Falta de respeito e de civismo

Ruka Almeida

New Member
jocas, eu sei o que é andar numa finhinha, não tivesse eu feito cicloturismo, mas não me desviava das tampas para o meio da estrada! O mesmo dos semidores junto aos passeios, não ia nem vou para o meio da estrada e quando tenho de me desviar começo um pouco antes, não dou guinadas como era o caso hoje de manhã. E uso muito as mãos, seja para sinalizar, agradecer ou pedir desculpa porque as asneiras todos cometemos. Eu até acho que o pessoal perdeu aquele BONITO hábito de comprimentar o outro quando se cruzam...

Abraço
 

korreya

New Member
Boa tarde a todos...estava na carrinha de serviço hontem parado no cruzamento do mercado aqui da Figueira da Foz...estava vermelho...passou a verde,arranco,20 mts á frente e antes de virar à esquerda sou obrigado a parar...para não bater num sr que vindo da direita de bicicleta de ciclismo passou o vermelho...mesmo á campeão e nem passou cartucho a ninguém...nem ele pediu desculpa nem eu tive sequer reação para buzinar de tão perplexo que fiquei a olhar para ele...segui na roda dele nas calmas...no semáforo seguinte antes da Câmara Municipal em plena avenida ainda foi mais audaz...duas filas de carros...solução...passou todos pela esquerda xegando a entrar na faixa contrária e passando novamente o vermelho que caíu para verde logo nas costas dele...sr na casa dos 60,roda fina e camisola á cabas...mas com capacete...segurança acima de tudo...
Continuo a não encaixar bem estas atitudes de passar vermelhos...não é só a integridade física deles que poêm em perigo mas a de quem se cruza com eles...além de serem um grande exemplo para as crianças que como peões ou como ocupantes das viaturas presenciam estas manobras de machos.
...desde já digo que não cumpro o código á risca...sim...eu também não cumpro ás vezes os limites de velocidade...mas para mim vermelho é para parar.
 

Jocas22

Active Member
sim guinadas á doido não, óbvio! põe em perigo ciclista e demais na via.


Não sendo especifico pra este caso do Ruka, por vezes acho que quem tem um carro tem sempre muita pressa ;) tenham calma que acabamos sempre por ultrapassar. Por vezes esses grupos a par são formados pra evitar as tão habituais razias dos motoristas de latas. Estando mal são uma maneira de se defenderem porque acho absurdo que pra ultrapassar um ciclista não se respeitem traços continuos ou não se considere como opção parar e esperar ou sequer ir pra outra faixa. Imaginem um camionista a 90kms hora a fazer razias a pessoal de 60kgs em cima de bikes com 8kgs, aquilo só a deslocação de ar é um perigo, já pra não falar nos espelhos dos carros.


Quanto ao cumprimentar, ainda á pouco comentava com o meu irmão, na estrada ninguem comprimenta mas no btt ai sim é mais usual. Eu sou novo na estrada por isso ainda cumprimento todos mas ninguem me responde :D
 
Jocas, por acaso é verdade. Em cidade poucos são os que me dirigem a palavra, mas quando sigo para Monsanto o ambiente é diferente, malta muito mais educada.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Correia, amigo, o sr se calhar tinha pressa, devia ter alguem atrás dele, em todo o caso, passou 2 sinais vermelhos, teria de pagar 74,99€ x 2 (2 c.o graves) e inibição de conduzir até 2 anos :)

Mais um ex. de falta de civismo para quem organiza as provas/passeios

Num Passeio ontem, mais uma vez a malta não sabe o que é um caixote do lixo, quando se vai a pedalar normalmente existem sempre pontos de água, acontece que quando se entregam as garrafas já estão abertas, logo acontece o que não devia, acabam de beber e deitam-nas para o chão, quando podiam muito bem levá-las na mão :( eu por ex. levei a minha na mão esquerda, junto á manete, encontrei um caixote mais á frente e coloquei lá dentro, vinha um sr. da aldeia em causa, ficou todo contente pelo gesto que fiz, NÂO CUSTA NADA, assim estão a dar um mal exemplo para quem anda em BTT e a dar ainda mais trabalho a quem organiza as provas/passeios.
 
Last edited:

canuco

New Member
Para a maioria dos condutores faz mais mossa ficar sem conduzir um automóvel do que ficar sem conduzir um velocipede...
 

abelha2

Active Member
Isso é um pouco "estupido". Então se eu não tiver carta de condução perdoam a inibição?

Mas concordo que devem ser multados. Muitos passam vermelhos porque acham que por não terem matricula, ou não ser necessário carta, não podem ser multados. Mas isso tem de começar a mudar..
 

canuco

New Member
Por isso, digam o que disserem, até acho que a policía é muito condescendente com os ciclistas....fecha, os olhos a muita coisa...
 

Jocas22

Active Member
por exemplo, ai estava um bom castigo... agora este. Descrimina-se no castigo quem tem carta e quem não tem. Nem me parece constitucional, á por lá qualquer coisa que as penas têm de ser iguais pra todos e não diferentes consoante tenha ou não carta de condução.
 

miguelcarromeu

Active Member
Exacto.

Não faz sentido ser castigado por A para impedir B.

Na caça submarina, ou na caça (terrestre) sei que incorro, além das multas, na apreensão do material em situações graves.

Neste caso não me choca nada: passou o vermelho? Encosta, bicicleta apreendida, pagamento da multa correspondente à infracção além da sanção acessória.
 

DaProfezzur

New Member
Mais um caso de falta de civismo: há uma semana atrás na rotunda da repsol em monsanto estava já a ir para casa, antes da minha saída tenho outra, lá ia eu encostado mais à direita e levanto o braço esquerdo para avisar os carros que ainda não saía alí. Como tenho amor à pele espreito sempre se vem lá alguém e vejo uma carrinha de caixa aberta a vir lá, tive logo um feeling que aquele carro ia-se preparar para fazer porcaria. Tal como previsto passou-me e cortou logo para a direita, escusado será dizer que se eu não travasse a carrinha ganhava um adereço novo.

Infelizmente esta não foi a primeira nem será a última vez que isto irá acontecer só espero é um dia não ir distraido.
 

miguelcarromeu

Active Member
Também sou da opinião que, por muito que a legislação possa mudar para defender os ciclistas (a actual é simplesmente ridícula), a nossa prevenção será sempre aquilo que ditará a diferença em 99% das situações de risco. Não fosse a minha prevenção, tal e qual relatado na situação do DaProfezzur, e já teria sido cilindrado por mais do que uma vez.
 

canuco

New Member
Também sou da opinião que, por muito que a legislação possa mudar para defender os ciclistas (a actual é simplesmente ridícula), a nossa prevenção será sempre aquilo que ditará a diferença em 99% das situações de risco. Não fosse a minha prevenção, tal e qual relatado na situação do DaProfezzur, e já teria sido cilindrado por mais do que uma vez.

Essa é que é essa...se ficarmos á espera dos outros estamos tramados...
Diz o código da estrada que a prioridade não é um direito absoluto...
 

TheTraveler

Active Member
canuco said:
Essa é que é essa...se ficarmos á espera dos outros estamos tramados...

:yeah:

Em tudo na vida é assim, se queremos mudança, também temos que mudar e ser realmente diferentes daquilo que criticamos.
 
Top