Futuro do Fórum

José Martins

Administrator
A questão referente à utilização do Tapatlak já foi bastante debatida e explicada anteriormente, em mais do que um tópico, mas saliento este:

http://www.forumbtt.net/showthread.php?41363-Aplicação-para-smartphones

Tal implicava grandes alterações de fundo no FórumBTT, conforme foi explicado pelo Administrador Ludos. Pessoalmente, não vejo necessidade nenhuma dessa aplicação, até porque entro, consulto e até já moderei no fórum através do telemóvel.
A unica diferença que noto é na dimensão do monitor :)
 

Mach 4

New Member
O futuro deste forum vai ser igual a muitos outros que ainda "sobrevivem" por essa net fora.
Eu cheguei a "alimentar" muito este forum, mas chegou uma altura que entendi que existiam outros fóruns nos quais eu também poderia participar.
Neste momento "alimento" outro forum sobre cinema, e que já vai com 14 anos de existência.Hoje em dia isso é obra.
Houve 1 almoço na Mealhada e tudo, e eu até fiz questão de levar um bolo caseiro para celebrar a ocasião.
Também dei boleia a outros dois membros, e foi a 1ª vez que alguém conseguiu juntar pessoal do norte com o do sul.
Somos poucos, mas bons. O que se perde na quantidade ganha-se na qualidade, e atenção que um fórum de cinema não tem nada a ver com um de desporto. Tem muito que se lhe diga. É preciso ter um bom "background" para se saber falar minimamente sobre filmes e cinema.

A verdade é que por vezes a administração/moderação não sabem dar o devido valor aos membros mais activos e estes depois deixam de ter interesse em andar a investir o seu precioso tempo em sitios em que entendem que não são desejados ou bem-vindos.

Hoje em dia a oferta é tanta que o pessoal simplesmente não está para se chatear.
Foi o que eu fiz.

De qualquer maneira desejo uma longa e próspera vida a este forum, apesar de eu ter antecipado o que iria acontecer por aqui há muito tempo atrás. Hã...e o atletismo é o que está na "moda" agora. É mais barato - só é preciso um par de sapatilhas e vontade.
Fiquem todos muito bem.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

é pena que haja menos participação no(s) fóruns por parte do pessoal, mas não será fácil arranjar alternativas para inverter esta triste realidade! O Face, tal como outras redes sociais, são os grandes culpados do que se está a passar! Organizam-se pequenos grupos, onde de tudo se fala), sente-se menos necessidade de cá vir. Mas não tem nada a ver, aqui, graças aos moderados, está tudo bem organizado, encontramos tudo que precisamos sem grande esforço. No face e outros, quem vê na hora vê (rescaldos, dúvidas, etc.. etc..), quem não vê, não será fácil mais tarde lá chegar. Obriga-me a "sacar" o que me interessa, e a guardar no meu pc, para que caso necessite, possa ver à vontade.

Eu não passo um dia sem cá passar. Mas sim, nota-se que cada vez há menos pessoal por cá. Somos poucos mas "bôs", isso é o mais importante. :p
 

iMiguel

Member
Lembro-me muito bem das contribuições do Mach4, pena que tenha tomado a decisão que tumou... Mas pronto, ele melhor que ninguém sabe as suas razões.

Sim em parte as redes sociais mataram os foruns, no entanto tomando como exemplo uma rede social, o Hi5 (quase hoje em dia ninguém se elmbra, mas era usada pela maioria das pessoas) existia e o forum também e no entanto não se notou uma quebra de utilizadores. O facebook agora é desculpa. Eu não acho! Aqui consegue-se encontrar mais facilmente a informação, as coisas estão arrumadas, pode-se ter as mesmas conversas que se tem numa rede social, etc. A única diferença entre o fórum e uma rede social é a parte da administração7moderação onde num há noutro simplesmente não há. A meu ver a falta de pessoal por cá é a preguiça de procurar informação e/ou quando se responde a uma dúvida simplesmente desaparecem do mapa.

Eu continuo a vir ao forum, comento se achar que o deva fazer. Aprendi muito aqui e já ajudei também! É isto que se pretende.
 

Nozes

Active Member
O forum somos todos nós que o fazemos.

Em vez de vir aqui só pesquisar e espiar as bikes dos outros,bastava aos que por aqui andam que comentassem 2 ou 3 tópicos,metessem uma foto de vez em quando para todo o forum ganhar uma nova vida.

Pessoalmente acho muito difícil de aprender alguma coisa no facebook,a maioria vai acompanhando os prós e os "vendedores de banha da cobra",mas aprender e trocar impressões imparciais é muito difícil,além de como já foi referido,fazer buscas de alguma coisa que tenha meses é para esquecer.

Tenciono fazer a minha parte e ir actualizando os tópicos das minhas bikes...fiquem por aí ;)
 

MiGuEl_82

Active Member
iMiguel, o Hi5 era uma rede social com caracteristicas diferentes do Facebook. Não tinhas a possibilidade de criar eventos e creio que tb n existia a possibilidade de criar grupos (n tenho a certeza).

