[Foto-Report] Rota da Fornalha

Myrage

New Member
Durante as ultimas semanas fui coleccionando e costurando um aglomerado de remendos que nos daria o prazer de Pedalar algures pela Peneda no dia 15 e 16 de Agosto. Algo que rondaria os 180km e 4500m ascendentes. Pura invenção diabólica.
O objectivo era sair novamente de Ponte de Lima atravessar Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Sistelo, subir penosamente a Santo António e invadir Padela do Monte. Isso na 1º rodada. Para a segunda rodada estava planeado Padela do Monte, Lamas de Mouro, Mezio, e regresso por Ponte da Barca até Ponte de Lima.

Quando da “Rota do Dorso e da Crista” tinha comentado com o Lobo Solitário que não me sentia com pujança para grandes pedaladas. Talvez na essência estaria algum stress provocado pela subida das temperaturas nos últimos dias, e alguma dificuldade na logística.

Da parte dos meus companheiros também senti durante a semana que o fantasma das altas temperaturas ia lentamente derretendo alguma vontade nesta aventura. Mas mantivemo-nos fieis ao compromisso até que na véspera decidimos improvisar um percurso asfáltico, mas com algumas chicotadas de BTT. O percurso ficou decidido que rondaria os 100km. Mais que isso já seria “Magico”.

Aproveitamos alguns dos trapos remendados até Padela do Monte, e depois continuaríamos até Monção. Faltava apenas avisar o nosso Salvador.

Sábado dia 15 de Agosto, lá estávamos de face e braços barrados para aquela que iria ser uma voltinha pelo fornalha minhota.

Partida dada as 8h15 e lá seguimos rumo a Ponte da Barca pela fresca Ecovia . Daí seguimos até Arcos de Valdevez, e transitamos para a N101 até Riba de Nogueira. Onde fizemos a travessia do Rio Vez por uma pequena Ponte matreira de apoio à população local. Subimos então até São Cosme. Onde mais a frente entramos num trilho filho de Google Earth, e de piso ascendente bastante maçador. Que terminou num estradão arenoso onde não faltavam fitas e setas da GEAPRO durante alguns kms.

De regresso ao asfalto seguimos para Portela de Alvito sem antes fotografarmos um belo Palacete em ruínas na localidade de Sistelo.
Em Portela de Alvito começaram as primeiras chicotadas. No inicio sem sabermos o que nos esperava lá íamos educadamente pedindo licença. Ultrapassando assim cada obstáculo granítico numa verdadeira luta de planeamento e jogo de garupa. Escolhemos para isso os melhores milímetros quadrados de modo a não desperdiçarmos cada pedalada. A coisa ainda se aguentou durante cerca de 3km ate que o piso se tornou tão difícil de transpor que a opção foi mesmo caminhar, ou Pedalar nos curtos metros que nos iam surgindo com piso menos esfarelado. A custo e fogo, lá atingimos o Parque Eólico junto à Aldeia Bizarra de Santo António. E por gravidade descemos quase tudo o que tínhamos subido pela encosta oposta em direcção a Grave junto a Padela do Monte.

Em Grave foi tempo para abastecimento e descanso para o ataque final a Monção. Restavam cerca de 35km, e de atrelado levávamos o fragilizado Vanderbike numa luta constante contra as suas virgens cãimbras. Ai o pudor….. Peleja, que durou cerca de 1h30 até à barreira. Onde após umas Minis fresquinhas fomos resgatados e desferidos à Porta de cada descanso.

Os dados da Fornalha ainda estão por calcular. Mas devem de apontar para 98km com 2000 de acumulado. Mais coisa menos coisa .....

dscf0280u.jpg


dscf0281g.jpg


dscf0282.jpg


dscf0283s.jpg


dscf0286.jpg


dscf0287w.jpg


dscf0289n.jpg


dscf0292z.jpg


dscf0295.jpg


dscf0297l.jpg


dscf0298b.jpg


dscf0299g.jpg


http://img151.imageshack.us/img151/7738/dscf0300.jpg [ /img]

[img] http://img37.imageshack.us/img37/2198/dscf0301x.jpg

dscf0303x.jpg


dscf0305f.jpg


dscf0307g.jpg


dscf0308hvp.jpg


dscf0311n.jpg


dscf0312i.jpg


dscf0313g.jpg


dscf0315f.jpg


dscf0318.jpg


dscf0319d.jpg


dscf0320j.jpg


dscf0322d.jpg


dscf0323h.jpg


dscf0324.jpg


dscf0326d.jpg



Afinal a Peneda não vai a lado nenhum .... :lol:

MY
 

Vanderbike

New Member
http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/OzFl9UHNIkbT2OSvcQPU/mov/1







Link para video
http://img194.imageshack.us/img194/6148/peneda1.mp4

Cada vez com mais frequência sou assaltado por momentos de insanidade e entusiasmo exagerado, não sei qual a razão mas suponho que as companhias do pedal, e as leituras dos engrandecidos relatos do fórum contribuem para este tipo de delírios.

