Falta de respeito e de civismo

Jocas22

Active Member
não se trata de concordar, nem de ser simples. A lei não é preto e branco nem um artigo qualquer se pode ler isoladamente.

E por acaso deste um mau exemplo, se o mendigo roubar está a prejudicar os direitos de alguem. O facto de um ciclista circular na berma não tem absolutamente nada a ver com isso.

Não se trata de uma má conduta por outra, mas exercer o meu direito a não ser atropelado. Mas será que não existirá quem pare no vermelho e dê lugar á velhinha e ande na berma. Tem mesmo de ser tudo preto ou branco?
 

canuco

New Member
se o mendigo roubar está a prejudicar os direitos de alguem. O facto de um ciclista circular na berma não tem absolutamente nada a ver com isso.

Primeiro há que fazer a distinção entre roubar e furtar, tem enquadramentos legais diferentes...
Então não tem???? A berma serve para os velocipedes circularem???? Sabias que fora das localidades os automóveis estacionam nas bermas? É o local indicado para isso, e não circular pela berma.

Não se trata de uma má conduta por outra, mas exercer o meu direito a não ser atropelado

Sabes que os teus direitos acabam onde começam os dos outros? Tu tens direito a circular pela berma para não ser atropelado e o policia tem o direito de te autuar porque é proibido circular pela berma....a isto chamamos saber viver em sociedade, onde existem direitos e deveres....os tugas só gostam dos direitos!!!! Os deveres ficam para depois...
 

nasp

Member
Por mim com contra ordenação ou sem ela destesto estrada, pela simples razão que passo o dia agarrado ao volante e por vezes tenho vontade de mandar alguns colegas ciclistas/bttista pra p.... que os p..... porque simplesmente não respeitam quem ainda está a trabalhar. Seguem a par a maior parte das vezes na conversa e os automobilistas que esperem, já para não falar do perigo que correm. Gosto muito de pedalar e também de por a conversa em dia, por isso gosto do BTT.
Faço aqui um apelo a toda a comunidade BTTISTA, se querem ser respeitados têm também de se dar ao respeito. Bem sei que muitas vezes a falta de respeito vem da parte dos automobilistas, mas quantos de nós o somos também, acho que quase todos.
Dou este ex. há dias fiz quase 8km atraz de um grupo de ciclistas a ocupar toda a faxa de rodagem, numa estrada de montanha, sem que qualquer um dels se preocupa-se com o que vinha atraz, por acaso ate vinham a andar bem e eu ate vinha a apreciar a velocidade com que rodavam, até um dos condutores que seguia atraz de mim começar a buzinar e a tentar passar, encostei ao máximo e deixei ultrapassar-me, mas o grupo lá continuava na sua. O homem voltou a buzinar mais vezes mas os cilclistas nada, ate que se passou da tola e toca a pássalos, claro com uma razia que ate me arrepiou os cabelos da nuca. Só depois disto e de muitos protestos e palavrões lá decidiram seguir em fila. Afinal quem é que falhou primeiro no civismo.
Quando rolarem na estrada pensem, mas pensem a serio quem é que sai sempre a perder entre um carro e uma bike.
No meu caso como condutor penso sempre assim em relação aos camiões, são grandes como o caraças, logo só tenho a perder quando as coisas correm mal.

E mais se algum dia me multarem por seguir na berma da estrada, contesto, reclamo seja lá o que for, mas ninguém me irá tirar a razão de querer circular em segurança mesmo que para isso tenha que infringir o código da estrada
 
Last edited:

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

@ jocas22, tu, sendo ciclista/bttista, ias impugnar uma multa por estar a circular na berma da estrada, quando está descrito no Código da Estrada ?? Mesmo dizendo que seria para tua segurança, não ias ter sorte :(

@ nasp, até ao momento ainda não ouvi noticia (desconheço) de agentes de autoridade terem multado alguem por circular na berma, no entanto pode acontecer mas, como disse em cima, não te ias "safar" e, tal como disseste, "tem de ser respeitados", ora se te apetecia mandar os ciclistas (para a outra banda) estás a ter falta de civismo, não estás a ser paciente :(

Deve haver por ai muito condutor que faz exatamente o que foi dito pelo amigo canuco.

Se a pessoa tiver o minimo de civismo, tudo se resolve da melhor maneira possivel.
 
Last edited:

canuco

New Member
Se a pessoa tiver o minimo de civismo, tudo se resolve da melhor maneira possivel.

Tudo se resume ao civismo. Temos de perceber que existem deveres e direitos...e todos nós cometemos erros, seja de bike seja de carro seja de mota, etc.
 

Arpeggio

New Member
Isso de circular na berma... Vamos lá ver uma coisa. Se circularmos na berma, pagamos multa, se circularmos na estrada pagamos com a vida. Algo no código da estrada vai ter que ser alterado, ou andar de bicicleta vai-se tornar mais caro que ter um jacto privado.
 

canuco

New Member

Ao que parece, esse colega do pedal nem sequer foi autuado...foi só "chamado á atenção". É sempre importante ouvir os dois lados da história.