Eu continuo a frequentar assiduamente o Fórum apesar de tb utilizar o Facebook. Aqui aprendi e continuo a aprender mta coisa sobre BTT. N sou um expert na matéria mas mt do q aprendi tem sido através do Fórum. Através do Fórum ganhei novos companheiros de pedal sem a ajuda dos quais provavelmente não teria evoluído como evolui.

Espero sinceramente que isto volte a animar... e para isso necessitamos tb da ajuda do grupo de Moderadores no sentido de dinamizarem isto ;)
 

Paragui

Member
A questão referente à utilização do Tapatlak já foi bastante debatida e explicada anteriormente, em mais do que um tópico, mas saliento este:

http://www.forumbtt.net/showthread.p...ra-smartphones

Tal implicava grandes alterações de fundo no FórumBTT, conforme foi explicado pelo Administrador Ludos. Pessoalmente, não vejo necessidade nenhuma dessa aplicação, até porque entro, consulto e até já moderei no fórum através do telemóvel.
A unica diferença que noto é na dimensão do monitor :)

não tinha visto esse tópico. no entanto permita-me discordar... o forum estar presente no Tapatalk seria uma mais valia! e pelo que li no tópico vários users se ofereceram para ajudar.
mas tudo bem, a administração tem a ultima palavra e tem de se respeitar.

abc a todos
 
Ando um pouco afastado do BTT, mas também noto que isto está a definhar. Havia um outro fórum que gostava, o ProjectoBTT, que praticamente morreu há uns 3 anos.

Razões? Penso que não foi tanto pelas redes sociais.

O BTT deixou de ser o desporto da moda e muito pessoal saltou para outros, como o Trail Running.

Com a crise e sendo o BTT caro, muita gente o abandonou.

Também me parece que as regras excessivas e demasiado rígidas afastaram muita gente. Havia terceiros que abusavam na publicidade à custa da capacidade de armazenamento do servidor do fórum, mas alguns links úteis aqui e ali não são sempre abusos.

Com a colocação a pagar de eventos e a fuga das organizações, desapareceram milhares de visitantes diários que vinham ler as promoções e os rescaldos.

Muitos daqueles users da velha guarda, muito respeitados por aqui, também mudaram de vida.

Parece-me ter reparado que a própria essência do BTT mudou por volta de 2008-2010. Deixou de ser um misto de competição, convívio e passeio, onde havia lugar para todos, para se tornar demasiado voltado para a competição, demasiado individualista, até demasiado implacável e perigoso, nos percursos e nas mentalidades de alguns atletas.
 

Jocas22

Active Member
froids

Como é que detectas essa intrujice?! Principalmente antes de alguém ser levado em erro?!

Eu sou dos que concorda que as lojas deveriam ter o seu espaço próprio, se o pagassem! Se são as proprias a nao querer pagar a pub e esse espaço... Penso que estará tudo dito!

epá se vai lá alguem e a promoção existe é válida, senão existe é intrujice. Mas levado em erro em que sentido? se te dizem que no site x está uns sapatos a y, ou está ou não está. Levado em erro como? compram á mesma não estando em promoção. Não estou a perceber?!

partilharmos umas promoções como no forum ciclismo, onde estas questões não se põem e por lá funciona bem, e sacam-se belas dicas não é publicidade á loja. Não é falar bem ou mal. È divulgar uma promoção. Só nos servia a todos digo eu. Eu partilho promoções do lidl mas não digo que a loja é boa ou má (aliás aqui tambem se partilham promoções do lidl ou da decathlon pra dar 2 exemplos recorrentes sejamos honestos e vá-se lá perceber o critério. Quanto paga o lidl ou a decathlon pela pub?), estou a ajudar alguem que queira aproveitar uma promoção. Mas isto somos nós a discutir não mando nem quero mandar nada. Acho que ajudava o forumbtt só isso.
Principalmente pros mais novos nistos que no fundo um dia já fomos todos nós podiam aproveitar muito... eu não posso ver tudo e tambem beneficiava mas seja no facebook, seja porque já conheço a loja x ou y acabo por aproveitar as promoções.
 

SeteGu

Active Member
Eu continua a achar que o Facebook não é desculpa. Há um ano e tal havia facebook como há hoje e a participação era muitíssimo maior.

Até conheço mais pessoas que ultimamente se fartaram do facebook e o deixaram de usar do que aquelas que o usam há pouco tempo.
 

Jocas22

Active Member
o facebook cresceu neste meio na proporcao em que diminui o combinar de voltas por aqui... é uma ingenuidade pensar que é mais facil combinar uma volta por aqui... eventos idem, partilha-se com 1 clique por meio mundo o evento x ou y...o resto vai por acrescimo, perdi a conta as duvidas sobre isto ou aquilo sobre btt que discuti no facebook... agora há que adaptar ou morrer.
e ainda há a questão dos anuncios, lá gratis e aqui pagos...
 
Last edited:
Viva, bem grande já vai o debate, mas o principal motivo é os €, pois onde é grátis o pessoal adere,mas ainda continuo adepto do fórum, agora que não sou de atividade regular também é verdade.