Foi num desses momentos que nasceu a atracção Peneda.
Três habilidosos foram sorteados para me fazerem companhia, depois de muita parra, dois lá se decidiram e um outro desculpou-se com uma migração para sul para uns tórridos banhos ultravioleta....

A ideia era dois dias terrenos pela serra da Peneda e arredores, mas o aquecimento global da coisa e a indisponibilidade de outros fizeram com que o ataque a serra se resumisse a um só dia.......
Algo a rondar os 100 kms .

Mais uma vez a partida em Ponte de Lima se fez pelas 8,15 horas, as delicias da eco via ligaram a Ponte da Barca e num Pulo Arcos de Valdevez …...

Na Praia fluvial do Rio vez já uma quantidade considerável de banhistas se deliciava sensatamente,
o meu hipotálamo dava o primeiro alerta de desconforto e aprovava a inteligência dos molhados …


Comecei a poupar no ritmo que até ali era de Folk, mas deveria de ser de Lambada, a contribuição para a altímetria ainda mal tinha começado e o meu corpo já dava sinais de desconforto.

Riba de Nogueira foi o destino seguinte, sobre o Vez mora uma pequena ponte que serve os campos agrícolas mais próximos, neste local cria-se um Oásis com umas sombras refrescantes levariam os mais inteligentes a ficar por ali a apreciar o prazer do descanso.
Mas após a barra de palha os meus companheiros rapidamente me lembram que a tarefa ainda está no inicio.

Em são cosme começam os trilhos manhosos desenhados pelo entendido do gps, a custo lá se foi ganhando altitude, mas de repente o esforço feito traduziu-se numa rápida descida até a cabreiro,

Novamente no vale do vez a estrada era compensada pela paisagem verdejante.
Sistelo uma freguesia entranhada entre o rio e a serra é local da próxima paragem, um grupo de escuteiros fez as honras da casa recebendo-nos com um sonante rufar de bombos e gaita de foles,
Vi o Claviculas e o Myrage a ensaiarem um tímido passinho de dança que acompanhei com leve bate pé, visto as dores de anca já me atormentarem....


Eram 12 Horas o rumo foi retomado e a dificuldade do dia aproximava-se, primeiro por estrada até á Portela do Alvito onde pensava-mos comer alguma coisa , mas segundo o Homem da Gasolineira os Patrões da tasca Tinham ido “Jantar” e não tinham deixado a chave.......

Daqui em diante Chegavam novamente os trilhos , a grande subida que nos levaria a santo António do Vale de Poldros e a 1073 metros de altitude, Começando com uma inclinação suave e numa zona arborizada com lindos cedros, o trilhos era convidativo apesar do calor.

Mas a Peneda depressa mostrou as suas entranhas , as pedras e a inclinação tomaram conta do chão o que nos obrigou a caminhar penosamente pela serra acima, talvez uma dezena de kms que um iluminado descobriu nas entranhas do GE, e onde pela primeira vez as malditas caimbras tomaram conta das minhas pernas.

As minha contorções nervosas eram rosas para o meu companheiro Myrage que via o seu ego encher até ao limite.....

Foi com gestão de esforço que me deparei com a coisa mais bizarra que vi no btt, subir 1073 para nos dois kms seguintes descer até á cota 170.
O final seria rolante até a Monção. Onde nos esperava o carro vassoura e nos levar de novo a Ponte de Lima...

Deixo um Aviso este trajecto de 95 kms com 2130 metros de acumulado não vale o esforço para alguém de mente Sadia e madura....



p1000719m.jpg

p1000718m.jpg

p1000715v.jpg

p1000714n.jpg

p1000713z.jpg

p1000710s.jpg

p1000709j.jpg

p1000708v.jpg

p1000703o.jpg

p1000695p.jpg

p1000723z.jpg

p1000686i.jpg

p1000683bxo.jpg

dscf0326d.jpg

dscf0318.jpg

dscf0315f.jpg

dscf0313g.jpg



De facto a peneda continua lá, por mim já tinha mudado de sitio.....


Cumprimentos
Vanderbike
 

lobo solitario

New Member
Com um adiamento imprevisto da minha migração ao Sul, a minha disponibilidade tornou-se real. Ainda pensei em reactivar a inscrição. No entanto, tendo passado uma semana no forno minhoto, pensei: "Naahhhh!!!"
Vendo agora a descrição do trajecto só me ocorre uma frase usada noutro texto desta tasca: "Enfim... O que sobressai mais são as imensas paragens e estradões rolantes"
De uma coisa tive pena: não testemunhar as contorsões do hirsuto.
 

