Futuro do Fórum

E alem disso,tenho mais um hobby que de barato tambem não tem nada,á que dividir o mal pelas aldeias e há outras prioridades na vida,e voltando ao assunto anterior,quer gostem ou não,há mais pessoal que passou para a estrada pela mesma razão,o btt é caro sim,e mais,esta ai outra modalidade a ganhar cada vez mais adptos e a roubar alguns ao btt por ser tambem mais barato,o crosstrail!
 

fabio viana

Well-Known Member
Tudo depende daquilo que tens na bicicleta..

Por exemplo o que eu gasto na bicicleta em termos de pneus. transmissão e pastilhas:

Pneus: 15€ e bem leves..
Cassete: Qualquer uma desde que seja com o numero certo de carretos e que não pese uma tonelada :)
Corrente: Opto sempre por usar uma de 8v numa transmissão de 9v e fica por 10€
Pastilhas: 14€ conjunto frente e trás.

Depois partido do principio que se usa 2 ou 3 correntes, 1 ou 2 cassetes, 2 conjuntos de pneus e 2 pares de pastilhas, no pior caso gastaria 160€... agora claro que com a manutenção adequada, certamente seria menos. Agora se andarem a meter cassetes XT, correntes XT, pneus que custem 40€ cada e pastilhas de ceramica ou de outro material qualquer, de certeza que será um desporto caro...
 

tinric

Super Moderador
Cada qual arranja a desculpa que quer para fazer o que bem entender...

Agora dizer que fazer BTT é caro, porque uma cassete é cara ou pneus "para roda 29", quando tem uma 26 em casa...

É um pouco como o outro que ia f........ (fazer o amor) com a vizinha do lado para poupar a esposa...

Quanto custa uma cassete!? Já nem falo de 9v... 10v custa 20 e poucos euros, uma deore por exemplo (tem algum problema por ser deore!?) uma SLX custa menos de 30€...
Quanto custa um pneu para roda 29!? Em 30 segundos encontro pelo menos meia duzia a menos de 15€... e tendo uma 26... é preciso pneus 29?!

Eu também posso dizer que o BTT é caro... caro é andar de carro, de transportes, utilizar a autoestrada (quando não temos outra opção/solução)...

Fazer BTT é caro, porque a 26 já não presta, compra-se 29, que afinal também não é bem aquilo, então 27... ah e 2 pratos já são muitos... 1x10, mas isso já é do século passado, então 1x11... e como o vizinho tem XPT eu tenho que ter XPTO... olha.. afinal o BTT é caro... vou só ali comprar uma bike de estrada que dá para comprar pneus, transmissão e revisões pelo menos para uns 10 anos na btt... porque o btt é caro!!


Sendo que o off topic já vai longo, .... vamos restringir-nos ao assunto do tópico.
 

Jocas22

Active Member
eu fiz btt com sapatos de corrida, calcoes da praia, tshirt ou camisola de rua, uma berg com 15kgs de 300€ e a corrente ia ate ao osso e era das mais baratas, pneus e cassete idem (pratos aquilo a pedaleira era tao reles que aquilo era aço e nem gastava lol). As vezes fazia 2 e 3 saidas seguida sem sequer levar oleo na corrente. Gastava mais dinheiro numa unica saida nocturna daquelas com os amigos que num ano de BTT.
 

Nuno Félix

Super Moderador
Não é caro?????quanto custa uma K7?quanto custam os pneus para roda 29?não é caro?????ok,secalhar sou eu que ganho uma meséria ou voces ganham muito bem,não sei,mas que estrada é mais barato que o btt isso não sequer é discutivel,e como estamos a atravessar uma epoca dificil,falo por mim,infelizmente tenho que optar por uma das duas,ou btt,ou estrada,a 26 fica para matar saudades de vez em quando,participar em maratonas regularmente?já foi o tempo amigo,esquece lá isso,falo por mim claro!


Btt mais caro que estrada?

Exemplos, sff...

Pequena dica: compara gamas de equipamentos da Shimano ou da Sram, equivale-os e analisa os preços... Só nas manetes ui ui ui...
 

Tiago_dk

New Member
Estamos a falar em manutenção, manutenção é menos frequente em estrada e os preços sao semelhantes. A partir do momento em que compras a bike em principio nao voltas a comprar manetesm a nao ser que tenhas o azar de cair e partir...
 