Bem haja
 

SeteGu

Active Member
Sim... por aí talvez tenhas razão Jocas22.
O pessoal acabou por contornar o facto de alguns "recursos" do fórum serem pagos limitando-se a fazer o mesmo via facebook.

Mas há (ou deveria haver) muito mais vida no fórum para além dos eventos e classificados, digo eu... :roll:
No OLX, por exemplo, também sempre foi grátis...
 

Jocas22

Active Member
no OLX por exemplo já lhes deu a soberba, nao podemos por mais de 2 anuncios.... nada que nao se contorne criando 2 contas mas mesmo assim... isto para alem de ser muito mais pratico colocar uma duvida sobre o produto, respondem mais depressa. E tambem nao ajuda o OLX ser o da Joana sem controlo de feedback... no facebook sempre dá pra ver se são serios, têm amigos, conta, existem, dá pra saber quem são se correr mal, as vezes até á amigos em comum. O OLX é outro caso de não se saber adaptar digo eu, não digo com isto que vão acabar mas que podia ser muito melhor bastava algumas melhorias bem simples, seria fácil alguem correr com eles do mercado.

o forum tambem nao é mantido por gnomos da floresta e custa dinheiro, mas se houver cada vez menos gente o resultado é não morrer da doença mas da cura... se houvesse mais gente podia haver mais publicidade, umas coisas gratis outras pagas, o modelo do premium que está tanto na moda, coisas gratis e outras mais avançadas pagas. Sei lá... por um anuncio gratis, mas se quiseres por fotos pagas... não sei, basta ter imaginação.

As lojas nao pagam a pub por acharmos que assim devia ser, mas se acharem que vale a pena. E esse valer a pena tem de ser o forum a criar. Olha o forum ter um acordo com uma loja pra termos todos x% de desconto e pagar uns euros ao forum (pra manutençao, nao pra alguem ficar rico com isso). Depois até podiam lutar umas cas outras pro melhor desconto, mais vendas

á outra questao importante que é a tal critica de haver menos ajuda ou pessoal disposto a ajudar nas duvidas, mas andar a ajudar tambem podia ter o outro lado da moeda pra nos: por o anuncio gratis, o tal desconto,... é que quem o faz não recebe nada em troca, fá-lo por carolice, e o forum pode (não sei se dá lucro ou não) estar a ganhar com isso. No fundo uma mão lava a outra.
 
Last edited:

MiGuEl_82

Active Member
iMiguel, sei q o Hi5 era um exemplo mas n acho q seja o melhor pelo que referi, e q a meu ver serão as funcionalidades do FB que "roubam" clientela ao fórum e que o Hi5 n tem: possibilidade de criar grupo e criar eventos.

Concordo que seja mais fácil combinar voltas pelo FB. Como utilizador de smartphone, tal como seguramente a esmagadora maioria dos users aqui do fórum, considero q n é mt prático usar o fórum recorrendo ao browser. Acedo ao ForoMTB via Tapatalk e n tem comparação possível. Mt mais "user friendly" que usar o browser, mas pronto, é uma questão que já foi debatida e devidamente "fechada". Obviamente q desta forma, se quero combinar algo, uso outras alternativas, seja pelo FB ou pelo Whatsapp.

No entanto, creio q isto será apenas parte do problema. Talvez o BTT esteja a perder praticantes e adeptos p outras modalidades menos dispendiosas, tais como o Trail Running. Conheço alguns casos de quem tenha feito isso mesmo.

De qlqr das formas, resta a quem por aqui ainda anda dinamizar isto ;)
 

jonyboy

New Member
eu venho ca praticamente todos os dias desde que aderi ao forum prai a 1 ano... tambem foi quando comecei a levar o btt mais a serio... noto alguma diferença sim... vou fazendo alguns updates aos meus topicos é claro que nem toda a gente comenta, nem toda a gente gosta como e obvio...
quanto a intrujice... ha em todo o lado, como ja mencionaram o olx... epah eu na minha opinião com a informação que ha hoje so é intrujado quem quer... para comprar chinesices no olx prefiro ir ao ebay... onde se for intrujice tenho o meu dinheiro de volta rapidinho... dou o exemplo dos selins vertu que no ebay se compra a 7 ou 8 euros e pelo olx vendem a 15 20 e 30 euros... e com as replicas a passar por material verdadeiro... as pessoas tambem caem porque querem ha que dsconfiar quando por exemplo um espigão custa 150 euros na loja e no olx ta por 30 ou 40... e o mesmo se podia passar aqui.

quanto as ajudas, ajudo no que posso, tambem fazem isso comigo, acho que ai é que está o espírito do forum e do praticante de btt...
 

SeteGu

Active Member
Olha que não tenho essa ideia Jocas22.

Em Santarém pelo menos a bikezone fechou duas vezes e agora não há nenhuma, uma outra loja que havia ao pé do politécnico também fechou e sem ser as da decathlon/sportzone só conheço uma que já nem é bem bem em Santarém.

Em Aveiro há mais algumas... mas é a cidade das bicicletas.
 
Top