Se circularmos na berma, pagamos multa, se circularmos na estrada pagamos com a vida. Algo no código da estrada vai ter que ser alterado, ou andar de bicicleta vai-se tornar mais caro que ter um jacto privado.

Garanto que morre muito mais gente de acidentes de carro, e não é por isso que circulamos nas bermas...andar na estrada acarreta riscos, há que ter consciência desses riscos, ou então vamos andar nas ciclovias.
 

canuco

New Member
Lisboa até está bem servida de ciclovias...
Aliás, esse é outro ponto...em Benfica existe uma ciclovia e os ciclistas circulam na faixa de rodagem, o que pelo código da Estrada é proibido....
 

Arpeggio

New Member
Pois, mas nem todos são de Lisboa. Em Faro existe uma ciclovia, que é uma berma mal pintada de vermelho. Apenas isso. Curiosamente, essa "ciclovia" não leva a lado nenhum. :lol:
Mais engraçado ainda é a quantidade de vidros partidos que há nessa ciclovia. Parece-me que há gente que não quer bicicletas a passar lá.
 

Jocas22

Active Member
pois digo-vos que se me multarem nao pago e impugno.

aliás já nem era a 1ª vez, um idiota de farda já me quis multar porque depois de me baterem argumentava que era uma multinha pros 2 porque nao tinhamos respeitado a distancia de seguranca... eu disse-lhe passe lá isso! até hoje... e no entanto na lei lá fala da tal distancia e se tinhamos batido por certo nao a tinhamos respeitado, á letra da lei o idiota estava correcto. No fim correu-lhe bem mal a coisa e ainda hoje se deve arrepender.

Canuco ja te disse que não é branco e preto nem nenhuma lei é pra ser interpretada de forma fundamentalista.
 
Last edited:

canuco

New Member
Repara bem no que escreves-te...:


no entanto na lei lá fala da tal distancia e se tinhamos batido por certo nao a tinhamos respeitado, á letra da lei o idiota estava correcto. No fim correu-lhe bem mal a coisa e ainda hoje se deve arrepender.



Canuco ja te disse que não é branco e preto nem nenhuma lei é pra ser interpretada de forma fundamentalista


Afinal a lei é preto no branco ou não???' Fiquei confuso!!!!
 

nasp

Member
Hugo tive vontade mas não o fiz, fui paciente. Mas há quem não seja ou muitas vezes não possa. Basta muitas vezes ter horas contadas ou entregas programadas, com alguns conhecidos meus.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

No que respeita a ciclovias em Lisboa, ainda no Sábado fui até Monsanto, passei por dentro de Alvalade, Benfica e, olhem que estão devidamente sinalizadas, se bem que podiam ser um pouco mais largas :)

@ Jocas22, o teu código da estrada deve ser diferente dos outros, bem estavas lixado. de cada vez que impugnasses uma contra ordenação, bem tinhas de vender a bike :( por vezes, a impugnação não nos leva a lado nenhum e, só nos dá é trabalho
 
Umas vezes é falta de respeito, outras vezes são descuidos inacreditáveis...

O meu pai (que tem 65 anos e ainda dá umas voltas de 40-60km), hoje teve uma queda feia numa ciclovia. Andava um grupo de pessoas a apanhar pinhas na floresta, nas imediações da pista, e uma delas atravessou de repente uma vara na ciclovia, por entre a vegetação da berma, que provocou a queda do meu pai.

Felizmente a queda não teve consequências graves, graças sobretudo ao capacete, que evitou males maiores, pois está bastante raspado na zona do impacto. Mas as mãos, braços e um ombro, mostram os danos na pele.

Como as pessoas do grupo ficaram atrapalhadas e fizeram tudo para o ajudar, à partida terá sido mesmo um descuido, não terá sido de propósito.

Tenham muito cuidado por aí!
 

ferrazz

Member
hoje na zona da areosa "Afonso Henriques" porto uns individos com bicicletas de btt deslocavam-se a bom ritmo até encontrarem um BUS de 2 pissos Que ia a efectuar todas as paragens do caminho e completamente á pinha claro que estes atletas como qualquer outro corredor de formula 1 e automobilista e motociclista etc não gostam de andar atraz do bus... até ai tudo bem na zona do forno 1 passa o BUS com a alegre satisfação de já está agora é só andar... mas o outro não teve pernas e ficou para traz e não teve hipote-se de passar o bus, quando apanhou o mesmo numa paragem ao passar tipo relampago insultou o motorista tipo arruma-te caralH*****. ´ficou toda a gente do Bus a olhar...
Belo exemplo que os nossos betetistas deram.
Uma vergonha
 

ferrazz

Member
jackyl não entendi muito bem essa imagem mas tbem acho que devemos exigir mais e melhores vias mas estou a ver que nos deram é um codigo de estrada e ainda vamos pagar bem caro por isso....
 

jackyl

New Member
a imagem quer dizer que a malta exige ciclovias, as ciclovias são feitas, e depois com a ciclovia vazia a malta anda na estrada.
 
Top