MiGuEl_82

Active Member
Bom, no q diz respeito a manutenção parece-me que o BTT é sem grandes dúvidas mais dispendioso... Uma bicicleta de BTT está sujeita a um maior desgaste provocado quer pela lama, água e pó, como também pelos impactos provocados pelo tipo de utilização a que esta se destina. Cassete, corrente e pastilhas são material de rápido desgaste, suspensões, amortecedores e cubos também têm que ser revistos com alguma regularidade.
Numa bike de estrada basicamente é trocar cassete e corrente, ainda assim com menor frequência, e ter alguma atenção aos cubos... Aqui não temos suspensões ou amortecedores para nos levarem algumas dezenas de euros a cada revisão... E as lavagens tb são bem menos frequentes ;)

No entanto, o BTT torna-se mais caro se formos atrás das últimas modas e das melhores gamas de componentes... E aqui estou 100% de acordo com o que já foi dito: "se o vizinho tem XPT, eu quero ter XPTO!" Esse é um dos grandes problemas e que leva alguns a considerar o BTT um hobby/desporto caro... Barato não é mas isso tb acontece com a estrada... Basta olharmos aos preços das bicicletas e equipamento adequado para no sentirmos confortáveis em cima delas. Mas se nos cingirmos ao estritamente necessário conseguimos sem dúvida poupar uns valentes cobres. A esmagadora maioria de nós somos meros amadores para quem o mais importante é (ou deveria ser) disfrutar os trilhos e divertir-nos, de preferência acompanhados pelos nossos amigos e companheiros do pedal. Se não temos 40 ou 45 euros para uma cassete XT então ficamo-nos pelos 20 e picos de uma Deore! Afinal de contas são apenas umas gramas a mais e que provavelmente serão imperceptíveis na nossa "performance"...
 
Last edited:

fabio viana

Well-Known Member
Aqui não temos suspensões ou amortecedores para nos levarem algumas dezenas de euros a cada revisão

Contudo se tivermos jeito para a mecânica dá para fazer as revisões em casa e já se poupa um bom bocado ;)
 

MiGuEl_82

Active Member
Poupas na mão de obra mas continuas a ter que gastar no material... Mas sim, tendo jeito para esses serviços, ou curiosidade para aprender, poupam-se mais uns trocos...
 

Jocas22

Active Member
cada um anda como quer e pode e com o que quer e pode. E se prefere estrada siga. Agora btt ser so pra ricos comparado com estrada nao concordo, nem estou a ver como se possa fazer essa afirmação. Existe uma diferença na manutenção e desgaste mas nao é nada por ai alem, nao sera certamente sequer 100€ de diferença num ano inteiro, se alguem ficar rico com menos de 10€/mês quero a receita ;)
E dos que conheço pro btt uma bike media serve, metem-se na estrada e em poucos meses é vê-los com rodas de carbono de 800€, mais do que custou toda a bike de btt que tinham.
 

camponubla

Well-Known Member
Concordo em que dizer que o btt (ou a estrada) é para ricos é uma afirmação sem fundamento. Podemos perfeitamente ir ao monte / estrada com biclas do mais barato e básicas. Lembro da primeira btt que tive aí pelo 1992, puro aço com shimano 100 (acho eu que era esse) e forqueta rígida.....e íamos todos ao monte com "ferros" desses sem problema.

Claro que é para "ricos" se queremos 29 ou 27,5 em carbono, xtr, de 8 kg, etc, etc.....
 
BTT para ricos? Fiz 10 anos de BTT, principalmente nos ultimos 2, com uma bicicleta VAG Niagara de muitos quilos. Sempre chegou e fazia uma manutenção basica. Não gastava mais de 40 a 50 euros ano em média.

Quem tem gosto na modalidade faz com aquilo que tem e pode ter.
 
O tinric levanta uma boa questão no comentário #163.

Eu devo ser um dos poucos que pensa exactamente isso. O preço de uma bicicleta de estrada, mesmo da gama média, dá para vários anos de manutenção.

O mesmo se aplica à roda 29. De vez em quando dizem-me “porque não mudas para 29”, ao que respondo “para quê ? para num passeio ou maratona chegar a 55 minutos do primeiro, em vez de chegar a 60 ?”

Eu já tenho uma bicicleta de BTT, por isso a comprar outra seria de estrada e em carbono. Como eu faço passeios e dou voltas, e não treinos, a de BTT chega e sobra.

E quando não quero estar a lava-la dou um volta de estrada. Sim, uma bicicleta de BTT também dá para fazer voltas de estrada, e mesmo em ritmo calmo dá para arrancarem às 8h00, fazerem 80 km de estrada e estarem em casa às 12h00 a tempo de almoçarem com a família. E ao fim de várias voltas de estrada a transmissão está limpa.

