectos gravados.
Voltando à vaca fria, apesar de seguir o mapa, perdi-me algumas vezes, porque o trajecto não estava calibrado com o mapa, enquanto a minha localização nunca falhou os caminhos/trilhos no mapa, sem margem de erro. Grande GPS. Usar a bussola, ficou fora de questão, pois nunca apontava o que seguia, mas sempre uma declinação.
Outra pergunta que deixo é, ao iniciar o trajecto, como coloco todos os campos de informação a "zero", para puder fazer uma análise final a todo o precurso? velocidade média, máxima, altimetria, distância percorrida, etc.... assim tipo "reset"?
Mesmo apesar do track estar descalibrado, e ter de ir em paralelo com este, acabei por me aventurar em trilhos espectaculares que nunca tinha feito.
Agradecia (please!!) algumas respostas à minha ignorância e que não colocassem tracks descalibrados na net (lol). Melhor, querem gravar um track? façam-no com um Garmin Dakota 20!!!
Boas pedaladas e orientem-se!!!!