Ftjacinto

Member
eh eh eh, Grande relato, isso foi quase tudo na minha terrinha, mas é mto quente agora!!!! :evil:


Mas é uma volta linda!!! :p
 

Ftjacinto

Member
Desculpem, intrometer-me mas têm de experimentar ao contrário, P de Lima Vacariça - Cruz Vermelha - AVV - mesio - nascente do vez - Aveleira - alvito (mas a descer :twisted:) - quebrada - extremo - AVV

eu n consigo a n ser por etapas, mas no conjunto é uma odisseia fantastica!!!! se alguem kiser tracks....
 

Vanderbike

New Member
Ftjacinto said:
Desculpem, intrometer-me mas têm de experimentar ao contrário, P de Lima Vacariça - Cruz Vermelha - AVV - mesio - nascente do vez - Aveleira - alvito (mas a descer :twisted:) - quebrada - extremo - AVV

eu n consigo a n ser por etapas, mas no conjunto é uma odisseia fantastica!!!! se alguem kiser tracks....

Finalmente alguém sensato........
Envia lá esses riscos que serão bem vindos.......

Obrigado
Vanderbike
 

Vanderbike

New Member
Ftjacinto said:
ora então aqui vão dois riscos à experiencia.... qq dúvida é só dizer


Obrigado Ftjacinto .....

Tenho contas a ajustar com a Peneda, conto voltar lá muito em breve e os tracks são bem vindos....

Cumprimentos Vanderbike
 

Myrage

New Member
Vanderbike said:
Tenho contas a ajustar com a Peneda, conto voltar lá muito em breve e os tracks são bem vindos....
Cumprimentos Vanderbike

Hoje foi dia de acertar contas.
O Saldo esse, foi muuuuuito positivo para uma manhã Domingueira. Fechamos negocio com 51km e 1600m + :D

Para já fica a introdução:

cpiadedscf0370.jpg


cpiadedscf0387.jpg


cpiadedscf0380.jpg


Logo que as mãos doridas o permitam (malditos rebuçados...) tentarei enriquecer este espaço com o que foi uma longa e bela manhã ....

MY
 

Ftjacinto

Member
hmmmmm.....isto parece ser a minha zona de recreio, mesio, PNPG....numa manha como ontem, essa zona é espectacular.....anseio pelo relato!! :wink:
 

Vanderbike

New Member
Existem vários tipos de filme, os românticos , acção, drama, aventura os musicais e ainda os chamados educativos onde se enquadram os Eróticos e também "Etnográficos". Depois Podem ser curta, Média ou Longa metragem .

Este pode ser enquadrado numa Média metragem produto de Alfred Hitchcock ,

O dia começou cedo, com a recolha dos figurantes deste triller uns mais pontuais outros como sempre atrasados, depois do mata bicho o rumo foi então para o Mezio, onde a manha se apresentava fresca mas apetecível para a prática do btt.

O percurso penso que retirado de um blog á muito desactualizado, talvez por falta de inspiração do seu autor ou o esquecimento da senha do acesso á dita pagina. (coisas da idade talvez)........

p1000742f.jpg


O inicio no Mezio é agradável a vegetação envolvente eleva-nos a um carma enganador, que nos transporta através das pernas ainda frescas ao inicio da hostilidades .

p1000745.jpg


Contornando uma elevação chamada "Rocha Nua" (cujo o nome nos levou a monta-la lá mais pro final da passeata),

p1000748m.jpg


A subida inicial leva-nos a passar junto a uma calçada que certamente faria as delicias de alguns gulosos.
Mas o traço estava escrito e nada nos demoveria de seguir o nosso destino que nos levaria a passar pelas brandas de Avelar ,
Uma descida com pedra presenteava um conjunto de imagens luxuriantes que ajudava na digestão a primeira dezena de kms

p1000752k.jpg


p1000750l.jpg


A avalanche rolou até a Cabreiro onde a subida do dia teria o inicio.,

p1000769ff.jpg


Rodopiando atacamos a besta pelo franco Norte, no inicio por estrada onde o meu corpo agradecia , á nossa esquerda um lindo desfiladeiro onde na encosta oposta mora uma linda aldeia que curioso continuo sem saber o nome. (seŕa Sebastião de baixo? Pena não er um retrato)
Em vilela seca retomamos a terra, o substrato de penedo faz a sua aparição primeiro com um granulado miúdo que maliciosamene começa a massacrar a quinta vértebra.

p1000767qm.jpg


A ritmo lento fui vencendo a pequena dificuldade entretendo-me a ver os postais que o misto homem natura nos tem para oferecer

p1000777z.jpg


p1000779c.jpg


p1000788z.jpg


O amigo Myrage ainda se acercou de um pastor da era moderna, tentando em vão cravar uma fresquinha, que pelo aspecto do dito as que sobravam não chegavam para ele, pateticamente despediu-se dizendo para o ultimo da fila (a Subida acaba Já ali) , engoli, em seco e segui ao meu destino.