Quanto ao assunto deste tópico, o futuro e a participação no fórum :

Eu sou um dos que já pouco participa, mas ao fim de vários anos disto já não tenho paciência para responder a dúvidas de quem não perdeu um bocado de tempo a pesquisar acerca do assunto.

Depois isto é um fórum e não um chat.
Por exemplo o fórum da autohoje tem tanta participação e de pessoal que passa tanto tempo lá, que aquilo às vezes é intragável de ler, de tantos comentários e a maioria dos tópicos é muito mais um chat do que um fórum.
Por aqui os tópicos mais concorridos também são mais um chat e com montes de comentários dos mesmos utilizadores e normalmente completamente fora do assunto principal.

Agora o “facebouque” e os eventos, partilha de informação, etc.
O facebook como base de dados é uma real bosta. Achar seja o que for naquela salganhada de informação inútil é muito difícil.
Eventos idem, procurar uma prova ou passeio de BTT numa determinada zona é para esquecer. E ainda se tem de pertencer a uma porrada de grupos secretos e ser “amigo” de não sei quantos desconhecidos.

Por isso não se esqueçam, isto é um fórum, que por acaso tem neste momento 248 utilizadores a ver o mesmo, que já teve mais participantes, mas também está longe de estar moribundo.

O facto de muita gente já não escrever tanto, tem a ver mais com a evolução natural das pessoas, outras prioridades se levantam com a idade e o passar do tempo, e não tanto com a estrada ou com os facebouques.
 

DriveMe

Active Member
Dizer que o BTT é caro porque as fininhas "custam menos".. bem, andar a pé ou correr ainda fica mais em conta.
É o mesmo que comprares e manteres um Jipe (com o uso suposto para um jipe) e um Carro normal (não vais fazer todo-o-terreno, pois não?).

Mas se para ti uma fininha serve para o que fazes com uma BTT, então compra uma fininha. :)
Não és o primeiro, nem hás-de ser o último.. muitos compram, experimentam e simplesmente ficam a perceber que não o que querem.

De qualquer maneira, não me parece que essa seja a razão para existir menos gente no forum.


Eu sou um dos que já pouco participa, mas ao fim de vários anos disto já não tenho paciência para responder a dúvidas de quem não perdeu um bocado de tempo a pesquisar acerca do assunto.

Verdade. :)
 
Boas

Eu sempre gostei e gosto do BTT, claro que por vezes o material de desgasta mais, e agora com este tempo quem fôr para os trilhos , já sabe que é lama, água areia etc que se mete por todo lado, lá vão umas pastilhas etc, mas o que faz o BTT caro para muitos é as brutas máquinas com que se apresentam, é tudo XPTO, carbonos, tudo de última geração, etc., e isso é caro, por isso não consigo compreender esse raciocínio..
Além da bike para o BTT também comprei uma para andar na estrada, simplesmente para de vez em quando com um grupo de amigos principalmente ao domingo fazer uns bons kilómetros. mas prefiro de longe o mato, é noutra alegria e convivemos muito com a natureza e com aquilo que ela nos oferece.
Sou assíduo no Forum e não me parece que que esteja a morrer, o que acontece comigo, deve acontecer com outros "postamos menos" e eu falo por mim é que por vezes quando dizemos algo, podemos estar a ferir as susceptilidades de alguns.

Boas pedaladas
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
jpfuturo said:
Referia-me quote ao post de alguém.
Também se pode. Ainda que "manualmente".

jpfuturo said:
Referia-me quote ao post de alguém.[/ QUOTE] sem espaços.

Para responder a um post em concreto podes clicar em "resposta" (em vez de em "responder") mesmo por baixo e a caixa de texto aparece logo aí em vez de aparecer no final. Depois é fácil fazer "QUOTE" da parte que interessa e identificar o autor, se for o caso.

Do meu ponto de vista não é muito relevante fazer quote da mensagem toda pois, nesse caso, basta referir o user em questão. Torna-se mais simples e ocupa-se menos espaço... mas se for preciso também se pode fazer copiando e colando tudo.

Não sei se consegui ajudar...
 

tinric

Super Moderador
Também se pode. Ainda que "manualmente".



Para responder a um post em concreto podes clicar em "resposta" (em vez de em "responder") mesmo por baixo e a caixa de texto aparece logo aí em vez de aparecer no final. Depois é fácil fazer "QUOTE" da parte que interessa e identificar o autor, se for o caso.

Do meu ponto de vista não é muito relevante fazer quote da mensagem toda pois, nesse caso, basta referir o user em questão. Torna-se mais simples e ocupa-se menos espaço... mas se for preciso também se pode fazer copiando e colando tudo.

Não sei se consegui ajudar...



ou então dar dois cliques no icone "resposta"
 
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