O que faltava de subida revelou a dureza da Peneda, uma auto estrada de calhau surgiu na sua magnitude, Os meus parceiros passaram majestosamente esta fase esculpindo um trilho de teimosia medindo forças um com o outro.

p1000786i.jpg


Eu resignei-me a minha parca forma e optei pela táctica de um nobre membro deste Fórum (o puxa empurra)....

p1000784w.jpg


p1000782.jpg


Já no cume onde nasce o Rio vez, chegaram as contorções nervosas a breve pausa piorou a situação, não tinha mãos que chegassem para agarrar o numero de músculos que reclamavam por ocupar o seu lugar,

A custo lá cumpri uma dolorosa decida que nos levaria de encontro ao nosso meio de transporte onde era mais fácil contar as partes do corpo que não me doía do que as que apresentavam queixume....

Este é um Percurso de excelência onde os 52 kms e 1680 acumulado podem deixar as suas mazelas naqueles que pensam que a forma Fisica é pouco importante para fazer 52 kms .......

Cumprimentos
Vanderbike

As restantes fotos poderam ser vistas em www.rumo-infinito.blogspot.com
 

Ftjacinto

Member
Conheço este percurso, zona impek!!mas para fazer ao contrario.....
Desceram ao ramiscal em avelar ou vieram ate a nacional??
Aqueles abrigos sao bem fixes no inverno!!!
 

Myrage

New Member
Após 15 de Agosto, data da pirueta na Peneda só houve uma assalto aos Montes e Vales do Lima. Esse na companhia do Clavículas, o qual me guiou ate um dos Doces Regionais da Boalhosa. Uma verdadeira lambozice muito apreciada por alguns.

Durante esta quadra sabia que o Vanderbike andava a deliciar-se com um velho prazer de outros tempos. De vez em quando lá chegava uma mensagem a dizer “encontrei um Navio naufragado” ou “ queres uma escotilha ferrugenta para pendurares na parede ?” e “hoje não fui ao Mar, os Bombeiros não me recarregaram a Garrafa de O2”.
Longe disso, o Clavículas tentava somar Pontos nas voltinhas de XC. Com objectivo nos Jogos Olímpicos de 2052. Enquanto eu reunia Duros para garantir que a flora não invadisse os trilhos da Nora.

Até que sexta-feira passada lancei um código encristado. “PENEDA 50X50”
A origem do código passava por ser um jogo de matemática infantil. Ora 50km com 50% a subir e 50% a descer. Isso em qualquer mente soa a brincadeira de 25km suados e outros 25 relaxados. Não fosse o enigma track fruto do Bisavô da Vanessa. Uma espécie de circulo imperfeito com uma ramificação ao Mezio. Algo morfologicamente semelhante a um Espermatozóide ….

Quanto à Morfologia zóide:
Se por um lado 50km é coisa banal. Subir dos 130m para os 1300m em 16km borrifados com a melhor pedra da região, e depois ser lançado os últimos 10km numa dose inverso-repetida é obra de grande generosidade. Ainda hoje, 48horas depois, sinto os meus trapézios colados as Orelhas e os antebraços perfeitamente definidos. A coisa só não ficou mas tensa, graças à sensação de Colchão de Agua que a Nicholeta me transmite.

cpiadedscf0373.jpg


cpiadedscf0377.jpg


cpiadedscf0383.jpg


cpiadedscf0386


Ftjacinto, em resposta à tua pergunta.

meziopeneda.jpg



Quanto ao “Contrario” só se for de dentro para fora :lol: ……

Adorei

MY
 

Ftjacinto

Member
è bem durinho, eu n me safo, mas ao "contario" é subir primeiro à nascente do vez, e depois descer e apanhar um atalho a meio, desces ao rio e sobes novamente até perto de uma casa bem bonita no avelar
 

Ftjacinto

Member
lol....já li esse relato...nem quero imaginar!
Mas o vosso tb é mto bom, a zona a seguir à nascente do vez é q é durinha,
uma sugestao minha e eu sou frakito, é na nascente seguir em frente ate Sto Antonio e ir ter a cabreiro,
piso mto semelhante, mas mto interessante para passar uns momentos de puro lazer "montado nas meninas"
 
Top